Muitas duvidas, gpl em GDI vs MPI?

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
pedr0vieira
Recém-chegado
Registado: 08 jul 2019, 13:01
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Muitas duvidas, gpl em GDI vs MPI?

Mensagem por pedr0vieira » 08 jul 2019, 13:19

Olá,

Sou novo neste mundo do GPL tenho muitas dúvidas.
Em breve (dentro de 4 meses) preciso de trocar de carro, (vou deixar o meu velho no arquipélago, não compensa o transporte).

Posto isto ando a estudar a possibilidade de comprar um carro a GPL ou converter, mas tenho lido imensos posts aqui no forum e há muita contra-informação (possivelmente por haver posts muito antigos que já não são actuais as verdades lá escritas).

Li algures que a conversão de carros GDI não é aconselhada e que dá mais problemas que motores mais antigos a MPI. Ainda é verdade? ou os sistemas actuais já são equivalentes?

Li também que os carros a GPL tendem a estragar Sedes, válvulas, velas, bobine e cabos ignição. Quão grave é este desgaste? a cada 15k km? a cada 100k km? ou isto era nos sistemas antigos? ou se com lubrificante isto resolve?

Vale a pena comprar já a GPL ou converter posteriormente? Porquê?

Dos carros que ando a pensar comprar é um Honda Civic 1.8, 8ª geração (2006-2011), é um bom carro para ter a gpl?

Carros novos de origem a GPL "só" há a DACIA com os motores TCE? ou há mais algum fabricante?

Obrigado a toda a comunidade por "fazerem" existir este forum que é uma grande ajuda a pessoas como eu que querem entrar neste mundo.

jogador
Utilizador Junior
Registado: 30 mar 2019, 15:40
Distrito onde reside.: Porto

Re: Muitas duvidas, gpl em GDI vs MPI?

Mensagem por jogador » 08 jul 2019, 21:57

Em relação a GPL de origem penso que neste momento se resume a Alfa Romeo, Opel, Fiat, Renault e Dácia.

Em relação ao restante alguém com mais conhecimentos já aqui passa

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003
Contacto:

Mensagem por powerslave » 09 jul 2019, 09:01

pedr0vieira Escreveu:
08 jul 2019, 13:19
Olá,

Sou novo neste mundo do GPL tenho muitas dúvidas.
Em breve (dentro de 4 meses) preciso de trocar de carro, (vou deixar o meu velho no arquipélago, não compensa o transporte).

Posto isto ando a estudar a possibilidade de comprar um carro a GPL ou converter, mas tenho lido imensos posts aqui no forum e há muita contra-informação (possivelmente por haver posts muito antigos que já não são actuais as verdades lá escritas).

Li algures que a conversão de carros GDI não é aconselhada e que dá mais problemas que motores mais antigos a MPI. Ainda é verdade? ou os sistemas actuais já são equivalentes?

Li também que os carros a GPL tendem a estragar Sedes, válvulas, velas, bobine e cabos ignição. Quão grave é este desgaste? a cada 15k km? a cada 100k km? ou isto era nos sistemas antigos? ou se com lubrificante isto resolve?
- Sedes e válvulas desgastam-se mesmo com o motor a funcionar a gasolina, a GPL o desgaste pode ser acentuado, mas isso tem mais a ver com o tipo de material utilizado (por ser mais macio) e com a forma como são feitas as cabeças dos motores (caso dos VVT da Toyota), mas a lubrificação por aditivos, nos motores mais sensíveis, costuma minimizar o problema.
Velas, bobines e cabos, tem que estar sempre em perfeitas condições, isto porque, a GPL, qualquer anomalia é notória, já a gasolina, o desgaste/degradação só é realmente notória muito mais tarde no desgaste. Se é mais rápido o desgaste... deixo a resposta a quem saiba tenha mais experiência.
No meu caso tenho trocado velas ao mesmo ritmo do que trocaria a gasolina e bobines nunca troquei em 100k.
pedr0vieira Escreveu:
Vale a pena comprar já a GPL ou converter posteriormente? Porquê?
- Depende. Falando de usados, há quem prefira comprar e converter posteriormente para poder averiguar se tudo está bem a nível de mecânica, há quem prefira adquirir já com a conversão feita e pronto a poupar. São escolhas.
pedr0vieira Escreveu:
Dos carros que ando a pensar comprar é um Honda Civic 1.8, 8ª geração (2006-2011), é um bom carro para ter a gpl?
- Quem tiver um Honda, ou conhecimento de causa, que se acuse! 😅
pedr0vieira Escreveu:
Carros novos de origem a GPL "só" há a DACIA com os motores TCE? ou há mais algum fabricante?

Obrigado a toda a comunidade por "fazerem" existir este forum que é uma grande ajuda a pessoas como eu que querem entrar neste mundo.
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 102957km @ 8,13 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

pedr0vieira
Recém-chegado

Mensagem por pedr0vieira » 09 jul 2019, 19:24

Obrigado pela resposta!

Outra opção é comprar um carro novo e colocar GPL (acertando com o concessionário a parte da garantia) neste caso seria um ford focus 1.0 125cv ecoboost, por isso perguntei se os carros novos com GDI se são um bom investimento, ou se mais vale investir num motor mais antigo a mpi.

Pelo que entendi quanto mais rijas (ou quanto menos macias), as sedes melhor, que marcas além da fiat é que costumam ter válvulas mais rijas ?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 10 jul 2019, 13:47

Eu não me metia a comprar novo de injeção direta para converter... é arriscar em demasia...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

pedr0vieira
Recém-chegado

Mensagem por pedr0vieira » 12 jul 2019, 07:54

pcta Escreveu:
10 jul 2019, 13:47
Eu não me metia a comprar novo de injeção direta para converter... é arriscar em demasia...
Por ser novo ? ou por ser de injecção directa? ou por ser a junção dos dois?

Se for por ser GDI então , se-calhar optava mesmo por um honda 8 ou 9 geração, tiveram injecção convencional até 2016

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 12 jul 2019, 11:48

Em primeiro por ser injeção direta...
No entanto já existem alguns kits específicos para DI....
O @mpsfilho tem um Dacia DI com kit gasoso Prins e está satisfeito.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

pedr0vieira
Recém-chegado

Mensagem por pedr0vieira » 13 jul 2019, 12:58

pcta Escreveu:
12 jul 2019, 11:48
Em primeiro por ser injeção direta...
No entanto já existem alguns kits específicos para DI....
O @mpsfilho tem um Dacia DI com kit gasoso Prins e está satisfeito.
Pois é isso que gostava de saber, se nestes anos todos de motores a DI os kits de DI já não estão ao nivel dos MPI ?

Ontem liguei para uma empresa que monta GPL e disseram-me o mesmo que melhor ainda são os de injecção indirecta.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 13 jul 2019, 14:00

Gostava muito de dizer o contrário, mas a verdade é que a consistência de resultados ainda não é a mesma nos DI.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Responder