TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

odraciR
Recém-chegado
Registado: 07 set 2019, 17:04
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: C-HR 1.8 Hybrid
Ano: 2018

TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 30 out 2019, 02:02

Boa noite

INTRODUÇÃO
Adquiri em dezembro/2018 uma viatura TOYOTA C-HR 1.8 Hybrid Exclusive.
Como sou completamente ignorante em automóveis e respetivas motorizações, e muito mais na questão do GPL, peço desde já desculpa por alguma “calinada” que possa cometer…
Inicialmente, antes de comprar a viatura Hibrida, coloquei a hipótese de adquirir a versão 1.2 a gasolina, pois, derivado de leituras anteriores, julgava ser mais fácil a conversão para GPL.
O certo é que acabei por ficar com a versão 1.8 Hybride e, desde dezembro/2018 a agosto/2019, a hipótese de converter a viatura para GPL ficou como que “adormecida”.
Sucede que, durante as férias deste verão, no Algarve, a conversão para GPL veio novamente à ideia, após ter visto uma viatura TOYOTA C-HR 1.8 Hybrid, igual à minha, com matrícula de março de 2019, a qual tinha aposto a vinheta verde GPL.
Comecei a pesquisar e eis senão que acabo por “entrar” no Fórum “Comunidade Autogas.PT” e deparo com os relatos/experiências da conversão de viaturas hibridas para GPL, com sucesso e satisfação dos respetivos utilizadores.
A parte comum é que todos têm TOYOTA's com motorizações hibridas, como eu.
Após algumas consultas no fórum, resolvi inscrever-me e tenho andado há dias para entrar na "rede".

FACTOS
Ponto nº 1: tenho a confirmação da TOYOTA de que o motor do meu veículo é de injeção indireta.
Posto isto, e considerando o que tenho lido no fórum, torna-se mais fácil/viável a conversão para GPL.
A TOYOTA também já me informou que, e passo a transcrever: “… Se a viatura for convertida para GPL, perde a garantia de tudo que estiver relacionado com o motor e componentes…
No entanto, abaixo partilho alguns casos práticos de sucesso de TOYOTAs tri-fuel:

https://www.greencarcongress.com/2017/1 ... gtaxi.html
https://www.ecomobile.it/index.php/en/n ... s-the-best
https://www.elgas.com.au/blog/1070-hybr ... uel-marvel

Resido na área de Sinta e utilizo a viatura diariamente fazendo aproximadamente 40 Km, entre o IC 19 > N117 > CRIL grande parte deles (IC19) em para / arranca. De vez em quando faço umas viagens ao Sul, o que tudo somado dá uma média de 20.000 Km por ano.

PERGUNTAS
Para o tipo de utilização e percursos atrás descritos justifica-se a transformação para GPL?
Uma vez que tenho a viatura há aproximadamente 1 ano (17.000 Km), não é demasiado cedo para a converter para GPL?
Antes de tomar a decisão de conversão, estou a pensar levar a viatura à TOYOTA para revisão. Aconselham alguma intervenção especifica?
Tenciono instalar um sistema liquido, Kit Vialle SI, o qual julgo ser o mais indicado para a viatura em causa? Confirma-se?
Igualmente estou inclinado para instalar um sistema de lubrificação eletrónica. Aconselham que seja da marca V-Lube ou FlashLube? Com bomba? Sequencial?
As válvulas do TOYOTA C-HR 1.8 HSD são duras ou macias? Parece-me pelo que tenho lido aqui no fórum, as válvulas duras provocam um menor desgaste do motor. É assim?
Posso com o Kit GPL andar com o carro em modo elétrico pois ele não perde essa valência?
O carro Hibrido com Kit GPL perde valor quando o quiser vender?
Posso por exemplo durante 1 dia por semana andar só a gasolina e os restantes dias a gás e com esse procedimento conservar mais o motor?
Sendo que a maior parte dos percursos serão realizados a gás, não há problema a gasolina ficar muito tempo no depósito?

O que poderem ajudar, agradeço.
Cumprimentos a todos.

