Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
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APHenriques
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 18 jan 2020, 22:19

A vantagem está nos EV para viagens de rotina.
As limitações vão desaparecendo.
Atualmente já se compra Zoe's usados abaixo dos 15 mil euros. E abaixo dos 10 mil com aluguer de baterias... o que pode compensar.
Mas estão a chegar os "mini's" do grupo VW por 20 mil.
E para o próximo ano um Dacia EV a preço Dacia.

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pcta
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por pcta » 19 jan 2020, 10:39

Quando resolverem o problema das baterias relativo a autonomia, tecnologia e acima de tudo standardizacão no processo que faça baixar o custo de substituição, aí by by ice ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

APHenriques
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 20 jan 2020, 22:44

As baterias são um problema... é um facto.
Produção, capacidade, peso, preço, degradação e reciclagem.
Mas tudo é relativo...

jlmf1
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por jlmf1 » 25 jan 2020, 16:23

Quanto custa substituir integralmente o pack de baterias do e-208 e do e-2008?

Anne-Lise sublinhou primeiro que a Peugeot não prevê que a substituição das baterias vá ocorrer, a não ser em casos muito excepcionais. O grupo PSA terá, em cada mercado, condições para intervencionar, reparar e substituir os componentes do pack, sempre que necessário.
Além disso, as baterias dos elétricos Peugeot têm garantia de pelo menos 70% da eficiência durante oito anos ou 160.00 km.
Todavia, existe um valor para este componente que, nos modelos referidos, é de 15.000 euros, mais mão-de-obra. Este valor não deverá ter grandes oscilações nos diferentes mercados europeus.


Vai existir uma tarifa especial da Ionity para as marcas da PSA?

Não vai. Anne-Lise Richard explicou que a PSA não faz parte do consórcio da Ionity, mas os elétricos do grupo vão poder carregar nos seus postos. Havia a possibilidade de, mediante um pagamento anual (cerca de 180 euros), os clientes pudessem carregar com tarifas mais baixas. Mas a PSA entendeu que os clientes destes seus modelos não iriam beneficiar dessas condições, já que era preciso fazerem 15 carregamentos anuais.
Assim sendo, os elétricos da PSA podem carregar nos postos da Ionity, mas com o valor agora divulgado de 0,79 € por kW.

https://www.motor24.pt/marcas/eletricos ... ia/805250/

APHenriques
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 25 jan 2020, 23:38

A Ionity não existe ainda em Portugal nem em Espanha (mas estão em construção em Espanha)... acabará por chegar cá...
Usa ficha/tomada CCS, que equipa todos os carros europeu e futuros carros de origem japonesa que sejam comercializados na Europa. É o standard europeu.
O preço indicado é inacreditável, mas é real e está indicado no site da Ionity como tarifa a partir de 31-01-2020.
Implica um custo a rondar os 15€/100 para a maioria dos EV...
a esse preço ninguém os utiliza.
Exceto os carros dos fabricantes do consórcio que terão certamente um preço muito especial.

j_verne
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por j_verne » 26 jan 2020, 10:56

Estão a construir mais a rede própria, portanto. Mas esta, ao contrário da rede Tesla, aceita outros veículos. E faz-se pagar por isso.

APHenriques
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 26 jan 2020, 12:49

j_verne Escreveu:
26 jan 2020, 10:56
Estão a construir mais a rede própria, portanto. Mas esta, ao contrário da rede Tesla, aceita outros veículos. E faz-se pagar por isso.
Exatamente... ou seja, em caso de necessidade urgente pode ser usado por qualquer veiculo,ao contrário dos Supercargers da Tesla, que são exclusivos.

Também a rede Ionity está vocacionada especialmente para grandes carros e para viagens longas

E não tanto para utilitários em viagens de rotina.

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 26 jan 2020, 12:52

APHenriques Escreveu:
25 jan 2020, 23:38
A Ionity não existe ainda em Portugal nem em Espanha (mas estão em construção em Espanha)... acabará por chegar cá...
Uma correção: Já existe um posto Ionity a funcionar em Barcelona... ainda é Espanha. :)

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 26 jan 2020, 18:39

Entretanto, partilho aqui a informação que me deram...
Preços para as marcas do Consórcio:

Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
VW: 8,40 EUR / carga

Falta a Ford.

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por mpsfilho » 26 jan 2020, 20:30

Já começam a não compensar os eléctricos em termos de sustentabilidade na alimentação relativamente aos combustíveis tradicionais, isto mesmo considerando as benesses que os governos estão dando a estes e as penalizações aos outros, quando estas acabarem quero ver...

