Teste ao preço do GPL - Oferta e procura (funciona?)

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Teste ao preço do GPL - Oferta e procura (funciona?)

Mensagem por mpsfilho » 23 mar 2020, 19:14

pcta Escreveu:
23 mar 2020, 18:15
O GPL tende a andar sempre nos 50% do preço da gasolina...
Deixem de gastar GPL e a bomba pode fechar, quando os preços subirem .... pode não existir bomba.
Entendi a mensagem @pcta mas isso não vai acontecer, o GPL irá baixar.

Se assim não acontecer então a tão apregoada pela maioria das pessoas "lei da oferta e procura" não estaria a funcionar? e o meu raciocínio estaria correto, penso e acredito que o que mais influencia o preço é a falta de concorrência, e eu, não quero de maneira nenhuma que a minha suspeita se confirme.
Repara que neste preciso momento a cadeia Auchan em Santo Tirso como tem lá um concorrente há altura que, vende o gás a 0,588, o Auchan vende a 0,579, no entanto, por exemplo, em Castelo Branco que não tem concorrência vende a 0,679, cerca de 17% mais caro :-?

Por acaso desde o inicio de 2016 altura em que comecei a usar GPL aqui nas bombas onde abasteço (auchan) o valor do GPL sempre foi 50% abaixo do gasóleo (a excepção tem sido agora desde que surgiu esta pandemia)

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 23 mar 2020, 22:51

mpsfilho Escreveu:
23 mar 2020, 16:42
Se todos pensarem como eu e penso que a maioria pensará, não se vai andar mais kms por pagar menos, haverá sempre excepções mas, isso existe em todas as áreas da nossa economia.
Menor preço maior consumo... é inevitável. Repara que os carros mais vendidos nos EUA são pickup enormes com motores V8.
mpsfilho Escreveu:
E agora aproveito para lançar outra questão: e a energia eléctrica? porque não oscilam os preços para cima e de preferência para baixo? durante o ano há épocas que se produz mais energia logo o valor poderia e deveria baixar.
O problema é que isso não é assim tão linear... as renováveis não são necessariamente mais baratas. Mas há outros interesses....
A eletricidade devia ter IVA reduzido. Nada funciona sem eletricidade. Toda a gente consome eletricidade. É absolutamente indispensável.
mpsfilho Escreveu:
Quanto aos eléctricos ainda nada existe por causa dos muitos €uros que custam e, por não ter extensões eléctricas com o comprimento suficiente para fazer as viagens sem ter que os desligar da tomada :D
Acho que estás fora da realidade....
Primeiro porque existem eletricos usados já a preços bem simpáticos.
Depois, a maioria das deslocações casa trabalho estão perfeitamente dentro da autonomia de um EV, mesmo carregando só em casa...
Há particulares e empresas (algumas com vendedores pelo país todo) que só usam veículos elétricos...

Sejamos claros... os MCI tem os dias contados... pode ser mais uns anos, essencialmente por teimosia ou burrice... mas vão acabar.
Na verdade, nunca deveriam ter existido... não fosse o baixo custo do petróleo e sempre teríamos andado a eletricidade... e estávamos muito mais avançados tecnologicamente e num mundo incrivelmente mais limpo.

Mas também é verdade que não sabemos o futuro... a situação atual demonstra que pudemos ter a qualquer momento, por uma qualquer catástrofe, um retrocesso civilizacional....
Na atual situação, para além das vidas perdidas, o impacto na economia global será tão grande, que muita coisa vai ter de mudar....

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 24 mar 2020, 12:16

APHenriques Escreveu:
23 mar 2020, 22:51

Acho que estás fora da realidade....
Primeiro porque existem eletricos usados já a preços bem simpáticos.
Depois, a maioria das deslocações casa trabalho estão perfeitamente dentro da autonomia de um EV, mesmo carregando só em casa...
Há particulares e empresas (algumas com vendedores pelo país todo) que só usam veículos elétricos...
:-? não sei qual de nós estará mais por fora ou por dentro? mas, daqui a 50 anos iremos conversar sobre o assunto :-D

Nessa altura veremos o estado da actual situação e qual a evolução.

Acredito que nessa altura já esteja tudo electrificado e eu dentro de um deles bem instalado, estarei certo ou errado?,

Quanto a existirem preços simpáticos? isso só prova que pouca procura terão, quem os comprou e agora está vendendo está perdendo um dinheirão.

Para mim o estado actual da electrificação ainda está nos meandros da modernização.

Esta tecnologia para me seduzir, terá muito que evoluir, a formula terá que ser bem estudada, ser eficaz, simples, prática, económica e com energia quase de borla.
Ou seja, terá que ser o próprio veiculo a produzir, ou captar, a grande maioria da energia de que irá precisar consumir para funcionar. ;)

Mas voltando ao tema principal, para já, a oferta e procura continua sem funcionar no GPL como é habitual, por falta de concorrência, e está funcionando correctamente nos restantes combustíveis, por existir a referida concorrência.

