Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por rdd48856 » 07 out 2019, 22:26

Eu acho que alguns proprietários podem ter sido enganados, mas outros pura e simplesmente não quiseram saber.

Sempre foi claro por parte da Nissan que a campanha de troca de baterias comparticipada pela marca se destinava a permitir que proprietários com as baterias de 1ªgeração (todas de 24kwh, portanto) as pudessem trocar, desde que comprovadamente estas estivessem a sofrer de degradação acelerada (isto é exigiam uma capacidade restante máxima para permitir aceder à campanha).

Nunca foi dito nada em relação a trocas de baterias com a nova composição(supostamente imunes a degradação).

Do ponto de vista racional não é expectável que uma marca financie sistematicamente(e com valores elevados) a substituição de uma peça de desgaste, mesmo em utilizações profissionais.

Por exemplo a Toyota exclui da extensão de garantia da bateria até aos 10 anos os Táxis.

O normal são as marcas ganharem dinheiro com a venda de peças e não o contrário!

Tenciono verificar o preço das baterias para o Kia Niro e o Hyundai Ioniq HEV,(a garantia é só de 8 anos) uma vez que já há kits para esses carros, mas não estou muito otimista.

E comprar baterias de iões de Lítio fora das marcas para aplicações de tração não me parece uma boa opção.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por toze23 » 08 out 2019, 18:17

Acho que o drama dos leaf é sinceramente extrapolado para todos os elétricos de uma forma um pouco ridícula.
De resto concordo com o rdd48856.

As baterias de carros são caras e isso é normal...
As baterias para um modelo antigo específico mas NOVAS são estupidamente caras... erro da marca.

Acham que alguma marca se vai sujeitar a este problema se tenciona vender mais elétricos?
Óbvio que não.

Nenhuma marca tradicional vai arriscar destruir a sua imagem e o mercado de usados (que suporta a venda de carros novos) indo por esse caminho.
E falamos de marcas mais que habituadas a produzir componentes, ou deixar outros produzir componentes, depois do fim de vida de muitos modelos.
Há vezes quando isso não acontece, ainda assim há peças pelo preço certo!

O que a generalidade das pessoas é que ainda não sabe, está a descobrir, é como evolui o valor de mercado aos longo dos anos de um carro elétrico.
Se calhar Nissan elétricos devem ser quase zero ao fim de 8 anos. Enquanto que elétricos BMW não decai tanto.
Outros que tem baterias com garantia até 8 anos, aos 10 anos é para reciclar.

Ou será que é uma novidade para alguém que certos veículos perdem de valor mais rápido que outros?

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 08 out 2019, 21:35

toze23 Escreveu:Acho que o drama dos leaf é sinceramente extrapolado para todos os elétricos de uma forma um pouco ridícula.
De resto concordo com o rdd48856.

As baterias de carros são caras e isso é normal...
As baterias para um modelo antigo específico mas NOVAS são estupidamente caras... erro da marca.

Acham que alguma marca se vai sujeitar a este problema se tenciona vender mais elétricos?
Óbvio que não.

Nenhuma marca tradicional vai arriscar destruir a sua imagem e o mercado de usados (que suporta a venda de carros novos) indo por esse caminho.
(...)
A Nissan está a arriscar isso mesmo, aparentemente. Sobre os outros não sabemos ainda, as suas baterias aguentam-se muito melhor e só daqui a uns anos se verá...

Sou da opinião que só depois de assentar a poeira (pode ser que a Nissan caia em si e reveja os preços, ou que apareçam mais empresas a recondicionar baterias) é que poderemos ver como ficam as coisas...

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 09 out 2019, 20:40

Cito-me a mim próprio:
A disponibilidade de baterias de iões de Lítio, com eficiências grandes, assim como densidades energéticas (dentro dos limites do que é possível com baterias), facilitou a expansão dos BEV...
apenas para informar que o comité Nobel acaba de atribuir o prémio Nobel da Química aos "inventores" das baterias de iões de Lítio:

https://www.nobelprize.org/prizes/chemi ... 9/summary/

Portanto não houve conspiração nenhuma, com baterias de Ni-MH em EVs não iam longe...

