GPL, e outros combustíveis aumentam a nossa longevidade?

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Responder
mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

GPL, e outros combustíveis aumentam a nossa longevidade?

Mensagem por mpsfilho » 16 mar 2020, 22:14

Pode parecer e deverá ser uma ideia doida mas, dei comigo a pensar no seguinte:

Contrariamente ao que normalmente penso e acredito... mas, e se o raciocínio seguinte tivesse alguma coisa de verdade!

Ou seja: no tempo em que não havia carros a poluir, a esperança média de vida era muito menor do que agora.

Há anos só se falava na camada de ozono e no buraco negro que provocava, depois, passou-se o foco para o aquecimento global, os fogos florestais e agora, é para reduzir a taxa de carbono.

Mas, se a poluição agora é tão grande devido a todas estas causas que enunciei, porque é que agora se vive mais tempo do que quando não existiam motores de combustão?.

Por exemplo: O corona vírus (covid 19) surgiu na China, precisamente numa das zonas mais poluídas ambientalmente e super povoadas, ou seja, se calhar as pessoas e os vírus sobrevivem mais tempo com o ar poluído do que com ar mais puro :D

Até a carne fumada se conserva, contrariamente, a carne fresca apodrece...

Este meu artigo foi e é, em jeito de brincadeira e ao mesmo tempo de reflexão.

Será que tudo o que se está fazendo em prol da humanidade estará correto? ou será que na nossa vida também precisamos de um pouco de poluição para continuarmos a prolongar a nossa conservação e a nossa esperança média de vida??? a ser assim precisaríamos de continuar com os motores de combustão :-o

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: GPL, e outros combustíveis aumentam a nossa longevidade?

Mensagem por Lgvafonso » 17 mar 2020, 11:37

Estava a ir tudo bem enquanto escreveste "Este meu artigo foi e é, em jeito de brincadeira...", mas será que merece reflexão? Não me parece!

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 17 mar 2020, 11:50

Os "agarrados" do tabaco ao ler o que escreveste devem estar com um sorriso de orelha a orelha.

Repara que este vírus como outros mais mortais atacam as vias respiratórias... que é a nossa maior fragilidade.
Para quem já tem fragilidades pulmonares, o risco aumenta, naturalmente.

E as fragilidades pulmonares devem-se a quê?
Estudos recentes apontam para atrofia pulmonar em crianças que vivem ou frequentam escolas junto a ruas e estradas com muito transito.
Atrofias que em alguns casos verificados atingem 14% de atrofia pulmonar. Mais tarde essas crianças serão adultos que por cada ano de idade vão ser doentes respiratórios agravados.
Seja pelo dióxido de enxofre que acaba inalado na forma de acido sulfúrico e sulfuroso, seja pelas partículas que nos entram na corrente sanguínia, seja pelas restantes substancias tóxicas que saem dos escapes dos carros... todos que tem escape.

Enquanto isso continuamos todos a fazer fumo e assobiar para o lado. :-

E como se não bastasse os carros serem altamente poluidores de fabrica, ainda há os "inteligentes" que fazem alterações para aumentar potência, ignorando completamente as implicações ambientais.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 17 mar 2020, 13:30

Mas há coisas que merecem reflexão como o significativo aumento da esperança média de vida, apesar do significativo aumento da poluição!

Contudo, eu frisei que este tema era e é para ser tratado em jeito de brincadeira, e a brincar a brincar se dizem algumas verdades.

E continuando a brincadeira vou contar um caso verídico:

Dois agricultores tratavam do seu pedaço de terra cultivando produtos hortícolas, sendo que a principal sementeira eram batatas.

Um deles era muito perfeccionista, mantinha a terra muito limpinha e tudo muito bem organizado e alinhado geometricamente, e tudo o que era resíduos como ervas daninhas folhas de árvores etc, etc, retirava tudo isso das culturas,

O outro, ao semear, não se importava muito com geometrias nem outras manias, metia nos regos onde depois colocava as batatas, todos esses resíduos que o primeiro retirava e, ainda metia outras porcarias mais, como por exemplo, dejectos de animais/estrume que, é uma coisa nojenta e mal cheirosa que aquando em fermentação e decomposição liberta um gás que nos pode matar, para muitos é semelhante ou pior que a poluição de que aqui costuma-mos falar.

Passados alguns meses o que era perfeccionista notou que a sua cultura estava a definhar e, a sua produção quase que nem deu para provar.

A do vizinho que estava tão mal amanhada, e que parecia que não iria produzir nada, transformara-se num jardim que era um encanto e a produção fora um espanto.