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Contacto:

Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por PauloAns » 30 out 2019, 09:43

Vivas
Bem vindo ao forum
A questão não é tanto os km que se faz (NMO) mas durante quantos km vais pensar em andar com ele.
O meu Jazz anda 7mil km por ano, mas já lhe meti 60 mil km, já estava mais que pago, percebes o que quero dizer?
Não te esqueças também que meter o carro a GPL vai muito provavelmente fazer-te andar mais. Acontece a quase toda a gente hehehe.
Cedo nunca é, mas cada um sabe da sua carteira. Se pudesse já tinha metido.
Quanto a lubrificação, usa a electrónica e injecção de gasolina acima de determinado regime, não optes por um dia a gasolina e os restantes a GPL, deixa que o sistema o faça e mantém os reservatórios debaixo de olho.
A alteração principal é que a parte em que andavas a gasolina, passa a ser alimentada por gás, a parte da interacção com o eléctrico mantém-se.
A malta com toyotas hibridos que me corrija se disse alguma patacoada.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

lpway
Utilizador Junior
Registado: 23 out 2018, 09:19
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LiquidSi by Vialle
Modelo: C-HR
Ano: 2017
Contacto:

Mensagem por lpway » 30 out 2019, 14:56

Viva!

Que bela escolha :clap:
odraciR Escreveu:
30 out 2019, 02:02
Para o tipo de utilização e percursos atrás descritos justifica-se a transformação para GPL?
A minha conversão custou 2050€ e demorava 50000 km a ter retorno do investimento, com retorno entenda-se aos preços da gasolina e do gás na altura da conversão. Só depois de 50k km é que passará a valer apena andar a gás.

Há pequenos prazeres... gastei 2050€ de uma vez mas de cada vez que abasteço o depósito pa fazer 450-500km gasto 20 -22€... Compensa enquanto não passo a barreira dos 50k :wink:
odraciR Escreveu:
Uma vez que tenho a viatura há aproximadamente 1 ano (17.000 Km), não é demasiado cedo para a converter para GPL?
Eu converti o meu passados 2 anos e 30k km, parti do pressuposto que passados estes km e sendo um Toyota com motor 1.8 já não me daria problemas (de fábrica).
odraciR Escreveu:
Levei o meu à revisão dos 30k e de seguida fui convertê-lo, tudo dentro da normalidade, não é necessário nada. A única modificação física no motor são 8 furos na admissão do combustível com o Vialle LiquidSI, não é preciso nada da Toyota... Talvez seja - os suportes da bagageira e o chão para que possa ter o chão levantado como se o carro tivesse vindo com pneu suplente.
odraciR Escreveu:
Tenciono instalar um sistema liquido, Kit Vialle SI, o qual julgo ser o mais indicado para a viatura em causa? Confirma-se?
Por mim falo: espetacular! mas tenho a certeza que não é tanto pela marca em si mas pelo instalador que montou todo o sistema.
odraciR Escreveu:
Posso com o Kit GPL andar com o carro em modo elétrico pois ele não perde essa valência?
Não muda nada, excepto o facto de em vez de funcionar a gasolina funcionar a GPL, o comportamento do carro mantém-se igual.
odraciR Escreveu:
O carro Hibrido com Kit GPL perde valor quando o quiser vender?
Depende do comprador, eu diria que perde o valor da instalação apenas, ou seja, que hoje em dia o GPL não valoriza os carros.
odraciR Escreveu:
Posso por exemplo durante 1 dia por semana andar só a gasolina e os restantes dias a gás e com esse procedimento conservar mais o motor?
Com lubrificação adequada e bem instalada não há qualquer razão para isso acontecer.
odraciR Escreveu:
Sendo que a maior parte dos percursos serão realizados a gás, não há problema a gasolina ficar muito tempo no depósito?
A minha anda 9 a 12 meses no depósito, pode perder qualidades mas do meu ponto de vista não se nota a diferença portanto para mim não é problema.

Comecei por aqui e actualmente tenho este Diário de Bordo. É o mesmo carro, são os mesmos desafios, pode ver nestes dois tópicos respondidas algumas questões que tem e que possa vir a ter. Tem lá fotos da bagageira e dos suportes que falei.

