Interrupção venda carros GPL origem

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Responder
SILVERSHOCK
Utilizador Junior
Mensagens: 18
Registado: 17 mai 2006, 17:27
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei
Localização: Santa Iria de Azóia

Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por SILVERSHOCK » 15 out 2019, 14:27

Boas pessoal,

Após um ligeiro boom na oferta de carros equipados com GPL de fabrica (FIAT, OPEL, Dacia, Renault, Chevrolet, etc.) fomos assitindo gradualmente a um recuo, restando apenas a Dacia que de acordo com os seus vendedores, a produção de novos carros está parada e apenas irá retornar em Janeiro de 2020, sendo que até isto é uma incerteza.

Segundo sei, pelo menos na Dacia, a venda de carros a GPL até foi considerada um sucesso, pelo que não consigo, por mais que pergunte aos vendedores das várias marcas, qual a razão da agora desaposta no GPL. As respostas são das mais variadas mas não obtenho um consenso.

Alguem sabe a razão deste desinvestimento que irá chegar ao ponto de não haver nenhuma opção de compra de um carro a GPL de fabrica em Portugal muito em breve?


Cumprimentos,

Pedro Gomes

Avatar do Utilizador
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 328
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 15 out 2019, 14:54

Cada vez menor oferta de motores com injecção indirecta e azimutes traçados para a electrificação dos veículos.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9466
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por rdd48856 » 15 out 2019, 17:52

Já respondi ...

Esse boom não foi bem simultâneo.

Fazendo uma retrospectiva.

A Chevrolet é herdeira da Daweeo(de facto era a Daewoo com logótipo Chevrolet), marca com pergaminhos no GPL de fábrica.

A marca (e não o GPL) desapareceu da Europa supostamente para não fazer concorrência à Opel e assim salvar a última.

Na sequência disto a Opel passou a oferecer também GPL.

Como a estratégia não resultou a Opel foi adquirida pela PSA (Peugeot e Citroen), grupo que há muito tempo não aposta no GPL, e deixou de ter autonomia.

A Dácia e a Renault(esta última passou a comercializar, depois de muitos anos de ausência, o Renault Clio a GPL, no que foi um avanço e não um retrocesso) estão em processo de mudança de motores.

A gama Fiat GPL de origem nunca foi um grande sucesso em Portugal devido aos custos de manutenção. Acresce que, tal como com a generalidade das marcas, também os motores de injeção direta aqui chegaram.

A eletrificação não tem nada que ver, nem os investimentos necessários são da mesma magnitude(nem nada que se pareça), nem o mercado é o mesmo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador
Mensagens: 197
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Renault19 » 15 out 2019, 20:54

Abri aqui um tópico sobre o crescimento do GPL em Espanha. Crescimento que é muito considerável... e faz sentido vender novos a GPL.
Ou seja há o principal que motiva as marcas: mercado.

E no país vizinho ainda se vendem carros novos a GPL
Vejam aqui uma noticia recente:
https://noticias.coches.com/informes/gu ... glp/358530

Aliás o Ford Fiesta a GPL com um motor 1.1 próprio para este combustível, foi lançado em Espanha recentemente.


Penso que há muitas marcas a fazerem contas aos motores e a renovar homologações por causa das emissões. Será o caso do grupo FIAT.

A DACIA julgo que tem a ver com a introdução dos novos motores 1.0 e 1.3.

O Grupo PSA de facto não percebo: Tinha o 1.2 puretech a GPL no C3 e no Crossland e retirou-os. Tinha (tem) uma unidade industrial de sucesso a produzir e a vender veículos novos a GPL - A Fábrica de Figueruelas em Saragoça (Espanha). CARLOS TAVARES, o CEO do grupo PSA, tão critico da eletrificação, - entre outras coisas, por considerar estarmos a entregar o negócio aos chineses (produção de baterias e seus componentes) - não se lembra que pode optar por outras alternativas :GPL, GNC, hidrogénio ? - Ou seja, critica sem apresentar alternativa.... quando até já a tinha na mão.

