D. B. Dácia "O malvado" Duster 1.0 TCe Eco-G

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: D. B. Dácia "O malvado" Duster 1.0 TCe Eco-G

Mensagem por pcta » 03 ago 2020, 22:06

:)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 04 ago 2020, 08:24

Alguma coisa poderá não estar bem. O meu Crossland também é manco (3 cilindros), apesar de mais um pouco mais de cilindrada (1.2). O que é certo é que permite ser conduzido como se de um diesel se tratasse, aliás, conduzo diariamente este ou uma Astra 1.7 CDTI e não me faz confusão nenhuma a passagens de um para o outro.
Mas agora também penso que, ao contrário do Duster, o Crossland não tem turbo e poderá ser daí, visto que, normalmente os motores não aspirados tem o binário máximo disponível mais cedo nas RPM's.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 04 ago 2020, 08:46

3 cilindros = manco?
Tanto se equilibra um motor de 3, 4, 5, 6 .... cada um tem os seus harmónicos característicos (frequências de vibração).
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 04 ago 2020, 11:27

pcta Escreveu:
04 ago 2020, 08:46
3 cilindros = manco?
Tanto se equilibra um motor de 3, 4, 5, 6 .... cada um tem os seus harmónicos característicos (frequências de vibração).
É um termo muito utilizado para, de forma engraçada, definir os motores de três cilindros. Obviamente que é equilibrado e há muitos anos utilizado, principalmente pela Triumph nas suas motos.
Sendo que a configuração mais utilizada é a de 4, este é manco :lol:

pmcb
Utilizador
Registado: 22 mar 2020, 20:00
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Landy
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio 5 Bi-Fuel
Ano: 2020

Mensagem por pmcb » 04 ago 2020, 11:34

Às vezes basta a cilindrada ser superior ou mesmo não ter o turbo, agora uma coisa é certa, este 1.0 em certas situações parece ter um problema para andar.
Não me queixo em estrada nem auto-estrada nem ultrapassagens, mas em situações que por exemplo vais em 2ª e fazes uma curva para entrares na rua em um cruzamento e deixas a rotação chegar às 1000 rpm e carregas no acelerador e parece que nada se passa, ou vais na rua e tens uma lomba e vais em segunda e travas ligeiramente para não entrares è bruta na lomba e depois queres acelerar e quase nada acontece...é só nestas situações que acho ser diferente.

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 04 ago 2020, 11:51

pmcb Escreveu:
04 ago 2020, 11:34
Às vezes basta a cilindrada ser superior ou mesmo não ter o turbo, agora uma coisa é certa, este 1.0 em certas situações parece ter um problema para andar.
Não me queixo em estrada nem auto-estrada nem ultrapassagens, mas em situações que por exemplo vais em 2ª e fazes uma curva para entrares na rua em um cruzamento e deixas a rotação chegar às 1000 rpm e carregas no acelerador e parece que nada se passa, ou vais na rua e tens uma lomba e vais em segunda e travas ligeiramente para não entrares è bruta na lomba e depois queres acelerar e quase nada acontece...é só nestas situações que acho ser diferente.
Quase de certeza que é um motor "turbodependente". Mesmo nos diesel há diferenças bem grandes, havendo motores que disparam desde rotação muito baixa, enquanto outros "pastelam" bastante até atingir determinada rotação em que o turbo faz a magia.
Mas o melhor é fazer uma comparação com um veículo com o mesmo motor.

DusterRiaxo
Utilizador Junior
Registado: 16 jun 2020, 00:41
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Dacia Duster 1.0 tce

Mensagem por DusterRiaxo » 04 ago 2020, 13:27

Lgvafonso Escreveu:
04 ago 2020, 08:24
Alguma coisa poderá não estar bem. O meu Crossland também é manco (3 cilindros), apesar de mais um pouco mais de cilindrada (1.2). O que é certo é que permite ser conduzido como se de um diesel se tratasse, aliás, conduzo diariamente este ou uma Astra 1.7 CDTI e não me faz confusão nenhuma a passagens de um para o outro.
Mas agora também penso que, ao contrário do Duster, o Crossland não tem turbo e poderá ser daí, visto que, normalmente os motores não aspirados tem o binário máximo disponível mais cedo nas RPM's.
Devo dizer que não sinto verdadeiramente falta de força, ou que seja um problema muito relevante. Referi apenas algumas situações que não teriam acontecido hoje em dia na carrinha peugeot 308 HDI 1.6 (um motor consideravelmente diferente), mas que na verdade aconteceram quando comecei a conduzi-la há 10 anos atrás. Aliás, carreguei o Duster e tenho feito umas boas voltas com subidas bem acentuadas e cada vez estou mais confortável com ele (só a esposa ao lado é que antecipa uma catástrofe a cada arranque). À medida que interiorizamos a coisa torna-se cada vez mais natural. Talvez um pouco mais de caixa em certas situações... Sim... Mas nada de assustador.
Na verdade já só penso é em despachar o diesel :lol:
Já cá canta... O "Malvado"! :ymparty:

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 04 ago 2020, 19:58

Bem, cá vai a 1ª média de consumos.
Tal como esperava, o nível do depósito foi mais rápido na segunda metade. Parece-me até que pode ter havido erro nas contas que fiz no meio depósito (as tais que davam grandes médias, lembram-se?), pois acabou por ficar pelos 652 Km. Também abasteci logo após o aviso da reserva.
Média apurada no Spritmonitor: gasolina - 7,13 l/100Km. :) Continuo satisfeito.
Também abasteci com GPL, pois estou quase nos mil Km. 30, 49 litros a o,62 cent. na Transforpel em Pataias. Acho que ainda levava mais, mas como calculei que ainda tivesse um restinho, tive medo de abusar da pressão (também tive que pedir ajuda na bomba, mas para a próxima já sei. :D

albuhera
Utilizador Frequente
Registado: 05 abr 2020, 11:50
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por albuhera » 04 ago 2020, 20:24

Para primeiro depósito, não está mal.
Estás quase a começar a "esgasear", portanto... :wink:
Quando for atestar pela primeira vez a GPL, acho que também vou pedir ajuda para aprender como se faz.

