GPL, O substituto do Gasóleo em termos de valor para o consumidor.
-
- Cidadão Virtual
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Não
GPL, O substituto do Gasóleo em termos de valor para o consumidor.
Devido ao abandono pela industria automóvel dos motores a gasóleo pelos motivos que todos conhecemos, o grupo Renault/Dácia é o que mais se destaca no GPL.
Graças principalmente á Dácia, penso que toda a gama tem um motor a GPL.
Pena é que por enquanto ainda não exista de serie um motor também a GPL com injeção direta, no entanto, se o meu instinto não me falhar, penso que futuramente isso será uma realidade, será?.
Quem souber de algo mais e queira partilhar poderá desde já informar aqui ou, simplesmente, comentar o titulo deste tópico.
Graças principalmente á Dácia, penso que toda a gama tem um motor a GPL.
Pena é que por enquanto ainda não exista de serie um motor também a GPL com injeção direta, no entanto, se o meu instinto não me falhar, penso que futuramente isso será uma realidade, será?.
Quem souber de algo mais e queira partilhar poderá desde já informar aqui ou, simplesmente, comentar o titulo deste tópico.
-
- Cidadão Virtual
Re: GPL, O substituto do Gasóleo em termos de valor para o consumidor.
Ainda sobre este assunto:
O mesmo veiculo com motor Bi-Fuel ou a Gasóleo.
O Bi-Fuel ficará mais económico na aquisição cerca de 3, 4, 5.ou 6 mil euros.
O Bi-Fuel é mais guloso, gasta mais em litros mas, em euros os consumos serão muito idênticos devido aos valores dispares entre estes dois combustíveis.
O Bi-Fuel é mais amigo do ambiente, por enquanto ainda pode circular nos grandes centros urbanos, coisa que já não acontece com os a gasóleo.
Por outro lado, quem tiver um bom carro a gasóleo, no meu entender deverá estimá-lo muito bem, a breve prazo deixam de ser fabricados, assim sendo, no futuro terão tendência a valorizarem, passam a ser uma raridade.
O mesmo veiculo com motor Bi-Fuel ou a Gasóleo.
O Bi-Fuel ficará mais económico na aquisição cerca de 3, 4, 5.ou 6 mil euros.
O Bi-Fuel é mais guloso, gasta mais em litros mas, em euros os consumos serão muito idênticos devido aos valores dispares entre estes dois combustíveis.
O Bi-Fuel é mais amigo do ambiente, por enquanto ainda pode circular nos grandes centros urbanos, coisa que já não acontece com os a gasóleo.
Por outro lado, quem tiver um bom carro a gasóleo, no meu entender deverá estimá-lo muito bem, a breve prazo deixam de ser fabricados, assim sendo, no futuro terão tendência a valorizarem, passam a ser uma raridade.
-
- Utilizador
- Registado: 26 jul 2021, 17:40
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Eu tenho um de cada e pela minha experiência a diferença nos consumos em euros depende muito do tipo de trajectos.
Se fizer muita auto-estrada eu prefiro um carro a gasóleo se for mais nacionais e circuito citadino o gpl ganha.
Na manutenção/avarias ainda não consigo ter opinião sobre o carro a gpl pois ainda só fez uma revisão mas o a gasóleo cada vez que cai na oficina eu até me benzo.
Se fizer muita auto-estrada eu prefiro um carro a gasóleo se for mais nacionais e circuito citadino o gpl ganha.
Na manutenção/avarias ainda não consigo ter opinião sobre o carro a gpl pois ainda só fez uma revisão mas o a gasóleo cada vez que cai na oficina eu até me benzo.
-
- Utilizador Frequente
- Registado: 05 nov 2020, 14:00
- Distrito onde reside.: Viana do Castelo
- Marca do KIT GPL: Landirenzo
- Modelo: Duster 1.0 BiFuel
- Ano: 2021
No meu caso, comprar o Duster foi a melhor coisinha que fiz.
