Discussão do preço das baterias do HSD

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Discussão do preço das baterias do HSD

Mensagem por rdd48856 » 15 abr 2019, 14:19

Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Discussão do preço das baterias do HSD

Mensagem por j_verne » 15 abr 2019, 18:47

Bom tópico.

E do Rav4 antigo, há maneira de saber?

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por jlmf1 » 15 abr 2019, 22:13

Auris TS - De 10/2012 a 5/2015 - 1626,27€
Corolla - 1.8 TS - Bateria de Li-ion com metade da capacidade da de Ni-MH do Sedan - 1792,72€
Corolla - 1.8 Sedan - Bateria de Ni-MH - 1913,9€

Pelo que entendo o Corolla TS tem bateria Li-ion (editado e corrigido) com metade da capacidade do Sedan sendo que os preços das baterias, mesmo comparando com o Auris TS nem diferem muito.

A bateria NI-MH do Corolla Sedan terá a mesma capacidade da bateria do Auris TS?
Esta questão da bateria (entre NI-MH e Li-ion com menos capacidade) é relevante ao ponto de poder ser considerado determinante para uma opção entre o Auris TS em fim de vida e o novo Corolla 1.8 TS?
Última edição por jlmf1 em 16 abr 2019, 09:13, editado 1 vez no total.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 15 abr 2019, 23:25

@j_verne, preciso de uma matrícula, não estava nenhum na Toyota.

@jlmf1, é ao contrário, o Corolla TS(e o hatchback) tem bateria de Lítio, mas com metade da capacidade da bateria de Ni-MH do Sedan. As implicações que isso terá na eficiência do sistema e/ou na durabilidade da bateria são uma incógnita.

As baterias de Ni-MH têm uma janela de trabalho entre os 40% e os 80% de SOC, não sei qual será a janela das de Lítio. Poderão ir buscar mais qualquer coisa aí, mas de qualquer maneira não acredito que consigam um desempenho equivalente só com metade da capacidade. Isso explica o preço semelhante.

A capacidade da do Corolla TS é de 745 wh e a do Auris TS 1310 wh.

Nessa escolha entra não só a bateria mas também os próprios motores/geradores elétricos e o ICE que são mais eficientes no Corolla. Por exemplo o Corolla é capaz de funcionar em EV a velocidades superiores ao Auris. Também acredito que a aerodinâmica tenha sido aperfeiçoada.
O resultado final em termos de consumo é melhor para o Corolla(embora não tanto como o que seria de esperar).

Por outro lado o Corolla 1.8 é menos potente que o Auris.

Eu iria pelo melhor negócio.

Já agora o espaço para o depósito de GPL existe(lugar do pneu suplente, tirei foto depois coloco aqui) e, à semelhança do Auris, é bastante generoso, tanto na versão 1.8 como na 2.0.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 16 abr 2019, 08:12

Assim que vir um já meto aqui (ou se calhar envio por PM), pode ser?

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21

Mensagem por jlmf1 » 16 abr 2019, 09:45

rdd48856 Escreveu:
15 abr 2019, 23:25
...
@jlmf1, é ao contrário, o Corolla TS(e o hatchback) tem bateria de Lítio, mas com metade da capacidade da bateria de Ni-MH do Sedan. As implicações que isso terá na eficiência do sistema e/ou na durabilidade da bateria são uma incógnita.
...
Pois, foi erro meu, já corrigi. :thumbup:

bbrjto
Utilizador
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagem por bbrjto » 17 abr 2019, 09:08

rdd48856 Escreveu:
15 abr 2019, 23:25
O impacto na realidade será menos que o esperado. Andei com o meu Auris até ter que trocar a bateria, mas já há muito com a capacidade abaixo de 50% e o impacto nos consumos não era assim tão grande mesno nos ultimos tempos da bateria! Notou-se que perdeu capacidade para gerer convenientemente a energia no para-arranca e qualquer paragem mais longa implicava ligar o motor para disperssar energia, mas os consumos variaram apenas um pouco e eu estava numa situação extrema!

Além disso, não sei se os limites superior e inferior na bateria de li-ion não são diferentes, podendo atenuar a capacidade útil...

klaser
Cidadão Virtual
Registado: 01 abr 2007, 21:33
Distrito onde reside.: Braga
Marca do KIT GPL: Landi
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Tempra 1.4 ie SW

Mensagem por klaser » 17 abr 2019, 10:06

Como curiosidade, quantos kms ou anos duram em média estas baterias ? E dos carros totalmente elétricos, como é ? Sei que deve haver muitas variações, mas era para ter uma ideia mais ou menos...