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 06 ago 2020, 13:19

1000 Km atingidos hoje pelas 11:55. A partir de agora passamos ao gás. Vamos ver como corre.
Estou a pensar continuar por agora a alternar o consumo do gás com a gasolina, isto é, estender os minutos iniciais em que trabalha a gasolina, pelo menos nestes primeiros dias.
Que vos parece? Será exagero?

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 06 ago 2020, 16:42

DusterRiaxo Escreveu:
06 ago 2020, 13:19
1000 Km atingidos hoje pelas 11:55. A partir de agora passamos ao gás. Vamos ver como corre.
Estou a pensar continuar por agora a alternar o consumo do gás com a gasolina, isto é, estender os minutos iniciais em que trabalha a gasolina, pelo menos nestes primeiros dias.
Que vos parece? Será exagero?
Mal ao motor não faz, há carteira sim, mas já não precisas.
já levou um bom tratamento... agora desfruta em pleno do :GPL: e, quando voltares a abastecer segura forte na pistola, isto por causa do tal "coice".

A avaliar pela média de consumo de gasolina vais ter um consumo de GPL muito aproximado dos 9 litros, o que estará dentro do normal .

Ainda relativamente aos kms que fizeste com a primeira metade do primeiro depósito relembro que, na maioria dos carros acontece quase sempre isso porque: o primeiro traço a apagar normalmente corresponde a dois traços normais... o ultimo também costuma ser um pouco mais longo por causa da reserva.
Nota: nos Duster, contrariamente ao especificado pela marca que diz que a capacidade do depósito é de 50 l informo que, eu no meu já lá enfiei 56 l e ainda tinha gasolina para cerca de 35 km,s ... é esta a explicação para nos parecer que a primeira metade do depósito faz mais km,s :lol:

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 06 ago 2020, 22:16

mpsfilho Escreveu:
06 ago 2020, 16:42
Mal ao motor não faz, há carteira sim, mas já não precisas.
já levou um bom tratamento... agora desfruta em pleno do :GPL: e, quando voltares a abastecer segura forte na pistola, isto por causa do tal "coice".

A avaliar pela média de consumo de gasolina vais ter um consumo de GPL muito aproximado dos 9 litros, o que estará dentro do normal .

Ainda relativamente aos kms que fizeste com a primeira metade do primeiro depósito relembro que, na maioria dos carros acontece quase sempre isso porque: o primeiro traço a apagar normalmente corresponde a dois traços normais... o ultimo também costuma ser um pouco mais longo por causa da reserva.
Nota: nos Duster, contrariamente ao especificado pela marca que diz que a capacidade do depósito é de 50 l informo que, eu no meu já lá enfiei 56 l e ainda tinha gasolina para cerca de 35 km,s ... é esta a explicação para nos parecer que a primeira metade do depósito faz mais km,s :lol:
[/quote]

Então vou tentar ser amigo da carteira.
Quanto À capacidade, também me parece que ele tem umas goelas bem compridas onde ainda cabe muita gasolina depois da pistola disparar. :-D

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 06 ago 2020, 22:20

Há uma coisa que reparei hoje e que me deixou de pé atrás:
Tinha a ideia de que o motor arrancaria sempre a gasolina, por defenição, e que depois mudaria automaticamente para GPl com o aquecimento do motor.
Não tem acontecido. enquanto não enchi o depósito do GPL, assumi que era por estar vazio, mas agora tive que mudar manualmente e, por outro lado, depois de parar tendo estado a trabalhar a GPL, iniciou sempre também com o gás. Haverá alguma coisa errada ou sou eu que estou a dar guarida a macaquinhos no sótão?

albuhera
Utilizador Frequente
Registado: 05 abr 2020, 11:50
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por albuhera » 07 ago 2020, 09:15

Ele nunca te faz a comutação de gasolina para GPL?

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 07 ago 2020, 20:30

DusterRiaxo Escreveu:
06 ago 2020, 22:20
Há uma coisa que reparei hoje e que me deixou de pé atrás:
Tinha a ideia de que o motor arrancaria sempre a gasolina, por defenição, e que depois mudaria automaticamente para GPl com o aquecimento do motor.
Não tem acontecido. enquanto não enchi o depósito do GPL, assumi que era por estar vazio, mas agora tive que mudar manualmente e, por outro lado, depois de parar tendo estado a trabalhar a GPL, iniciou sempre também com o gás. Haverá alguma coisa errada ou sou eu que estou a dar guarida a macaquinhos no sótão?
@DusterRiacho, o motor arranca a gasolina em frio e, desde que a temperatura ambiente seja inferior há regulação do seu próprio sistema.

Por exemplo: se o sistema está regulado para fazer a transição aos 40 graus e a temperatura ambiente for de 42 ele irá em simultâneo comutar para GPL, se depois de uma paragem o motor ainda mantiver a temperatura superior há dita regulação, ele voltará em simultâneo a arrancar a GPL.

Mas, tem em atenção que para isso terás que o ter sempre comutado para GPL, se comutares para gasolina ele vai sempre trabalhar só com esta, por isso, sempre que por qualquer motivo comutes para gasolina não te esqueças de voltares a passar para o GPL.

O sistema passa de GPL para gasolina de forma automática quando, o GPL acaba, ou, devido a qualquer anomalia :)

Responder