Tenho um Ibliza 6J convertido com BRC à vários anos e estou super satisfeito.
Neste momento, comprei um Clio 0.9 TCE para converter a GPL e claro, pedi alguns orçamentos a diversos instaladores.
Após falar com todos, surgiram as dúvidas. Uns são apologistas de Lubrificação automática; outros dizem que isso dá problemas e o melhor é lubrificação com adição de gasolina.
Posto isto, gostava de ouvir a vossa opinião pois não sei por onde optar.
Falaram-me de um KIT Europe gás que faz essa adição de gasolina em vez do reservatório do óleo. Alguém tem esse sistema instalado? Eu pessoalmente nunca ouvi falar.
Agradeço os vossos comentários.
Lubrificação Válvulas com gasolina em Clio motor 0.9 TCE
Moderador: rdd48856
-
- Recém-chegado
- Registado: 03 jul 2019, 03:37
- Distrito onde reside.: Aveiro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Seat
- Modelo: Ibiza
- Ano: 2008
-
- Cidadão Virtual
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
Re: Lubrificação Válvulas com gasolina em Clio motor 0.9 TCE
Olá @miguel197742 benvindo.
Boa continuação para o Ibiza...
Para o Clio, e para a questão colocada penso que a maioria dos sistemas de GPL podem ser configurados para injetar adicionalmente gasolina se assim for a pretensão do cliente.
Penso que o mais seguro será sempre que possível a lubrificação automática com o respectivo lubrificante e adicionalmente alguma gasolina, mas os mais entendidos terão uma palavra a dizer, e claro, haverá opiniões diversas assim como está havendo com os instaladores.
Vai dando noticias e coloca outras duvidas que te ocorram.
Para o Clio, e para a questão colocada penso que a maioria dos sistemas de GPL podem ser configurados para injetar adicionalmente gasolina se assim for a pretensão do cliente.
Penso que o mais seguro será sempre que possível a lubrificação automática com o respectivo lubrificante e adicionalmente alguma gasolina, mas os mais entendidos terão uma palavra a dizer, e claro, haverá opiniões diversas assim como está havendo com os instaladores.
Vai dando noticias e coloca outras duvidas que te ocorram.

-
- Recém-chegado
Obrigado pela resposta.mpsfilho Escreveu: ↑03 jul 2019, 12:25Olá @miguel197742 benvindo.
Vai dando noticias e coloca outras duvidas que te ocorram.![]()
Andei a pesquisar e instaladores BRC também esta a optar por lubrificar com gasolina(programado) em vez da lubrificação automática.
Alegam falhas na lubrificação automática .
-
- Cidadão Virtual
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
Por curiosidade, o Ibiza com que sistema funciona? se tem sido fiável não servirá de exemplo? (embora motores diferentes).
Por acaso eu tenho um Astra com mais de 200 mil rodados a GPL BRC sem qualquer lubrificação e um Duster DI Prins com lubrificação por gasolina.
Por acaso eu tenho um Astra com mais de 200 mil rodados a GPL BRC sem qualquer lubrificação e um Duster DI Prins com lubrificação por gasolina.
-
- Recém-chegado
O meu Ibiza tem o motor de 70CV(BZG). Inicia a gasolina até à temperatura de serviço e depois passa a usar apenas GPL. Não tem qualquer tipo de lubrificação. Tenho quase 200000Km feitos a GPL e de motor, 5*. Este motor esta a fazer uma média de 8,5l a GPL/100Km.mpsfilho Escreveu: ↑05 jul 2019, 09:48Por curiosidade, o Ibiza com que sistema funciona? se tem sido fiável não servirá de exemplo? (embora motores diferentes).
-
- Moderador(a)
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Atenção que o motor do Ibiza, ao contrário do 0,9TCE tem válvulas de afinação hidráulica.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km