Interrupção venda carros GPL origem

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
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SILVERSHOCK
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Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por SILVERSHOCK » 15 out 2019, 14:27

Boas pessoal,

Após um ligeiro boom na oferta de carros equipados com GPL de fabrica (FIAT, OPEL, Dacia, Renault, Chevrolet, etc.) fomos assitindo gradualmente a um recuo, restando apenas a Dacia que de acordo com os seus vendedores, a produção de novos carros está parada e apenas irá retornar em Janeiro de 2020, sendo que até isto é uma incerteza.

Segundo sei, pelo menos na Dacia, a venda de carros a GPL até foi considerada um sucesso, pelo que não consigo, por mais que pergunte aos vendedores das várias marcas, qual a razão da agora desaposta no GPL. As respostas são das mais variadas mas não obtenho um consenso.

Alguem sabe a razão deste desinvestimento que irá chegar ao ponto de não haver nenhuma opção de compra de um carro a GPL de fabrica em Portugal muito em breve?


Cumprimentos,

Pedro Gomes

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Lgvafonso
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 15 out 2019, 14:54

Cada vez menor oferta de motores com injecção indirecta e azimutes traçados para a electrificação dos veículos.

rdd48856
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por rdd48856 » 15 out 2019, 17:52

Já respondi ...

Esse boom não foi bem simultâneo.

Fazendo uma retrospectiva.

A Chevrolet é herdeira da Daweeo(de facto era a Daewoo com logótipo Chevrolet), marca com pergaminhos no GPL de fábrica.

A marca (e não o GPL) desapareceu da Europa supostamente para não fazer concorrência à Opel e assim salvar a última.

Na sequência disto a Opel passou a oferecer também GPL.

Como a estratégia não resultou a Opel foi adquirida pela PSA (Peugeot e Citroen), grupo que há muito tempo não aposta no GPL, e deixou de ter autonomia.

A Dácia e a Renault(esta última passou a comercializar, depois de muitos anos de ausência, o Renault Clio a GPL, no que foi um avanço e não um retrocesso) estão em processo de mudança de motores.

A gama Fiat GPL de origem nunca foi um grande sucesso em Portugal devido aos custos de manutenção. Acresce que, tal como com a generalidade das marcas, também os motores de injeção direta aqui chegaram.

A eletrificação não tem nada que ver, nem os investimentos necessários são da mesma magnitude(nem nada que se pareça), nem o mercado é o mesmo.
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Renault19 » 15 out 2019, 20:54

Abri aqui um tópico sobre o crescimento do GPL em Espanha. Crescimento que é muito considerável... e faz sentido vender novos a GPL.
Ou seja há o principal que motiva as marcas: mercado.

E no país vizinho ainda se vendem carros novos a GPL
Vejam aqui uma noticia recente:
https://noticias.coches.com/informes/gu ... glp/358530

Aliás o Ford Fiesta a GPL com um motor 1.1 próprio para este combustível, foi lançado em Espanha recentemente.


Penso que há muitas marcas a fazerem contas aos motores e a renovar homologações por causa das emissões. Será o caso do grupo FIAT.

A DACIA julgo que tem a ver com a introdução dos novos motores 1.0 e 1.3.

O Grupo PSA de facto não percebo: Tinha o 1.2 puretech a GPL no C3 e no Crossland e retirou-os. Tinha (tem) uma unidade industrial de sucesso a produzir e a vender veículos novos a GPL - A Fábrica de Figueruelas em Saragoça (Espanha). CARLOS TAVARES, o CEO do grupo PSA, tão critico da eletrificação, - entre outras coisas, por considerar estarmos a entregar o negócio aos chineses (produção de baterias e seus componentes) - não se lembra que pode optar por outras alternativas :GPL, GNC, hidrogénio ? - Ou seja, critica sem apresentar alternativa.... quando até já a tinha na mão.

E a Ford Lusitana poderia em prol do ambiente (e já agora do lucro - pois há mercado), homologar cá o Fiesta a GPL, o mesmo que já é produzido com motor próprio e se vende em Espanha.

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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 16 out 2019, 07:33

Quando o grupo PSA está prestes a lançar o e-208 e Corsa-e, após ter terminado com as propostas GPL que possuía, será que a electrificação não terá mesmo nada a ver?

rdd48856
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por rdd48856 » 16 out 2019, 23:23

Quando estamos a falar de carros de 15000€, para carros de mais de 30000€, em que nos carros a GPL o investimento no desenvolvimento do produto é praticamente 0, por oposição ao investimento no desenvolvimento de todos os componentes elétricos, mesmo comprando a bateria , creio que é óbvio que não.

