Dúvidas, Mitsubishi, Opel, Nissan

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

axpegix
Utilizador Junior
Registado: 10 dez 2018, 10:06
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Dúvidas, Mitsubishi, Opel, Nissan

Mensagem por axpegix » 20 dez 2018, 00:26

Neste momento ainda tenho um dieselgate 2.0tdi CR 143 cavais.

Conforme o título indica, estou indeciso entre 3 modelos para transformar para GPL:

- Opel Astra 1.6 turbo, 180cv, 130mil km
- Nissan Qashqai 1.6, 115cv, 120mil km
- Mitsubishi ASX 1.6, 117cv, 110mil km

Bem sei que nenhuma destas viaturas me irá oferecer as prestações que um 2.0 TDI tem, mas estou disposto a abdicar disso pois tenho ideia que o diesel tem os dias contados e ainda vão ser mais problemáticos do que são atualmente.

Dos 3 modelos acima descritos, já fiquei de pé atrás com o opel 1.6 turbo depois de ler aqui a experiência de um membro com uma Insígnia com este mesmo motor, por isso se calhar ficaria fora da lista.

Restam os outros dois que me parecem bastante semelhantes, agradecia a vossa opinião sobre os dois modelos.
Obrigado 👍

E 200 kompressor
Cidadão Virtual
Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
Ano: 2010

Re: Dúvidas, Mitsubishi, Opel, Nissan

Mensagem por E 200 kompressor » 20 dez 2018, 09:54

Muito sinceramente e se o Astra já está excluído, eu nunca trocaria o teu carro actual por nenhum dos outros 2.

Têm ambos motores com válvulas macias; se fizeres muita AE e a regimes elevados tem tudo para correr mal, mesmo com kit lubrificação de válvulas...

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 20 dez 2018, 11:49

Alguma razão para colocares o astra o lado de carros que não têm nada a ver com esse?
Foram apenas oportunidades que encontraste?
O que procuras num carro, etc.. talvez a malta possa ajudar mais assim....
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 20 dez 2018, 14:10

E 200 kompressor Escreveu:
20 dez 2018, 09:54
Muito sinceramente e se o Astra já está excluído, eu nunca trocaria o teu carro actual por nenhum dos outros 2.

Têm ambos motores com válvulas macias; se fizeres muita AE e a regimes elevados tem tudo para correr mal, mesmo com kit lubrificação de válvulas...
O Astra está excluído precisamente pelo que li no seu post, onde li toda a odisseia das 29 páginas e percebi que poderia ser um problema crónico nesses motores 1.6 turbo, mas inclinei-me mais para os japoneses devido à sua conhecida fiabilidade e sem turbo menos problemas, foi só essa a razão.
Não faço muita autoestrada, só ocasionalmente, nem sei se uma vez por mês.
O mercado é escasso em carros recentes a gasolina com alguma cilindrada, não vou mudar para um 1.0 ecoboost ou para um Clio 1.2 tce pois com 4 pessoas dentro do carro é só gastar e andar nada... Embora saiba que as prestações dos que mencionei sejam bem más, mas sempre têm um pouco mais de cilindrada para aguentar subidas etc.

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 20 dez 2018, 15:01

Esqueci-me de mencionar que qualquer carro do grupo VAG (Audi, Skoda, Seat, VW) está completamente fora de questão, não quero mais nada com o grupo VAG, não me enganam 2 vezes. Bem sei que limita ainda mais as minhas escolhas, mas VAG para mim morreu com esta estória do Dieselgate, não se tratam assim os clientes.

Deixo aqui o meu simples critério de seleção:
- Viatura com 10 anos ou menos
- Bagageira igual ou superior ao A3 Sportback (370L ou mais)
- Motor com pelo menos 1500cc e pelo menos mais de 100/110cv
Pequenas coisas que dou valor:
- AC Automatico
- Cruise Control
- ESP / ABS
- Comandos de radio no volante

Outras viaturas que cheguei a ponderar:

- Subaru Legacy 2.0 (li por aqui que os motores boxer não é dos melhores para GPL)
- BMW 320i 150cv 6 cilindros (muito raro de encontrar com poucos km e faltam algumas das comodidades que mencionei acima)
- BMW 316i / BMW 318i, parecem-me motores bastante fracos para a carroceria em questão e torna complicado levar 3 a 4 pessoas numa viagem maior.
- Mazda 3, 2010», 1.6 110cv (difíceis de encontrar também, e também deve ter o tal problema das valvulas macias, corrijam se estiver enganado)

É este o meu dilema neste momento, a Audi a encostar-me à parede para fazer uma atualização com deadline até maio de 2019 e a dificuldade de encontrar uma viatura familiar decente a gasolina, que me dê algum prazer, conforto e segurança.