Entretanto quando os grandes produtores de petróleo começarem a sentir o seu território ameaçado e invadido inundam o planeta com baixos preços nos seus produtos e, lá se vão os investimentos que agora parecem ser o futuro risonho.

A não ser que, por decreto comece mesmo a ser proibido circular e comercializar em todo o planeta todos os veículos de combustíveis tradicionais alegando e insistindo na poluição, o que por agora se comprova mas, só até que alguém futuramente nos venha fazer uma "lavagem" ao cérebro e nos convença do contrário.

Até porque já começam a haver protestos contra a busca de matérias primas para o fabrico das potentes baterias... quando o povo ficar a saber que a sua produção e a sua eliminação em final de vida não são assim tão ecológicas isso vai-se reflectir no produto final/veiculo, e assim, vai deixar de ter o estatuto de veiculo não poluidor, ou, pelo menos não tão verde como se pensava.

E ainda, os construtores e seus engenheiros e a possível descoberta de novas tecnologias não param (felizmente).

Dito isto ainda se poderá dar o milagre de no futuro os combustíveis fosseis poderem vir a alimentar os motores de combustão de forma económica e ecológica, ou seja, sem poluir e ainda ao mesmo tempo em vez de emitirem poluição para a natureza poderá ser que pelo tubo de escape saia um agradável cheirinho a rosas perfumadas. :-? :-o

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 27 jan 2020, 13:21

mpsfilho Escreveu:
26 jan 2020, 20:30
Dito isto ainda se poderá dar o milagre de no futuro os combustíveis fosseis poderem vir a alimentar os motores de combustão de forma económica e ecológica, ou seja, sem poluir e ainda ao mesmo tempo em vez de emitirem poluição para a natureza poderá ser que pelo tubo de escape saia um agradável cheirinho a rosas perfumadas. :-? :-o
Isso seria um milagre... até já foi anunciado. Obviamente falso.

Benesses para os elétricos... já não há muito. Mas voltar aos fumarentos está fora de questão.

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por mpsfilho » 27 jan 2020, 14:58

APHenriques Escreveu:
27 jan 2020, 13:21

Mas voltar aos fumarentos está fora de questão.
Completamente de acordo nesta questão, a minha esperança está no futuro... poderá ser que o que hoje poderá parecer milagre, amanhã seja realidade.

Presentemente até acho que deveria ser mais apertado o cerco aos que continuam a emitir esse fumo de forma exagerada, sem que, na inspecção não aconteça nada.

Mas também gostava de ver estas preocupações com os aviões, gostava de os ver a sobrevoar, sem poluir o ar, deixarem de rugir de forma tão evidente, sem incomodarem tanta gente.

De qualquer forma se olharmos para o titulo deste tópico acho que nos temos desviado bastante do tema, ou seja, pelo desvendar dos custos reais de aquisição e alimentação dos eléctricos fica cada vez mais evidente que a margem estimada de 18% que nele consta, o autor deste tópico, bem a poderá corrigir de forma significativamente ascendente.

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por pcta » 27 jan 2020, 16:07

O autor vai sempre escolher as premissas melhores para a manter, ou quem sabe aumentar ;)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 27 jan 2020, 20:55

mpsfilho Escreveu:
27 jan 2020, 14:58
De qualquer forma se olharmos para o titulo deste tópico acho que nos temos desviado bastante do tema, ou seja, pelo desvendar dos custos reais de aquisição e alimentação dos eléctricos fica cada vez mais evidente que a margem estimada de 18% que nele consta, o autor deste tópico, bem a poderá corrigir de forma significativamente ascendente.
Não é bem assim...
Se pegarmos num Audi elétrico, por exemplo. e considerarmos 20kWh/100 ao preço de 0.33€ temos um custo de 6,60€/100
Em casa com bi-horária daria 2,70€/100
Se considerarmos que praticamente toda a gente carrega mais de 80% em casa a média não passará habitualmente dos 3,50€/100

Um Audi equivalente (mesmo segmento) a GPL, não gastará menos de 10l/100 de GPL mais 1 de gasolina.
Temos um custo aproximado de 8€/100...

Obviamente que o custo do carro é diferente ... mas não ter que ouvir o matraquear irritante do MCI compensa tudo. #:-s
8)

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por mpsfilho » 27 jan 2020, 21:45

APHenriques Escreveu:
27 jan 2020, 20:55
mas não ter que ouvir o matraquear irritante do MCI compensa tudo. #:-s
8)
Até neste pormenor o consenso não é unânime companheiro! já vi criticas e vontades em alguns Países em querer dotar estes com algum sistema sonoro, alegando a perigosidade para peões, ciclistas e até animais, devido ao perigo do seu silencio, o que não deixa também de ser uma evidencia. :-?

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