Stilo Abarth Selespeed "Prins" - AMORTIZADO

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Stilo Abarth Selespeed "Prins" - AMORTIZADO

Mensagem por gtabarth » 30 jun 2008, 02:14

Olá, já que apresentei aqui:
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=19&t=7255

Para já andei só 50 km (20 + 30).

O que posso dizer para já é que a baixas (entre 1500 e 2000) noto o carro ligeiramente mais lento. Mas nem por isso deixa de arrancar em 2ª se eu não meter a 1ª.

De resto não se nota nada.

Como corre pela Internet que o verdadeiro GPL da Repsol é de longe mais posante, e se calhar só vou meter desse pois é o que me fica mais á mão, ás tantas até deixará de se notar essa perda em baixas rotações.

Quanto á instalação, está completamente discreta:

1- Abrindo o capot só se vê um pequeno filtro de gás, um tubo e uma tomada electrónica; o resto está tudo debaixo das carenagens do motor do Abarth.

2- O Depósito tórico ocupa exactamente o espaço do pneu suplente e não faz bossa na alcatifa.
Eu até queria colocar antes cilindrico, mas ficava difícil retirar a roda, aquela jante Speedline com pneu e ferramentas gigantesca.
Vou andar com a roda na mala. Não incomoda, não mexe, etc.

3- Abrindo a tampa do depósito, está lá um "bocal".

4- Dentro do carro apenas um pequeno indicador de leds com um botão comutador. (que está escondido).

Funcionamento:
Ligo o carro, ele pega a gasolina, e ao fim de cerca de 1 minuto passa para GPL (acendem-se os Leds a verde).

Se o carro estiver "quente", parar, o desligar por uns minutos, voltar a ligar; ele trabalha a gasolina apenas uns segundos e passa logo para gás.

Em qualquer altura posso comutar para gasolina, e vice-versa, que não se nota nada, não engasga, não faz barulhos nada.

Para já estou satisfeito, pois pelo menos para uma utilização regular o carro está idêntico.

Tal como tenho escrito, espero amortizar os 1900 € ao fim de ~30.000 km.

Vou ver se tiro umas fotos... mas a mala ficou exactamente igual, só lá tem a roda pousada.

Entretanto, aqui estão fotos "antigas" do carro:
http://cid-d94c857e0dbd46ac.skydrive.li ... se.aspx/UD

Imagem
Última edição por gtabarth em 19 mar 2013, 00:08, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 30 jun 2008, 02:16

O depósito tórico não fez bossa.
Eu até queria colocar antes cilindrico, mas ficava difícil retirar a roda, aquela jante Speedline com pneu e ferramentas gigantesca.

Vou andar com a roda na mala. Não incomoda, não mexe, etc.

Eu não utilizo a mala, por isso equacionei o depósito cilíndrico, até porque levava mais GPL.
Mas confrontei os 2!

Vantagens Cilindrico:
- Mais capacidade (tipo 10 litros)
- Roda Suplente, etc ficava no sítio

Desvatagens Cilindrico:
- Apesar de lá ficar por baixo a roda suplente não ia ser nada fácil retirá-la, pois é mesmo pesada e enorme.
- Perdia a funcionalidade da portinhola de acesso á mala pelo banco de trás que está no descanso central de braço; que dá por exemplo para alguém meter uma carteira sem se ver na mala ou para transportar objectos compridos como esquis ou canas de pesca.

Vantagens tórico:
- Não se vê nada, o carro está completamente igual

Desvantagens tórico:
- tenho que andar com aquela roda na mala (a mim não me incomoda) ou então arriscar o tal Kit de emergência (não estou para isso).
Última edição por gtabarth em 30 jun 2008, 02:20, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 30 jun 2008, 02:16

Agora que já andei cerca de 250 km, já tenho uma ideia mais completa sobre o GPL.

1- Com o gás que me meteram na Mastergás (penso que de origem Galp), não é só em baixas que o carro anda menos.
Efectivamente nota-se uma ligeira perda de potência, ou seja, demora mais a subir de regime.
Ainda não sei, mas caso o carro tenha 170cv, é capaz de ficar com este GPL com cerca de 155-160.

