Teste ao preço do GPL - Oferta e procura (funciona?)

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Teste ao preço do GPL - Oferta e procura (funciona?)

Mensagem por mpsfilho » 21 mar 2020, 14:06

Estimados colegas consumidores de GPL.

Como está na mente de quase todos nós de que o que faz aumentar ou diminuir o valor de um produto é a oferta e a procura, se estiverem dispostos a isso, poderíamos nesta fase de preços baixos da gasolina fazer o teste.

Ou seja, na próxima semana iremos ter gasolina a preços abaixo de 1,20€ e, penso eu, que por um período alargado de tempo.

Nesta fase, como o esforço financeiro será diminuto, proponho consumir-mos apenas gasolina em vez de GPL.

Assim, como o GPL iria ter uma enormíssima quebra na procura, o seu valor, se a lógica estiver correta, irá baixar....

Recordo que: com a gasolina a 1,20€ por L um motor que consuma 6,5 L aos 100/kmh a despesa será de aprox. de 7,8€

A gás o mesmo carro gastará cerca de 8,5 L a 0,63€ cada L a despesa será de aprox. 5,35€ mais 0,60€ de cerca de 0,5 L de gasolina que normalmente (dependendo do sistema) também precisaria a despesa ficaria a arredondar 6€.

Acho que ainda existe alguma diferença mas, quanto a mim suportável, o beneficio seria o de que com este procedimento, faríamos cair então o valor do GPL, será. :-?

Reedito para dizer o seguinte: eu, com valores da gasolina abaixo de 1,20 e o GPL acima de 0,60€ irei consumir apenas gasolina... ora como o preço mais baixo que tenho na minha zona é a 0,679 no Auchan, está decidido. :)
Última edição por mpsfilho em 21 mar 2020, 19:13, editado 1 vez no total.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Teste ao preço do GPL - Oferta e procura (funciona?)

Mensagem por j_verne » 21 mar 2020, 14:53

Boas.

Sim, isso deveria funcionar. Mas...

Não sei quantos utilizadores registados tem o fórum. Nem quantos veículos a GPL há em circulação no país. Aposto é que são números muito diferentes e que, mesmo com todos os utilizadores a colaborar, não conseguiríamos produzir essa quebra na procura...

Será?

jogador
Utilizador Junior
Registado: 30 mar 2019, 15:40
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por jogador » 21 mar 2020, 18:47

Por mim seria tranquilo fazer parte do movimento mas aqui na terrinha há apenas 1 posto GPL e com certeza eles não iriam mexer pois como não há concorrência eles vendem igual ou pouco menos.
Por norma numa situação normal ao fds ao ir passear atesto no jumbo mas enquanto esta situação durar irei ter se optar por este.
Ainda assim irei ver

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 21 mar 2020, 19:41

Sempre que o preço da gasolina se mantiver inferior a 1,20€ e o GPL superior a 0,60 vou consumir gasolina...

Isto pelo motivo que enunciei logo no inicio e também por, birra minha, "vou originar um prejuízo louco aos vendedores de GPL aqui da zona" :D

Ora como o preço mais baixo aqui na zona é o do Auchan e, mesmo assim ainda fica a 0,679 o litro, ainda tenho "pano para mangas".

Eu, penso que mais cedo ou mais tarde, por causa desta minha atitude e, para que isto não os leve há "falência" :mrgreen: acredito que baixem o preço para o mesmo valor que praticam nas suas bombas de Santo Tirso que é de, 0,588€ ou seja, cerca de 13% menos. :-o

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagem por APHenriques » 21 mar 2020, 21:00

@mpsfilho, ultimamente andas com umas ideias muito estranhas :-?

A queda em todos os combustíveis será brutal.
No meu caso, mesmo tendo dois a gasolina, nas poucas e curtas deslocações só usei eletricidade.

Mais uns dias e o consumo dos aviões também terá uma queda muito significativa. Dos 175 mil vou diários mundiais, por incrivel que pareça ainda se mantém 129 mil... mas não por muito tempo.

A parte boa é a redução da poluição.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 21 mar 2020, 22:44

APHenriques Escreveu:
21 mar 2020, 21:00
@mpsfilho, ultimamente andas com umas ideias muito estranhas :-?

A queda em todos os combustíveis será brutal.
No meu caso, mesmo tendo dois a gasolina, nas poucas e curtas deslocações só usei eletricidade.

Mais uns dias e o consumo dos aviões também terá uma queda muito significativa. Dos 175 mil vou diários mundiais, por incrivel que pareça ainda se mantém 129 mil... mas não por muito tempo.

A parte boa é a redução da poluição.
Também já tinha meditado ( nessas ideias) @APHenriques! é a claustrofobia da quarentena! "o diabo quando não tem que fazer faz colheres e pinta-as logo".

Bem, se reparares é uma forma de destapar "a careca" a alguns que se aproveitam das zonas com falta de concorrência mas, de forma "jocosa" nem mesmo eu acredito em muitas das coisas que publico.

