D. B. Dácia "O malvado" Duster 1.0 TCe Eco-G

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
DusterRiaxo
Utilizador Junior
Registado: 16 jun 2020, 00:41
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Dacia Duster 1.0 tce
Ano: 2020

Re: D. B. Dácia "O malvado" Duster 1.0 TCe Eco-G

Mensagem por DusterRiaxo » 25 jul 2020, 13:59

Concordo. Nem faz muito sentido ter cartão Galp se tivermos o do continente, uma vez que, obviamente e como seria de esperar, não acumula os descontos.
Paciência... Que também já não é muita.
Já cá canta... O "Malvado"! :ymparty:

gideon
Utilizador
Registado: 10 fev 2020, 08:34
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por gideon » 26 jul 2020, 14:38

mpsfilho Escreveu:O bocal é obrigatório em qualquer viatura Bi-fuel.
O que muito me intriga são as viaturas com GPL de origem não trazerem bocal fixo, se são a GPL de origem não tem lógica existirem adaptadores... isso não se tolera... nas montagens há posteriori, bocal/adaptador ainda se pode dar uma certa tolerância...

No entanto a maioria dos instaladores credenciados cá fora estão bem mais há frente que os construtores porque, muitos destes já não utilizam esses adaptadores, utilizam os fixos ou flexíveis, os de enroscar apenas quando a viatura não tenha espaço para estes.

Quanto aos descontos Galp também nunca os utilizei, não compensa, abasteço mais em conta noutros postos mesmo sem descontos.

Na minha óptica a Galp é uma "exploradora" de consumidores finais, favorece mais os revendedores de outras marcas que os seus próprios revendedores... raramente se encontra uma bomba Galp com preço competitivo no GPL... a excepção será quando se paga com o cartão Continente.
Antigamente, as pistolas de GPL em Portugal eram iguais às italianas (não sei se iguais a de outros países) e estas não precisavam de adaptador pois engatavam diretamente ao bocal do carro. Mas o adaptador era e é sempre entregue, pois cada país tem os seus sistemas.
Em Portugal não precisava de usar adaptador, mas se fosse a Espanha já precisava de usar, pois as pistolas eram diferentes.
Recentemente, Portugal trocou o sistema de pistolas nas bombas de GPL, adoptando o mesmo sistema usado em Espanha, daí a necessidade de adaptador! Em Itália, por exemplo, já não precisamos de adaptador!!

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 01 ago 2020, 17:48

Primeiros 500 km já lá vão.
Ainda não há médias de consumo porque ainda não reabasteci. O indicador do depósito ainda não chegou a meio, mesmo com o AC permanentemente ligado, o que, de certa forma, me surpreende.
Também é verdade que, por um lado tenho sido muito cauteloso na velocidade (muita estrada nacional na ordem das 2300rpm), e por outro tenho a noção de que a partir da segunda metade a descida do indicador poderá ser muito mais rápida.
Vamos ver.
GPL, só um restinho que trazia do stand e mais nada.
Quanto ao motor, estou a gostar bastante, embora hoje me tenha visto aflito para arrancar numa subida mais (bastante) pronunciada. Parecia uma velhinha, mas confio que seja também falta de habituação ao sistema de ajuda ao arranque e ainda "maus" hábitos do diesel.

Boas férias para quem vai aproveitar o Agosto

albuhera
Utilizador Frequente
Registado: 05 abr 2020, 11:50
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por albuhera » 01 ago 2020, 18:22

Meio depósito para andar 500 km, isso vai dar uns consumos extraordinários. Estou curioso! :ymapplause:

pmcb
Utilizador
Registado: 22 mar 2020, 20:00
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Landy
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio 5 Bi-Fuel

Mensagem por pmcb » 01 ago 2020, 19:28

Muito bom, meio depósito para 500 km, é sensivelmente a mesma coisa que o Clio.
Nós que vimos do diesel estamos mal habituados, a diferença de binário notasse principalmente nestas situações e naquelas que às vezes em 2ª e ao relanti, bastava dar uma aceleradela e ele lá ia, agora tenho que passar para 1ª e dar mais gás...uma questão de hábito.

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 01 ago 2020, 19:32

Atenção que é meio depósito "virtual" : no indicador do CB. Eu acho que já deve ter descido mais dentro do depósito, pelo menos é essa a experiência que tenho com outras máquinas.
Acho que, sendo um Duster, dificilmente faz melhores médias do que o Clio, embora pelos vistos os pés direitos também sejam diferentes de pessoa para pessoa :D
A ver vamos. Se se mantiver assim, ótimo. Serão mesmo boas médias. Também estou espectante :-?

