Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
Em principio qualquer motor com apenas injeção direta e com um bomba de alta pressão poderá ser convertido. O que o sistema precisa é de "conhecer" o sensor de pressão da régua para poder ler os valores e o tipo de ligações dos tubos entre a régua de injetores e a bomba de alta pressão.
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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
Agora só depois das férias....
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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
2020
... a poluir pouco, mas ainda a poluir 

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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
Olá malta,
Se bem entendi, a grande vantagem do Direct Blue é a sua polivalência e simplicidade por não interferir em nenhum dos componentes principais do motor, como a bomba ou injectores. Pelo que também pude perceber, quando o motor é desligado, ao fim de determinado espaço de tempo a bomba do kit retira o gpl que tiver ficado na tubagem e substitui por gasolina, que será queimada no arranque, porque o gpl que ficasse na tubagem poderia vaporizar e os injectores não gostam de lpg gasoso.
Se tiver interpretado mal alguma coisa, agradecia que me corrigissem porque gostava mesmo de perceber estes sistemas ;)
Uma pergunta:
Como é que este sistema resolve o problema do sobreaquecimento dos injectores com gpl? Ou este problema deixa de existir quando o gpl é injectado líquido?
Já agora, já há mais novidades? Já há kits Direct Blue instalados em Portugal?
Cumprimentos.
Se bem entendi, a grande vantagem do Direct Blue é a sua polivalência e simplicidade por não interferir em nenhum dos componentes principais do motor, como a bomba ou injectores. Pelo que também pude perceber, quando o motor é desligado, ao fim de determinado espaço de tempo a bomba do kit retira o gpl que tiver ficado na tubagem e substitui por gasolina, que será queimada no arranque, porque o gpl que ficasse na tubagem poderia vaporizar e os injectores não gostam de lpg gasoso.
Se tiver interpretado mal alguma coisa, agradecia que me corrigissem porque gostava mesmo de perceber estes sistemas ;)
Uma pergunta:
Como é que este sistema resolve o problema do sobreaquecimento dos injectores com gpl? Ou este problema deixa de existir quando o gpl é injectado líquido?
Já agora, já há mais novidades? Já há kits Direct Blue instalados em Portugal?
Cumprimentos.
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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
A interpretação é correta e o problema do sobreaquecimento dos injetores é resolvido, como a gasolina, com a circulação de combustível líquido(mais frio) através dos mesmos(uma vez que está a ser consumido).
E não, ainda não há, infelizmente, novidades!
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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
Obrigado @rdd48856.
Depois de ler a tua resposta, faz todo o sentido que assim seja. Para efeitos de arrefecimento por troca de calor (entre o combustível líquido e as paredes dos injectores), não haverá grandes diferenças entre a gasolina e o gpl.
Outra dúvida que me surgiu foi que no vídeo que o @tokimguedes partilhou, o tipo da Vialle diz a determinada altura que a bomba tem um compartimento com um pistão em que dum lado está a gasolina que a bomba original manda a cada instante, e do outro está o gpl líquido, e que este pistão se desloca livremente a acompanhar a gasolina, pelo que a bomba do kit limita-se a enviar, a cada instante, a quantidade exacta de gpl e na pressão exacta, que a bomba de gasolina estaria a enviar para o motor.
E pareceu-me que também não precisa de electrónica ou programação de centralina, ou qualquer outra adaptação (exceptuando o desvio entre a bomba de gasolina e o motor e ainda a tubagem de retorno entre o motor e a bomba de gpl).
Ou seja, pelo que pude perceber, como com líquidos não há compressão, a bomba de gpl simplesmente deixa que seja a bomba de gasolina a fazer todo o trabalho a cada instante, da mesma maneira que uma carruagem de um comboio faz sempre o que faz a locomotiva desse comboio, sem ter de fazer nada por isso.
Se esta interpretação estiver correcta (ou próxima disso), isto não quer dizer que efectivamente o kit é mesmo universal para qualquer DI?
Quanto aos atrasos da Vialle, será que houve problemas entretanto detectados de fabricação ou instalação? Desde as homologações dos materiais já passou bastante tempo.
Cumprimentos.
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Re: Vialle lança nova geração de kits de injeção líquida para motores de injeção direta
@pinifarina,
Não é assim tão simples. A densidade do GPL varia (muito) com a temperatura e com a composição (% de butano). logo é preciso a intervenção da centralina do GPL para converter X de gasolina num valor constante Y de GPL.
Além disso a pressão do GPL no rail é diferente(maior) do que a pressão da gasolina, por isso, para que a centralina da gasolina não acuse erros, é necessário emular o sinal do sensor de pressão.
Não é assim tão simples. A densidade do GPL varia (muito) com a temperatura e com a composição (% de butano). logo é preciso a intervenção da centralina do GPL para converter X de gasolina num valor constante Y de GPL.
Além disso a pressão do GPL no rail é diferente(maior) do que a pressão da gasolina, por isso, para que a centralina da gasolina não acuse erros, é necessário emular o sinal do sensor de pressão.
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