Eu fui ao Porto para converter, não ia ao Porto havia anos e neste momento só volto lá por causa do GPL, é longe mas creio que escolhi o melhor instalador.

P.S.: Pode ver os meus consumos de GPL e gasolina aqui, fica mais fácil de fazer contas para si :wink:
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 30 out 2019, 23:01

Bem-vindo odraciR...

o @lpway já fez as honras dos HSD e disse praticamente tudo.

Na secção dos híbridos a GPL tem muita informação: viewforum.php?f=43, inclusivamente a primeira conversão de um híbrido em 2005 viewtopic.php?f=43&t=134.

A injeção líquida para híbridos tem várias vantagens, desde logo não altera a delicada gestão do sistema de arrefecimento do motor e é menos invasiva.

Outra coisa importante é que o instalador coloque injeção de gasolina quando o motor trabalha em alta carga.

Mesmo assim estou a gastar um depósito de gasolina a cada 7 ou 8000Km.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

odraciR
Recém-chegado

Mensagem por odraciR » 02 nov 2019, 02:28

Boa noite

Muito obrigado pelos contributos recebidos!
Como estreante no Fórum sinto-me um sortudo por ter obtido respostas dos users que tenho acompanhado com regularidade, devendo-se aos seus relatos/explicações que me fizeram colocar a hipótese de converter a m/ viatura.

Respondendo às questões colocadas:
A questão não é tanto os km que se faz (NMO) mas durante quantos km vais pensar em andar com ele.
Obrigado @PauloAns pelas boas-vindas.
O meu anterior carro foi um TOYOTA D4D e esteve comigo durante 13 anos e 6 meses. Foi com bastante pena que me desfiz dele, mas, as questões ambientais e não só… fizeram-me optar por um carro hibrido a gasolina. Estou bastante satisfeito com a opção tomada e não há duvida que os carros tiveram um salto tecnológico enorme na última década…
Por conseguinte, estou a pensar ficar com o C-HR um bom par de anos, e com certeza, no mínimo, enquanto tiver a garantia da bateria, que julgo ser de 7 anos ou 160.000 Km, podendo ser renovada anualmente até aos 10º ano, ou seja, ao longo deste tempo, dará com certeza para amortizar o investimento da conversão (sensivelmente 2 anos) e depois é tirar partido da diferença de preço do gás para a gasolina… isto se se mantiver a diferença que existe hoje.

Já agora pergunto: o que quer dizer “NMO”?
Cedo nunca é, mas cada um sabe da sua carteira. Se pudesse já tinha metido.
Pois, eu julgava que pelo facto de ser hibrido, a conversão para GPL não seria viável, daí ter dito na apresentação que, entre dezembro/2018 e agosto/2019, a possibilidade de conversão tinha ficado adormecida, mas, depois de ter entrado aqui no Fórum as coisas mudaram e fiquei entusiasmado com essa possibilidade.
Em todo o caso, antes de avançar com a conversão quero ir à 1ª revisão à TOYOTA, seguindo um pouco os passos do @Lpway.
Quanto a lubrificação, usa a electrónica e injecção de gasolina acima de determinado regime, não optes por um dia a gasolina e os restantes a GPL, deixa que o sistema o faça e mantém os reservatórios debaixo de olho.
Atendendo ao que tenho lido por aqui, a lubrificação é mesmo necessária, e obrigado @PauloAns por aconselhar a eletrónica. Também estou inclinado por instalar essa. Contudo, esta semana desloquei-me a um instalador na área de Sintra, o qual me disse não estar a instalar a eletrónica, porque ultimamente tem dado problemas, sendo preferível instalar o sistema manual. Alguém sabe de alguma coisa? Estou-me a recordar que o @Lpway no D.B. sinalizou um problema de óleo no sistema de lubrificação V-Lube. Terá alguma cois a ver com isto?