Entretanto temos que brincar um pouco e provocar alguma polémica para animar o forum, este tem andado muito fracote, os nossos moderadores uns mais que outros não estão aparecendo? e isso tem feito baixar a quantidade e a qualidade dos participantes, até como comentarista eu admita poder estar incluído.

E sim, concordo com o que dizes sobre a queda brutal que os combustíveis levarão, pelo menos no consumo.

Os meus carros agora só são utilizados como simuladores dentro da garagem...

E os aviões tenho notado quando por aqui passam que a traseira vai um pouco mais levantada! talvez por falta de bagagem :lol:

Mas pensando bem, mesmo sendo eu a favor da despoluição, certo é que, com o que está acontecendo eu preferiria mil vezes toda a poluição que tínhamos anteriormente e com ela toda a população que este animal feroz já nos ceifou e estará para ceifar.

Um mundo limpo, sem pessoas, não nos serve de nada... mas sei que o teu ideal é um mundo despoluído e habitado e isso é algo complicado infelizmente... mas temos que ir tentando :)

mariozix
Utilizador Junior
Registado: 04 mai 2019, 21:29
Marca do KIT GPL: LPGTech
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A4 B6 1.6i
Ano: 2002

Mensagem por mariozix » 22 mar 2020, 12:50

mpsfilho Escreveu:
21 mar 2020, 19:41
Sempre que o preço da gasolina se mantiver inferior a 1,20€ e o GPL superior a 0,60 vou consumir gasolina...

Isto pelo motivo que enunciei logo no inicio e também por, birra minha, "vou originar um prejuízo louco aos vendedores de GPL aqui da zona" :D

Ora como o preço mais baixo aqui na zona é o do Auchan e, mesmo assim ainda fica a 0,679 o litro, ainda tenho "pano para mangas".

Eu, penso que mais cedo ou mais tarde, por causa desta minha atitude e, para que isto não os leve há "falência" :mrgreen: acredito que baixem o preço para o mesmo valor que praticam nas suas bombas de Santo Tirso que é de, 0,588€ ou seja, cerca de 13% menos. :-o
Eu também optei por andar só a gasolina enquanto isto conjuntura de preços durar !
Talvez assim resolvam baixar também o GPL

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 22 mar 2020, 14:32

mariozix Escreveu:
22 mar 2020, 12:50
mpsfilho Escreveu:
21 mar 2020, 19:41

Eu também optei por andar só a gasolina enquanto isto conjuntura de preços durar !
Talvez assim resolvam baixar também o GPL
Só familiares e conhecidos nesta zona já são sete a alinhar na ideia.

NoveL
Utilizador Junior
Registado: 23 set 2018, 15:20
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Honda
Modelo: CIVIC 1.8 SPORT
Ano: 2006

Mensagem por NoveL » 23 mar 2020, 09:21

Aproveitem agora é para meter Gasolina, 15€ a cada semana de descidas, quando o corona acabar e o Petróleo subir, estes combustiveis vão andar novamente caríssimos... e o nosso querido GPL há de andar (ainda) a 62 cents

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21

Mensagem por jlmf1 » 23 mar 2020, 09:37

A epidemia com a diminuição de consumos é uma das variantes que fez baixar o preço do crude. A outra é a guerra de preços e quantidades que A Arábia Saudita tem com a Rússia depois desta se recusar a diminuir a produção.
Esta baixa de preços, se durar, vai levar a que os países cujos custos de extração são superiores tenham de parar a produção, em risco de falência e depois a uma diminuição da oferta ficando esta nas mãos de quem extrai a menor custo.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ao-afundar

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 23 mar 2020, 11:41

mpsfilho Escreveu:
21 mar 2020, 22:44

Entretanto temos que brincar um pouco e provocar alguma polémica para animar o forum, este tem andado muito fracote, os nossos moderadores uns mais que outros não estão aparecendo? e isso tem feito baixar a quantidade e a qualidade dos participantes, até como comentarista eu admita poder estar incluído.
É verdade... temos de animar isto. E sem dúvida que ainda bem que tens lançado alguns tópicos.
As vezes é bom lançar algumas polémicas para que a malta acorde.

Se não, só aparece malta com problemas dos carros a GPL, com questões que deveria colocar aos respetivos mecânicos... e depois desaparecem quando está o problema resolvido. O que não dá uma boa imagem do GPL.

Quanto ao assunto do tópico, compreendo a ideia mas não concordo.

Devem consumir sempre o mais barato e ecologico. Ou seja GPL.

Também há muito tempo que defendo que os combustíveis, especialmente gasóleo deve ser sobrecarregado de impostos de forma financiar o sistema nacional de saúde.
Todos os anos morrem milhões de pessoas devido a poluição atmosférica... sendo mesmo a principal causa de morte e de principal fonte de despesa sobre os sistemas de saúde.
Quem mais polui mais terá que pagar....
Como se vê nos EUA, o baixo custo dos combustíveis faz aumentar os consumos inúteis... os americanos continuam a usar pick-ups enormes para ir comprar o jornal... porque é barato.

É importante desincentivar o a poluição inútil. Tanto nos transportes marítimos, aéreos e terrestres.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 23 mar 2020, 12:59

APHenriques Escreveu:
23 mar 2020, 11:41

Quanto ao assunto do tópico, compreendo a ideia mas não concordo.