P.S. E para mim ainda falta um bom bocado, a ver vamos...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 10 out 2019, 12:43

rdd48856 Escreveu:
09 out 2019, 20:40

apenas para informar que o comité Nobel acaba de atribuir o prémio Nobel da Química aos "inventores" das baterias de iões de Lítio:

https://www.nobelprize.org/prizes/chemi ... 9/summary/

Portanto não houve conspiração nenhuma, com baterias de Ni-MH em EVs não iam longe...
Não é conspiração. Repara nisto:

The foundation of the lithium-ion battery was laid during the oil crisis in the 1970s. Stanley Whittingham worked on developing methods that could lead to fossil fuel-free energy technologies. He started to research superconductors and discovered an extremely energy-rich material, which he used to create an innovative cathode in a lithium battery. This was made from titanium disulphide which, at a molecular level, has spaces that can house – intercalate – lithium ions.

Começou com a crise do petróleo....
Nos anos 80 eu era um adolescente bastante interessado nessas matérias... Lia tudo o que encontrava sobre informática e energias. E recorria frequentemente a ligações via modem a universidades e centros de investigação estrangeiros.
Havia nessa época grandes esperanças nos materiais super condutores. E esperava-se uma grande evolução das baterias, graças a esses trabalhos.
Mas depois de passar a crise do petróleo perdeu-se a motivação de desenvolver as baterias grandes, mas manteve-se o interesse no desenvolvimento das baterias pois começaram a surgir os primeiros computadores portáteis. O primeiro computador profissional portátil que tive possibilidade de usar, ainda nos anos 80... não era um portátil, mas sim um transportável. Especialmente devido às baterias. Não cabia numa pasta de executivo, mas sim numa mala de viagem.

Se tivesse continuado a motivação de baterias grandes para automóveis, se certeza que agora estaríamos bem mais a frente. Mas durante anos faltou o interesse para financiar esse tipo de investigação.

Agora voltou em força. E espero que chegue em breve uma nova geração de baterias. Pois estas tem ainda muitas limitações.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 10 out 2019, 13:34

Então onde é que está a conspiração?

Uma coisa é a racionalidade económica outra são conspirações!

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 10 out 2019, 14:04

rdd48856 Escreveu:
10 out 2019, 13:34
Então onde é que está a conspiração?

Uma coisa é a racionalidade económica outra são conspirações!
Mas não fui eu que falem em conspiração.

Eu disse logo que conspirações não é comigo :)

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 11 out 2019, 11:22

Mas não deixa de ser interessante que só agora tenham atribuído este prémio Nobel.

Mesmo porque sendo a base para o passo seguinte, está no limite de desenvolvimento com esta base.

Precisamos de baterias que dependam menos de matérias que tenham impacto ambiental. Ou pelo menos que não se desgastem.
Baterias que funcionem como depósitos de eletrões. Que no fim de vida do carro, possam ser retiradas e usadas noutro sem perda de eficiência.
E sem perdas de energia.
Era o que se espera conseguir usando supercondutores.

As baterias de lítio consomem recursos limitados, com todos os impactos ambientais próprios da mineração/extração. Além de serem perigosas, com vários casos de incêndios extremamente difíceis de apagar. Até já provocou pelo menos uma queda de um avião de carga, devido a incêndio em carregamento de baterias de telemóvel.

Também sabemos que a Toyota, que sempre demonstrou ter mais consciência ambiental e social que os restantes, não confia o suficiente nesta tecnologia para lançar EVs em grande escala. Quando está anos a frente de todos os outros nesta matéria.
Nem nos híbridos coloca baterias de lítio em todos os modelos...

Não sei se as próximas vão usar lítio ou outra coisa.... mas acredito que com o tempo todas as limitações destas sejam resolvidas.
Resta saber quanto tempo.

Mas perante a realidade, não esperem os atuais proprietários de carros com este tipo de baterias, nos quais me incluo, que quando a bateria que está no carro perder muita capacidade, a poderão substituir por uma nova mais barata. É melhor contar com a utilização da mesma até ao final de vida do carro.

Na verdade, parece-me que do ponto de vista ambiental, faz todo o sentido usar a bateria até ao final de vida desta... e não descarta-la aos 50%

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 11 out 2019, 19:54

parece-me que do ponto de vista ambiental, faz todo o sentido usar a bateria até ao final de vida desta... e não descarta-la aos 50%
Existem 2 tipos de problemas.

O primeiro é prático. Por alguma razão se chama automóvel e não autofixo, pelo que no caso de um EV por mais boa vontade existe um limite mínimo de autonomia a partir do qual mais vale ir de bicicleta.

