GPL - novo utilizador

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
tdm1000
Recém-chegado
Registado: 19 set 2019, 14:25
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Renault
Modelo: LAGUNA
Ano: 2002

GPL - novo utilizador

Mensagem por tdm1000 » 19 set 2019, 15:24

Boas!
Antigo leitor, mas a estrear-me a escrever e a razão de ser é porque surgiu a oportunidade de ficar com um carro mais "recente", mais confortável, mais seguro, que o meu actual Peugeot 1.5D, mas tudo dependerá do valor por km.

Com Peugeot consigo regularmente consumos entre 3.8 e 4.3 (variação depende da velocidade em AE), tendo como record os 3.5 com um depósito (mas é necessário uma caixa de "xanax").

A "nova" viatura é Renault Laguna 1.6 de 2002, que circulo algumas vezes desde 2006, e que no mesmo percurso/velocidades que o Peugeot, consome 6.4

O projecto/ideia, é converter o Laguna a GPL, tendo o objectivo de gastar o mesmo valor em EUROS que no actual 1.5D.

A ideia começou a crescer o ano passado, mas devido a saude, não me foi possível completar.

Já verifiquei que existem alguns utilizadores experientes e instaladores, acredito que me possam ajudar a esclarecer algumas dúvidas que actualmente tenho.
Na eventualidade de verificarem que existem dados incorrectos, ou algo debativeis, agradeço que o refiram.

O projecto iniciou com a recolha de alguns dados, para ver se seria possível, de forma a não gastar dinheiro, e depois continuar andar no 106 para poupar uns cobres.
Para tal nada como usar a Sprintmotor, e efectuar médias ponderadas

CARRO // GAS // GPL // DELTA

Laguna // 8.485 // 9.807 // 16%
Megane // 7.614 // 8.914 // 17%
Audi A3 // 7.541 // 9.295 // 23%
Audi A4 // 8.755 // 9.983 // 14%
ALL CARS // 8.449 // 10.000 // 18%

O "ALL CARS", é básicamente todos os automáveis, com os seguintes filtros: 117cv a 130cv (a ideia era apanhar os modelos com 1.6 a 1.8), entre 1999, e 2005
Verifiquei que numa distribuição normal, os meus consumos estão abaixo da média, mas para todos os efeitos usei a média.

Consumo médio Laguna: 8.5
Incremento a GPL assumido: 25%
Consumo médio teórico a GPL: 10.6

Como a ideia é gastar o mesmo valor por 100km que o 106 1.5D temos:
4.2x1.33€ (jumbo)=5.6€/100km
5.6€/0.55€(jumbo) = 10.2litros

Teóricamente será possível gastar a mesma quantia de dinheiro tanto no 106 como no Laguna.

*********************************************************************************************************************

Tipo de Sistemas
Gasoso ou Líquido? (ainda não verifiquei se existem sistemas líquido para o Laguna, ok?)
Pelo que verifiquei pelo forum, os sistemas líquidos apresentam vantagens (+) e desvantagens (-) (como em tudo...):
(+) Simplicidade
(+) Consumos inferiores ao Gasoso
(+) Mantém a performance
(-) Valor de Instalação (+/- 40%/50% a mais é a ideia com que fiquei aqui no forum

Questão #1:
Na eventualidade do sistema Gasoso fica em 1500€, e sendo o Líquido +50%=2.250€, ou seja, 750€ ou 1.363litros de GPL, é compensador ter o sistema mais caro e quando menos gasta um sistema líquido comparativamente ao gasoso (o qual assumo +25% que a gasolina)?

Marcas de Sistemas
https://www.mylpg.eu/systems/

Marca Modelo Tipo
LandiRenzo; Viale; Lovato; BRC; PRINS
Todos parecem-me semelhantes, e aqui é que agradecia alguma ajuda, porque será nos promenores que fará a grande diferença.
Pelo que verifiquei, todos oferecem 2 anos de garantia, excepto no Viale e Prins com 3 anos.
Algo que me chamou atenção, é o facto da PRINS usar injectores Keihin

Questão#2
Existe alguma marca melhor, ou seja que se destaque em algum campo?

******************************************************************************************************************************************

Questão#3
Normalmente os carros a GPL iniciam a gasolina, comutando para GPL. Conhecendo alguns donos(as) de Dacias a BiFuel, estes quase que iniciam a marcha a GPL, tão pouca gasolina que consomem. Com os sistemas actuais, é possível este tipo de comutação (ou seja, quase a inexistência de arranque a gasolina com temperaturas acima dos... sei lá, 15ºC?). Qual o consumo médio habitual de gasolina?

Questão#4
Flashlube: Isto é algo muito debatido, entre o ter e o não ter. Não sei se será necessário no meu caso, mas do que tenho lido, o ideal será o de comando electrónico, correcto?