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 20 dez 2018, 15:05

PauloAns Escreveu:
20 dez 2018, 11:49
Alguma razão para colocares o astra o lado de carros que não têm nada a ver com esse?
Foram apenas oportunidades que encontraste?
O que procuras num carro, etc.. talvez a malta possa ajudar mais assim....
Pela razão explicada mais abaixo, mas como sabe o mercado é escasso em carros a gasolina com menos de 10 anos, pelo menos com motores decentes. Também já escrevi mais abaixo os meus critérios, um dilema com algum jeito :-? :-D

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 20 dez 2018, 15:26

Alfa Romeo, não gostas?
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 20 dez 2018, 16:25

PauloAns Escreveu:
20 dez 2018, 15:26
Alfa Romeo, não gostas?
Só se fosse um 159, mas não se encontram a pitrole...
O Giulietta tem a bagageira mais pequena que o meu A3...

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 20 dez 2018, 23:18

Bom vamos por partes...

Não vou discutir a questão da cilindrada, para mim isso não importa, mas não sou eu que vou comprar o carro.

Em relação aos carros tem que ter em consideração 4 aspetos:

- Válvulas (macias ou não) (Ver https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=203)

-Tipo de ajuste das folgas das válvulas. Parece a mesma coisa do tópico anterior, mas não é. Um carro pode não ter válvulas macias (como é o caso do Insignia 1.6 do outro tópico), mas se as touches forem sólidas terá sempre que verificar/afinar as folgas, e para isso necessita de um mecânico "à moda antiga" e de saber qual o tipo de afinação de válvulas (ver https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=173669). No caso de touches sólidas a afinação das folgas das válvulas tem um custo que deve ser tido em conta. A utilização de um aditivo permite espaçar a afinação das folgas das válvulas, fazendo-a coincidir com operações de manutenção mais completas, permitindo economias de escala.

-Tipo de injeção do carro. No caso de carros de injeção direta os kits são mais caros (são dedicados) e podem verificar-se alguns problemas de fiabilidade dos motores(isto tem vindo a ser melhorado).

-Tipo de utilização do carro. No caso de trajetos frequentes em A.E. a alta velocidade, sobretudo em motores de válvulas macias, poderão existir problemas.

Assim, em relação aos BMW veja qual o tipo de injeção. Se for direta certifique-se(pelo código da centralina) que existe kit disponível.

Sugestões que entram nos seu "caderno de encargos": carros com motores 1.6VTI(120cv) do grupo PSA(Citroen C4 e Peugeot 308) e, a minha recomendação, híbridos do grupo Toyota com motores 1.8HSD (não se deixe levar por preconceitos, conduza o carro onde possa acelerar e verá que as recuperações não ficam nada a dever a um Diesel). Poderá consultar alguns D.B.s aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewforum.php?f=43
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 20 dez 2018, 23:45

rdd48856 Escreveu:
20 dez 2018, 23:18
Bom vamos por partes...

Não vou discutir a questão da cilindrada, para mim isso não importa, mas não sou eu que vou comprar o carro.

Em relação aos carros tem que ter em consideração 4 aspetos:

- Válvulas (macias ou não) (Ver https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=203)

-Tipo de ajuste das folgas das válvulas. Parece a mesma coisa do tópico anterior, mas não é. Um carro pode não ter válvulas macias (como é o caso do Insignia 1.6 do outro tópico), mas se as touches forem sólidas terá sempre que verificar/afinar as folgas, e para isso necessita de um mecânico "à moda antiga" e de saber qual o tipo de afinação de válvulas (ver https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=173669). No caso de touches sólidas a afinação das folgas das válvulas tem um custo que deve ser tido em conta. A utilização de um aditivo permite espaçar a afinação das folgas das válvulas, fazendo-a coincidir com operações de manutenção mais completas, permitindo economias de escala.

