Repro GPL e outras coisas....

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
Kunta
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 abr 2019, 11:09
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Giulietta 1.4
Ano: 2013

Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por Kunta » 11 abr 2019, 11:36

Boas Pessoal,


Antes de mais permitam-me informar que sou um completo nabo no que concerne a automóveis por isso peço que tenham alguma paciência comigo :lol:

Sou um feliz possuidor de um Alfa Romeo Giulietta Bifuel de origem com 120CV.

Estou satisfeito com o carro, mas creio que existe potencial para conseguir retirar mais uns cavalos. Como tal gostaria de saber as vossas experiências, se há contra-indicações, mecânicos de confiança etc, se aconselham....

A segunda questão prende-se com a colocação de uma segunda ponteira de escape. Procurava um som mais agressivo, mas lá está, não quero comprometer a fiabilidade do sistema GPL ao fazer esta mod sem me informar primeiro.

Avatar do Utilizador
Biju
Utilizador Frequente
Mensagens: 351
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por Biju » 11 abr 2019, 12:21

Bem vindo.
O grande problema dos veículos com GPL de origem é que as centralinas do GPL vêm bloqueadas. Nem mesmo os instaladores de GPL lhes conseguem aceder.
Isto poderá dificultar as alterações que pretende.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk


rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9084
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por rdd48856 » 11 abr 2019, 13:10

Para além de ser um stress adicional sobre os componentes...e algumas estratégias que podem ser utilizadas sem problema a gasolina(enriquecimento da mistura, por exemplo), a GPL não funcionam e podem até ter efeitos secundários indesejados.

A ponteira de escape em princípio não vejo problema. A centralina do GPL funciona segundo o princípio master-slave, por isso qualquer alteração que faça na ECU da gasolina será também repassada à de GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Kunta
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 abr 2019, 11:09
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Giulietta 1.4
Ano: 2013

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por Kunta » 11 abr 2019, 18:54

Não vou mentir, fiquei algo desiludido pensei que fosse possível. Mas pronto bola para a frente.
Relativamente ao escape, há alguma coisa que eu tenha que ter em atenção?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9084
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por rdd48856 » 12 abr 2019, 21:53

Não disse que não era possível, não é aconselhável...relativamente ao escape não há nada de especial a acrescentar.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3736
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por pcta » 16 abr 2019, 09:36

Atenção que as repros nos nos OTTO não são como nós diesel...
Nos diesel qualquer "artista" mete uns CVs e depois é o espetáculo negro que se vê, daí a fama fumarentos :(
Nos OTTO, tem que ser alguém que perceba da poda, senão lá arrisca o motor a ir para o galheiro...
Deixe estar assim, poupa €€€, ambiente e motor.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Kunta
Recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: 11 abr 2019, 11:09
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Giulietta 1.4
Ano: 2013

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por Kunta » 16 abr 2019, 21:05

pcta Escreveu:
16 abr 2019, 09:36
Atenção que as repros nos nos OTTO não são como nós diesel...
Nos diesel qualquer "artista" mete uns CVs e depois é o espetáculo negro que se vê, daí a fama fumarentos :(
Nos OTTO, tem que ser alguém que perceba da poda, senão lá arrisca o motor a ir para o galheiro...
Deixe estar assim, poupa €€€, ambiente e motor.
Sim vou deixar isso de parte. No entanto em itália parece práctica. Mas lá está, como disse e bem não é qualquer artista que percebe da poda. Sendo Itália o mercado de origem facilita mais o processo, é um facto.

Vou por essa ideia de lado e tratar da parte estética o que já é muito bom. Mas se tiverem algum sugestão menos "evasiva" para melhorar a performance aceito sugestôes :smile:

bbrjto
Utilizador
Mensagens: 249
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Re: Repro GPL e outras coisas....

Mensagem por bbrjto » 17 abr 2019, 09:12

Bem, o facto de estares a gastar bem menos que a gasolina vai ter sempre um impacto na performance, pois vai recalibrar o pé e ajustar a carteira :)

Responder