2- Como se pode ler por toda a NET, em Portugal só existem 2 tipos de GPL:
- O da Galp, que há na Galp e em quase todas as outras bombas, que é praticamente todo propano.
- O da Repsol, que tem mais % de Butano que o da Galp, e pelo que dizem dá muito mais rendimento e menor consumo. Mas atenção, porque parece que nem em todas as bombas Repsol o GPL é Repsol. Algumas compram á Galp.

3- A Bomba Repsol da Av. República em Matosinhos tem do "verdadeiro".

4- Mesmo a gás, o Stilo Abarth continua com potência mais do que suficiente para dar e vender.
Ou seja, até agora nos percursos que faço, não tenho que andar a baixar velocidades por ir a gás.
Neste carro o GPL passa despercebido.

5- Para já estou com a ideia de que o carro está a gastar cerca de +1 litro, ou seja mais 10%.

6- Pelo que tenho lido, conto que o Stilo Abarth perca 10% da potência e gaste + 10% com gás GALP.
Os números devem descer para -5% de potência e +5% de consumo com o REPSOL.

7- O arranque.
Tem estado calor, e quando ligo o carro pela 1ª vez, funciona a gasolina e passa para gás ao fim de cerca de 1 minuto.
Se o desligar e voltar a ligar passado pouco tempo, o gás entra após uns breves segundos.

8- Ralenti
Não notei nada de diferente. Está um relógio como sempre.

9- Engasgamentos e Rateres
Até agora nada a assinalar.
Já experimentei comutar gasolina/gás de várias maneiras e nada.

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 30 jun 2008, 02:17

Computador de bordo. (uma boa surpresa).

Antes de instalar GPL, estava com medo que o CB ficasse maluco.
Eu até gosto e uso muito aquilo, pois ensinou-me a conduzir "melhor".

Mas surpresas das surpresas: está a trabalhar normalmente, lendo o consumo de gás.
Evidentemente que só a autonomia é que continua a basear-se no depósito de gasolina, pois era impossível e nem tinha sentido, porque o carro não deixa de ser a gasolina.

É um carro a gasolina, que depois de estar a trabalhar, pode ou não funcionar a gás.

Avatar do Utilizador
Atanab
Utilizador
Mensagens: 106
Registado: 20 mai 2008, 22:15
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Fabia 1.4 16v
Ano: 2002
Localização: Barcelos

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por Atanab » 30 jun 2008, 12:04

Ainda bem que está tudo em ordem...

Já vinha acompanhando a tua decisão de colocar a gpl no fórum AH :)

Avatar do Utilizador
Zefer_thema
Cidadão Virtual
Mensagens: 1685
Registado: 14 mai 2008, 10:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Lancia
Modelo: Thema 2.0 Turbo 16V
Ano: 1992

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por Zefer_thema » 30 jun 2008, 17:59

Parabéns e Bem vindo ao "Mundo dos Gaseados"

Sabes quem sou?

Sou o Feliz proprietário de um Avião a gás... eh eh eh :D

Eu sei quem tu és... :lol: :wink:

Grande abraço e valentes km's a GÁS!!!
Boas curvas e boas gasadas ;) FRONTFUELS ASSISTED

Avatar do Utilizador
rara
Cidadão Virtual
Mensagens: 10239
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004
Localização: Lisboa

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por rara » 30 jun 2008, 21:53

Zefer_thema Escreveu:Parabéns e Bem vindo ao "Mundo dos Gaseados"

Sabes quem sou?

Sou o Feliz proprietário de um Avião a gás... eh eh eh :D

Eu sei quem tu és... :lol: :wink:

Grande abraço e valentes km's a GÁS!!!
Alguém anda a por o nariz no tubo de escape.... :? :lol: :lol:
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 30 jun 2008, 23:01

Zefer_thema Escreveu:Parabéns e Bem vindo ao "Mundo dos Gaseados"

Sabes quem sou?
Sei Zé, sei.

Temos que amortizar o investimento.
Só de saber que quando for à bomba já não tenho que pagar 85€, fico logo mais bem disposto.