Durante quase 2 décadas a PSA não investiu em GPL e o problema dos elétricos não se colocava.
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 17 out 2019, 07:24

rdd48856 Escreveu:
16 out 2019, 23:23
Quando estamos a falar de carros de 15000€, para carros de mais de 30000€, em que nos carros a GPL o investimento no desenvolvimento do produto é praticamente 0, por oposição ao investimento no desenvolvimento de todos os componentes elétricos, mesmo comprando a bateria , creio que é óbvio que não.

Durante quase 2 décadas a PSA não investiu em GPL e o problema dos elétricos não se colocava.
O que falei está relacionado com a Opel após ser incluída no grupo PSA. Após esta inclusão e de acordo com o que fui lendo, a grande aposta do grupo PSA para a Opel, era mesmo a electrificação. Este tipo de mobilidade passou a ser um objectivo do grupo e daí nem sequer pensarem na continuação do GPL, algo que, tal como referes, estava já desenvolvido e sem necessidade de grandes desenvolvimentos.
Quando acontece uma situação destas como a descrita, como podemos assumir que a electrificação não esteve minimamente relacionada com o desaparecimento do GPL na marca?
Se em outras marcas não será esta a razão, no grupo PSA será uma delas sem dúvida.

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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por j_verne » 17 out 2019, 09:01

Acho que comparar a oferta de GPL em alguns modelos (uma coisa de nicho) com a electrificação de uma gama automóvel (uma decisão estratégica de toda a marca) um bocado exagerado.
Também não me parece que esteja relacionado...

Até porque em outros países a oferta mantém-se, não é?

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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por brunofps » 22 out 2019, 14:21

Entretanto também estava interessado na aquisição de um Duster a GPL e dizem que não existem em stock a nível nacional e que as encomendas estão bloqueadas por parte do fabricante.

Isto é realmente verdade?
Se sim, o que irá acontecer e vão voltar ao mercado?

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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por rdd48856 » 22 out 2019, 16:53

Já disse isso antes...estão a mudar de motor e é natural que demore algum tempo até o novo estar homologado....
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por lobito » 22 out 2019, 23:19

A Opel em Portugal tem tido muitas queixas nos carros novos a GPL. A marca apostou no preço e não na qualidade do equipamento, não apostou na formação de técnicos. Basicamente, e quem tem Opel de fábrica já deve ter passado por isso, quando um carro deste tem problemas a GPL a marca pouco faz ou então começa a trocar peças por valores estapafúrdios. Afoguenta os clientes que procuram depois os instaladores que também nem sempre conseguem resolver o problema senão trocar os componentes avariados (porque estes pelo menos sabem avaliar o que está avariado).
O Grupo Dacia /Renault tem outra postura e pelo menos muitos concessionários formaram técnicos para trabalharem com o GPL.
Como as reclamações chateiam e podem dar mau nome à marca, mais vale não vender. Em Espanha a postura é diferente mas pelo que julgo saber, muitas conversões não são feitas propriamente na origem, na fábrica da marca.
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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Lgvafonso » 23 out 2019, 07:56

O concessionário onde comprei o Crossland também vende Dacia e a política deles é não mexer em nada relacionado com o GPL a não ser, uma normal mudança do filtro. Quando necessário algo mais profundo, enviam o carro a quem "percebe da poda".

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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por Paulo1 » 08 mar 2020, 15:08

Outra situação que noto ao nível dos modelos GPL, é a pouca quantidade de carros recentes (> 2014) a GPL (convertidos). Carros mais antigos ("charutos"...perdoem-me), há bastantes, mas pessoas a apostar na Conversão dos seus carros (mais recentes e de maior cilindrada) em GPL é quase inexistente...
Vêm-se alguns modelos de baixa motorização com GPL de origem. Mas "máquinas", são muito poucos...

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Re: Interrupção venda carros GPL origem

Mensagem por lobito » 08 mar 2020, 17:14

Paulo1 Escreveu:
08 mar 2020, 15:08
Outra situação que noto ao nível dos modelos GPL, é a pouca quantidade de carros recentes (> 2014) a GPL (convertidos). Carros mais antigos ("charutos"...perdoem-me), há bastantes, mas pessoas a apostar na Conversão dos seus carros (mais recentes e de maior cilindrada) em GPL é quase inexistente...
Vêm-se alguns modelos de baixa motorização com GPL de origem. Mas "máquinas", são muito poucos...
Há procura em converter carros semi-novos ou mesmo novos, alguns concessionários por exemplo. O problema é na ainda escassa oferta de kits para converter estes novos motores. Os fabricantes de automóveis estão em constante adaptação dos motores e principalmente da sua gestão, principalmente a parte dos firmwares das centralinas. isto dificulta aos fabricantes de Kits GPL acompanharem todas estas constantes alterações mas acredito que os motores vão estabilizar e que haverá Kis de GPL práticamente universais como para motores de injeção indireta. Lembro que no inicio do GPL também não existiam kits para todos os motores, os kits aspirados obrigavam a colocar um misturador (venturi) que tinha de ser adequado a cada motor e não existia para todos.
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