Questão#5
Em 2018 contactei a USSE e Sr. António foi muito atencioso, o qual desde já agradeço o seu profissionalismo que parece que escaceia em outros ramos de negócio neste cantinho europeu. E aqui surge outra questão: Na pior dos casos, quantas afinações será expectável efectuar até ficar tudo 5*? Questiono isto, porque sendo a oficina em Obidos e vivendo em Lisboa, a distância de certa maneira limita-me se tiver que ir várias vezes até chegar ao climax. Como tal questiono se é normal andar de volta do instalador para afinar o sistema?

Desde já obrigado por manterem o forum activo!
Última edição por tdm1000 em 20 set 2019, 09:21, editado 1 vez no total.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: GPL - novo utilizador

Mensagem por rdd48856 » 19 set 2019, 20:37

Algumas considerações.

Está a esquecer-se de contabilizar o consumo residual de gasolina, cerca de 0,5l aos 100Km para um sistema de injeção gasosa.

Nos sistemas de origem existe comunicação entre a centralina de gasolina e a de GPL, por isso é possível ter um consumo residual de gasolina de uns 0,3l, nos sistemas montados não é aconselhável que a comutação seja tão rápida.

Questão 1# - Os sistemas de injeção líquida não são geralmente mais 50%. Um preço normal para um sistema de injeção líquida Vialle é de uns 1800€ no máximo. Não espere grandes poupanças de GPL com um sistema de injeção líquida, pode poupar, isso sim, alguma gasolina, pois a comutação não depende da temperatura do líquido de refrigeração.

Questão 2# - Retiramos a Vialle porque estamos a comparar coisas diferentes(injeção líquida), das outras os injetores da Prins são os melhores, a Lovato tem bons vaporizadores, a BRC tem uma grande vantagem no pós-venda através do seu importador(Sr. Dércole da Usse GPL), a LandiRenzo é a lider mundial em volume de vendas e tem também bastantes instaladores em Portugal(o importador foi quem introduziu a transformação de veículos para GPL em Portugal - CucoAutogás).

Questão 3# - Já respondida.

Questão 4# - No seu caso não é necessário.

Questão 5# - Afinação aos 1500Km e, regra geral, mais nenhuma, só as manutenções (troca de filtros). Por vezes acontecem situações em que é necessário reafinar, mas isso não é normal.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 19 set 2019, 22:12

Penso que o @rdd48856 já disse quase tudo e pouco tenho a acrescentar, apenas que, o Prins são 3 anos e não dois de garantia, pelo menos o meu VSI-2.0 DI assim é.
Boa sorte com a decisão que vier a ser tomada.

tdm1000
Recém-chegado
Registado: 19 set 2019, 14:25
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Renault
Modelo: LAGUNA
Ano: 2002

Mensagem por tdm1000 » 20 set 2019, 08:59

Muito obrigado, rdd48856!
Vou decidir próximamente, e na eventualidade de avançar, inicio o meu D.B.
Bom fim-de-semana, e bem hajam!

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 20 set 2019, 14:42

mpsfilho Escreveu:
19 set 2019, 22:12
Penso que o @rdd48856 já disse quase tudo e pouco tenho a acrescentar, apenas que, o Prins são 3 anos e não dois de garantia, pelo menos o meu VSI-2.0 DI assim é.
Boa sorte com a decisão que vier a ser tomada.
A Vialle (injeção liquida) e a Optima (injeção gasosa) também têm 3 anos de garantia de fábrica.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 20 set 2019, 19:13

Por falar em Optima... E dadas as questões relativamente à afinação:

Há kits com função de auto-afinação, através de ligação à ainda lambda, que dispensarão essas idas "adicionais" ao instalador.

A Optima tem modelos com essa funcionalidade, creio que outras marcas também terão. Eu faria questão de instalar um kit com essa capacidade (atenção a pedir orçamentos, que sejam detalhados).

Boa sorte!

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 25 set 2019, 11:02

j_verne Escreveu:
20 set 2019, 19:13
Por falar em Optima... E dadas as questões relativamente à afinação:

Há kits com função de auto-afinação, através de ligação à ainda lambda, que dispensarão essas idas "adicionais" ao instalador.

A Optima tem modelos com essa funcionalidade, creio que outras marcas também terão. Eu faria questão de instalar um kit com essa capacidade (atenção a pedir orçamentos, que sejam detalhados).

Boa sorte!
Peço desculpa @j_verne mas vou tentar ser mais esclarecedor:

Alguns kits, como o Expert da Optima, têm a possibilidade de afinação automática por OBD e/ou por lambda mas esta ultima muito pouco utilizada hoje em dia, só carros muito antigos. Nem sempre é a melhor solução pis em motores desgastados a gasolina os corretores já não são perfeitos e isso prejudica este tipo de calibração. Outra forma é por mapa de injeção em que compara os valores de injeção a gasolina nas mesma circunstância de condução, aos valores que o carro apresenta quando anda a GPL e vai corrigindo continuamente. Aqui iguala as condições a gasolina e GPL,se estiver bem a gasolina, em principio fica igual a GPL, se estiver mal a gasolina não faz milagres.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 25 set 2019, 22:55

Não tem que pedir desculpa, ando há muito tempo com essa dúvida do funcionamento da tal auto-afinação nos kits Optima...

Responder