Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

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lmml
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 13 ago 2019, 17:31

Será que de um gasolina, fica muito mais caro colocar igual a um adaptado de fábrica, em vez de fazer uma instalação competente com lubrificação de válvulas?
lmml - Citroen C3 1.2 Puretceh 82cv foi o escolhido.
A 25/09/2019 pelas 14h50 a mudança aconteceu, GPL passou a ser o combustível de eleição. :-D

texugo
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 14 ago 2019, 16:00

Será que o número OEM de um jogo de válvulas para um opel crossland a gpl ou só a gasolina são diferentes?
Será que num mundo em que cada vez mais as marcas criam sinergias para usar os componentes uns dos outros e assim diminuir os custos de desenvolvimento e produção, é razoável crer que se dão ao trabalho de fazer dois tipos de válvulas para modelos de carros do segmento económico?
Desculpem o meu cepticismo mas tenho 43 anos de idade e tenho carros a GPL desde os 18. De todos os que tive 90% eram alegadamente de válvulas macias e, até à data, sem lubrificantes, os problemas foram nenhuns. De referir que alguns destes carros sairam da minha propriedade com mais de 450 000km.

mpsfilho
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por mpsfilho » 14 ago 2019, 18:10

texugo Escreveu:
14 ago 2019, 16:00

Desculpem o meu cepticismo mas tenho 43 anos de idade e tenho carros a GPL desde os 18. De todos os que tive 90% eram alegadamente de válvulas macias e, até à data, sem lubrificantes, os problemas foram nenhuns. De referir que alguns destes carros sairam da minha propriedade com mais de 450 000km.
Interessante este resumo dada a experiência de longo prazo @texugo.

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lmml
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 15 ago 2019, 08:20

Posso estar errado, mas este bom resultado por parte de @texugo, porventura pode ser por o sistema GPL ter ficado calibrado por entrar o GPL ao serviço com o motor "quentinho", bom óleo lubrificante mudado cerca de metade dos kms que a marca do carro sugere, o motor não ser usado constantemente em rpm altas, etc...!!!
É apenas uma ideia, uma hipótese.
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 15 ago 2019, 22:45

Não.
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 30 set 2019, 13:08

lmml Escreveu:
15 ago 2019, 08:20
Posso estar errado, mas este bom resultado por parte de @texugo, porventura pode ser por o sistema GPL ter ficado calibrado por entrar o GPL ao serviço com o motor "quentinho", bom óleo lubrificante mudado cerca de metade dos kms que a marca do carro sugere, o motor não ser usado constantemente em rpm altas, etc...!!!
É apenas uma ideia, uma hipótese.
Não sei...troco o óleo a cada 15000km (total 5w40) - a marca preconiza a mudança de óleo a cada 25000km. Relativamente à condução, cerca de 75% dos km que faço são em autoestrada mas normalmente não passo dos 140km/h para evitar contraordenações graves :))

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 05 nov 2019, 22:06

Texugo, o C4 quando está fresco é o motor ainda frio, não soluça às vezes e quase vai abaixo?, se ainda frio e se acelera desengatado, não acontece o mesmo?
Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
O C4 também tem uma embraiagem pouco progressiva nos arranques?
Última edição por lmml em 07 nov 2019, 10:40, editado 1 vez no total.
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 05 nov 2019, 22:53

Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
A gasolina ou a GPL?
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 05 nov 2019, 23:05

Ainda a gasolina
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 06 nov 2019, 22:09

E já fazia antes da instalação do GPL?
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 09 dez 2019, 15:53

lmml Escreveu:
05 nov 2019, 22:06
Texugo, o C4 quando está fresco é o motor ainda frio, não soluça às vezes e quase vai abaixo?, se ainda frio e se acelera desengatado, não acontece o mesmo?
Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
O C4 também tem uma embraiagem pouco progressiva nos arranques?
O truque é após a primeira ignição do dia deixar estar ao ralenti cerca de 15/20 segundos antes de iniciar a marcha. Fui uma série de vezes ao instalador e concluiram que era duns tais "corretores". Eu não percebo muito disto mas o problema é seguramente qualquer coisa de eletrónica porque assim que me fazem reset à centralina na citroen o carro deixa de fazer isso durante mais ou menos duas semanas...

