Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Lealbino
Utilizador
Registado: 21 jun 2018, 09:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI 2 DI
Modelo: Duster II 1.2 Tce
Ano: 2018

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagem por Lealbino » 14 jan 2019, 10:21

A "metodologia" mantém-se para evitar correr o risco de ficar em modo pausa a ver se passa a mensagem da injecção, ou seja, se forem curtos percursos mantenho tudo normalmente dado que passado pouco tempo muda para gpl e a circulação muitas vezes não vai até grande temperatura e não origina alarme (normalmente é se circular desde frio até atingir a temperatura de equilíbrio, mais ou menos na altura em que atinge surge a mensagem, e só se for após longo tempo imobilizado).

Se for efetuar um percurso mais longo arranco a gasolina e circulo até considerar estar a temperatura estável, e aí mudo para gpl e não tenho problemas, tenho-me dado bem com esta maneira de funcionar e não causa grande transtorno (só consumo, mas fica em modo ECO a gasolina e não tem sido nada de especial) e como permite circular e poupar nos maiores trajetos tudo ok até à revisão/verificação.

Em relação aos engasgos e soluços já não noto nada de especial, tudo a fluir sem problemas. 8)

skaterpepe
Utilizador Junior
Registado: 19 out 2013, 18:46
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: C70 II
Ano: 2006

Mensagem por skaterpepe » 14 jan 2019, 13:27

Eu a pensar que te ia ver na Mastergás hoje e afinal a tua marcação foi adiada.

Acabei de levantar o meu (Seat ibiza) e até ver tudo ok.. mas só andei ainda 15km.

Tenho 2 duvidas.

Capas para pneu, alguém comprou, na Mastergás é 15€, ja compraram noutro sitio mais barato?
É para por na garagem guardado pelo que não preciso de nada topo de gama.

Kit antifuros, lá dizem que é apenas para remediar quando fura e depois temos de ir logo a uma casa de pneus.. andar com um limite de 80 ou 100 km/h.

Não falaram que se punha o kit e ficava remediado até colocar novo pneu?

Enviado do meu Samsung Galaxy S9+ através do Tapatalk

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 14 jan 2019, 14:14

Pois as voltas trocaram-se um pouco e não deu para lá ir, mas
desde já ficam os parabéns pela instalação skaterpepe, que faças muitos e sustentáveis quilómetros a bordo da máquina!

Eu na altura pesquisei capas para rodas e só nos "sites ingleses" é que encontrei valores parecidos com os da Marstergás, mas por um lado não via ao vivo as capas e por outro lado com os portes já não ia valer a pena. Fiquei de comprar uma lá mas infelizmente não tinham para a medida do meu Duster, porque caso contrário seria lá que teria comprado.

Em relação aos kits antifuros já se falou um bom bocado aqui disso, há uma solução melhor que é a que o mpsfilho usa que é mais abrangente e ele saberá melhor, eu apanhei uma promoção e então acabei por comprar uma daquelas soluções mais básicas que tapa furos mais pequenos e a minha ideia se usar é ir de seguida a uma casa de pneus para ver se está tudo ok/remendar convenientemente.

:wink:

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 14 jan 2019, 18:51

Relativamente há capa para o pneu se é para ficar na garagem até um saco plástico serve.

Quanto aos anti furos eu continuo a preferir o Não+Furos, mas este não é nenhum kit, trata-se apenas do produto que se introduz no pneu, este pode ser aplicado de forma preventiva ou reactiva, o compressor terá que ser comprado há parte.

Por falar em pneus! hoje ao verificar os do Duster verifiquei que os da frente estão os dois bastante gastos por dentro... os de trás estão a gastar por igual, devo ter que fazer qualquer operação para corrigir esta diferença, neste caso de que se tratará? terá a haver com a direcção? não sinto que esta esteja desalinhada.

Estão com 40 mil km, quem for entendido nesta matéria faz favor de se pronunciar.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 14 jan 2019, 19:35

Bons kms a dar gás, que venham bem mais sem problemas.
Gasto a mais no centro dos pneus, tipicamente é pressão a mais.
Última edição por pcta em 14 jan 2019, 21:57, editado 1 vez no total.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 14 jan 2019, 21:31

Mpsfilho. Se estão os dois gastos por dentro e por igual, parece-me pressão ao mais.

Enviado do através do Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 14 jan 2019, 22:26

Biju Escreveu:
14 jan 2019, 21:31
Mpsfilho. Se estão os dois gastos por dentro e por igual, parece-me pressão ao mais.