Então o vizinho que era muito organizado e limpinho perguntou: porque será que tu, que pouco te esforças e poucos cuidados tens com as sementeiras mesmo assim dão-te bons tubérculos? e eu, que me esforço e mantenho tudo limpinho a minha terra nada produz? qual é o segredo? olha vizinho, respondeu o que era mais porquinho, o segredo é, MERDA para a horta... :lol:

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 17 mar 2020, 18:49

mpsfilho Escreveu:
17 mar 2020, 13:30
Então o vizinho que era muito organizado e limpinho perguntou: porque será que tu, que pouco te esforças e poucos cuidados tens com as sementeiras mesmo assim dão-te bons tubérculos? e eu, que me esforço e mantenho tudo limpinho a minha terra nada produz? qual é o segredo? olha vizinho, respondeu o que era mais porquinho, o segredo é, MERDA para a horta... :lol:
Isso não é segredo nenhum.... e não é merda, mas sim estrume... merda é o que os putos dos ibizas fumarentos tem no lugar do cérebro. E essa nem para adubo serve.

Um dos hobbys que tenho é estudo de genealogia. E entre muitas outras coisas interessantes que descobri é que tenho quase a totalidade dos meus antepassados de 11 gerações como agricultores, apesar da proximidade do mar. E até aos 15 anos, quando encerramos a atividade agrícola, um dos meus trabalhos era carregar, transportar e espalhar estrume em terrenos.... centenas de toneladas anualmente.
Também na época a produção agrícola era mais biológica do que química.
Agora a produção de morangos, por exemplo, nem usa terra quanto mais estrume.... depois também não sabem a morangos, mas a nada...

Mas uma coisa que a investigação de documentos antigos nos mostra é as causas de morte e as idades... e tive vários antepassados a atingir idades bem acima dos 80 anos... enfim, nem vou comentar essa de relacionar a poluição com o aumento de esperança de vida.

Sabes quantos milhões de pessoas morrem devido a poluição atmosférica? investiga....

Mas é necessário distinguir as coisas...
Fala-se do metano e do CO2 como os elementos mais poluentes... e das alterações climáticas ... ou seja argumentos absurdos, mas como a maioria da população global é drogada em fumo, dificilmente se preocupa com a poluição atmosférica.

O que é realmente importante é reduzir muito as emissões de poluentes para a atmosfera. Desde que me lembro sempre discordei do argumento "aquecimento global" e "alterações climáticas" mas o que interessa é que está a ter algum resultado.
À uns anos atrás os mesmos argumentos só agravaram o problema.

Neste momento com a situação do COVID-19 já se verifica uma redução significativa na emissão de poluentes... espero que pelo menos se perceba que muitas deslocações podem ser evitadas... nós, os informáticos, trabalhamos muito para que o teletrabalho fosse possível. No entanto, essa possibilidade sempre foi desvalorizada.
Muita gente vai perceber agora que perde muito tempo em transportes inutilmente.... mas faz parte da natureza humana comportar-mo-nos como baratas tontas.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 17 mar 2020, 22:53

APHenriques Escreveu:
17 mar 2020, 18:49

Isso não é segredo nenhum.... e não é merda, mas sim estrume...

@APHenriques, este estrume de que falo podes crer que tem mesmo muita merda... mas, uma vez que tal como eu já lidastes com ele isso daria "pano para mangas"... creio não ser o sitio adequado para desenvolver esta matéria.

Quanto ao artigo e seguintes que publiquei, estes não são para causar stress, antes pelo contrário, são para descomprimir.

O que eu quero dizer apesar de as nossas ideias e criticas serem muito semelhantes é que temos que ser um pouco mais tolerantes O mundo tem que ter um certo equilíbrio, não podemos matar os condutores da marca de automóveis que referes, a formula correta é consciencializar.
Eu também sou a favor da despoluição e, não gosto mesmo nada de drogas, excepto para fins medicinais, nunca fumei e acto bastante ridículo esse vicio, assim como a industria do sexo, tudo merdas de vícios que degradam as pessoas e a humanidade.

No entanto, devemos consciencializar estes para os malefícios que lhes causam a eles e indirectamente a nós todos, mas, com calma... há coisas que muitas vezes não são tão ruins como parecem, por isso dei o exemplo do estrume que, apesar se ser uma "bela merda" sempre serve para alguma coisa.

É o que acontece com os combustíveis tradicionais, arranjem soluções económicas e saudáveis que o mundo agradece, mas, temos que nos convencer que os tradicionais não irão desaparecer na totalidade.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 18 mar 2020, 12:02

mpsfilho Escreveu:
17 mar 2020, 22:53
É o que acontece com os combustíveis tradicionais, arranjem soluções económicas e saudáveis que o mundo agradece, mas, temos que nos convencer que os tradicionais não irão desaparecer na totalidade.
O problema maior é a dependencia elevada que se criou no petróleo... especialmente porque existem países inteiros que dependem quase a 100% do petróleo... não evoluíram em nada. Vivem exclusivamente das receitas de venda de petróleo.

