Que leitor OBD utilizar

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

josemestrinho
Utilizador Junior
Registado: 15 jan 2019, 12:41
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD
Ano: 2016

Re: Que leitor OBD utilizar

Mensagem por josemestrinho » 09 mar 2019, 20:37

Porque o pessoal hoje em dia já não quer saber disso... Eu também quero saber, mas para a generalidade isso é tudo chinês...
Pois realmente é verdade... mas confesso que me custa andar sem estes dados.

Mas parece-me que nos Toyotas hibridos, segundo o que li à pouco, não é só a temperatura do líquido de refrigeração que é relevante, também a temperatura do MG1 (motor gerador 1) é muito importante. Bem como, claro, a do MG2 e do Inversor-Conversor, mas acho que o MG1 é o que costuma aquecer um pouco mais em situações de carga prolongada, como subidas longas (julgo eu).
Mas claro sem sabermos os limites de cada um destes valores acaba por não servir de muito lermos estas temperaturas em tempo real. Por isso é que eu gostava mesmo de saber os limites.

josemestrinho
Utilizador Junior

Mensagem por josemestrinho » 11 mar 2019, 20:55

Posto isto, a que temperatura costuma rolar o líquido de refrigeração do Auris, só por curiosidade?
j_verne eu ainda tenho este adaptor obd2 à muito pouco e ainda por cima não funciona com o Hybrid Assistant, tenho-o a funcionar com o Torque Lite, mas não me faz "reports" (acho eu) logo tenho visto apenas por vezes os valores no momento, por isso ainda não sei muito bem quais as temperaturas normais de serviço nas diversas situações. No entanto, hoje de manhã na viagem para o trabalho tive o cuidado de ligar e ir olhando sempre que possível. O trajecto são cerca de 45kms com +/- 35 de AE e o restante trânsito normal, com muito pára-arranca por vezes... Na AE, entre velocidades de 90 e 110km/h, a temperatura oscilava entre os 86 e 88 no máximo, no restante percurso em que sempre que posso tento ir em modo EV, nota-se que a temperatura baixava para cerca de 75 e menos por vezes.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 12 mar 2019, 03:01

Obrigado ;-)

RicardoToyota
Utilizador
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Mensagem por RicardoToyota » 13 mar 2019, 07:17

RicardoToyota Escreveu:
09 mar 2019, 15:55
rdd48856 Escreveu:
e não ter um simples manómetro da temperatura do sistema, porque para mim, é apenas o manómetro mais importante nos carros.
Concordo plenamente....Em relação a essa questão talvez o @RicardoToyota saiba...
Vou tentar saber amigos.

Também concordo que os nossos toyotas deviam ter a indicação da temperatura do líquido de refrigeração neste caso dos dois circuitos e porque não do óleo do motor?!?!?

Modernices.....

Enviado do meu G3311 através do Tapatalk
Pelo que me foi dito a ventoinha arranca aos 96 graus do liquido de refrigeração do MCI e a luz deve acender aos 105 graus sendo que esta ultima não existe confirmação no manual técnico da Toyota. Espero que ajude. Abraço.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagem por APHenriques » 13 mar 2019, 09:44

josemestrinho Escreveu:
09 mar 2019, 13:53
Por acaso aqui alguém sabe qual a temperatura que por defeito a Toyota definiu, nos Auris Híbridos, para acender a luz de aviso do liquido de refrigeração? (não sei se essa luz se refere aos dois MCI e sistema híbrido, ou se há um aviso para cada)

Isto porque, na minha opinião, acho um absurdo um carro ter tanta tecnologia (luzinhas, avisos, etc...) e não ter um simples manómetro da temperatura do sistema, porque para mim, é apenas o manómetro mais importante nos carros.
Por um lado concordo. Mas por outro não.
Por acaso tenho hábito de olhar para o ponteiro com alguma frequência. Tive alguns carros clássicos e ainda tenho um clássico e um velho... mas a verdade é que mesmo eu admito que faço muitos quilómetros sem olhar para o ponteiro. E se houver uma rotura, por exemplo, a temperatura sobe rapidamente e só dou por isso quando o fumo começar a sair do motor. Sei de casos de condutores atentos e até um mecânico que deu por isso demasiado tarde.
Acho bastante mais útil um forte aviso quando há problemas... Um automóvel híbrido é diferente de um veiculo que está a trabalhar em carga, como um camião ou até um automóvel a rebocar...
O conceito é menos informação permanente, mas mais informação especifica quando ela é realmente importante.
Estou a usar o Torque, porque comprei um adaptador "barato", que infelizmente não me funciona com Hybrid Assistant, mas dá para ver as rpm's e a temperatura.
Eu uso também um OBD barato (6 euros) e funciona perfeitamente no Prius com o Hybrid Assistant. Não sei como se comportará no Auris.

