Dúvidas sobre o melhor veículo a GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Ricardo33
Recém-chegado
Registado: 11 set 2019, 14:05
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Dúvidas sobre o melhor veículo a GPL

Mensagem por Ricardo33 » 28 set 2019, 20:29

Olá a todos! :)

Inscrevi-me neste fórum na esperança de encontrar alguém que me aconselhe sobre a melhor viatura a GPL para a minha situação.

Neste momento tenho um Opel Corsa de 2002, a gasolina... e nas deslocações casa-trabalho, faço 100km por dia, quase exclusivamente em auto-estrada e via rápida.

Já perceberam qual é o meu problema, não já? O orçamento sofre horrores com a despesa em combustível... :sad:

Assim sendo, ando a apontar para uma viatura a GPL, mais concretamente um Dacia Sandero (o simples, não o stepway). Acham que um Dacia Sandero a GPL é suficientemente fiável e duradouro para a minha utilização? A 100km por dia, falamos duns 26000 km por ano... Preciso de um carro que aguente vários anos de utilização, e que não apodreça ao fim de 3/4 anos...

Conhecem algum outro modelo de outra marca que considerem mais fiável e/ou económico, sem fugir muito da gama de valores do Dacia? Sei que a Kia e a Opel possuem modelos bifuel, mas os meus conhecimentos de mecânica são quase nulos. Falar comigo sobre injecção directa ou binários, é como falar grego... :? Os modelos da Kia e da Opel são mecanicamente mais robustos?

E a Opel deve ter preços mais salgados...

Desde já obrigado pela ajuda :)

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dúvidas sobre o melhor veículo a GPL

Mensagem por rdd48856 » 29 set 2019, 22:04

O.K., algumas questões.

Tem de ser novo ou pode ser usado com o mesmo valor(já agora de quanto estamos a falar?).

EM A.E. quais as velocidades que costuma praticar?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagem por APHenriques » 30 set 2019, 10:01

Das 3 marcas indicadas eu sugeria um Kia, se a questão é alguma qualidade. Mas não encontrei no site essas versões a GPL de origem.
O Corsa existe a GPL, mas naturalmente mais caro que o Sandero. E não se parece que seja significativamente melhor.
Daí que o Sandero me parece a melhor opção em novo do ponto de vista de custos... Nós temos um por cá e vivemos na região mais corrosiva do país.

Mas outras opções podem ser interessantes, dependendo das respostas às perguntas colocadas por @rdd48856.

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Mensagem por Gasado » 30 set 2019, 10:34

Pode consultar o meu DB (ver assinatura).
Neste momento tem mais de 45.000... faz 20.000 por ano e costuma estar parado um mês ... (de férias)
São menos kms do que o que pretende fazer, mas não é muito menos.
Até agora...
Pedidos em garantia:
. troca de uma borracha que não estava bem colocada / defeituosa de origem
. actualização de software (apareceu um erro no mostrador)

... e uma lâmpada fundida (que sinceramente, acho que foi do GPL! :D )

A comutação entre combustíveis é imperceptível... nunca precisou de afinação, nunca falhou... nada como uma instalação de fábrica! (atenção à ressalva de no caso das instalações de fábrica, as centralinas estão bloqueadas aos comuns dos instaladores, pelo que não há a possibilidade de reprogramações cá fora como nas instalações em pós venda / usados)

E recomendo VIVAMENTE as protecções laterais (vindas de fora... as da Renault não protegem a lateral da porta)
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

skullz1995
Utilizador Junior
Registado: 15 set 2019, 05:49
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Sandero 0,9
Ano: 2019

Mensagem por skullz1995 » 30 set 2019, 14:58

Comprei há dias um sandero adventure a gpl e estou muito satisfeito. Relação preço qualidade muito top !

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por rafsantos » 30 set 2019, 15:42

APHenriques Escreveu:
30 set 2019, 10:01
Das 3 marcas indicadas eu sugeria um Kia, se a questão é alguma qualidade. Mas não encontrei no site essas versões a GPL de origem.
O Corsa existe a GPL, mas naturalmente mais caro que o Sandero. E não se parece que seja significativamente melhor.
Daí que o Sandero me parece a melhor opção em novo do ponto de vista de custos... Nós temos um por cá e vivemos na região mais corrosiva do país.

Mas outras opções podem ser interessantes, dependendo das respostas às perguntas colocadas por @rdd48856.
Um Corsa é melhor que um Sandero em tudo, agora que a qualidade superior do Opel não seja assim tão importante já será outra história.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 30 set 2019, 21:10

Também há o Clio, que deve ter o mesmo preço do Opel.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 30 set 2019, 21:36

Infelizmente, já não há opel corsa a GPL. Está a chegar o novo modelo e a produção a GPL na fábrica de Figueruelas parou.
É uma pena pois era uma fábrica com uma linha de montagem específica para GPL.
Na verdade, podemos dizer que a Opel acabou. O novo corsa é um Peugeot 208 com a marca opel, como será de agora em diante, o resto da gama. Chama-se OPEL, mas é Citroen/Peugeot em tudo.