Por outro lado, será que me podem informar qual o melhor kit de lubrificação, V-Lube ou FlashLube?
A minha conversão custou 2050€ e demorava 50000 km a ter retorno do investimento, com retorno entenda-se aos preços da gasolina e do gás na altura da conversão. Só depois de 50k km é que passará a valer apena andar a gás.
Obrigado @Lpway pelos seus esclarecimentos, aliás, o meu entusiasmo para converter o meu C-HR, em parte, fica a dever-se aos seu relatos (D.B.). Sim, também já tenho as minhas contas feitas, e atendendo à atual diferença de preço entre a gasolina e o GPL, o meu plano aponta para um retorno entre os 45K Km e os 50K Km (sensivelmente 2 anos).
Levei o meu à revisão dos 30k e de seguida fui convertê-lo, tudo dentro da normalidade, não é necessário nada. A única modificação física no motor são 8 furos na admissão do combustível com o Vialle LiquidSI, não é preciso nada da Toyota... Talvez seja - os suportes da bagageira e o chão para que possa ter o chão levantado como se o carro tivesse vindo com pneu suplente.
Será que me pode esclarecer melhor quanto a esta ultima parte? Comprou na TOYOTA os suportes da bagageira (esferovite)? O chão deu para aproveitar, certo?
Por mim falo: espetacular! mas tenho a certeza que não é tanto pela marca em si mas pelo instalador que montou todo o sistema.
Também tenho lido muito boas referências sobre o instalador onde efetuou a conversão do seu C-HR. Já li também os relatos do @striker54 que fez lá, também, a sua conversão. É um dos fortes candidatos, mas, de onde eu moro até lá são 350 Km, e o meu receio é se surgir algum problema não me fica muito "à mão"…
A injeção líquida para híbridos tem várias vantagens, desde logo não altera a delicada gestão do sistema de arrefecimento do motor e é menos invasiva.
Obrigado @rdd48856, também, pelos seus esclarecimentos. Foi de ler muitas coisas suas aqui no fórum que me levaram a depositar confiança na conversão.

Pelas razões que invocou, é ponto assente que vou optar pela injeção líquida. A opção de ser o kit da Vialle deve-se também ao facto de a maior parte dos users do fórum que têm TOYOTA´s terem optado por este kit, o qual pelos vistos não tem dado problemas.
Outra coisa importante é que o instalador coloque injeção de gasolina quando o motor trabalha em alta carga.
Ok, mas, sobre esta questão estou completamente às escuras, pois, como o carro não tem conta-rotações não sei o que fazer. No do @Lpway, acho que a injeção de gasolina dispara às 3.800 RPM, enquanto no seu, o sistema é mais complexo.
Eu de vez em quando gosto de puxar pelo carro e em AE chego a fazer 150-170-180 Km/h (em algumas partes do percurso…).
Como é que eu posso ver esta questão, para depois reportar ao instalador, uma vez que não tenho nenhum leitor ODB?

Obrigado e cumprimentos a todos.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 02 nov 2019, 15:06

o qual me disse não estar a instalar a eletrónica, porque ultimamente tem dado problemas, sendo preferível instalar o sistema manual.
Esqueça a manual...eu tenho um sistema flashlube eletrónico com 130000Km e 9 anos, e outro V-lube com mais de 20000Km.

O V-lube inicialmente deu-me um problema num vedante, mas depois de resolvido está 5 estrelas...

Atualmente o V-lube é melhor, mas têm acontecido uns problemas num vedante que levam à substituição do mesmo, a qual pode ser feita preventivamente...mas os problemas reportados dizem respeito mais ao FlashLube eletrónico.

Instaladores na região de Lisboa que tenham instalado injeção líquida em híbridos tem a FrontFules(instalou no meu e no do @Biju) e a Passilauto(instalou no do @RicardoToyota).

Quanto á afinação do kit o próprio software permite selecionar a rotação e a carga a partir da qual o sistema comuta para gasolina.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 02 nov 2019, 15:41

odraciR Escreveu:
02 nov 2019, 02:28
Contudo, esta semana desloquei-me a um instalador na área de Sintra, o qual me disse não estar a instalar a eletrónica, porque ultimamente tem dado problemas, sendo preferível instalar o sistema manual.
Fui ao mesmo instalador... é qualificado e tem bons conhecimentos para os kits mais básicos gasosos. Não me conveceu, pelo contrário, para o VialleSI disse-me que de cada vez que o carro desligasse o motor para funcionar somente a eléctrico quando voltasse a precisar do motor de combustão ia a ligar a gasolina... nada mais errado.