Mas também o custo real dos combustíveis derivados do petróleo. Se o preço fosse mais elevado o consumo seria muito menor e logo menos emissões toxicas.
Por exemplo o custo de Jet fuel é demasiado baixo... o que leva a um custo ridículo das viagens de avião. E os aviões são extremamente poluentes.
O resultado é milhares de aviões no ar em cada momento para viagens fúteis. Alguém se preocupa com a poluição desnecessária que isso provoca?
Neste preciso momento em que escrevo isto, segundo o flightradar24, e apesar de todas as restrições aos voos de momento, estão no ar mais de 8500 aviões, no mundo inteiro. E sobre a península ibérica estão mais de 100. :?

Um país como Portugal não tem dimensão que justifique viagens internas de avião no continente... bastava um aeroporto no máximo dois internacionais e exclusivamente para viagens internacionais ou para as regiões autónomas ... todas as ligações internas deveriam ser por comboio elétrico.

E mesmo as viagens de carro... milhares de deslocações poderiam ser evitadas mesmo por razões profissionais. O teletrabalho é uma excelente ferramenta mas continua a ter pouca utilização...
É tempo de refletir se realmente não andamos todos a poluir por razões perfeitamente evitáveis.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 18 mar 2020, 13:20

APHenriques Escreveu:
18 mar 2020, 12:02
mpsfilho Escreveu:
17 mar 2020, 22:53
O problema maior é a dependencia elevada que se criou no petróleo... especialmente porque existem países inteiros que dependem quase a 100% do petróleo... não evoluíram em nada. Vivem exclusivamente das receitas de venda de petróleo.

Mas também o custo real dos combustíveis derivados do petróleo. Se o preço fosse mais elevado o consumo seria muito menor e logo menos emissões toxicas.
Por exemplo o custo de Jet fuel é demasiado baixo... o que leva a um custo ridículo das viagens de avião. E os aviões são extremamente poluentes.
O resultado é milhares de aviões no ar em cada momento para viagens fúteis. Alguém se preocupa com a poluição desnecessária que isso provoca?
Neste preciso momento em que escrevo isto, segundo o flightradar24, e apesar de todas as restrições aos voos de momento, estão no ar mais de 8500 aviões, no mundo inteiro. E sobre a península ibérica estão mais de 100. :?

Um país como Portugal não tem dimensão que justifique viagens internas de avião no continente... bastava um aeroporto no máximo dois internacionais e exclusivamente para viagens internacionais ou para as regiões autónomas ... todas as ligações internas deveriam ser por comboio elétrico.

E mesmo as viagens de carro... milhares de deslocações poderiam ser evitadas mesmo por razões profissionais. O teletrabalho é uma excelente ferramenta mas continua a ter pouca utilização...
É tempo de refletir se realmente não andamos todos a poluir por razões perfeitamente evitáveis.

Agora sim @APHenriques, este teu comentário é inteligente moderado e bem ponderado, isto porque se enquadra dentro da realidade da actualidade sem ataques a ninguém mas sim, direccionados aos problemas em si e ao que é necessário e possível executar, parabéns pela contribuição :)

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 19 mar 2020, 13:10

As vezes já me falta a paciência para faltas de civismo....
Obviamente que não me referia a ti... pois até sinto que és das pessoas que mais tem participado de forma mais positiva aqui no fórum.

Mas todos os locais servem para chamar a atenção dos "fumarentos"... normalmente faço-o pessoalmente. E também tenho alertado para estas questões na Assembleia Municipal.

Tive um colega, professor de filosofia, que dizia: "a malta só aprende verdadeiramente quando bate com os cornos". :ymdevil:
É daqueles que não tem papas na língua. :-D

Eu tenho filhos adolescentes... fãs de carros, mas felizmente não alinham, como outros em carros transformados...
Andamos todos em competições de automóveis, mas apenas em simuladores... :-D
A malta diverte-se e não há fumos nem acidentes. A malta anda em grandes bombas a 300 kms hora nos simulares e na estrada andamos todos dentro dos limites legais.

Mas fico passado quando vejo malta andar na estrada a por a vida dos outros em risco.
Por exemplo.... já reparaste nos BMW ? não é exclusiva mas quase todos os condutores de BMW comportam-se como se fossem superiores aos restantes condutores... Tenho familiares com BMW e digos-lhe isto mesmo... porque tem de se comportar como idiotas?
Tive um Porsche classico que usava por vezes em viagens de AE... não imaginas a quantidade de condutores que faziam questão de passar a frente ou mesmo desafiavam... Logo comigo que evitava colocar a 5ª para não passar dos 120/130
Curiosamente, grandes carros modernos, Porsche 911, Aston Martin, Mercedes SLS, etc. tinham atitudes completamente diferentes....

Mas BMW, Audi, e alguns Mercedes.... não é culpa dos carros, mas parece que faz os condutores comportarem-se como idiotas.

Pronto lá estou eu a atacar! :D

Responder