A gasolina em inúmeros postos já caiu dos 1,20€ e o Gasóleo dos 1,10€

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 24 mar 2020, 20:51

mpsfilho Escreveu:
24 mar 2020, 12:16

:-? não sei qual de nós estará mais por fora ou por dentro? mas, daqui a 50 anos iremos conversar sobre o assunto :-D

Nessa altura veremos o estado da actual situação e qual a evolução.

Acredito que nessa altura já esteja tudo electrificado e eu dentro de um deles bem instalado, estarei certo ou errado?,
Espero que estejas certo... pelo menos no teu caso. Já eu, gostava, mas 50 anos? :-? já é esticar um pouco a corda. :sad:
mpsfilho Escreveu:
Quanto a existirem preços simpáticos? isso só prova que pouca procura terão, quem os comprou e agora está vendendo está perdendo um dinheirão.
A perder estão sempre... mas o ritmo de desvalorização não é muito diferente dos restantes.
Trata-se especialmente de veículos de empresas, que estavam em contratos de renting... nacionais e estrangeiros. E foram comprados com benefícios fiscais. Chegam ao mercado de usados com poucos kms muitas vezes.
mpsfilho Escreveu:
Para mim o estado actual da electrificação ainda está nos meandros da modernização.

Esta tecnologia para me seduzir, terá muito que evoluir, a formula terá que ser bem estudada, ser eficaz, simples, prática, económica e com energia quase de borla.
Ou seja, terá que ser o próprio veiculo a produzir, ou captar, a grande maioria da energia de que irá precisar consumir para funcionar. ;)
E que tal, umas asas e já agora um sistema de estacionamento no bolso? :D

Então andas a conduzir um carro que na pratica não tem qualquer diferença na utilização do que um carro com 50 anos... e no caso dos elétricos já tem que ter tanta coisa.
Mesmo no caso de custos... um EV carregado em casa é sempre mais económico que qualquer outro... já nos postos públicos o GPL pode ser mais económico se tivermos a falar de utilitários. Porque os velhos e enormes "chaços" como a Opel Omega que eu tive, sai mais caro.
Não me digas que pretendes continuar a conduzir um daquelas "antiguidades" que tem escape e fazem brrruummm... bruuummm" .... deixa adivinhar: ainda tem 3 pedais e uma manete para fazer desmultiplicação de velocidade??? =))

Pronto... eu compreendo, também já colecionei antiguidades :lol:
mpsfilho Escreveu:
Mas voltando ao tema principal, para já, a oferta e procura continua sem funcionar no GPL como é habitual, por falta de concorrência, e está funcionando correctamente nos restantes combustíveis, por existir a referida concorrência.
A gasolina em inúmeros postos já caiu dos 1,20€ e o Gasóleo dos 1,10€
Repara que o consumo de GPL em relação aos restantes é insignificante.... em alguns postos pode mesmo tornar-se tão insignificante que acabam por fechar... se o consumo for muito baixo, não justifica manter em funcionamento os equipamentos e suportar os custos.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 24 mar 2020, 21:38

Uma coisa que aparentemente muita gente ignora é que o preço base do GPL e da gasolina são praticamente idênticos.
Na verdade, se considerarmos o valor energético, a gasolina é mais barata que o GPL.
Já o preço do gasóleo é praticamente o dobro...

O que faz a diferença de preços na bomba é os adicionais ao preço, especialmente o ISP.
Na prática, consumir gasolina é o que dá mais lucro ao Estado.... considerando que o Estado vai mesmo precisar de muito dinheiro para enfrentar a atual situação, pode-se deduzir que consumir gasolina em vez de GPL é um ato de civismo.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 24 mar 2020, 21:46

APHenriques Escreveu:
24 mar 2020, 20:51

Espero que estejas certo... pelo menos no teu caso. Já eu, gostava, mas 50 anos? :-? já é esticar um pouco a corda.
Sentido de humor @APHenriques! por onde anda ele?

E agora pergunto, será que eu serei mais velho ou mais novo que tu?.

Não importa mas, seria bem interessante para os dois termos pela frente mais esses 50 anos! independente das nossas idades não?