Tinha uma Ford Focus 1.6TDCI de 2008 "fumarenta" :D com quase 300.000km e que já estava a dar bastantes problemas de filtro de partículas, sensores eletrónicos e mais uma série de coisas. Cada vez que ia à oficina, como o Coelhoscp, até rezava 2 pais nossos e 3 avé-marias para não aparecer problema nenhum e ser só troca de óleo e filtros... :lol:
Com o Duster, faço a mesma condução, com igual conforto e um carro muito mais fiável. ;)
Em termos de gastos, com o combustível a preços de hj, estou a poupar +/-1.70€/100km, que ao fim do ano já dá para a diferença do valor do seguro e dos pneus quando os trocar...
Selo, pago menos uns 10€ do que pagava e revisões tenho contrato 4anos/80000km por 761€, que é +- o valor de 3 revisões com a Focus, fora da marca.
Conclusão, estou muito contente com o Duster e com o GPL e, se tivesse de tornar a trocar de carro hj, apostava outra vez na Dacia e no GPL. :clap:
Tinha uma Ford Focus 1.6TDCI de 2008 "fumarenta" :D com quase 300.000km e que já estava a dar bastantes problemas de filtro de partículas, sensores eletrónicos e mais uma série de coisas. Cada vez que ia à oficina, como o Coelhoscp, até rezava 2 pais nossos e 3 avé-marias para não aparecer problema nenhum e ser só troca de óleo e filtros... :lol:
Com o Duster, faço a mesma condução, com igual conforto e um carro muito mais fiável. ;)
Em termos de gastos, com o combustível a preços de hj, estou a poupar +/-1.70€/100km, que ao fim do ano já dá para a diferença do valor do seguro e dos pneus quando os trocar...
Selo, pago menos uns 10€ do que pagava e revisões tenho contrato 4anos/80000km por 761€, que é +- o valor de 3 revisões com a Focus, fora da marca.
Conclusão, estou muito contente com o Duster e com o GPL e, se tivesse de tornar a trocar de carro hj, apostava outra vez na Dacia e no GPL. :clap:
-
- Cidadão Virtual
- Registado: 05 abr 2020, 11:50
- Distrito onde reside.: Faro
- Marca do KIT GPL: Landi Renso
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Captur 1.0 Bi-Fuel
- Ano: 2021
Até ter comprado o meu Captur Bi-fuel, há quase 2 anos, eu tive um Ford Fiesta 1.4 TDCi, durante largos 17 anos. Não sendo um carro veloz (longe disso), sempre me presenteou com uns consumos bastante comedidos: 4,9L. Em termos de fiabilidade, nunca me deu qualquer problema e os custos de manutenção também não foram fora do expectável. Contudo, como faço bastantes trajetos diários curtos, quando decidi trocar de carro, excluí, de imediato, comprar outro carro a gasóleo, exatamente por esse motivo, dados os potenciais (e muito prováveis) problemas com o filtro de partículas.
Um carro a GPL surgiu-me como uma boa opção, apesar da minha incerteza e, confesso, alguma desconfiança inicial. Volvidos quase 2 anos a conduzir o meu "vermelhinho gasoso", estou rendido ao GPL: fácil de usar, fácil de atestar e com uns consumos absolutamente fantásticos, muito melhor do que as minhas previsões mais otimistas. Claro que gostaria de ter um depósito que me proporcionasse uma maior autonomia (apenas 440 km) mas nada que me "tire o sono". A única questão que verdadeiramente me preocupa é o fim do mecanismo de estabilização do preço do GPL, promovido pela União Europeia, para 2025.
Um carro a GPL surgiu-me como uma boa opção, apesar da minha incerteza e, confesso, alguma desconfiança inicial. Volvidos quase 2 anos a conduzir o meu "vermelhinho gasoso", estou rendido ao GPL: fácil de usar, fácil de atestar e com uns consumos absolutamente fantásticos, muito melhor do que as minhas previsões mais otimistas. Claro que gostaria de ter um depósito que me proporcionasse uma maior autonomia (apenas 440 km) mas nada que me "tire o sono". A única questão que verdadeiramente me preocupa é o fim do mecanismo de estabilização do preço do GPL, promovido pela União Europeia, para 2025.