-Tipo de injeção do carro. No caso de carros de injeção direta os kits são mais caros (são dedicados) e podem verificar-se alguns problemas de fiabilidade dos motores(isto tem vindo a ser melhorado).

-Tipo de utilização do carro. No caso de trajetos frequentes em A.E. a alta velocidade, sobretudo em motores de válvulas macias, poderão existir problemas.

Assim, em relação aos BMW veja qual o tipo de injeção. Se for direta certifique-se(pelo código da centralina) que existe kit disponível.

Sugestões que entram nos seu "caderno de encargos": carros com motores 1.6VTI(120cv) do grupo PSA(Citroen C4 e Peugeot 308) e, a minha recomendação, híbridos do grupo Toyota com motores 1.8HSD (não se deixe levar por preconceitos, conduza o carro onde possa acelerar e verá que as recuperações não ficam nada a dever a um Diesel). Poderá consultar alguns D.B.s aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewforum.php?f=43
Bem, isto é bem mais complicado do que pensava. Para quem mal sabe o que são válvulas vejo que tenho muita informação para processar 😂😂
Será que todas estas "condicionantes" são do conhecimento de todos os instaladores quando são questionados sobre tal?
Logo que tenha tempo irei analisar toda a informação que me deu.

Muito obrigado desde já.

Obrigado

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 20 dez 2018, 23:56

Será que todas estas "condicionantes" são do conhecimento de todos os instaladores quando são questionados sobre tal?
Deveriam ser, infelizmente muitas vezes não são ou não transmitidas aos clientes.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 21 dez 2018, 00:59

rdd48856 Escreveu:
20 dez 2018, 23:56
Deveriam ser, infelizmente muitas vezes não são ou não transmitidas aos clientes.
Pois, isso preocupa-me bastante, depois quando existem problemas, a culpa é do GPL.

Em relação aos híbridos, o que me põe de pé atrás é mesmo o tipo de trajectos que faço diariamente, 4 viagens de aprox. 10km cada, sem pára arranca, não tiro muito partido das baterias, pois elas são praticamente só para arrancar, de resto em estrada aberta vai sempre a gasolina (a não ser que se ande a 40 ou 50kmh.)

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 21 dez 2018, 01:16

Isso é um erro, as vantagens dos híbridos como os HSD da Toyota estão longe de se esgotar na recuperação de energia nas travagens...utilizam motores ciclo Atkinson com eficiências muito próximas dos Diesel.

Em estrada aberta com a minha Auris TS a gasolina faço facilmente consumos inferiores a 5 litros.

E são muito facilmente convertíveis para GPL.

axpegix
Utilizador Junior

Mensagem por axpegix » 21 dez 2018, 09:04

rdd48856 Escreveu:
21 dez 2018, 01:16
Isso é um erro, as vantagens dos híbridos como os HSD da Toyota estão longe de se esgotar na recuperação de energia nas travagens...utilizam motores ciclo Atkinson com eficiências muito próximas dos Diesel.

Em estrada aberta com a minha Auris TS a gasolina faço facilmente consumos inferiores a 5 litros.

E são muito facilmente convertíveis para GPL.
@rdd48856, mas nas viagens que faço, com um Auris não usufruo do motor electrico, irei andar praticamente sempre a gasolina com um motor 1.8 de 88cv (é certo que o motor electrico vai fazendo o seu trabalho de ajuda alternadamente).
Sou ceptico em relação aos hibridos fora da cidade, mas vou informar-me melhor com um amigo que tem um Prios que deve ser semelhante ao Auris.
Outra questão é o orçamento, comprar um Auris hibrido (14.000eur) + instalação GPL (2.000eur) já sai fora do meu orçamento :(

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 21 dez 2018, 09:27

Boas.

Lendo os requisitos, não me parece que vá aparecer por terras lusas um candidato à altura...

Baixas cilindradas, motores de injeção direta, tudo dificulta a vida a quem quer optar pelo GPL.

Os híbridos seriam uma boa solução, por todas as razões e mais algumas, mas admito que é preciso 'gostar do conceito'. A nível de modelos não esquecer, além do Auris/Prius, o Rav4 e o CH-R...

Não querendo ir por aí, eu partiria para a importação.

Boa sorte!

Responder