Porque é que os Preços do GPL não descem???? Preços GPL no Mundo!

Conhece algum posto de abstecimento que tenha um bom preço de GPL ? , partilhe o com a comunidade...
Paulo1
Utilizador Junior
Registado: 22 dez 2019, 11:52
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LANDYRENZO
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: EOS 1.4 122 cv
Ano: 2009

Porque é que os Preços do GPL não descem???? Preços GPL no Mundo!

Mensagem por Paulo1 » 18 mar 2020, 10:41

Bom dia,

Não é que seja de momento o tema mais importante, mas dei comigo a pensar a razão para que a Gasolina e o Gasóleo tenham descido +10 cêntimos, e o GPL mantenha os preços.

Alguma razão que considerem como plausível?

Aproveito para partilhar um site com os preços de GPL (e outros combustíveis/energias) em todo o Mundo - https://pt.globalpetrolprices.com/lpg_prices/

Protegam-se!

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Porque é que os Preços do GPL não descem???? Preços GPL no Mundo!

Mensagem por toze23 » 18 mar 2020, 22:22

Acho que é só falta de concorrência.

Se quiser os dados para Portugal é possível com este site http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/p ... AAAAAAAAAA

O site é mau mas os dados estão lá e claro o movimento no dia 15 nos restantes combustível mas nada no GPL Auto.

Também é possível consultar aqui os preços de referência da ENSE, ou seja, uma estimativa do custo ao posto antes de impostos:
https://www.ense-epe.pt/precos-referencia/

jogador
Utilizador Junior
Registado: 30 mar 2019, 15:40
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por jogador » 18 mar 2020, 22:36

O preço do GPL não está diretamente relacionado com o preço do petróleo, como está a gasolina e o gasóleo.
O normal é ficar mais barato apartir da primavera e mais caro no inverno

NoveL
Utilizador Junior
Registado: 23 set 2018, 15:20
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Honda
Modelo: CIVIC 1.8 SPORT
Ano: 2006

Mensagem por NoveL » 20 mar 2020, 10:23

O GPL não anda face ao Petróleo e por acaso é algo que está indiferente aqui ao COVID19.

O mesmo tem também as características de ser mais barato no verão do que no inverno devido à sua densidade.

Por agora, não me esquenta muito, vou aproveitando para ir metendo Gasolina assim às mijinhas já que mesmo a GPL gasto sempre 15€ (2 em 2 meses) e não tenho andando com o carro (teletrabalho).

Mas pensa a longo prazo, os combustíveis não vão ficar assim para sempre, assim que quarentenas acabarem e voltar tudo a querem produzir e a trabalhar a 200% vamos voltar a ver o diesel a quase 1,5€ e o gasolina a quase 1,8€ e o nosso querido GPL lá andará nos seus 58-62 cents.

Paulo1
Utilizador Junior

Mensagem por Paulo1 » 21 mar 2020, 08:30

Ainda assim, e sendo o GPL produzido com base em Petróleo, não consigo entender que não exista uma redução ainda que ligeira, de 2/3 cêntimos.

Quanto a essa teoria de Verão/ Inverno não é lógica nem sustentável. Em economia as subidas ou descidas de preços têm que ter alguma lógica, que nao apenas o frio/ calor

jogador
Utilizador Junior

Mensagem por jogador » 21 mar 2020, 11:06

Não achas lógico?
Inverno=frio=aumento procura para aquecimento=aumento do preço
Verão=calor=redução da procura pois não serve para arrefecer=redução do preço
É a lei da procura/oferta em qualquer país do mundo
Na Venezuela por exemplo 1L água é mais caro que 1L de gasolina, segundo tu não teria lógica mas de facto tem pois gasolina eles têm com fartura já água e bens alimentares nem por isso

Paulo1
Utilizador Junior

Mensagem por Paulo1 » 21 mar 2020, 12:23

1 - O Gás Natural (utilizado nas nossas habitações) não sofre qualquer tipo de oscilação Inverno/Verão
2 - O GPL não serve para aquecimento
3 - Por essa lógica, a energia KW/H vendido por EDP, Endesa, etc, também aumentaria no Inverno, pois gastamos mais em aquecimento....