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 01 ago 2020, 19:33

pmcb Escreveu:
01 ago 2020, 19:28
Nós que vimos do diesel estamos mal habituados, a diferença de binário notasse principalmente nestas situações e naquelas que às vezes em 2ª e ao relanti, bastava dar uma aceleradela e ele lá ia, agora tenho que passar para 1ª e dar mais gás...uma questão de hábito.
É isso mesmo.

pmcb
Utilizador

Mensagem por pmcb » 01 ago 2020, 19:43

@DusterRiaxo, é verdade, já tive todo o tipo de depósitos, os que parece que nunca mais baixam e os que baixam num instante até certo sitio e depois parece que a bóia encravou. :))

Pdroliveira
Utilizador Junior
Registado: 21 ago 2019, 12:27
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle Si
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris Hibrida
Ano: 2015

Mensagem por Pdroliveira » 01 ago 2020, 20:27

Eu no meu Auris, quando andava só a gasolina, Tb dizia o mesmo, chegava aos 600 km e o ponteiro estava a meio, e dizia eu vai ser desta vez que vou fazer os 1000 km com o depósito e dps não chegava ao 900, pouco passava dos 800 km.

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Consumos Só Gasolina - http://www.spritmonitor.de/es/detalle/1067435.html
Consumos GPL- https://www.spritmonitor.de/en/detail/1111200.html

albuhera
Utilizador Frequente
Registado: 05 abr 2020, 11:50
Distrito onde reside.: Faro

Mensagem por albuhera » 02 ago 2020, 09:36

pmcb Escreveu:
01 ago 2020, 19:28
Muito bom, meio depósito para 500 km, é sensivelmente a mesma coisa que o Clio.
Neste capítulo, em específico, o diesel ainda marca pontos, não é?

pmcb
Utilizador

Mensagem por pmcb » 02 ago 2020, 19:58

albuhera Escreveu:
02 ago 2020, 09:36
Neste capítulo, em específico, o diesel ainda marca pontos, não é?
Engraçado é que conduzo o Clio 2 a gasolina do meu pai como conduzia o meu Clio 3 diesel, mas este não sei o que é, tem uma dificuldade de sair em 2ª ao relanti que parece estar a ter um problema, aceleramos e não anda.

DusterRiaxo
Utilizador Junior

Mensagem por DusterRiaxo » 02 ago 2020, 23:32

É mesmo uma questão de hábito... E de binário.
O sistema de ajuda ao arranque dá-nos ali uns segundinhos para fazer o que é preciso : acelerar, mas a cabeça ainda está no antigamente e o pé fica quieto.
Resultado : dois valentes sustos. Solução : também à antiga... Travão de mão. :?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 03 ago 2020, 08:43

Tudo uma questão de hábito.... diesel conduz em binário (baixas rpms) e gasolina em potência (rpms mais altas) ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 03 ago 2020, 11:57

pmcb Escreveu:
02 ago 2020, 19:58

Engraçado é que conduzo o Clio 2 a gasolina do meu pai como conduzia o meu Clio 3 diesel, mas este não sei o que é, tem uma dificuldade de sair em 2ª ao relanti que parece estar a ter um problema, aceleramos e não anda.
Será a falta do quarto cilindro?

O Clio do teu Pai apesar de ter apenas 105 Nm ás 3500 rpm não notavas isso não é verdade? eu no meu DD 1.2 tce de 125 cv faço arranques em segunda desde que a inclinação do piso não seja muito elevada na boa, ainda para mais que faz 205 Nm ás 2000 rpm-

Eu não noto diferenças para o diesel... em primeira velocidade dá para conduzir sem o pé no acelerador que ele aguenta-se bem vencendo até subidas com alguma inclinação... isto é, ele acelera um pouco de forma automática como acontece com os a gasóleo!.

Por isso, eu penso que a diferença no teu estará na quantidade dos cilindros que a baixas rpm fará a diferença, funcionamento esse que: com as rotações mais elevadas compensará a falta do quarto, será?

pmcb
Utilizador

Mensagem por pmcb » 03 ago 2020, 20:38

mpsfilho Escreveu:
03 ago 2020, 11:57
Será a falta do quarto cilindro?

O Clio do teu Pai apesar de ter apenas 105 Nm ás 3500 rpm não notavas isso não é verdade? eu no meu DD 1.2 tce de 125 cv faço arranques em segunda desde que a inclinação do piso não seja muito elevada na boa, ainda para mais que faz 205 Nm ás 2000 rpm-

Eu não noto diferenças para o diesel... em primeira velocidade dá para conduzir sem o pé no acelerador que ele aguenta-se bem vencendo até subidas com alguma inclinação... isto é, ele acelera um pouco de forma automática como acontece com os a gasóleo!.

Por isso, eu penso que a diferença no teu estará na quantidade dos cilindros que a baixas rpm fará a diferença, funcionamento esse que: com as rotações mais elevadas compensará a falta do quarto, será?
Só pode ser. Se vires o funcionamento de um 4 e um 3 cilindros, eles são diferentes. No de 4, os cilindros vão acima a abaixo aos pares, no de 3 é um de cada vez, tem que haver alguma diferença.

Responder