RicardoToyota
Utilizador
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Mensagem por RicardoToyota » 13 mar 2019, 10:09

APHenriques Escreveu:
josemestrinho Escreveu:
09 mar 2019, 13:53
Por acaso aqui alguém sabe qual a temperatura que por defeito a Toyota definiu, nos Auris Híbridos, para acender a luz de aviso do liquido de refrigeração? (não sei se essa luz se refere aos dois MCI e sistema híbrido, ou se há um aviso para cada)

Isto porque, na minha opinião, acho um absurdo um carro ter tanta tecnologia (luzinhas, avisos, etc...) e não ter um simples manómetro da temperatura do sistema, porque para mim, é apenas o manómetro mais importante nos carros.
Por acaso tenho hábito de olhar para o ponteiro com alguma frequência. Tive alguns carros clássicos e ainda tenho um clássico e um velho... mas a verdade é que mesmo eu admito que faço muitos quilómetros sem olhar para o ponteiro. E se houver uma rotura, por exemplo, a temperatura sobe rapidamente e só dou por isso quando o fumo começar a sair do motor. Sei de casos de condutores atentos e até um mecânico que deu por isso demasiado tarde.
Acho bastante mais útil um forte aviso quando há problemas... Um automóvel híbrido é diferente de um veiculo que está a trabalhar em carga, como um camião ou até um automóvel a rebocar...
O conceito é menos informação permanente, mas mais informação especifica quando ela é realmente importante.
Estou a usar o Torque, porque comprei um adaptador "barato", que infelizmente não me funciona com Hybrid Assistant, mas dá para ver as rpm's e a temperatura.
Eu uso também um OBD barato (6 euros) e funciona perfeitamente no Prius com o Hybrid Assistant. Não sei como se comportará no Auris.
Por acaso não tens um a mais ou podes indicar onde comprar igual? Obrigado

Enviado do meu G3311 através do Tapatalk

https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 13 mar 2019, 15:25

Por 6€ eu também quero!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 13 mar 2019, 16:12

O meu é destes e comprado neste site:

https://www.miniinthebox.com/es/p/2018- ... rm=2.5.1.1

Já tenho a mais de um ano. Funciona perfeitamente no meu Prius. E já indiquei a pessoas com Auris. Ninguém me falhou de problemas...

Vem direto da China. Por vezes as coisa demoram quase 2 meses. Podem ficar retidas na alfandega. Convém contratar o seguro de taxas e custos alfandegários.... se for cobrado alguma coisa na alfandega, através do site devolvem-nos esses custos...

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 13 mar 2019, 19:32

Mas funciona com o Hybrid Assistant'?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 14 mar 2019, 10:33

rdd48856 Escreveu:
13 mar 2019, 19:32
Mas funciona com o Hybrid Assistant'?
No meu carro... perfeitamente.
Os gráficos que em tempos te enviei do Hybrid Assistant foram feitos usando esse equipamento. nunca usei outro.
Se o tiver colocado no carro ele conecta de imediato e em simultâneo com o bluetooth do carro. O telefone funciona sem interferência.
Talvez os atuais já tenham um firmware mais recente que o meu... não sei.
Existe também a versão Wi-fi... mas eu preferi bluetooth.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 14 mar 2019, 10:42

Eu não tenho explorado o hybrid assistant... o carro tem feito apenas viagens curtas.
Mas ainda ontem usei a função de teste de bateria para ver se existe diferenças significativas entre os módulos. Tudo indica que não.
Também permite forçar uma velocidade do ventilador da bateria... usei isso quando desmontei o ventilador e tubagem para limpeza.
o Hybrid Assistant juntamente com o Hybrid Report dá informações muito interessante. Acho muito bom para quem gosta de analisar estas coisas.

josemestrinho
Utilizador Junior

Mensagem por josemestrinho » 14 mar 2019, 22:21

Pelo que me foi dito a ventoinha arranca aos 96 graus do liquido de refrigeração do MCI e a luz deve acender aos 105 graus sendo que esta ultima não existe confirmação no manual técnico da Toyota. Espero que ajude. Abraço.
Obrigado RicardoToyota! Assim pelo menos já dá para se ter uma ideia dos valores.

...
Sim eu percebo isso, o problema são os velhos hábitos... :wink:

Em relação ao adaptador, curiosamente, o meu também custou 6 euros mas infelizmente não funciona com o hybrid assistant

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 15 mar 2019, 17:38

Ė outro modelo, certamente.
O meu funciona perfeitamente. Bluetooth.
Qual é o problema do teu?

josemestrinho
Utilizador Junior

Mensagem por josemestrinho » 15 mar 2019, 19:32

Sim é outro modelo, o meu é um daqueles azuis transparentes que se vêem muito quando pesquisamos por ELM327, são clones chineses.
O problema é que o Hybrid Assistant não consegue conectar com ele, só o funciona com o Torque.

josemestrinho
Utilizador Junior

Mensagem por josemestrinho » 19 mar 2019, 21:31

O adaptador que eu tenho é este
Imagem

Entretanto este fim de semana que passou andei a experimentar o Torque Pro e fui dar uma olhadela nas voltagens dos diferentes blocos da bateria de tracção da minha Auris HSD e vi isto
Imagem

Pelo que tenho visto em alguns videos, se a bateria estiver boa, os valores são muito idênticos e constantes entre todos os blocos.
Como podem ver nesta foto há vários blocos com valores altíssimos e estão sempre a variar entre os 6v e os 80v... não me parece nada bom :?
Também nunca visto nada assim. Normalmente quando as baterias dos HSD começam a dar problemas verifica-se num ou mais módulos uma voltagem muito inferir aos restantes. É estranho, mas se for problema na bateria é um azar do caraças... a carrinha ainda nem 3 anos tem :?
Também pensei na hipótese de ser algum problema com os PID's do Torque ou com o adaptador OBD2 mas, infelizmente, acho muito pouco provável isso.

Responder