Essa lógica é a chamada "Lógica da Batata", que não faz sentido nenhum.
O que eu vejo é os operadores a aproveitarem-se para aumentar o lucro! Isso sim! Como o GPL não surge nos media....parece não existir compensação...

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21

Mensagem por jlmf1 » 21 mar 2020, 12:47

Paulo1 Escreveu:
21 mar 2020, 08:30
Ainda assim, e sendo o GPL produzido com base em Petróleo, não consigo entender que não exista uma redução ainda que ligeira, de 2/3 cêntimos.

Quanto a essa teoria de Verão/ Inverno não é lógica nem sustentável. Em economia as subidas ou descidas de preços têm que ter alguma lógica, que nao apenas o frio/ calor
Incorreto. O GPL é um subproduto da refinação do gás natural e do petróleo, composto essencialmente por propano e butano e em pequena percentagem por outros hidrocarbonetos.

Em economia existem algumas "lógicas" mas nem sempre, e sobretudo não aquelas que nós queremos ao gosto de cada um e uma das mais importantes teoricamente é a da oferta e procura numa economia de mercado e o "frio/ calor" são uma das "lógicas" que mais observam uma das leis fundamentais e mais racional, a oferta e procura. Abstenho-me no entanto de comentar a variação de preços do GPL porque não conheço absolutamente nada do respetivo mercado onde se insere esta commoditie.

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21

Mensagem por jlmf1 » 21 mar 2020, 13:09

Paulo1 Escreveu:
21 mar 2020, 12:23
1 - O Gás Natural (utilizado nas nossas habitações) não sofre qualquer tipo de oscilação Inverno/Verão
3 - Por essa lógica, a energia KW/H vendido por EDP, Endesa, etc, também aumentaria no Inverno, pois gastamos mais em aquecimento....

O que eu vejo é os operadores a aproveitarem-se para aumentar o lucro! Isso sim! Como o GPL não surge nos media....parece não existir compensação...
1- falso, de forma muito simples e facilmente compreensível:https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... as_natural

2- falso. O GPL é composto por butano e propano e tanto em Portugal (cidades inteiras) como na restante Europa é utilizado de uma forma ou de outra, por milhões de pessoas, em botijas ou canalizado, para aquecimento e outros fins domésticos e industriais muitos deles mais importantes ou exclusivos ao tempo frio diretamente ou indiretamente por escassez de outras alternativas em época de maior procura.

3- falso porque ilógico como argumento na forma e conteúdo. A energia elétrica tem variações de custo de produção enormes conforme a hora do dia, estação do ano, forma de produção, etc. e alem das considerações decorrentes das opções politicas e de investimento, o consumidor optando ou não por tarifas diferenciadas ao longo do dia, da semana ou da estação, vai pagar um preço combinado que alisa a curva de preços de forma artificial.
No mercado grossista entre grandes produtores ou países o preço varia a cada minuto ao longo do ano.

Admito perfeitamente que "Esta lógica é a chamada "Lógica da Batata", que não faz sentido nenhum" mas como referi acima não estou neste mercado e não conheço estas cotações e como se formam nos mercados financeiros (de futuros, grossista e de distribuição) mas deixo-lhe a si a oportunidade de desenvolver melhor os seus argumentos dado que demonstra que nos poderá esclarecer e é para isso que aqui estamos.

Paulo1
Utilizador Junior

Mensagem por Paulo1 » 21 mar 2020, 14:54

jlmf1 Escreveu:
21 mar 2020, 13:09
Paulo1 Escreveu:
21 mar 2020, 12:23

1- falso, de forma muito simples e facilmente compreensível:https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... as_natural

2- falso. O GPL é composto por butano e propano e tanto em Portugal (cidades inteiras) como na restante Europa é utilizado de uma forma ou de outra, por milhões de pessoas, em botijas ou canalizado, para aquecimento e outros fins domésticos e industriais muitos deles mais importantes ou exclusivos ao tempo frio diretamente ou indiretamente por escassez de outras alternativas em época de maior procura.

