Peugeot 307 gasta GPL e gasolina também

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
namek
Recém-chegado
Registado: 31 mai 2019, 15:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: tartarini
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 307
Ano: 2003

Peugeot 307 gasta GPL e gasolina também

Mensagem por namek » 06 jun 2019, 15:33

Boas pessoal, comprei o meu Peugeot 307 de 2003 há 1 semana e logo após encher o depósito de GPL (que me foi entregue praticamente vazio), notei que, a meio de uma viagem (já a algum tempo a GPL) me acendeu a luz de reserva da gasolina.

Fui meter €15 de gasolina e continuei com o teste e em cerca de 100km a GPL ele perdeu 1 barra de gasolina também.

Fui entretanto a um instalador que disse que era impossível e que a gasolina estava no depósito de certeza pois, segundo ele, os carros do grupo PSA a GPL precisam de um emulador para rectificar o problema do carro "pensar" que está a gastar gasolina.

Alguém sabe o que pode estar realmente a acontecer?
Isto é mesmo verdade?
Como posso ter a certeza de que não estou mesmo a gastar os 2 combustíveis ao mesmo tempo? É que baixam os níveis dos 2 combustíveis ao andar?

Agradeço mais uma vez a ajuda possivél.

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Re: Peugeot 307 gasta GPL e gasolina também

Mensagem por Gasado » 06 jun 2019, 18:20

Atestar o depósito a gasolina.
Fazer uns 1000 kms (qualquer quantia significativa).
Voltar a atestar no mesmo sítio, à mesma hora (temperatura), da mesma maneira.

Verificar o que foi gasto - se alguma coisa.
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

namek
Recém-chegado

Mensagem por namek » 06 jun 2019, 19:09

Ok mas é possivél estar a consumir GPL e gasolina ao mesmo tempo? Se sim, ter GPL como propósito de poupar perde todo o sentido.
E em relação ao emulador para os carros a GPL do grupo PSA também alguém pode confirmar a veracidade disso?

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 06 jun 2019, 19:10

Respondido semelhante aqui:
https://r.tapatalk.com/shareLink?url=ht ... are_type=t

Tem que ver é ao abastecer gasolina, se sobe proporcional ou mais que a gasolina que mete.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 06 jun 2019, 20:39

E em relação ao emulador para os carros a GPL do grupo PSA também alguém pode confirmar a veracidade disso?
Claro, foram os primeiros com esse problema...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

namek
Recém-chegado

Mensagem por namek » 07 jun 2019, 09:37

namek Escreveu:
06 jun 2019, 19:09
Ok mas é possivél estar a consumir GPL e gasolina ao mesmo tempo? Se sim, ter GPL como propósito de poupar perde todo o sentido.
Há kits GPL a fazerem isto realmente? Se sim, qual a vantagem?

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Auris TSH GPL

Mensagem por Biju » 07 jun 2019, 11:33

namek Escreveu:
namek Escreveu:
Há kits que podem ser programados para fazer a lubrificação de válvulas através da injeção de gasolina (mas o consumo será residual - de 1l/100

Também se pode programar o kit para a partir de x rotações ir injetando gasolina ou passar a funcionar só a gasolina

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 07 jun 2019, 12:33

Biju Escreveu:
07 jun 2019, 11:33
namek Escreveu:
namek Escreveu:
Há kits que podem ser programados para fazer a lubrificação de válvulas através da injeção de gasolina (mas o consumo será residual - de 1l/100

Também se pode programar o kit para a partir de x rotações ir injetando gasolina ou passar a funcionar só a gasolina

Noto que o amigo @namek estará um pouco decepcionado mas, sem razão, pelo vistos pensava que não mais precisaria de gasolina, será?

Hora bem, na verdade todos os carros a GPL continuam a precisar dela, embora uns mais que outros, nos gasosos é como ir há pesca, ou seja, tem que se investir no "isco" que é a gasolina e, é esta que vai atrair o "peixe" GPL embora o consumo seja residual como disse o amigo @Biju.

Ou melhor, os gasosos precisam de aquecer o liquido de refrigeração para passarem automaticamente para gasolina, e outros continuam a fazer um pequeno consumo da mesma para lubrificar as válvulas, outros por opção a partir de determinadas rotações também a consomem no intuito de prevenção.

Os que possuem um Kit liquido apesar de não estarem dependentes da gasolina para aquecer o sistema, também estão dependentes dela para "afogar" a bomba de gasolina que se encontra dentro do depósito e, como esta ao longo do tempo perde qualidade também terá que ser consumida, para além de que por precaução muitos dos detentores destes sistemas tenham o equipamento regulado para a partir de x rotações injectar gasolina para protecção do motor.

Como poderá concluir ter carro a GPL não são só "rosas" mas, lá que é bastante mais económico e ecológico é uma realidade e os consumos de gasolina em qualquer dos sistemas gasosos ou líquidos serão muito semelhantes e residuais.

Por ultimo se quiser ficar mais tranquilo invista mais um bocadinho na leitura de alguns tópicos aqui na autogas e, no respectivo emulador ;)

namek
Recém-chegado

Mensagem por namek » 07 jun 2019, 19:03

Obrigado pelas respostas que ajudaram bastante.
Eu antes de colocar o tópico já tinha andado a ler vários á procura de respostas mas nunca encontrei o que procurava especificamente.
Eu sei que o carro a GPL vai sempre precisar de gasolina. A minha preocupação era no sentido da quantidade que me está (aparentemente) a gastar que não é nada residual e que ía contra a poupança que procuro, mas sendo assim, tudo indica que a solução deverá passar por gastar uns €100 para colocar o tal emulador pois não sei o que poderá acontecer quando o depósito já estiver cheio de gasolina mas o indicador indicar que está vazio, e assim, provavelmente o carro nem pegará.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 jun 2019, 12:47

Quando o depósito está próximo de cheio o sistema atualiza automaticamente...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

namek
Recém-chegado

Mensagem por namek » 08 jun 2019, 17:14

Hoje, com o ponteiro quase na reserva, meti 6 litros de gasolina e o ponteiro foi pra meio depósito por isso, a gasolina está realmente lá. A minha pergunta agora é está:

suponhamos que eu agora continuo a andar a GPL, e deixo o ponteiro da gasolina bater no fundo. Continuando a gasolina a estar realmente no depósito, o carro vai continuar a pegar (partindo do princípio que o carro vai "pensar" que não tem gasolina)? Ou vai simplesmente cortar a gasolina por pensar que tenho que meter gasolina?
Alguém sabe?

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 jun 2019, 22:57

O carro vai continuar a trabalhar normalmente, o único problema é apito de gasolina na reserva que pode aparecer e a perda de noção da quantidade de gasolina que se tem.

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 14 jun 2019, 10:14

Esse carro precisa de emulador, provavelmente deveria ter sido alertado para isso e incluído no orçamento. Vai acabar por ter de colocar o emulador pois vai sempre andar com essa preocupação de ter ou não ter gasolina e andar com a luz da reserva acesa (quando o nível baixar até esse ponto) o que é desagradável (pelo menos para mim). Agora nem todos os emuladores funcionam bem nesse modelo, alguns mantêm o nível de gasolina sempre igual o que no caso de consumir gasolina também não é muito bom pois pode ficar sem gasolina e não sabe, só depois de desligar e voltar a ligar o carro.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Responder