Que Kit instalar?

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
Pittboxer
Recém-chegado
Registado: 04 jan 2019, 16:34
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Kia
Modelo: Ceed SW
Ano: 2018

Que Kit instalar?

Mensagem por Pittboxer » 09 jan 2019, 17:13

Boas caros Users
Sou novo aqui no forum, e tenho uma grande duvida.
Tenho uma Kia Ceed SW de 2018 motor 1.0 tgdi 120cv a gasolina. Grande carrinha, com muito conforto e ate com um comportamento minimamente bom! A questao é que bebe que se farta, a marca anuncia consumos mistos nos 5,6 e nao consigo fazer menos de 8,5, consumo viagem longa 7,5, ora com isto ponderei por um kit gpl para me diminuir a despesa em combustivel!

Fui a um instalador da minha zona, e pedi orçamento.
Kit prins 3.0 dlm 2750€ injeçao liquida
Kit lovato 1750€ injeçao gasosa

Sendo o meu carro de injeçao direta, agora nao sei o que é melhor!

Ja pesquisei muito mas nao existe informaçao acerca destes motores da Kia/Hyundai,

Depois tambem existe o problema, sendo um carro novo tem garantia de 7 anos, e mais 7 anos de manutençao incluida, será que ao por o Kit vou perder a garantia?
Questionei a Kia Portugal e eles dizem que sim que perco, no concessionario onde comprei o carro dizem que se houver problemas que conseguem contornar para eu nao perder a garantia, o instalador diz que eles nao me podem tirar a garantia ao abrigo de uma lei qualquer europeia que existe por ele ser um instalador certificado!

No meio de tanta duvida nao tenho respostas para nada!

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Que Kit instalar?

Mensagem por mpsfilho » 09 jan 2019, 18:24

Bem vindo ao Forum.

Tens de fato um dilema para resolver... o Prins é sem duvida um bom produto mas, na versão liquida é bem mais dispendioso o investimento, o Lovato são menos 1000€, é dinheiro!.

O gasoso da Lovato se funcionar bem como os gasosos da Prins é um bom preço, eu tenho um gasoso da Prins e estou satisfeito, só que é bem mais caro que o Lovato.

Relativamente há garantia no meu entender cometeste um erro ao questionares a Kia Portugal, quando muito apenas o concessionário onde adquiriste o carro precisaria de saber, este ultimo normalmente costuma ser flexível ao contrário do importador.

No entanto uns dizem que perdem outros o contrário, no meio estará a "virtude" se fosse eu arriscava (aliás já arrisquei) será doloroso sustentar esse menino a "papinhas" tão caras e a comer desse jeito.

Deverás é ficar ciente que a manutenção do sistema GPL terás que ser tu a suportar.

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 09 jan 2019, 21:10

Sabes o código do motor?
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

Pittboxer
Recém-chegado

Mensagem por Pittboxer » 09 jan 2019, 21:45

Nao sei o codigo do motor nem o codigo da centralina.

A questão é mesmo a diferença dos 1000€, se fossem 400 ou 500€ nao pensava duas vezes e punha a injeçao liquida!

Mas o instalador falou me que normalmente a bomba de alta pressao vai a vida por volta dos 40000km mas anda totalmente a gas

Com o kit gasoso vai gastar sempre gasolina, a volta de 15/20% e a bomba de alta pressao da gasolina nao da problemas, agora a diferença desses 1000€ da para colmatar esse consumo de 15/20% durante muitos milhares de kms!

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 09 jan 2019, 22:16

PauloAns Escreveu:
09 jan 2019, 21:10
Sabes o código do motor?
Poderei estar enganado mas, em principio é o G3LC

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 12 jan 2019, 13:17

Pittboxer Escreveu:
09 jan 2019, 21:45

Mas o instalador falou me que normalmente a bomba de alta pressao vai a vida por volta dos 40000km mas anda totalmente a gas

Se a bomba vai há vida com esses km não sei? já relativamente a andares totalmente a gás é que não é possível... irás sempre necessitar de trazer gasolina no depósito para afogar a bomba e assim fazer o seu arrefecimento, e de tempos a tempos terás que a consumir ou deitá-la fora porque esta vai-se deteriorar com o tempo.

No sistema gasoso poderá não haver kit da Prins para o teu carro mas, se houver o consumo de gasolina é de cerca de 10% apenas, o meu está a fazer uma média a gasolina de 0,8 L por cada 100 km

Pittboxer
Recém-chegado

Mensagem por Pittboxer » 12 jan 2019, 21:51

Ja agora qual é a tua máquina?

Sim eu sei que com o kit de injeçao liquida esporadicamente teria que andar a gasolina, mas o carro andava a 100% a gas, pegava a gas e tudo!

