Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Renault19
Utilizador Junior
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por Renault19 » 01 mar 2019, 09:41

De acordo com o PORTAL das ENERGIAS RENOVÁVEIS, o custo total dos carros a GPL é inferior em 18% a um carro elétrico e emitem menos 14 %de CO2 que os carros a gasolina.

O custo total (ou o denominado TCO - Total Cost Ownership), é o custo que inclui o valor da aquisição e manutenção tendo em conta os primeiros 10 anos e uma média de 20.000 km percorridos por ano.

A reportagem encontra-se disponível ao público aqui:

https://www.portal-energia.com/custo-to ... -eletrico/

fungsousa
Recém-chegado
Registado: 28 mar 2018, 20:47
Marca do Veículo: Chevrolet
Modelo: Spark LT 1.2
Ano: 2012

Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por fungsousa » 01 mar 2019, 09:55

No meu caso tenho calculado uma coisa muito parecida com este TCO. para um Chevrolet Spark de 2012 vou com 15000 km anual e tco = 25000 eur

Sent from my iPhone using Tapatalk

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 01 mar 2019, 19:08

Se o TCO de um veículo a GPL é 12% inferior ao do uso a gasolina, pq converter?
Por outro lado, se avançarem + 5 anos, muito provavelmente nenhum eléctrico resiste à troca de baterias (carro novo).
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

sem2006
Utilizador
Registado: 08 ago 2015, 13:12
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 2G
Ano: 2008

Mensagem por sem2006 » 01 mar 2019, 19:25

Mais um artigo cheio de baboseiras e asneiras.

Dá para rir e mais nada.

P.S.: essa das baterias do eléctrico não aguentar 5 anos é a piada do dia

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 01 mar 2019, 19:55

sem2006 Escreveu:
01 mar 2019, 19:25

P.S.: essa das baterias do eléctrico não aguentar 5 anos é a piada do dia ImagemImagemImagem

Eu entendi que os 5 anos serão para acrescentar aos 10 do estudo,o que daria 15, estarei certo ou errado :D

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03

Mensagem por pcta » 01 mar 2019, 20:36

mpsfilho Escreveu:
01 mar 2019, 19:55
sem2006 Escreveu:
01 mar 2019, 19:25

P.S.: essa das baterias do eléctrico não aguentar 5 anos é a piada do dia ImagemImagemImagem

Eu entendi que os 5 anos serão para acrescentar aos 10 do estudo,o que daria 15, estarei certo ou errado :D
E foi muito bem entendido...
Quem já tenha um eléctrico nas mãos depois dirá o sucedido ... ou talvez não ;)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Renault19
Utilizador Junior
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 01 mar 2019, 22:15

pcta Escreveu:
01 mar 2019, 19:08
Se o TCO de um veículo a GPL é 12% inferior ao do uso a gasolina, pq converter?
Por outro lado, se avançarem + 5 anos, muito provavelmente nenhum eléctrico resiste à troca de baterias (carro novo).
Note que a reportagem baseia-se num estudo realizado em Espanha, onde pode comprar gasolina, hoje, a 1,079 o litro, e onde um carro é quase sempre mais barato que em Portugal. Em Portugal não será apenas 12% para gasolina.

Já os 18% para os elétricos é plausível, face aos valores idênticos do elétrico e do preço do gpl.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 02 mar 2019, 00:08

E faltam aí os híbridos a GPL.

Eu, com bastantes viagens em A.E. a 120/140, estou neste momento com um custo aos 100Km de 4€(já com gasolina), o que daria nos 200000Km/10 anos (com os preços atuais de combustíveis) 8000€.

Depois nestes estudos de TGO acho que o melhor é cada um fazer o seu próprio estudo, mas uma coisa que tem que ser tida em conta é o valor residual de mercado(e atenção que para efeitos contabilísticos é um e para efeitos reais é outro).

Por exemplo o último carro que vendi foi um Xsara Picasso com 10 anos, Comprei-o com 1 ano por 20000€ e recebi 5000€. Desvalorização nos 9 anos: 15000€, e é este o valor que deve ser tido em conta.

Assumir que um carro com 10 anos vale 0 não é correto.

