Dúvidas na escolha - 1º GPL

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fascensao
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Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por fascensao » 02 out 2019, 16:19

Antes de mais boa tarde.

Recentemente, comecei a considerar a hipótese de um veículo a GPL devido a a) mudança de residência e b) necessidade de comprar um segundo carro.

Dado que a minha mulher tem obrigatoriamente de se deslocar de carro para o trabalho (60km diários entre o montijo e Lisboa, via Vasco da Gama, nunca acima dos 110/120kmh), comecei a ponderar a hipótese de adquirir um segundo carro, idealmente a GPL (convertido ou para converter).

Como é previsivel que a familia venha a crescer nos próximos 2 anos (e o c3 que temos é um citadino), idealmente queria um carro mais familiar (o qual seria aproveitado também para a viagem mensal aos sogros - de lisboa a aveiro e volta).

No total, estimo que o carro faça uns 25.000 anuais.

Antes de mais, o orçamento para este carro seriam os 6.000€ (já com a conversão).

E aqui começaram as dúvidas:

Primeira:
a) Comprar um carro já a GPL: nestas condições e orçamento não tenho visto nada com menos de 190.000 km, o que me preocupa dado a probabilidade de precisar de mais gastos de manutenção a curto prazo.

b) Comprar e depois converter: com a vantagem de conseguir comprar um carro com menos de 130.000 km.

Segunda:

a) Que carros devo procurar nesta gama de preços? Tenho visto de tudo, desde skoda fabia (1.2 a 1.4), focus (1.4 a 1.6), peugeot 307 1.4, citroen c4 (apesar de ser mais pequeno); chevrolet nubira 1.6, etc.
Tenho preferência por carros até 2007 (IUC), excepto se o negócio valer a pena; e já sei que os Prius estão fora do orçamento (infelizmente).

Estou de facto completamente à nora, apesar dos vários tópicos que por aqui li (válvulas macias, flashlube e afins), não consigo perceber se estes problemas se mantém e até que ponto, para a utilização pretendida, podem ser origem de problemas.

b) Que quilometragem posso esperar conseguir de um carro desta gama, realisticamente?


Desde já, obrigado.

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por rdd48856 » 02 out 2019, 23:04

Com um orçamento tão curto não dá para fazer muitos milagres.

Então é assim, retirando cerca de 1500€ para a conversão, sobram 4500€.

Qualquer um dos carros que referiu (com exceção talvez do Focus, porque tem válvulas macias, mas andam por cá uns quantos) podem ser convertidos facilmente.

Pode procurar também um Renault Megane Break, Skoda Octavia, VW Golf (não TSI nem FSI) também são opções.

A quilometragem vai depender muito do estado da mecânica do carro, mas isso é difícil aferir.
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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por APHenriques » 03 out 2019, 09:42

Por vezes aparece bons carros, já com uns anos, mas poucos kms dentro dessa gama de preços. Muitas vezes melhores para GPL que motores mais recentes.
O melhor nesse caso, será sempre o mínimo de kms reais e uma nova instalação de GPL.
É caso de procurar bem nos sites do costume, especialmente anúncios particulares.

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por Gasado » 03 out 2019, 11:07

Comprar em 2ª mão carro convertido para GPL para mim é um GRANDE NÃO!

Há casos em que não me preocuparia (comprar ao tim aqui do forum, por exemplo), mas o que se vê muitas, muitas vezes à venda são veículos em completo fim de vida (e já vi vários casos de pessoas que os compraram e ficaram a arder)

Nessa gama de valores por vezes aparecem Mondeos e C5 baixo dos 150k kms.
Ocasionalmente um Accord...
Destes, talvez o C5 seja o melhor para converter...
Também já vi uma 307 SW por menos de 4k (falecimento de dono idoso, alegadamente)

É ficar à coca umas semanas, procurar nos sítios do costume (Standvirtual, olx e custojusto) e ir ver rápido, que esses carros desaparecem rápido...
Os melhores negócios que tenho visto são no Norte, mas não confiaria muito ir lá acima para depois ser uma desilusão... hão-de aparecer negócios perto...

Ah! Alfa Romeo 156 aparecem muitos...
e 147, mas é mais pequeno...
Outro é o Fiat Stilo 1.6 multiwagon... aparecem com alguma frequência
Ah! E Nissan Almeras e Primeras... aparecem bastantes (não sei se são sensíveis)
Golfs 1.4 é tipicamente para esquecer (desculpa verne :) )
E tens bastantes Volvos S60 / 80 / V70, mas quase sempre com muitos kms
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por rdd48856 » 03 out 2019, 22:09

Na pesquisa que fiz encontrei, por exemplo, um C5 tourer 1.8(se calhar um carro demasiado grande para uma utilização eminentemente urbana), um Peugeot 308 SW 1.4 (o meu sogro tem uma HDI e é muito confortável, não tem tido problemas, à exceção do volante, que descascou e dos faróis que ficaram baços) e uma Toyota Corolla verso 1.6 (esta última tem sedes macias, mas com um bom lubrificador e uma afinação atempada das válvulas não deve haver problema).

