O decreto de lei continua válido onde diz "Os parques de estacionamento referidos no número anterior devem ser ventilados".
https://dre.pt/pesquisa/-/search/258281 ... /maximized
Lendo a norma traduzo o "ser ventilado" como qualquer estacionamento que cumpra normas de segurança atuais.
As normas de segurança obrigam a ventilação passiva ou activa para controlo de poluição e extracção de fumo, logo, um parque de estacionamento que cumpra as normas é por obrigação ventilado.
Se houver alguém mais letrado nestas coisas que apite.
2020_Estacionamento veiculo GPL em garagem de edifício habitacional
Moderador: rdd48856
-
- Recém-chegado
- Registado: 31 ago 2020, 21:44
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Volkswagen
- Modelo: Golf 1.6TDi
- Ano: 2010
Re: 2020_Estacionamento veiculo GPL em garagem de edifício habitacional
Bom dia a todos.
Tenho a mesma questão.
O parqueamento tem detetores de fumo, avisadores de atmosfera perigosa, extintores e bocas de incêndio. O Decreto lei alude à necessidade de ventilação do parqueamento, no entanto não detalha se é ventilação mecânica, natural, extração, etc... A garagem em causa tem uma grelha enorme a toda a largura do portão de acesso, na parte superior. Considera-se isso ventilação?
Este é um dos fatores que podem travar a aquisição do carro, agradeço a quem tiver informação fidedigna sobre isto que me esclareça.
Cumprimentos.
Tenho a mesma questão.
O parqueamento tem detetores de fumo, avisadores de atmosfera perigosa, extintores e bocas de incêndio. O Decreto lei alude à necessidade de ventilação do parqueamento, no entanto não detalha se é ventilação mecânica, natural, extração, etc... A garagem em causa tem uma grelha enorme a toda a largura do portão de acesso, na parte superior. Considera-se isso ventilação?
Este é um dos fatores que podem travar a aquisição do carro, agradeço a quem tiver informação fidedigna sobre isto que me esclareça.
Cumprimentos.
-
- Utilizador Frequente
- Registado: 09 abr 2012, 15:35
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TSH GPL
- Ano: 2014
Ventilação natural só é possivel acima do solo e teria que ter abertura a nivel do solo e do tecto.
Abaixo de solo tem de ter ventilação mecanica a nivel de solo e de tecto. A nivel do solo é muito importante, sobretudo no piso mais baixo, uma vez que o GPL é mais pesado que o ar.
Abaixo de solo tem de ter ventilação mecanica a nivel de solo e de tecto. A nivel do solo é muito importante, sobretudo no piso mais baixo, uma vez que o GPL é mais pesado que o ar.
-
- Utilizador Junior
- Registado: 05 ago 2019, 18:01
- Distrito onde reside.: Porto
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Do que percebo para ser considerado como tendo ventilação "natural" teria de ter grelha em lados opostos do parque, ou seja, na porta e no lado oposto à porta. Se na porta é na parte superior no lado oposto teria de ser na parte inferior, junto ao chão.Arad79 Escreveu: ↑02 set 2020, 11:44Bom dia a todos.
Tenho a mesma questão.
Cumprimentos.
Sobre impedir a aquisição de veículo, continua a haver incerteza sobre a legislação. A maneira que tens de esclarecer é basicamente questionar o condomínio. Quem te pode causar problemas é o condomínio proibir, a seguradora do condomínio levantar problemas e os condóminos serem chatos.
A única opção é expor a informação que tens (legislação continua a ser alterada para permitir o GPL nos parques, muito baixo risco com GPL vs elétricos, etc.) e esperar pela resposta.
Se calhar já era coisa que se devia ter como exemplo para a malta usar. Um modelo de email a referenciar informação e tal sobre o assunto para mais malta conseguir desbloquear o assunto mais facilmente :\
-
- Utilizador Junior
- Registado: 05 ago 2019, 18:01
- Distrito onde reside.: Porto
- Marca do KIT GPL: Não Sei
2021, prédio em construção perguntei sobre GPL dizem-me "tendo em conta a legislação em vigor não é permitido a veículos GPL" :(
Assim vai ser difícil de arranjar um apartamento para mim.
Assim vai ser difícil de arranjar um apartamento para mim.