Outra coisa importante é o custo de manutenção necessário para manter o carro em condições mais ou menos idênticas à de novo. Por exemplo no caso do elétrico, se a degradação da bateria for considerável, ou o carro passa a valer praticamente 0, ou o custo da bateria terá que ser equacionado, obviamente.
essa das baterias do eléctrico não aguentar 5 anos é a piada do dia
Apesar de não ter sido isso que foi dito presumo, @sem2006, que à semelhança do que se passava com as baterias dos híbridos Toyota também no caso dos Nissan Leaf não conhece nenhum caso de baterias (no plural) substituídas em garantia (portanto antes dos 5 anos)?

Não haverá(mais uma vez à semelhança do Prius) um Taxi Leaf com mais de 1 milhão de quilómetros sem trocar a bateria?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

sem2006
Utilizador

Mensagem por sem2006 » 03 mar 2019, 12:35

Não tem 1 milhão de km, mas sendo um Leaf de 1ª geração em que as baterias eram as piores, não está nada mau:

https://forococheselectricos.com/2018/1 ... dolid.html

Mas isto é o pior exemplo. Não faltam por aí Teslas taxi com mais de 500000km

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Modelo: Auris TSH

Mensagem por Biju » 03 mar 2019, 14:43

Até fui buscar os óculos para ver se estava a ler bem.
Leaf 》》》 Tesla

Enviado do através do Tapatalk

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 03 mar 2019, 18:34

Se estamos a falar de soluções técnicas, não vejo qual é o problema na associação leaf / Tesla.

Não sei é porque é que se está a falar novamente neste assunto aqui no fórum. Já todos sabemos que estudos há para todos os gostos, até a dizer que fumar faz bem à saúde...

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Modelo: Auris TSH

Mensagem por Biju » 03 mar 2019, 21:09

Pois eu acho que o problema da associação tem a ver com o tamanho e autonomia das baterias. Só isso

Enviado do através do Tapatalk

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 05 mar 2019, 17:43

Pois eu acho que o problema da associação tem a ver com o tamanho e autonomia das baterias. Só isso
Exatamente, @Biju
Não sei é porque é que se está a falar novamente neste assunto aqui no fórum. Já todos sabemos que estudos há para todos os gostos, até a dizer que fumar faz bem à saúde...
Tem razão, @j_verne, mas o reflexo pavloviano do user @sem2006 cada vez que se fala de algo tão óbvio como o facto de todas as baterias atualmente em comercialização se degradarem (obviamente quanto maior a capacidade da bateria maior será a sua vida útil, mas também o preço) e a sua substituição ser cara, não me deixou outra possibilidade.

Ainda há umas semanas fui ao concessionário Renault da minha zona para saber o preço de uma consola para o Modus (partiu a mola da tampa) antes de tentar comprar usada. Aproveitei e estive à conversa (creio que com o chefe do pós-venda) sobre os Clios e Dácias a GPL e veio à conversa os Leafs. Segundo ele: “trocámos várias baterias”. Ora sendo um concessionário pequeno, está tudo dito.

Apesar de tudo saúdo a melhoria da atitude do @sem2006, há uns anitos atrás se alguém se atrevesse a fazer a minha primeira pergunta seria vergastado em hasta pública.

Quanto à 2ª pergunta, pelo vistos não percebeu. Não duvido da veracidade da história do Táxi Prius, mas como já tinha tido oportunidade de escrever, não se podem extrapolar casos esporádicos nem num sentido nem noutro, sob pena de se retirarem conclusões completamente erradas. Pelo menos não os devemos utilizar para dar conselhos, dormindo descansados sobre os mesmos.

Mas se uma coisa ficou evidente, basta ler o artigo todo do link, é que o desgraçado do Taxista teve de andar trabalhar com umas autonomias de 50 ou 60 Kms para evitar pagar os 7000€ da bateria (não sei se ainda é, porque a Nissan acaba de aumentar o preço das baterias de substituição).

E não, não é o pior caso….há casos de Leafs com 60000Km que trocaram a bateria em garantia(e não vale a pena arranjar links porque todos sabem que isso foi assim).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

sem2006
Utilizador

Mensagem por sem2006 » 05 mar 2019, 18:03

Adoro as histórias do concessionário que me disse que trocaram n baterias a Leafs =)) =))

Especialmente um concessionário Renault, e as dos chefs pós-vendas =)) =))

Não tenho mais nada a acrescentar, a quem se acha dono da razão com base no ouvi dizer que o outro disse e zero experiência no assunto :ymdevil:

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 05 mar 2019, 19:00

Acho mesmo melhor não acrescentar nada porque se há aqui alguém mentiroso, dissimulado, chico-esperto e fanático esse alguém é o senhor.