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagem por APHenriques » 17 abr 2019, 11:51

klaser Escreveu:
17 abr 2019, 10:06
Como curiosidade, quantos kms ou anos duram em média estas baterias ? E dos carros totalmente elétricos, como é ? Sei que deve haver muitas variações, mas era para ter uma ideia mais ou menos...
O meu Prius 2G tem 11 anos e meio, 198 000kms e tem a bateria de origem... para já tudo ok. Não sei se os consumos seriam muito melhores com uma bateria nova. Também não sei se a bateria durará alguns dias ou alguns anos mais. Pelos testes, está para durar.
Possivelmente nem vou saber, pois vou colocar a venda muito em breve.
Mas o preço da bateria é o mais baixo. E pode-se contar com uma duração semelhante da nova bateria de substituição. Mas chamo a atenção que a nova terá apenas 2 anos de garantia e não os 10 originais, obviamente.
Mas se contarmos que o carro não tem nem embraiagens nem turbos para reparar ou substituir... e a manutenção é inferior no geral em relação aos carros tradicionais, vale sempre a pena mesmo tendo que substituir a bateria.

josemestrinho
Utilizador Junior
Registado: 15 jan 2019, 12:41
Distrito onde reside.: Porto
Modelo: Auris TS HSD
Ano: 2016

Mensagem por josemestrinho » 19 abr 2019, 12:59

APHenriques Escreveu:
17 abr 2019, 11:51
Mas se contarmos que o carro não tem nem embraiagens nem turbos para reparar ou substituir... e a manutenção é inferior no geral em relação aos carros tradicionais, vale sempre a pena mesmo tendo que substituir a bateria.
Já agora, permita-me acrescentar, que nem FAP's, caixa de velocidades, alternadores, motores de arranque e correias de distribuição, e ainda gasta muito menos travões que qualquer carro convencional :-D .
Concordo plenamente com isso. Foi também uma das razões que me levou a optar por um Toyota HSD.

Mas no tópico com o preço das baterias não consegui encontrar o valor para o AURIS de 2016. É algum daqueles valores que está lá ou não?
Última edição por josemestrinho em 20 abr 2019, 08:44, editado 1 vez no total.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 19 abr 2019, 23:18

Assim que vir um já meto aqui (ou se calhar envio por PM), pode ser?
É melhor por PM...
Além disso, não sei se os limites superior e inferior na bateria de li-ion não são diferentes, podendo atenuar a capacidade útil...
É verdade @bbrjto eu referi isso lá acima, mas mesmo admitindo que a janela de SOC para a Li-ion é de 30/90 (o que já é bastante agressivo, porque estamos a falar de uma bateria para HEV que vai fazer milhares de ciclos) a capacidade útil inicial é cerca de 50% menor.

O consumo só é afetado em circuito urbano e umas décimas(é preciso recordar que uma bateria degradada não é igual a uma bateria nova com a mesma capacidade útil, porque para além da perda de capacidade há também uma perda de eficiência coulombica que resulta da degradação).

Mas onde a diferença será maior, quando a degradação começar a ocorrer, será na disponibilidade de potência por exemplo para uma ultrapassagem mais exigente.

E essa menor capacidade inicial vai significar que o número de ciclos para a mesma distância percorrida será também maior...enfim, pelo menos é barata.
quantos kms ou anos duram em média estas baterias ? E dos carros totalmente elétricos, como é ? Sei que deve haver muitas variações, mas era para ter uma ideia mais ou menos...
Temos 2 situações diferentes e dois tipos de baterias diferentes. Nos híbridos(HEV) a bateria é utilizada num intervalo de carga entre os 40% e os 80%, o que permite prolongar muito mais a vida útil da mesma.

As baterias de Ni-MH são menos sensíveis do que as de Li-ion, por exemplo, ao excesso de temperatura, assim eu diria que podemos contar, em média com uns bons 12 ou 13 anos e mais de 200000Km, até que elas tenham que ser substituídas(atenção que como o @bbrjto disse quando o carro avisa muito provavelmente a bateria já perdeu uma boa parte da sua capacidade, mas num HEV isso não é tão importante)

Já no caso das baterias de lítio(as únicas que são utilizadas no E.V.s), para além do número de ciclos outro fator muito importante na degradação é o envelhecimento.

Ainda não temos dados suficientes para ter uma ideia na prática dessa duração, mas a garantia dos fabricantes dá-nos uma indicação.

A Tesla(neste momento a referência) garante 70% de capacidade remanescente(medida pela própria Tesla) ao fim de 8 anos ou 150000Km para uma bateria com células Panasonic já com uma capacidade relativamente elevada, portanto eu diria que ao fim de uns 10 anos o carro começa a ficar com a autonomia significativamente reduzida.

No caso de outros fabricantes, já com um número de carros elevado no mercado, como a Renault ou a Nissan, a degradação tem sido mais acelerada.

Responder