Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

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j_verne
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por j_verne » 10 dez 2019, 16:33

texugo Escreveu:
lmml Escreveu:
05 nov 2019, 22:06
Texugo, o C4 quando está fresco é o motor ainda frio, não soluça às vezes e quase vai abaixo?, se ainda frio e se acelera desengatado, não acontece o mesmo?
Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
O C4 também tem uma embraiagem pouco progressiva nos arranques?
O truque é após a primeira ignição do dia deixar estar ao ralenti cerca de 15/20 segundos antes de iniciar a marcha. Fui uma série de vezes ao instalador e concluiram que era duns tais "corretores". Eu não percebo muito disto mas o problema é seguramente qualquer coisa de eletrónica porque assim que me fazem reset à centralina na citroen o carro deixa de fazer isso durante mais ou menos duas semanas...

Atualmente e quase a completar 100 000 km, dos quais 99 950 a GPL, nada de problemas a apontar, além do já relatado.
Até à data, 2 pneus, 1 jogo velas, 4 ou 5 mudas de oleo e filtro, 1 filtro de habitáculo e 1 filtro de ar foram as despesas....
Esperemos que se mantenha assim :)
Esses correctores só se manifestam quando a afinação do GPL não está bem feita...

Todas as técnicas possíveis de aplicar são apenas "remedeios", e não deveriam ser necessárias sequer.

Não percebo como é que um instalador não consegue resolver essa questão.

rdd48856
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 10 dez 2019, 22:47

@j_verne, a questão não é tão simples, sobretudo com sistemas gasosos...existem estratégias de injeção que são difíceis de replicar pelos injetores de GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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j_verne
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por j_verne » 11 dez 2019, 00:26

No arranque a frio, com o carro a gasolina? Creio que o relato descrevia o comportamento nessa situação, e por isso comentei daquela forma.

Mas se me tiver enganado, retiro já o que disse.

rdd48856
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 11 dez 2019, 12:58

No arranque a frio, com o carro a gasolina?
Sim, os valores a GPL ficam memorizados e o carro enquanto não tem regulação por sonda lambda falha...

Não quer dizer que não se consiga melhorar, mas conseguir a perfeição(sobretudo com sistemas gasosos) é difícil.
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por j_verne » 11 dez 2019, 14:13

Pois, era precisamente isso que pensava.

Sei (ou calculo) que pode ser difícil, mas é o problema que mais frequentemente tem que se resolver em todas as conversões...

Se nem esse se resolve, quando for um sintoma menos frequente e mais complexo para diagnosticar estamos feitos... :-O

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 18 dez 2019, 16:35

O manual manutenção manda trocar os filtros ar e habitaculo a cada 50 000km, assim como as velas, pelo que tenho seguido essas indicações. O oleo manda trocar a cada 25000km mas troca a cada 15000km.
A distribuição só é trocada aos 175000km, segundo o manual.
Os pneus sao goodyear efficient grip performance 205/50R17. Faço sobretudo autoestrada, daí a duração. Mas confesso que já fazia o mesmo trajeto há muitos anos com outros carros e nunca uns pneus me duraram tanto....O facto do carro ser leve também deve ajudar.

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rafsantos » 20 dez 2019, 01:31

Estranho, num Opel com o mesmo motor a mudança da distribuição é aos 100000.🙄

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 30 dez 2019, 11:31

Pois....também achei que eram demasiados km para uma correia mas é o que consta no plano de manutenção e já confirmei na oficia do concessionário que é mesmo aos 175000km.
Tem agora 101000, portanto só deve mudar lá para março de 2021.
Realmente é estranho que carros com o mesmo motor tenham planos manutenção diferentes....ainda por cima estive a verificar num site de peças e a referência do kit distribuição é o mesmo....enfim, vá-se lá entender estas coisas!

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por mpsfilho » 30 dez 2019, 12:01

A diferença é muito pequenina, são só 75%! nem quase que se nota :D

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 19 ago 2020, 15:15

Texugo, já pensou em voltar ao PM para tentar solucionar de vez o problema do C4 a frio?
A PM tem montado mais sistemas GPL no motor 1.2 Puretech teno Citroen, como Peugeot, como Opel, pode ser que já haja a solução para o problema, que não haja "incompatibilidade electrónica" entre a gestão do GPL e do motor.
lmml - Citroen C3 1.2 Puretceh 82cv foi o escolhido.
A 25/09/2019 pelas 14h50 a mudança aconteceu, GPL passou a ser o combustível de eleição. :-D

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 31 out 2020, 10:03

Boa Dia..
Com a questão da pandemia tenho adiado uma nova ida ao PM.
Tenho andado a pensar que na citroen conseguem resolver o problema, ainda que temporariamente, fazendo um reset à centraliza, o qual, presumo, carregue os valores de injeçao a gasolina de fábrica. Será que não há forma de fazer isso em casa com um aparelho metro qualquer?? Tenho visto fichas obd na net e softwares para isso, mas confesso que não é a minha praia...

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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por tentone » 31 out 2020, 16:02

Boas

Tive recentemente devolta do meu clio para resolver afinacao de GPL não é um processo muito simples.

O sistema de GPL tem que replicar em toda a gamma de uso o sistema de gasolina (o mais proximo possivel). A ECU do carro em simultaneo tambem se adapta de modo a garantir mistura de ar-combustivel correcta em toda a gama, com varios parametros (tempos de injeção, avanço de injeção, posições de borboleta de admissao, etc).

Uma má calibração a GPL pode ser "corrigida" erradamente pela ECU do carro como aconteceu comigo (o meu carro passou a andar mal a gasolina).

O ideal antes de qualquer ajuste é garantir que a ECU do carro aprende parametros correctos para gasolina. Fazer reset aos parametros da ECU (se possivel) e circular a gasolina pelo menos um ou dois depositos em cidade e auto estrada.

Só ai se pode pensar em reafinar o sistema, e tentar faze-lo sempre a verificar os parametros todos de injeção via ODB (ou com software mais especifico do carro no meu caso usei o CLIP da renault).

Em carros modernos como sera possivelmente o caso do teu (estou a assumir pelo uso de sonda O2 upstream de 5 pinos) provavelmente tens que ter especial cuidado com dados ODB visto muitos deles serem estimativas calculadas pela ECU de modo a cumprir com os requisitos de ODB e nao representam diretamente as medidas obtidas pelo carro tendo um atraso consideravel na actualizacao dos mesmos.

(Por exemplo valores de fuel-trim no meu clio sao dificeis de ler sendo normal em carros que sempre andaram a gasolina valores de LTFT de 10-20%), os valores de fuel-trim nem sequer constam dos parametros no CAN Clip, usei no ajuste diretamente a correcção absoluta em ms aplicada á injeção, (um exemplo de um diagnostico via ODB com valores aparentemente "maus" https://www.youtube.com/watch?v=5PJCF3ShSsU)

Resumindo, o melhor é falares com o instalador e verem o melhor processo para ajustar o carro.

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lmml
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Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 03 nov 2020, 17:02

Tenho ida marcada ao PM para tratarem do meu Citroen C3, um a vez que o instalador escolhido por mim, não conseguiu resolver o problema, mas no meu Diário de Bordo, falarei sobre o assunto. O meu carro terá de ficar na oficina de um dia para o outro, para que o motor esteja completamente frio, condição essencial para que consigam resolver o problema.
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