Ao contrário de si, e já lhe provei isso noutras ocasiões, não minto nem vou arranjar muletas a outros lados para responder às questões.

O concessionário em causa é Renault, Nissan e Dácia. Mas é agora que vai levar com todas.

Vamos ver então o tipo de calibre do @sem2006.

Para que todos possam perceber melhor o que quero dizer com "fanático", vamos analisar o que se passou neste tópico do fórum motorguia (editado para substituir autohoje por motorguia) :

http://forum.autohoje.com/boxes/132580- ... oi-se.html.

Para resumir, um user queixa-se (em 2014) que “a bateria do sistema hibrido do Prius II de 2007 e com 150.000km da família deu o prego. Viatura sempre assistida na marca, sempre indicaram que a bateria estava em condições, mesmo na última revisão há 4 meses”. Diz ainda que “Na marca disseram-me que as substituições são mais frequentes que o publicitado.”

E o que faz o @sem2006 perante isto? Como não gosta da mensagem atira-se ao mensageiro:
Já agora, tens de me dizer em que concessionária é que te disseram isso, para eu lhes fazer umas perguntas sobre as estatísticas deles...
e
Mas ele estava tão aflito e de repente já lhe passou a aflição, que começo a pensar outras coisas....
Nota1: Para colocar as coisas em contexto, em 2011 uma única oficina independente, na Califórnia (o lugar do planeta com maior concentração de híbridos), especializada em híbridos, já tinha substituído dezenas de baterias a Prius da 1ªgeração (vendidos até 2003).

Mas, como diria o @sem2006 mais adiante,
dado que tenho valores reais...
Aparentemente este, e todos os outros que já substituíram baterias, são impostores.

Mais adiante:
Dizes que quando perguntavas pelas baterias, te diziam que estava tudo bem..mas alguma vez te deram/mostraram o papel com os resultados do teste, ou diziam-te só isso de boca? É que só te diziam isso de boca, tudo aponta para na verdade nunca fizeram esse teste (e ainda demora uma boa meia-hora a efectuarem esse teste).
Nota2: O teste é este
TesteHSDpequeno.jpg
TesteHSDpequeno.jpg (22.7 KiB) Visto 116 vezes
, como podem observar, perfeitamente qualitativo, isto é, não há valores. Portanto não há forma de saber com este teste se a bateria está “prestes a entregar a alma ao criador” ou se está para durar. É perfeitamente possível sair do teste e uma semana depois estragar-se, como aliás já sucedeu algo de parecido. A razão do teste é outra.

E acrescenta isto, gozando o prato:
Por isso, siga para a frente e se queres que te diga, és uma pessoa com sorte. Sabes porquê? Porque dentro da garantia do sistema híbrido, quase no final (já não é final, porque dos 8 passou para os 10), recebes umas baterias novas!
Pelo meio ainda há a habitual acusação de ignorância sobre baterias (isto vindo de alguém cuja formação académica é toda no domínio da informática).

Mas há mais.

Aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... 7&start=15 atrevi-me a dizer que a Toyota não tinha sido a "inventora" do princípio de funcionamento dos seus híbridos e que também a GM tinha patentes semelhantes.

E então, sua excelência, depois de recorrer às suas muletas, regressa com:
Eu não me quis pronunciar até ter certezas, mas como seria óbvio para mim, tala é falso:
Leiam o link para verem o resto, mas não acaba aqui.

Aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... a&start=30 foi avisado pelo @RicardoToyota e por mim, de que as baterias de arranque não eram apropriadas para híbridos (e já agora para E.V.s).

Como sua excelência doutor professor mestre bambo das baterias (de forma análoga a que uma vez escreveu sobre mim em relação a baterias, pode ter um doutoramento em informática mas de química não percebe nada) achou que sabia tudo e insistiu.

Resultado: a bateria nem 2 anos durou.

Mas de cada vez que cá aparece, é à campeão. Pois bem. Acabou. De cada vez que se armar em "campeão da verdade" vai levar com isto.

Responder