E a Ford Lusitana poderia em prol do ambiente (e já agora do lucro - pois há mercado), homologar cá o Fiesta a GPL, o mesmo que já é produzido com motor próprio e se vende em Espanha.

Avatar do Utilizador
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 328
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 16 out 2019, 07:33

Quando o grupo PSA está prestes a lançar o e-208 e Corsa-e, após ter terminado com as propostas GPL que possuía, será que a electrificação não terá mesmo nada a ver?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9466
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por rdd48856 » 16 out 2019, 23:23

Quando estamos a falar de carros de 15000€, para carros de mais de 30000€, em que nos carros a GPL o investimento no desenvolvimento do produto é praticamente 0, por oposição ao investimento no desenvolvimento de todos os componentes elétricos, mesmo comprando a bateria , creio que é óbvio que não.

Durante quase 2 décadas a PSA não investiu em GPL e o problema dos elétricos não se colocava.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 328
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 17 out 2019, 07:24

rdd48856 Escreveu:
16 out 2019, 23:23
Quando estamos a falar de carros de 15000€, para carros de mais de 30000€, em que nos carros a GPL o investimento no desenvolvimento do produto é praticamente 0, por oposição ao investimento no desenvolvimento de todos os componentes elétricos, mesmo comprando a bateria , creio que é óbvio que não.

Durante quase 2 décadas a PSA não investiu em GPL e o problema dos elétricos não se colocava.
O que falei está relacionado com a Opel após ser incluída no grupo PSA. Após esta inclusão e de acordo com o que fui lendo, a grande aposta do grupo PSA para a Opel, era mesmo a electrificação. Este tipo de mobilidade passou a ser um objectivo do grupo e daí nem sequer pensarem na continuação do GPL, algo que, tal como referes, estava já desenvolvido e sem necessidade de grandes desenvolvimentos.
Quando acontece uma situação destas como a descrita, como podemos assumir que a electrificação não esteve minimamente relacionada com o desaparecimento do GPL na marca?
Se em outras marcas não será esta a razão, no grupo PSA será uma delas sem dúvida.

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3635
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por j_verne » 17 out 2019, 09:01

Acho que comparar a oferta de GPL em alguns modelos (uma coisa de nicho) com a electrificação de uma gama automóvel (uma decisão estratégica de toda a marca) um bocado exagerado.
Também não me parece que esteja relacionado...

Até porque em outros países a oferta mantém-se, não é?

brunofps
Recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: 22 out 2019, 14:18
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por brunofps » 22 out 2019, 14:21

Entretanto também estava interessado na aquisição de um Duster a GPL e dizem que não existem em stock a nível nacional e que as encomendas estão bloqueadas por parte do fabricante.

Isto é realmente verdade?
Se sim, o que irá acontecer e vão voltar ao mercado?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9466
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por rdd48856 » 22 out 2019, 16:53

Já disse isso antes...estão a mudar de motor e é natural que demore algum tempo até o novo estar homologado....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5134
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por lobito » 22 out 2019, 23:19

A Opel em Portugal tem tido muitas queixas nos carros novos a GPL. A marca apostou no preço e não na qualidade do equipamento, não apostou na formação de técnicos. Basicamente, e quem tem Opel de fábrica já deve ter passado por isso, quando um carro deste tem problemas a GPL a marca pouco faz ou então começa a trocar peças por valores estapafúrdios. Afoguenta os clientes que procuram depois os instaladores que também nem sempre conseguem resolver o problema senão trocar os componentes avariados (porque estes pelo menos sabem avaliar o que está avariado).
O Grupo Dacia /Renault tem outra postura e pelo menos muitos concessionários formaram técnicos para trabalharem com o GPL.
Como as reclamações chateiam e podem dar mau nome à marca, mais vale não vender. Em Espanha a postura é diferente mas pelo que julgo saber, muitas conversões não são feitas propriamente na origem, na fábrica da marca.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Avatar do Utilizador
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 328
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 23 out 2019, 07:56

O concessionário onde comprei o Crossland também vende Dacia e a política deles é não mexer em nada relacionado com o GPL a não ser, uma normal mudança do filtro. Quando necessário algo mais profundo, enviam o carro a quem "percebe da poda".

Responder