Enviado do Imagem através do Tapatalk
E caso seja pressão a mais pode originar isso, gastar mais só por dentro? podes explicar a causa efeito? eu pensei que tivesse a ver mais com o cambra, ou seja, a prumada das rodas, não sei bem o termo técnico.

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 14 jan 2019, 23:34

Tens razão. Foi erro meu de interpretação. Cabeça leu por dentro... mas cérebro interpretou ao centro.

Enviado do através do Tapatalk

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 15 jan 2019, 11:59

mpsfilho, pelo que li na altura do meu Duster versão 1, como o camber era negativo podia originar que ao fim de algum tempo e tipo de condução se notasse mais esse desgaste no interior dos pneus, havia até no fórum inglês quem estimasse que dependendo da condução ao fim de 35kkm os pneus estavam bons para mudar e que em casos mais complicados a suspensão também seria a verificar.

Nunca considerei muito grave porque além do camber negativo dar mais suporte em curva eu fazia regularmente a rotação dos pneus (ainda mais em cima andava disso no Duster por causa do ângulo), mas sei que até haviam uns kits/parafusos a quem quisesse acertar para compensação.

Há vários posts de donos de Dusters lá fora a falarem sobre essa situação do desgaste e da forma como está montada a suspensão no Duster, mas a haver intervenção têm de ser ajustados na oficina por quem saiba do assunto para evitar adicionar mais variáveis à equação.

Na minha versão atual julgo que se mantém a situação mesmo tendo sido mexidas as bases dos amortecedores (não confirmei, podem ter retificado alguma coisa) por causa da questão da classe 1/portagens, mas à partida manterei a metodologia de ter na agenda um alerta para de tempos a tempos lá ir verificar e mandar rodar os pneus se for necessário.

Já não me lembro qual era o outro carro que tinha em que isto sucedia, mas fazia a mesma rotação de pneus para minimizar o desgaste desequilibrado, ainda pra mais porque quase em todos os meus carros usos espaçadores o que pode agravar os efeitos do camber/ângulo negativo. :wink:

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 15 jan 2019, 15:12

Lealbino Escreveu:
15 jan 2019, 11:59

Nunca considerei muito grave porque além do camber negativo dar mais suporte em curva eu fazia regularmente a rotação dos pneus
Ok, é mesmo isso que vou fazer no meu, vou passar os da frente para trás e os de trás para a frente, até porque a diferença que se nota nem é assim muito significativa, isto se considerarmos que esta diferença só é visivel ao fim de 40.000 km.

Assim não vou andar a mexer em alinhamentos cambers ou outras complicações, é que eventualmente poderei gastar tempo e dinheiro e correr o risco de me deixarem mal o que possa estar razoavelmente bem.

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Mensagem por Gasado » 15 jan 2019, 16:40

Manter os melhores pneus atrás nesse carro!
Em caso de travagem em emergência, o eixo traseiro perde mais facilmente tração, perdendo-se assim mais facilmente o controlo do carro
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 15 jan 2019, 16:44

Pneus novos/melhores sempre no eixo traseiro...

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 15 jan 2019, 18:49

@Gasado e @pcta, agora que eu já tinha a solução é que me dizem isso! que desmancha prazeres... e o pior é que de fato isso é mesmo assim, estão com razão.

Fico a pensar se irei fazer a mudança? eles por acaso ainda estão com muito piso mas, depois irão perde-lo, vamos ver... :-?

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 15 jan 2019, 19:50

Eu nunca mudo 4 pneus de uma acentada ...
1- é muita fruta (€€€)
2- ando sempre com novos atrás
3- e alinho sempre a direção.

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 16 jan 2019, 16:48

Eu usava a rotação para tentar manter as coisas equilibradas (e o eventual desgaste interno de pneus) enquanto o piso estava homogéneo, a partir do momento em que se aproximava rasto mais baixo lá fazia a compra de 2 novos para trás e depois comprava mais dois e rodava os de trás para a frente.

Quando o desgaste era bem distribuído pelos 4 pneus por vezes lá vinham logo 4 pneus, mas se possível era estando de olho em promoções ou algum tipo de campanha senão era logo aquela "martelada"...

Aliás numa das vezes comprei 2 pneus numa casa e fiquei a aguardar por ser oportunos os preços de mais 2, e aí montei logo os 4. Quem saiu a ganhar foi o comprador do carro, porque pouco depois apareceu negócio inesperado para trocar de carro e vendi com os pneus praticamente novos. :ymparty:

Responder