DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3553
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por j_verne » 12 abr 2019, 21:45

Que grande empreitada ;-)

Bons km!

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9084
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por rdd48856 » 12 abr 2019, 22:07

Em resumo, mais um carro que comprei usado que está a ser alvo de restauro completo. Eles vêm para as minhas mãos em fim de vida, e às custas de muito €mp€nho devolvo-os à estrada com funcionamento igual a novo. Isto sim, chama-se reciclar.
Exatamente, e não confundir valor comercial (que é uma média grosseira de que as companhias de seguro se socorrem), com o valor intrínseco do carro. Um carro com muitos anos bem mantido, pode desempenhar muito bem a sua função (os carros têm uma função, não servem só para ostentação).

O único senão é precisamente quando há um acidente (como o do @j_verne) e podemos ver os nossos € a voar....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3736
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por pcta » 13 abr 2019, 13:08

Boa sorte e que tudo tenha ficado ok, depois dessa transformação...
Pois, mas continua a ser um carro com idade e kms... e precisa ter outro(s) para usar enquanto este esteve parado...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 978
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por mpsfilho » 13 abr 2019, 13:22

pcta Escreveu:
13 abr 2019, 13:08
Boa sorte e que tudo tenha ficado ok, depois dessa transformação...
Pois, mas continua a ser um carro com idade e kms... e precisa ter outro(s) para usar enquanto este esteve parado...
Pelo que li mais atrás acho que teve direito a carro de substituição @pcta.

Também desejo ao autor deste DB boa sorte, que desta vez possa fazer muitos e bons km,s sem grandes sobressaltos.

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 15 abr 2019, 10:26

mpsfilho Escreveu:
13 abr 2019, 13:22
pcta Escreveu:
13 abr 2019, 13:08
Boa sorte e que tudo tenha ficado ok, depois dessa transformação...
Pois, mas continua a ser um carro com idade e kms... e precisa ter outro(s) para usar enquanto este esteve parado...
Pelo que li mais atrás acho que teve direito a carro de substituição @pcta.

Também desejo ao autor deste DB boa sorte, que desta vez possa fazer muitos e bons km,s sem grandes sobressaltos.
Arranjaram-me um nissan micra 1996. Aliás, gostei tanto do carro que resolvi comprar um igual de 1999.

Entretanto este que comprei, a um stand, vinha com a junta da colaça queimada :-w

Mesmo sem garantia, o senhor do stand devolveu-me 450 euros para eu fazer a reparação.

Optei por comprar outro motor com 60000kms para este carro, que agora está na oficina.... enfim...

Mas pronto, ficará para suplente, tendo eu também um opel frontera. É um fartote de clássicos.... B-)
Última edição por Bluesman em 15 abr 2019, 10:46, editado 1 vez no total.
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 15 abr 2019, 10:43

rdd48856 Escreveu:
12 abr 2019, 22:07
[Um carro com muitos anos bem mantido, pode desempenhar muito bem a sua função (os carros têm uma função, não servem só para ostentação).

O único senão é precisamente quando há um acidente (como o do @j_verne) e podemos ver os nossos € a voar....
Hoje em dia, perder dezenas de milhares de euros em desvalorização, IUCs caríssimos, para mim não faz sentido.

Tanto mais que os carros atuais não são assim tão melhores do que os de da geração 2000-2006. (Ressalvo os híbridos, os plug-in e os elétricos)

Em relação à ostentação, é uma ilusão. Ninguém que vê outra pessoa numa carrinha nova 520d, diz: "este gajo é do caraças".
Aliás, o segmento premium novo, importado, usado está tão vulgarizado e conduzido por todo o tipo de pessoas que a ostentação de facto democratizou-se. O que não implica que não sejam bons carros... porque realmente são... (fora alguns problemas crónicos conhecidos...)

Depois, estamos a falar no meu caso de reparações/recuperações que andam em torno do milhar de euros.

Ora num carro mais recente, quanto não se gasta a mudar uma embraiagem bimassa? E uns injetores?

Mas cada um lida com a questão da melhor maneira que entende. Eu prefiro gastar o menos possível na aquisição, recuperar e manter.
Em termos de valor patrimonial, equivale a nada, mas o importante é como me sinto.

A Primera é super confortável, estável e silenciosa. Espaçosa e super-equipada e ideal para grandes viagens. O que não tem, que têm os veículos atuais? As letras da matrícula no meio :)

O Frontera é todo-terreno, descapotável, tem a sua pinta e o valor comercial dele nunca mais baixou (3000-5000 euros).
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

Avatar do Utilizador
timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5844
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Lexus
Modelo: GS300
Ano: 2002
Localização: MAIA

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por timfusion » 17 abr 2019, 13:20

Olá, bluesman.
Só agora vi esse DB :)

Tens ai uma ótima carrinha! Na verdade me deixou muitas saudades e confesso que tive certo arrependimento de não ter ficado mais um tempo com ela. Bastante confortável, espaçosa, e muito económica, tendo em conta o tamanho.