Se reparar no primeiro tópico que criei fiz exactamente a mesma pergunta aqui no fórum e obtive a mesma resposta que o @rdd48856 deu. No Diário de Bordo, nas últimas mensgens pode ver que tive um pequeno problema no meu sistema V-Lube prontamente resolvido pelo instalador. De resto tem-se portado muito bem.
odraciR Escreveu:
02 nov 2019, 02:28
Comprou na TOYOTA os suportes da bagageira (esferovite)? O chão deu para aproveitar, certo?
Comprei Suportes de esferovite e chão, ao todo crei que ficou em cerca de 90€. O chão não dá para aproveitar, as linhas de nível são diferentes para nova altura.

Sou de Lisboa, nada me liga ao Porto, escolhi o instalador Autogas Power porque nem a Autoecologia, nem a FrontFuels, nem AutoGerv, nem mais dois me passaram confiança para sentir que nunca teria problemas com a instalação e que se por acaso os tivesse teria facilidade em resolver. Prefiro ter problemas e ir ao Porto em dia marcado e voltar com o problema resolvido do que andar todos os dias a caminho do instalador para ver se ele tem tempo para ver e resolver o problema. Infelizmente também podemos encontrar situações destas últimas aqui no fórum.

Quanto à questão das RPM, empiricamente as 3600 acontecem pouco depois de entrar na zona branca, passadas a verde e a azul e 3800 acontece quando passa o meio da zona branca. Sem leitor de OBD não creio ser possível fazer esse estudo.

PauloAns
Cidadão Virtual
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 02 nov 2019, 22:23

NMO - "Na Minha Opinião"
Cumps
Paulo Ans

odraciR
Recém-chegado

Mensagem por odraciR » 03 nov 2019, 01:22

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos prestados.
Lpway escreveu:
Comprei Suportes de esferovite e chão, ao todo crei que ficou em cerca de 90€. O chão não dá para aproveitar, as linhas de nível são diferentes para nova altura.
Estive a pesquisar no site da TOYOTA e não consegui visualizar, quer os suportes em esferovite quer o chão para colocar na mala. Porventura só mesmo numa oficina oficial da marca é que me podem informar sobre este equipamento.
Lpway escreveu:
Quanto à questão das RPM, empiricamente as 3600 acontecem pouco depois de entrar na zona branca, passadas a verde e a azul e 3800 acontece quando passa o meio da zona branca. Sem leitor de OBD não creio ser possível fazer esse estudo.
Não conheço nada de OBD, a não ser o que li no seu D.B., mas, suponho ser importante para se tentar perceber a utilização que cada um faz da viatura, tendo em vista "calibrar" o momento (RPM) de injeção a gasolina, após a conversão. É isto? Corrijam-me se estou enganado.
O tal instalador que consultei esta semana, quando lhe falei no OBD, disse-me que era preciso muito cuidado com a sua utilização, pois, um uso indevido poderia alterar alguma tecnologia da viatura...

Será que aqui no fórum existe alguma secção que ensine a trabalhar com OBD, do género "utilização de OBD para iniciados"?

Obrigado.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 03 nov 2019, 22:13

disse-me que era preciso muito cuidado com a sua utilização, pois, um uso indevido poderia alterar alguma tecnologia da viatura...
Neste caso apenas serve para fazer leituras...por isso não há perigo nenhum.

A ideia é trabalhar a gasolina quando o motor térmico está próximo da zona de potência máxima e injetar alternadamente gasolina e GPL em zonas que sendo afastadas dessa em termos de potência não o são em termos de binário.

Um bom instalador é capaz de fazer isso, tem é que lhe explicar que ao contrário dos motores convencionais, os híbridos podem funcionar durante muito tempo com binários elevados,mesmo a rotações baixas.