Atualmente e quase a completar 100 000 km, dos quais 99 950 a GPL, nada de problemas a apontar, além do já relatado.
Até à data, 2 pneus, 1 jogo velas, 4 ou 5 mudas de oleo e filtro, 1 filtro de habitáculo e 1 filtro de ar foram as despesas....
Esperemos que se mantenha assim :)

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por Lgvafonso » 09 dez 2019, 16:49

texugo Escreveu:
09 dez 2019, 15:53
lmml Escreveu:
05 nov 2019, 22:06
Texugo, o C4 quando está fresco é o motor ainda frio, não soluça às vezes e quase vai abaixo?, se ainda frio e se acelera desengatado, não acontece o mesmo?
Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
O C4 também tem uma embraiagem pouco progressiva nos arranques?
O truque é após a primeira ignição do dia deixar estar ao ralenti cerca de 15/20 segundos antes de iniciar a marcha. Fui uma série de vezes ao instalador e concluiram que era duns tais "corretores". Eu não percebo muito disto mas o problema é seguramente qualquer coisa de eletrónica porque assim que me fazem reset à centralina na citroen o carro deixa de fazer isso durante mais ou menos duas semanas...

Atualmente e quase a completar 100 000 km, dos quais 99 950 a GPL, nada de problemas a apontar, além do já relatado.
Até à data, 2 pneus, 1 jogo velas, 4 ou 5 mudas de oleo e filtro, 1 filtro de habitáculo e 1 filtro de ar foram as despesas....
Esperemos que se mantenha assim :)
Não serão demasiados kms com os mesmos filtros de ar e de habitáculo?

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por mpsfilho » 09 dez 2019, 21:47

Lgvafonso Escreveu:
09 dez 2019, 16:49
texugo Escreveu:
09 dez 2019, 15:53
lmml Escreveu:
05 nov 2019, 22:06
Texugo, o C4 quando está fresco é o motor ainda frio, não soluça às vezes e quase vai abaixo?, se ainda frio e se acelera desengatado, não acontece o mesmo?
Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
O C4 também tem uma embraiagem pouco progressiva nos arranques?
O truque é após a primeira ignição do dia deixar estar ao ralenti cerca de 15/20 segundos antes de iniciar a marcha. Fui uma série de vezes ao instalador e concluiram que era duns tais "corretores". Eu não percebo muito disto mas o problema é seguramente qualquer coisa de eletrónica porque assim que me fazem reset à centralina na citroen o carro deixa de fazer isso durante mais ou menos duas semanas...

Atualmente e quase a completar 100 000 km, dos quais 99 950 a GPL, nada de problemas a apontar, além do já relatado.
Até à data, 2 pneus, 1 jogo velas, 4 ou 5 mudas de oleo e filtro, 1 filtro de habitáculo e 1 filtro de ar foram as despesas....
Esperemos que se mantenha assim :)
Não serão demasiados kms com os mesmos filtros de ar e de habitáculo?
O filtro de ar normalmente é a cada 60 mil km, os pneus se só ainda mudou dois é porque os outros dois estarão a fazer 100 mil km, é obra! de que marca são estes sapatos?.

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por mariozix » 10 dez 2019, 09:40

Sinceramente acho que fazer 60 mil com um único filtro de ar não é nada aconselhável...
Pelo preço e facilidade de substituição, eu troco sempre os filtros de ar juntamente com a revisão do óleo de 15 em 15 mil...

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 10 dez 2019, 12:01

Excelente relato...não se esqueça de verificar as folgas das válvulas, pelo menos quando for fazer a distribuição.
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