Desejo muitos e muitos kms com grande economia :ymhug:

EDT: Só agora fui ler as grandes chatisses que tiveste com o motor...
Este problema não aconteceu cm a minha. Tenho sempre noticia dela com o atual proprietário.
Espero que a maré de azar tenha acabado.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micro|PicassoBRC|S70Micro|MeganePrins| Primera Prins |Sharan 1.8T Prins|SafranePrins|Galaxy/VECTRA/Lexus GS300 OPTIMA

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 18 abr 2019, 11:57

timfusion Escreveu:
17 abr 2019, 13:20

EDT: Só agora fui ler as grandes chatisses que tiveste com o motor...
Este problema não aconteceu cm a minha. Tenho sempre noticia dela com o atual proprietário.
Espero que a maré de azar tenha acabado.
Os problemas já vinham com esta carrinha, não surgiram comigo. De qualquer forma, não tenho muita sorte com carros usados. Vêm sempre todos lixados com F maiúsculo e com problemas que num primeiro testdrive são impossíveis de detectar. É o que é.

Entretanto, toda reparada, com estes interiores em pele, é um veiculo muito interessante. :)
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 18 abr 2019, 12:13

Update:

Entretanto, procedeu-se à ultima modificação. A recolocação do catalisador e mudança do 2º sensor de O2.

Tal como foi referido anteriormente, uma das causas prováveis para a degradação precoce destes motores é a degradação (normal) do catalisador, originando uma desagregação de poeiras que retornam ao motor, por via da aspiração de uma das válvulas de escape que abre parcialmente, fazendo o papel EGR (recirculação de gases).

Assim, uma vez que reprogramar o lift da válvula de escape é uma tarefa demasiado complexa num software fechado, optei por modificar a posição do catalisador, que estava logo justo na saída do coletor de escape, para uma posição bastante mais abaixo, no tubo de escape central.

Esta modificação tem os seus pros e contras. A principal desvantagem é que os gases demoram mais a aquecer o catalisador, e diminuem a sua eficiência na redução de contaminantes quando o motor está frio.

As vantagens, principalmente a GPL serão várias. A principal é que o aquecimento da cabeça do motor é mais facilmente dissipado, sendo a GPL que as temperaturas serão ainda um pouco mais elevadas. Outra vantagem é que mesmo que haja uma desagregação do catalisador as poeiras estão bastante distantes para retornar ao motor, e gravíticamente, devido a uma posição mais baixa e recuada, são impedidas desse retorno.

Entretanto, antes e depois da reparação a carrinha andou 2 meses sem catalisador. E para aqueles que ficam a pensar que o catalisador retira rendimento, estas foram as minhas impressões:

Sem catalisador o carro não é tão linear, apesar de parecer ter um melhor escoamento de escape, isso não se traduz necessariamente numa resposta com mais rendimento. Com catalisador o carro parece ter mais compressão, mais suave e acima de tudo, uma resposta mais afinada e regulada.
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 18 abr 2019, 12:16

Uma questão, será vantajoso alterar para as tais velas de iridium?

Se sim, as NGK (17 euros cada) ou da bosch (9 euros cada) ?

As da Boch parecem-me tecnicamente diferentes, mas o preço é praticamente metade. E como diz um amigo meu: BOSCH é brom.... :D
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3553
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por j_verne » 18 abr 2019, 16:42

Já experimentei essas Bosch num Rover e na altura gostei muito!

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9084
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por rdd48856 » 19 abr 2019, 22:16

Eu já tive as NGK e neste momento tenho as Bosch no Punto. Satisfeito com as duas.

Nos outros as velas já são de Iridium de origem.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 27 mai 2019, 14:48

Update:

Com o novo motor, o consumo de óleo ao fim de 3500kms é inexistente!

Com as velas de Iridium da Bosch, poucas ou nenhumas diferenças se notam. Mas foram colocadas para preservar o sistema de ignição. :)

Os consumos baixaram cerca de 0,7 L/100km....
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9084
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por rdd48856 » 27 mai 2019, 20:52

Os consumos baixaram cerca de 0,7 L/100km....
Estão em quanto?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Bluesman
Utilizador Junior
Mensagens: 82
Registado: 08 mai 2018, 08:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: PRINS
Marca do Veículo: Nissan
Modelo: Primera 1.6 WP12
Ano: 2002

Re: DB Nissan Primera Wagon 1.6 PRINS+VC - 3º Motor

Mensagem por Bluesman » 28 mai 2019, 09:40

rdd48856 Escreveu:
27 mai 2019, 20:52
Os consumos baixaram cerca de 0,7 L/100km....
Estão em quanto?
Entre 8,8 e 9,3L/100km dependendo do andamento… (normal e rápido)

Ainda não fiz uma condução realmente económica, mas com apenas 2 ou 3 euros que se podem poupar por deposito, esse tipo de condução, deixou de ser tão compensadora...
Bluesman B-)

Nissan Primera Wagon WP12 1.6 109cv Prins + Valvecare

Responder