O segundo é técnico. À medida que a bateria se degrada perde não só capacidade, mas, a um ritmo mais acelerado, também potência e eficiência devido ao aumento da resistência interna, fazendo com que o desempenho geral do carro diminua muito.

Resumindo não é possível "rapar o tacho" muito mais do que os tais 50%.

Com um PHEV, adotando a estratégia que referi, sim poderá ser possível prolongar muito mais a vida útil.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 13 out 2019, 11:46

rdd48856 Escreveu:
11 out 2019, 19:54
Com um PHEV, adotando a estratégia que referi, sim poderá ser possível prolongar muito mais a vida útil.
O que me preocupa mais no meu caso é a avaria de algum componente caro (de valores ainda desconhecidos) no pós-garantia.
E não me preocupa a partida a necessidade de substituir a bateria toda. Quando muito algum modulo com problema.
Mas lá está, num PHEV a perda de autonomia apenas implicará um uso mais frequente de gasolina.

Contra a degradação o que faço é apenas e só carregamentos normais. Em casa a 10A (sempre a noite e às vezes durante o dia) e nos públicos 16A (quando funcionam e estão imediatamente disponíveis, o que é raro).
Nada de carregamentos rápidos. Não tenho paciência para parar nas AE's, embora digam que carrega em 30 minutos.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 16 out 2019, 11:29

Entretanto, sobre o tema, cada vez me aparece mais confirmações de que as baterias de substituição do Leaf custam mais de 20 mil euros.
O que implicará, se as baterias tiverem uma vida útil de 10 anos, um custo mensal superior a 160 euros.
Mesmo não tendo nenhum Leaf, não me dá nenhuma vontade de rir.

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003
Contacto:

Mensagem por powerslave » 16 out 2019, 12:16

APHenriques Escreveu:
16 out 2019, 11:29
Entretanto, sobre o tema, cada vez me aparece mais confirmações de que as baterias de substituição do Leaf custam mais de 20 mil euros.
O que implicará, se as baterias tiverem uma vida útil de 10 anos, um custo mensal superior a 160 euros.
Mesmo não tendo nenhum Leaf, não me dá nenhuma vontade de rir.
A publicação que veio a público era de um Leaf modelo 2014... isso faz com que aquele Leaf, em cinco anos, fosse mais dispendioso que o meu actual veículo durante... oito anos :shock: (mesmo havendo algumas nuances no que toca à aplicação da bateria, é, no meu ponto de vista, um exagero)
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 103372km @ 8,13 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 16 out 2019, 18:58

É claramente uma situação insustentável. Com este cenário, a opção de aluguer de bateria (que sempre vi como ridícula) passa a ser quase obrigatória.

Mas, repito, isto é no caso dos Leaf (ou outros sem sistema de refrigeração de bateria)... Nos outros creio que temos que esperar para ver.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 16 out 2019, 23:11

Mas como diz um colega meu: que continuem a comprar carros de combustão. É da maneira que eu continuo a não pagar IUC, estacionamento,
Está a ver o filme ao contrário(como habitualmente)...o número de portugueses que vão levar com BEVs pelas goelas abaixo já está definido.

A única coisa que falta definir são os impostos que os outros portugueses terão que pagar a mais para que esses aceitem levar com a dose.

Por isso é que eu tenho um comportamento low pofile e não ando por ai em tudo quanto é fórum a avisar do óbvio.

Com sorte (e estamos quase lá) não será preciso fazer nada, afinal vivemos no país que gosta de viver acima das suas possibilidades e elétrico dá status.

A brigada EV irá atirar-se ao pote mesmo com um mínimo de incentivos(já estão a pagar os PCR, a seguir virão os PCN e finalmente as baterias ao preço que elas efetivamente custam) e se calhar até IUC.

Enquanto os burros irão esperar pacientemente até que as baterias, fuel-cell ou a indução estejam maduros, tal como aconteceu com os híbridos.

Edito só para acrescentar a citação de Pope:
Os tolos correm para lugares onde os anjos temem pisar.
Já agora pode acrescentar mais uma bateria de um HSD aqui do fórum a dar o berro àquela lista que segundo o Professor Doutor Mestre Bambo das baterias não existia (só a de um Prius 1G é que tinha avariado)...ou vai continuar com a farsa?

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 17 out 2019, 09:07

(off-topic)
A moderação está acordada, e sim, é bastante tolerante.
No entanto não está a dormir e estes casos estão a ser devidamente acompanhados por quem de direito.
Para já é o que posso afirmar ao fórum
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

Responder