Avatar do Utilizador
Zefer_thema
Cidadão Virtual
Mensagens: 1685
Registado: 14 mai 2008, 10:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Lancia
Modelo: Thema 2.0 Turbo 16V
Ano: 1992

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por Zefer_thema » 01 jul 2008, 07:37

gtabarth Escreveu:
Zefer_thema Escreveu:Parabéns e Bem vindo ao "Mundo dos Gaseados"

Sabes quem sou?
Sei Zé, sei.

Temos que amortizar o investimento.
Só de saber que quando for à bomba já não tenho que pagar 85€, fico logo mais bem disposto.
Ah! Pois é... :wink:

De minha parte são só 37 Euros :lol: Até ando mais bem disposto e tudo de tanto passear... :)
Boas curvas e boas gasadas ;) FRONTFUELS ASSISTED

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 06 jul 2008, 15:25

Finalmente tive oportunidade de tirar fotos do carro já com a instalação.

Como tinha dito, está completamente discreto.

O depósito ocupa a "banheira" do pneu suplente e não se vê nada; inclusivamente nem subiu a alcatifa da mala.
Apenas, abrindo a portinhola do depósito de gasolina, se vê o bocal de enchimento.
Abrindo o capot, quase tudo está instalado por baixo das carenagens originais do carro, excepto, como é evidente:
- Um tubo
- O filtro do GPL
- A tomada da Centralina do GPL
No interior, apenas o comutador; que é ~ do tamanho de uma moeda de 2 €.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por gtabarth em 04 fev 2009, 06:37, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Zefer_thema
Cidadão Virtual
Mensagens: 1685
Registado: 14 mai 2008, 10:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Lancia
Modelo: Thema 2.0 Turbo 16V
Ano: 1992

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por Zefer_thema » 07 jul 2008, 11:10

Está Fantástico!

Temos de combinar um encontro, ou eu vou ao Norte ou tu vens ao Sul, como é que vai ser?

Posso ir eu ao Norte, no problem... :wink: Agora com a minha "banheira a gás" vou a todo o ladonum mês já fiz 2500 km's :) :D

:wink:
Boas curvas e boas gasadas ;) FRONTFUELS ASSISTED

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 08 jul 2008, 01:47

Finalmente tive oportunidade de tirar fotos do carro já com a instalação.

Como tinha dito, está completamente discreto.

O depósito ocupa a "banheira" do pneu suplente e não se vê nada; inclusivamente nem subiu a alcatifa da mala.

Fotos actualizadas:
http://cid-d94c857e0dbd46ac.spaces.live ... wsignin1.0

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 08 jul 2008, 01:48

Consumo: Aumento GPL em relação à Gasolina.

Cálculo actual (2008.07.07) = +12%

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 10 jul 2008, 22:55

Consumo: Aumento GPL em relação à Gasolina.

Cálculo actual (2008.07.10) = +11%

Avatar do Utilizador
gtabarth
Utilizador Frequente
Mensagens: 387
Registado: 18 jun 2008, 03:13
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo Abarth
Ano: 2002
Localização: PORTO

Re: Stilo Abarth Selespeed "Prins"

Mensagem por gtabarth » 16 jul 2008, 21:34

Consumo: Aumento GPL em relação à Gasolina.

Cálculo actual até: 2008.07.16 = +10%

Valor por Amortizar = 1.875 €

Nota: estão contabilizadas todas as despesas, deslocações etc., para além dos 1.900 € da instalação em si.

Parece que atingi o que estava inicialmente previsto = 10%

...

Hoje à noite (~22h) depois de meter GPL, desci a circunvalação até ao mar.

Já na Av. Brasil (a GPL) apanhei um semáforo vermelho e só a brincar arranquei, a trocar 1ª e 2ª perto das 5.000 rpm; depois larguei e reduzi novamente para 2ª para virar para outra rua.

Todo o Zé Povinho que andava a passear no calçadão, virou a cabeça para se render á sonoridade apaixonante do Nobre Pentacilíndrico Transalpino.

Responder