Edito só para acrescentar o seguinte. @Gasado o carro do @j_verne tem motor 1.6, foram convertidos uns quantos Táxis iguais e não deram problemas. O @powerfull tem um Golf 1.6 (motor de 8 válvulas) e parece que também está para durar.
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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por fascensao » 07 out 2019, 13:22

Boa tarde a todos.
Antes de mais, obrigado pelas opiniões e sugestões.

Tenho andado pelos sites do costume e tenho visto alguns modelos dentro da gama que pretendo (com menos de 150k km e a partir de 2004)

- Peugeot 308sw 1.4 (90cv)
- Peugeot 307 1.4 (90cv)
- Chevrolet Nubira 1.6 (106cv) - uma destas com menos de 100k km;
- Opel Astra 1.4 (90cv)
- Chevrolet Aveo 1.2 (85cv)
- Skoda Fabia 1.2 70 cv (nunca conduzi uma, mas parece-me que com 70 cv é mais citadino puro que outra coisa, nao?)

Quanto aos restantes mencionados, não tenho visto nada abaixo da quilometragem indicada (para o meu orçamento, claro está).

Destes, há alguns mais recomendados (fiabilidade e conversão menos problemática)? A conversão destes andará toda nos mesmos valores?

De referir que de interior conheço as peugeot e a Astra. Vou ver se testo a condução de umas para ver se gosto.

Quanto à localização do negocio, e visto que vou a aveiro todos os meses, não tenho grande problema em ver por lá ou no porto também.

De referir que tenho estado a ver nestas cilindradas/potencias porque me parecem ser as mais indicadas ao uso pretendido (tendo em conta que será um carro relativamente pesado). Corrijam-me se estiver errado.

Obrigado.

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por rdd48856 » 07 out 2019, 22:37

Os 2 últimos são citadinos e nesse caso seria de incluir também o Peugeot 207 SW (tem o mesmo motor do 308, com 95 e não 90 cv).

O user @Biju teve um carros desses, aqui está o D.B.: viewtopic.php?f=9&t=16661&hilit=207sw

Esse Nubira é de que ano? O Opel Astra é de que ano?

O preço da conversão é o mesmo para todos.
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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por fascensao » 08 out 2019, 09:10

rdd48856 Escreveu:
07 out 2019, 22:37
Os 2 últimos são citadinos e nesse caso seria de incluir também o Peugeot 207 SW (tem o mesmo motor do 308, com 95 e não 90 cv).

O user @Biju teve um carros desses, aqui está o D.B.: viewtopic.php?f=9&t=16661&hilit=207sw

Esse Nubira é de que ano? O Opel Astra é de que ano?

O preço da conversão é o mesmo para todos.
As nubiras, das que vi, uma de 2008 (menos de 100k km) e uma de 2006 com 130k. As astras de 2005/2006, com 110-130k km.

Entretanto também vi uma 307 automática. Há algum inconveniente em ser automático para GPL?

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por rdd48856 » 08 out 2019, 23:00

As Opel têm sedes das válvulas macias(mau para GPL), as nubiras tenho dúvidas(mas posso perguntar).

As Peugeot são melhores. Do ponto de vista do GPL não há problema em ser automática, mas as caixas automáticas quando dão problemas o custo de reparação é elevado.
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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por fascensao » 10 out 2019, 12:56

rdd48856 Escreveu:
08 out 2019, 23:00
As Opel têm sedes das válvulas macias(mau para GPL), as nubiras tenho dúvidas(mas posso perguntar).

As Peugeot são melhores. Do ponto de vista do GPL não há problema em ser automática, mas as caixas automáticas quando dão problemas o custo de reparação é elevado.
As Opel nem com o kit de lubrificação são fiáveis?

Em relação ás nubira, se me puderem informar agradeço.

Entretanto, estou a ver se vão aparecendo alguns novos potenciais negócios.

Obrigado

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por rdd48856 » 10 out 2019, 20:06

Já confirmei. Esqueça as Nubiras a partir de 2005.

As Astra pode colocar o lubrificante, mas uma vez que vai comprar o carro seria melhor comprar um carro com sedes resistentes.

O risco é menor.
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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por crisbeck10 » 13 out 2019, 02:36

rdd48856 Escreveu:
10 out 2019, 20:06
Já confirmei. Esqueça as Nubiras a partir de 2005.

As Astra pode colocar o lubrificante, mas uma vez que vai comprar o carro seria melhor comprar um carro com sedes resistentes.

O risco é menor.
Boa noite.

Acabei de adquirir uma Nubira de 2004 e agora li o seu comentário aqui. :-?

Sendo a minha de 2004, mantém-se algum problema.

Já agora, uma vez que também é do Algarve, eu sou de Loulé, onde posso fazer uma revisão ao GPL do meu?

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Re: Dúvidas na escolha - 1º GPL

Mensagem por rdd48856 » 13 out 2019, 20:48

Pois, é que as Nubiras a partir de 2005, código do motor F16D3, dão problemas de válvulas.

Em Loulé tem a RSAutotec na zona industrial.
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