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 04 nov 2019, 08:03

odraciR Escreveu:
03 nov 2019, 01:22
Estive a pesquisar no site da TOYOTA e não consegui visualizar, quer os suportes em esferovite quer o chão para colocar na mala. Porventura só mesmo numa oficina oficial da marca é que me podem informar sobre este equipamento.
Encontrei a referência das peças online na altura mas quando fui à secção de peças para comprar o Sr. que lá estava mostrou-me no computador as duas iguais com referência diferente. Basta ir lá e dizer que quer os suportes para colocar pneu suplente no carro - apoios de esferovite e chão, eles têm que encomendar e no espaço de 2 a 3 dias chega. As referências dos que eu comprei creio que eram para o mercado chinês... apesar de serem iguais aos do mercado australiano com referência diferente.
odraciR Escreveu:
03 nov 2019, 01:22
Não conheço nada de OBD, a não ser o que li no seu D.B., mas, suponho ser importante para se tentar perceber a utilização que cada um faz da viatura, tendo em vista "calibrar" o momento (RPM) de injeção a gasolina, após a conversão. É isto? Corrijam-me se estou enganado.
O tal instalador que consultei esta semana, quando lhe falei no OBD, disse-me que era preciso muito cuidado com a sua utilização, pois, um uso indevido poderia alterar alguma tecnologia da viatura...
Compre um leitor de OBD (de preferência o OBDLink LX, MX ou MX+), instale as applicações Hybrid Assitant e Hybrid Reporter no seu telemóvel e ande com o Hybrid Assistant ligado enquanto conduz. Desta forma nunca alterará nada no carro. Para se fazerem configurações via OBD tem que se ter praticamente essa intenção, não é fácil fazê-lo sem querer.

No site do Hybrid Assitant tem informações que o podem ajudar.

Em inglês e em português

odraciR
Recém-chegado

Mensagem por odraciR » 04 nov 2019, 19:16

@rdd48856 e @Lpway, agradeço os v/esclarecimentos, sempre muito úteis.

Grande abraço.

odraciR
Recém-chegado

Mensagem por odraciR » 10 nov 2019, 16:18

Dia 08/11/2019 levei o carro à 1ª revisão (intermédia - 16.700 Km) à TOYOTA.
Verificação do Sistema Híbrido – Aprovado.
Paguei mais um pouco que o previsto no plano de manutenção, dado que, após medição na oficina, o técnico aconselhou-me a proceder ao cruzamento (troca) dos pneus da forma indica no manual da viatura.

Perguntei na altura o preço dos suportes de esferovite da bagageira e do chão e deram-me um valor bem superior (o dobro) daquele que o @Lpway referiu, ou seja, pelo conjunto pediram-me cerca de €200,00 já com IVA. Creio que o @Lpway terá efetuado esta aquisição no início deste ano, imediatamente antes de fazer a sua conversão, por €90,00, e não me parece que decorridos sensivelmente 9 meses, o preço das mesmas peças tenham inflacionado 120%!

Está visto que tenho de dar uma volta por vários concessionários e pedir vários orçamentos…

Ainda sobre a questão do OBD: as leitura que se fizerem são guardadas na aplicação e são depois exportadas? Para Excell? É assim?

Obrigado.

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » Ontem, 08:44

Viva odraciR!

Paguei pelo chão da bagageira 76,64€ e pelos apoios de esferovite 35,06€, 111,70€ ao todo. Comprei na Toyota em Alfragide. Vou procurar as faturas mais tarde para lhe poder dar as referências das peças, será mais fácil assim.

O Hybrid Assistant guarda as leituras e O Hybrid Reporter faz relatório detalhados dessas leituras, esses relatórios ficam guardados no hybrid reporter para posterior consulta. O formato dos relatórios é xml, não são exportados para excel, no entanto pode consultá-los num qualquer browser.

PauloAns
Cidadão Virtual
Contacto:

Mensagem por PauloAns » Ontem, 11:36

qualquer ficheiro XML pode ser importado para Excel, através da opção de Importação de Dados.
Cumps
Paulo Ans

Responder