Devem consumir sempre o mais barato e ecologico. Ou seja GPL.
Admito e compreendo que não concordes, eu próprio sei que é contraproducente o que estou pedindo aqui aos consumidores.

Mas, tal como diz o titulo, isto é apenas um teste! sendo que penso que este procedimento possa ser por pouco tempo... assim ele surta o efeito desejado e retomaremos a preferência pelo mais ecológico GPL.

Ao mesmo tempo será uma lição aos oportunistas que se estão aproveitando para encher "os bolsos" :-?

Caro amigo APHenriques, isto é uma espécie de greve, sempre afeta um pouco mas, logo,logo, eles vão baixar e tudo voltará ao seu lugar.

Agora o que eu gostava mesmo, era que o preço da gasolina baixasse um pouco mais até o seu preço ficar a um nível inferior ao do Gasóleo... não sei se estás a ver o "filme" em termos de poluição? ajudaria a baixar... e até acho isso possível... a cotação da gasolina nos mercados Internacionais está baixando bem mais que o gasóleo :)

É que eu prefiro o gás em detrimento da gasolina, e prefiro a gasolina em detrimento do gasóleo.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 23 mar 2020, 15:06

mpsfilho Escreveu:
23 mar 2020, 12:59

Agora o que eu gostava mesmo, era que o preço da gasolina baixasse um pouco mais até o seu preço ficar a um nível inferior ao do Gasóleo... não sei se estás a ver o "filme" em termos de poluição? ajudaria a baixar... e até acho isso possível... a cotação da gasolina nos mercados Internacionais está baixando bem mais que o gasóleo :)
Eu só tenho dois carros a gasolina de momento, sendo um plug in, mas não concordo que a gasolina baixe de preço ao nível do gasóleo. O que deve acontecer é o gasóleo subir de preço para ultrapassar o da gasolina.

Para trabalho existe o gasóleo profissional e a dedução de IVA, mas mesmo assim as empresas devem ser incentivadas a trocar para carros a GPL ou GNV... ou preferencialmente elétricos.
É tempo de acabar com o gasóleo...

Mas o teu teste acaba por ser pouco conclusivo, pois como sabes o GPL vai baixar com o aumento de temperatura e além disso, como acontece sempre, acaba por refletir a queda do preço do petróleo mas com algum atraso.
Na verdade quanto mais rapidamente foi gasto o stock caro, mais rapidamente chega o GPL barato. :-D

Além disso, a queda de consumo de GPL é inevitável na devida proporção como de todos os outros.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 23 mar 2020, 16:42

APHenriques Escreveu:
23 mar 2020, 15:06

Eu só tenho dois carros a gasolina de momento, sendo um plug in, mas não concordo que a gasolina baixe de preço ao nível do gasóleo. O que deve acontecer é o gasóleo subir de preço para ultrapassar o da gasolina.
Continuamos a divergir, mas apenas na formula porque, no conteúdo, a sintonia é evidente.

Eu apenas prefiro o contrário porque infelizmente não somos um País de ricos para andarmos a pagar os combustíveis a peso de ouro, a ideia não é por estes ficarem mais baratos fazer mais kms, mas sim, sobrar um pouco mais para o essencial como por exemplo: a alimentação os medicamentos e outros bens essenciais.

Conheço pessoas que teem de se privar do essencial para ter dinheiro para combustível para se poderem deslocar para o trabalho, lutando com dificuldades para sustentar a família.

Para subir já temos a cambada da OPEP com seu poderoso Cartel fazendo Loby e concertando preços e cortando ou reforçando a oferta artificialmente... coisa que deveria ser proibida e sancionada, ou seja, não deixam o mercado da oferta e da procura funcionar de forma livre e transparente?.

Depois destes, os nossos governantes que taxam de forma errada alguns produtos, taxar sim porque é preciso mas, de forma a que nos mais poluentes incidisse a maior carga.

Se todos pensarem como eu e penso que a maioria pensará, não se vai andar mais kms por pagar menos, haverá sempre excepções mas, isso existe em todas as áreas da nossa economia.

Cá em casa existem dois GPL, quatro a gasóleo e dois só a gasolina, por isso como a maioria infelizmente ainda são os a gasóleo contra mim falo.

Os a gasóleo só são usados para transportar materiais, os a gasolina são de colecção e por isso quase que nem circulam, os a gás fazem todas as deslocações que os outros teriam que fazer se estes não existissem.

E agora aproveito para lançar outra questão: e a energia eléctrica? porque não oscilam os preços para cima e de preferência para baixo? durante o ano há épocas que se produz mais energia logo o valor poderia e deveria baixar.

Quanto aos eléctricos ainda nada existe por causa dos muitos €uros que custam e, por não ter extensões eléctricas com o comprimento suficiente para fazer as viagens sem ter que os desligar da tomada :D

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 23 mar 2020, 18:15

O GPL tende a andar sempre nos 50% do preço da gasolina...
Deixem de gastar GPL e a bomba pode fechar, quando os preços subirem .... pode não existir bomba.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Responder