3- falso porque ilógico como argumento na forma e conteúdo. A energia elétrica tem variações de custo de produção enormes conforme a hora do dia, estação do ano, forma de produção, etc. e alem das considerações decorrentes das opções politicas e de investimento, o consumidor optando ou não por tarifas diferenciadas ao longo do dia, da semana ou da estação, vai pagar um preço combinado que alisa a curva de preços de forma artificial.
No mercado grossista entre grandes produtores ou países o preço varia a cada minuto ao longo do ano.

Admito perfeitamente que "Esta lógica é a chamada "Lógica da Batata", que não faz sentido nenhum" mas como referi acima não estou neste mercado e não conheço estas cotações e como se formam nos mercados financeiros (de futuros, grossista e de distribuição) mas deixo-lhe a si a oportunidade de desenvolver melhor os seus argumentos dado que demonstra que nos poderá esclarecer e é para isso que aqui estamos.

1 - Errada (a sua resposta) - Se tiver Gás Natural em sua casa, pegue nas facturas e perceba que o custo unitário não altera. Paga rigorosamente o mesmo valor por KWH em Janeiro, ou em Pleno Agosto. Não teime, porque quase todas as habitações (que têm gás) usam gás natural. E o valor é o mesmo. Posso provar isso! É simples de comprovar!

2 - Errada (a sua resposta) - Quando me referi ao GPL, estava a referir-me ao nosso GPL. Aquele que colocamos nos depósitos dos nossos carros.

3 - Não me interessa o mercado Grossista. Não sou proprietário nem tenho acções da Endesa, ou EDP. O que me interessa é como cliente. O Valor do KHW mantém-se igual ao longo do ano. Não duvide pf. tenha bom senso, ou vá comparar facturas.
Não me interessa para esta discussão o mercado (internacional) de Petróleo, ou Energia. O que está em discussão é o preço para o consumidor na Bomba.

Espero que tenha percebido. Não é difícil, acredite!

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 21 mar 2020, 14:56

Paulo1, com tão pouco tempo no fórum e já com tantas "tiradas" infelizes...

jogador
Utilizador Junior

Mensagem por jogador » 21 mar 2020, 15:34

O nosso GPL que metemos nos carros é butano propano, gáses esses ainda usados maioritariamente no nosso país em relação ao gás natural.
Se as pessoas usam mais butano propano no inverno em suas casas para aquecimento quer seja aquecedores esquentadores ou outros é normal que o preço aumente pois aumenta a procura.
Mais uma vez digo o GPL é uma mistura de butano e propano.
Se todos os outros apontam numa direção e tu em direção contrária talvez seja melhor fazeres uma introspecção.
Eu não sei tudo sobre tudo, aliás eu não sei nada mas tenho consciência disso

jogador
Utilizador Junior

Mensagem por jogador » 21 mar 2020, 15:42

Tens aqui um artigo que refere que o butano propano ainda é utilizado por cerca de 70% dos Portugueses
https://www.google.com/amp/s/www.dinhei ... e/%3famp=1

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 21 mar 2020, 17:56

@paulo1 veja la na factura do gás natural se a conversão de m3 para kwh é a mesma no verão e no inverno. Depois tire a conclusão se paga o mesmo.

Paulo1
Utilizador Junior

Mensagem por Paulo1 » 21 mar 2020, 18:08

j_verne Escreveu:
21 mar 2020, 14:56
Paulo1, com tão pouco tempo no fórum e já com tantas "tiradas" infelizes...
Um conselho, pois certamente serei mais velho que vc - Quando não tiver nada de útil para dizer....Não diga! Mantenha-se calado!

Aprenda.

Alguém beneficiou com essa sua frase ridícula? Pense bem!

Do Donald Trump parece dizerem o mesmo....MAS QUEM É O PRESIDENTE DOS EUA? Ah pois é....

Responder