Dúvidas em relação à instalação de um kit GPL

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
josemestrinho
Utilizador Junior
Registado: 15 jan 2019, 12:41
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD
Ano: 2016

Dúvidas em relação à instalação de um kit GPL

Mensagem por josemestrinho » 03 mar 2019, 18:26

Boa tarde a todos,

Por necessidade, o meu velhinho diesel atmosférico teve de ser substituído, e depois de muita pesquisa, leitura e cálculos, optei por um híbrido Toyota usado (Auris TS) devido às vantagens que todos voçês conhecem, com o intuito de instalar um kit GPL.
Confesso que estou deslumbrado com a carrinha! Claro que depois de 15 anos seguidos a conduzir um diesel atmosférico de 2 lugares com 60cv, já com 500.000kms, passar para um carrão destes é uma mudança abismal :-D , mas estou acima de tudo admirado com os consumos, pois consigo fazer exactamente os mesmos consumos que fazia no diesel, 4.4l/100km (no cb) a fazer cerca de 90kms por dia (sendo que cerca de 75kms são em AE), e com umas jantes de 17" e uns pneus de 225/45, que, sinceramente, não gosto nada, porque acredito que se não fossem aqueles pneus enormes eu conseguia uma média bem melhor! Mas claro, confesso que eu sou daqueles que a minha velocidade na AE é entre 90 e 110km/h, sempre!

Mas, passando à frente, tenho ainda muitas dúvidas, do genéro, que sistema GPL e por qual instalador optar. Contudo, depois de muitas horas de leitura e pesquisa, em grande parte aqui no forum, tenho uma ideia mais ou menos básica das vantagens e desvantagens de cada sistema (gasoso ou líquido).

Mas há uma coisa que gostava que explicassem, (sei que secalhar é uma questão um bocado básica), antes de decidir por qual sistema ou instalador deverei optar, porque não consegui encontrar resposta para isso aqui no forum, que é:
Quais as implicacões e alterações que são necessárias fazer num veículo para a instalação de um kit de GPL?
Corrijam-me, pf, se estiver enganado.
Tanto quanto percebi, se o depósito ficar no interior do hábitáculo (ex: na mala), será necessário, logicamente, fazer furos na carroçaria para a passagem dos tubos de combustível e para a instalação do bocal de abastecimento. Confesso que até me dói só de pensar nisso X_X .
Também é necessário a instalação da parte eléctrica e conexão ao sistema eléctrico do carro para emulação de vários sistemas (digo eu...).
Mas a minha dúvida maior é na injecção do combustível, isso ainda não consegui perceber como é feita e quais as alterações que são necessárias fazer nos veículos... pelo que vi nuns videos, parece-me que, num sistema gasoso, a injecção do combustível é feita no colector de admissão, fazendo uns pequenos furos no mesmo, sem ser necessário alterar mais nada nada, está correcto?
E nos sistemas de injecção líquida é igual? Ou é diferente e noutro local?
Será necessário remover ou substituir algum ou alguns componentes do motor?
Relativamente ao circuito de refrigeração do carro, tanto quanto li, só é mexido com os kits gasosos, certo?

Desculpem-me estas questões todas e agradeço desde já as vossas respostas.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dúvidas em relação à instalação de um kit GPL

Mensagem por rdd48856 » 05 mar 2019, 12:51

Ora então vamos lá,
se o depósito ficar no interior do hábitáculo (ex: na mala), será necessário, logicamente, fazer furos na carroçaria para a passagem dos tubos de combustível e para a instalação do bocal de abastecimento.
Sim, mas isso não é visível depois de terminada a instalação, no meu Punto a instalação tem 14 anos, o carro já foi pintado e em termos de ferrugem não tinha nada nessa zona. O bocal é colocada ao lado do da gasolina, por isso mais uma vez não se nota nada.
também é necessário a instalação da parte eléctrica e conexão ao sistema eléctrico do carro para emulação de vários sistemas (digo eu...).
Sim, mas a passagem dos fios para o interior do habitáculo habitualmente é feita sem furos adicionais, para o corte/emulação dos injetores de gasolina utilizam-se fichas que encaixam nas dos injetores, portanto não são necessários cortes.
num sistema gasoso, a injecção do combustível é feita no colector de admissão, fazendo uns pequenos furos no mesmo, sem ser necessário alterar mais nada nada, está correcto
Correto, com a injeção líquida é a mesma coisa.
Será necessário remover ou substituir algum ou alguns componentes do motor?
Não.
Relativamente ao circuito de refrigeração do carro, tanto quanto li, só é mexido com os kits gasosos, certo?
Certo, se tiver mais questões disponha.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

josemestrinho
Utilizador Junior

Mensagem por josemestrinho » 05 mar 2019, 15:14

Muito obrigado pela sua resposta rdd48856, fiquei esclarecidissimo :thumbup:
Certo, se tiver mais questões disponha.
Mas já agora, aproveitando esta deixa :-D ... estou bastante inclinado a optar pela solução da injecção liquida da Vialle (LiquiSI).
Mas, pelo que tenho visto de algumas montagens aqui no forum com esse kit da Vialle em viaturas semelhantes, noto que não são todas idênticas, ou seja, alguns "periféricos" não são iguais, tais como o sistema de lubrificação. Mas só o kit de lubrificação é que pode diferir, ou para o mesmo modelo de carro o kit LiquidSI, pode ter diferentes injectores, bomba de pressão, etc... Se sim, essa escolha fica, por norma, ao critério do instalador aquando da montagem, ou o cliente pode escolher esse tipo de componentes em função da instalação que queira e orçamento que pretenda gastar?

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 05 mar 2019, 15:53

O kit LiquidSi é o mesmo, pode diferir na colocação dos injetores...há um instalador(AutogasPower) que consegue colocar os injetores de forma perfeitamente dissimulada, mas isso é uma questão estética.

Outra diferença é no bocal de enchimento, que eu saiba só a FF coloca bocais diretos(sem necessidade de adaptador).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

josemestrinho
Utilizador Junior

Mensagem por josemestrinho » 05 mar 2019, 18:21

Ah ok, obrigado :wink:

Responder