Ja agora a manutençao do kit, liquido e gasoso qual é a diferença e valores em €? E de quanto em quanto tempo?

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Contacto:

Mensagem por chorao » 12 jan 2019, 23:20

Um kit líquido tem menos manutenção e é menos invasivo mas é mais caro.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 13 jan 2019, 11:52

Pittboxer Escreveu:
12 jan 2019, 21:51
Ja agora qual é a tua máquina?
É o Duster de 125cv com motor de injecção directa tal como o teu, sendo que agora passou a ter os dois sistemas em simultâneo.

Isto é, estando o motor em funcionamento este está a funcionar a injecção directa nos arranques a frio e durante alguns ciclos "curtinhos" em que injecta gasolina, nos restantes ciclos mais longos em que está funcionando a GPL funciona como um motor de injecção indirecta, não é interessante? :-o
Pittboxer Escreveu:
12 jan 2019, 21:51
Sim eu sei que com o kit de injeçao liquida esporadicamente teria que andar a gasolina, mas o carro andava a 100% a gas, pegava a gas e tudo!
De acordo, mas embora o sistema não necessite da gasolina irá sempre haver gastos com ela e isso acaba por influenciar negativamente a despesa, embora para quem faça muitos km se torne pouco significativa.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 18 jan 2019, 23:33

Kit lovato 1750€ injeçao gasosa
Atenção que há vários kits de injeção gasosa para motores de injeção direta da Lovato (e não só) que não funcionam bem.
O instalador já instalou muitos kits de injeção direta líquida em motores Kia/Hyundai?

Porque será que a Prins mudou todos os kits de injeção direta dos Kia/Hyundai para injeção líquida?

Quanto ao preço está para sair um kit novo da Vialle que em princípio será mais barato...

Num sistema líquido é possível gastar-se um depósito de gasolina por ano...

Existem 2 filtros, 1 deve ser substituído a cada 30000Km e outro a cada 60000Km...

Nos sistemas gasosos algumas marcas recomendam a mudança do filtro da fase gasosa a cada 15000Km e da fase líquida a cada 30000Km.

A longo prazo num sistema líquido pode substituir-se a bomba, enquanto que num gasoso o vaporizador e injetores.

Edito para acrescentar que no caso do LPDi não existem filtros de substituição obrigatória (o que disse acima aplica-se à injeção líquida indireta)...vamos ver como será o DirectBlue (que será apresentado aos instaladores em Portugal dia 31).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Pittboxer
Recém-chegado

Mensagem por Pittboxer » 21 jan 2019, 11:59

Entao sendo assim, qual seria a melhor opçao?

Gasoso e menos 1000€ de instalaçao mas com a situaçao de dar problemas nos injetores?
Liquido e mais 1000€ de instalaçao e so ter que substituir a bomba de alta pressao mais tarde?

O instalador nao me disse se ja tinha instalado nos Kia/Hyundai, falou me so que tinha instalado num motor ecoboost da Ford um sistema da prins liquido a pouco tempo e que teve 0 problemas.

A minha duvida reside-se essencialmente qual dos dois Kits é melhor para o meu carro, porque nao existe historico de instalaçoes anteriores!

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 21 jan 2019, 23:05

Sendo um Kia/Hyundai, injeção líquida...a Vialle escolheu(mais uma vez) para fazer a apresentação de um novo produto de injeção líquida (desta vez o DirectBlue) um Hyundai Tucson 1.6 T-GDI.

Tem duas hipóteses...se tiver muita pressa monta o Prins, se quiser esperar pode montar um Vialle DirectBlue, que em princípio será mais barato (mas atenção, é um produto novo, os prazos de disponibilidade poderão "resvalar" e ainda não se tem muita experiência acerca da fiabilidade do mesmo).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Pittboxer
Recém-chegado

Mensagem por Pittboxer » 22 jan 2019, 12:10

E quais sao os instaladores que representam ou instalam vialle?

O instalador que me deu orçamento para a Prins e Lovato é o Pedro Marto, que ja agora gostava tambem de ter feedback de alguem que ja la tenha ido fazer alguma instalação?

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 22 jan 2019, 12:31

O Pedro tem muitos clientes satisfeitos.
Como instalador sempre teve bom nome.
Mas eles já passam por aqui, para falar em nome próprio.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 22 jan 2019, 15:43

O Pedro Marto é um dos instaladores com maior número anual de instalações...e também instala Vialle.

Só que o kit de injeção líquida para motores de injeção direta atual da Vialle é mais caro do que o Prins e cobre muito menos modelos(por exemplo o seu carro só pode ser convertido com kit Prins).

Futuramente o novo produto, DirectBlue, poderá ser aplicado ao seu carro...portanto de momento só tem mesmo o Prins à disposição.

Responder