A Dacia continua a ser uma boa opção. Os taxistas são o melhor feedback sobre a fiabilidade. Entretanto há alguns vídeos na Net, mais ou menos, ligados às marcas. Não sei se será o caso deste, por exemplo:
https://youtu.be/46VtwiHYO6Q

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 01 out 2019, 09:09

rafsantos Escreveu:
30 set 2019, 15:42
Um Corsa é melhor que um Sandero em tudo, agora que a qualidade superior do Opel não seja assim tão importante já será outra história.
Discordo em absoluto.
Nem o Corsa é assim tão bom. Nem o Sandero é assim tão mau.
E se o preço fosse o mesmo poderia-se falar da suposta "qualidade superior".

Mas são opiniões...

Agora com a Opel integrada no grupo PSA, sim é de esperar algo melhor.

Mas como já foi dito, suspeito que não haja nenhuma alternativa à Dacia em GPL de origem... :(

Renault19
Utilizador
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 01 out 2019, 14:17

Há o Renault Clio, com o mesmo motor do DACIA.

Mas eu esperaria até ao final do ano. Vai vir o novo motor 1.0 a GPL para equipar o Clio e o Sandero.
Pelo que li nas revistas, dizem que é melhor que o 0,9 actual.

Ricardo33
Recém-chegado
Registado: 11 set 2019, 14:05
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por Ricardo33 » 01 out 2019, 19:20

rdd48856 Escreveu:
29 set 2019, 22:04
O.K., algumas questões.

Tem de ser novo ou pode ser usado com o mesmo valor(já agora de quanto estamos a falar?).

EM A.E. quais as velocidades que costuma praticar?
Peço desculpa, deixei essas informações de fora...

A utilização que indiquei será quase exclusivamente em auto-estrada. Quanto ao meu orçamento, quero evitar passar dos 15000€, se possível...

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25

Mensagem por rafsantos » 01 out 2019, 21:01

APHenriques Escreveu:
01 out 2019, 09:09
rafsantos Escreveu:
30 set 2019, 15:42
Discordo em absoluto.
Nem o Corsa é assim tão bom. Nem o Sandero é assim tão mau.
E se o preço fosse o mesmo poderia-se falar da suposta "qualidade superior".

Mas são opiniões...

Agora com a Opel integrada no grupo PSA, sim é de esperar algo melhor.

Mas como já foi dito, suspeito que não haja nenhuma alternativa à Dacia em GPL de origem... :(
A mim, bastou apenas abrir uma porta de um Dacia Sandero para perceber que é um produto low cost, mas isso não invalida que seja bom para o que custa, agora comparar a quslidase com um Corsa do mesmo ano só pode ser brincadeira, o Corsa é de outro campeonato.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 01 out 2019, 22:20

E em A.E. quais as velocidades (120, 140, 160?)...isso é importante.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 02 out 2019, 13:55

rafsantos Escreveu:
01 out 2019, 21:01
A mim, bastou apenas abrir uma porta de um Dacia Sandero para perceber que é um produto low cost, mas isso não invalida que seja bom para o que custa, agora comparar a quslidase com um Corsa do mesmo ano só pode ser brincadeira, o Corsa é de outro campeonato.
O Sandero tem um defeito de projeto na colocação das borrachas das portas... mas não é o único.
Sim o Sandero é um carro low cost... Mas o Corsa não é? :-D
E o Clio não é um low cost?
E que mal tem ser low cost... quando o que se pretende é um veiculo minimamente seguro, económico e fiável.

A nível de qualidade de construção anda tudo pelo mesmo... depois existem os forros e revestimentos para tapar o que está por baixo. A qualidade desses matérias de superfície é que transmite uma ideia de qualidade que muitas vezes não existe estruturalmente. Mas engana bem e permite justificar um preço mais elevado.

Já agora. Uma pesquisa pelos estudos de fiabilidade demonstra que os Sandero são mais fiáveis que os Corsa.
Mas tal não é de estranhar, já que a fiabilidade global da gama Opel é anedótica.

Mas acredito que as coisas serão bem melhores no novo Corsa. Tem mesmo que ser...

Mas pelo que parece não existirá mesmo GPL.
A principal aposta é no Corsa-e

Assim, GPL de origem em novo dentro do orçamento é Dacia.
Em usado, considerando a importância da economia (tanto em combustível como em oficina) sem qualquer duvida Toyota híbrido.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03

Mensagem por pcta » 12 out 2019, 10:27

100kms por dia em AE ...
1) conforto, depois de um dia de trabalho....
2) evitar motores com válvulas/sedes macias e de preferência com ajuste de folga automática...
3) carro pequeno com motor de baixa cilindrada :( ... eu tentaria um usado em bom estado, não muitos kms, de maior cilindrada, injeção indireta, válvulas duras e segmento superior.

Posto isto, tem hybridos Toyota, tem ainda alguns 1.4 e 1.6 no mercado de usados ou ir a Espanha e importar um 308sw/3008 ambos 1.6vti de 120cv (penso que estes têm válvulas duras, não tendo ignorar, tem tbm outras opções).

De resto, não indico outro combustível para não ferir susceptibilidades :D

Escolha e pondere bem.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Responder