Última edição por albuhera em 28 jan 2023, 15:06, editado 1 vez no total.
-
- Cidadão Virtual
Pelo que tenho visto a Dácia está subindo "degraus" muito rapidamente devido á aposta em força no GPL.
Na minha opinião a grande maioria das vendas serão os que antes "amantes" do diesel, agora, com a inversão das politicas do (fim ao dito cujo) estão migrando para o GPL, com esta mudança quem está beneficiando são de fato os consumidores que adquirem viatura com consumos idênticos ao gasóleo e, por um valor consideravelmente inferior.
Mas, também continuo a recomendar, quem tiver mesmo UM BOM diesel deverá estimá-lo muito bem, no futuro serão uma raridade :D
Acrescento, quanto aos filtros de partículas, este já não é uma exclusividade só dos diesel, a maioria dos gasolinas já contam com este acessório tão prejudicial para o motor/carteira, mas, tão útil ao meio ambiente, ou seja, no curto prazo tudo o que é motor de combustão terá filtro de partículas :-?
Na minha opinião a grande maioria das vendas serão os que antes "amantes" do diesel, agora, com a inversão das politicas do (fim ao dito cujo) estão migrando para o GPL, com esta mudança quem está beneficiando são de fato os consumidores que adquirem viatura com consumos idênticos ao gasóleo e, por um valor consideravelmente inferior.
Mas, também continuo a recomendar, quem tiver mesmo UM BOM diesel deverá estimá-lo muito bem, no futuro serão uma raridade :D
Acrescento, quanto aos filtros de partículas, este já não é uma exclusividade só dos diesel, a maioria dos gasolinas já contam com este acessório tão prejudicial para o motor/carteira, mas, tão útil ao meio ambiente, ou seja, no curto prazo tudo o que é motor de combustão terá filtro de partículas :-?
-
- Cidadão Virtual
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
Não pode comparar o incomparável, faça as comparações quando o Duster tiver 300mil.KarismatikPT Escreveu: ↑27 jan 2023, 14:03No meu caso, comprar o Duster foi a melhor coisinha que fiz.
Tenho neste momento diesel e faço revisões a bem menos de 100€.
Tem sido só óleos e filtros e já vai com 200mil.
-
- Cidadão Virtual
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
O filtro de partículas a gasolina não terá os mesmos problemas dos diesel.mpsfilho Escreveu: ↑27 jan 2023, 20:54Pelo que tenho visto a Dácia está subindo "degraus" muito rapidamente devido á aposta em força no GPL.
Os problemas dos FAP nos diesel... incorrecta utilização destes vaiculos...cidade.
Muitas vezes o problema nem está no FAP, mas sim em problemas de injeção.
Curioso: será que o GPL é assim tão bom? Sim, para o ambiente se o kit estiver bem afinado e se não se fizer mais KMS pelo facto de custar m€nos. Então pq vendem os seus 😁😁😁
-
- Utilizador
- Registado: 26 jul 2021, 17:40
- Distrito onde reside.: Guarda
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Os motores actuais bi-fuel da Dacia também já trazem FAP.
-
- Cidadão Virtual
Amigo @pcta, de fato é curioso o que se está a passar no mercado dos usados! principalmente nos a GPL, existem carros usados mais caros do que custam novos.
Por exemplo: existem Dácia,s bi-fuel 3 cilindros a 27.500€, é uma barbaridade, a euforia do GPL é tanta que algumas pessoas enlouquecem não? eu confesso-me um amante do GPL porque reconheço as suas vantagens e benefícios mas, não seria louco para pagar valores astronómicos só para não esperar alguns meses por um novo :GPL: mais barato :clap:
-
- Cidadão Virtual
Entretanto pelo que apurei com um vendedor da Dácia, o tempo de espera para quem encomenda carro já se reduziu para cerca de 3 meses, nada mal :)