Vai-te acostumando, eu ando por aqui porque acho este forum bem interessante, gosto por vezes de criar polémica sem ofender ninguém claro... porque é com as polémicas que o pessoal se esforça ao máximo para mostrar o que vale, ou melhor... o que sabe? ao mesmo tempo é divertido e aprende-se muito desta maneira!.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 24 mar 2020, 21:53

APHenriques Escreveu:
24 mar 2020, 21:38
considerando que o Estado vai mesmo precisar de muito dinheiro para enfrentar a atual situação, pode-se deduzir que consumir gasolina em vez de GPL é um ato de civismo.
E o GPL é o que tem a maior margem de lucro para as gasolineiras em termos de %.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 mar 2020, 13:02

Antes mesmo do COVID-19, o consumo de GPL está em queda livre...
Mais significativamente desde o inicio de 2019.
A continuar assim, não é de estranhar que alguns fechem.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 25 mar 2020, 14:34

APHenriques Escreveu:
25 mar 2020, 13:02
Antes mesmo do COVID-19, o consumo de GPL está em queda livre...
Mais significativamente desde o inicio de 2019.
A continuar assim, não é de estranhar que alguns fechem.
E pronto, chegaste ao meu ponto... então a queda no consumo não faz cair o seu valor... contrariamente ao que a maioria me dizia quando eu abordava este tema. :-?

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 mar 2020, 19:47

Neste caso não... repara que o consumo é baixo, ou seja, os depositos ainda tem GPL que entrou lá com um preço mais elevado.
Mas o preço vai baixar... é uma questão de tempo.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 25 mar 2020, 22:26

APHenriques Escreveu:
25 mar 2020, 19:47
Neste caso não... repara que o consumo é baixo, ou seja, os depositos ainda tem GPL que entrou lá com um preço mais elevado.
Mas o preço vai baixar... é uma questão de tempo.
Sim eu sei disso, mais cedo ou mais tarde irá baixar, mas a minha questão não estava relacionada com estes últimos tempos mas, sim com o que eu venho dizendo ao longo dos últimos 3 anos...

E mesmo assim, quando é para subir não teriam também que deixar esvaziar os mesmos depósitos? para subir é tudo muito repentino já o inverso, demooooooooora :-s

Mas bem, pelo menos tu confirmaste a minha teoria :-D

nuno75
Utilizador Junior
Registado: 19 nov 2015, 10:04
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: ICOM JTG HP
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: SCIROCCO TSI 1.4 160
Ano: 2010

Mensagem por nuno75 » 30 mar 2020, 09:44

Bom dia pessoal,

Estamos a ser chulados no PVP do GPL Auto. Acabei de enviar esta reclamação para a ENSE. Façam algo semelhante para alertar o regulador para esta situação.
A força está nos números.

Ref: https://www.ense-epe.pt/precos-referencia/

Cump.

"Ex.mos Srs,

O Preço de Venda ao Público (PVP) do GPL Auto carece de regulação.

O PVP do GPL Auto está excessivamente elevado face ao Preço de Referência (PR) e superior a este na ordem dos 60 a 70% desde fevereiro, quando a média anual ronda os 40%.

O mesmo não acontece com os outros combustíveis, cujo PVP tem acompanhado as tendências do PR, pelo que solicito a vossa intervenção no sentido de regularizar esta situação de forma a que os consumidores de GPL Auto não fiquem prejudicados face aos demais.

Com os melhores cumprimentos,
"
https://www.spritmonitor.de/en/detail/729888.html

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 30 mar 2020, 16:19

nuno75 Escreveu:
30 mar 2020, 09:44
Bom dia pessoal,

Estamos a ser chulados no PVP do GPL Auto. Acabei de enviar esta reclamação para a ENSE. Façam algo semelhante para alertar o regulador para esta situação.
A força está nos números.

Ref: https://www.ense-epe.pt/precos-referencia/

Cump.

"Ex.mos Srs,

O Preço de Venda ao Público (PVP) do GPL Auto carece de regulação.

O PVP do GPL Auto está excessivamente elevado face ao Preço de Referência (PR) e superior a este na ordem dos 60 a 70% desde fevereiro, quando a média anual ronda os 40%.

O mesmo não acontece com os outros combustíveis, cujo PVP tem acompanhado as tendências do PR, pelo que solicito a vossa intervenção no sentido de regularizar esta situação de forma a que os consumidores de GPL Auto não fiquem prejudicados face aos demais.

Com os melhores cumprimentos,
"
Pois é, eu suspeito que, como agora estão vendendo menos quantidade devido ao estado de quase imobilização das viaturas, assim sendo, estão aproveitando margens elevadíssimas para compensar a quebra da receita.

Assim, mesmo vendendo menos acabam por ganhar quase o mesmo, o que se torna muito injusto para o consumidor...

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 31 mar 2020, 10:32

Já expliquei.... o GPL que está nas bombas entrou nos depósitos ainda com um preço mais elevado.
Lembram-se quando da greve dos camionistas... o GPL foi o ultimo a esgotar nos depósitos....
Com a quebra nos consumos, vai demorar até gastar os depósitos das bombas.

Mais vale pagar um pouco mais nos postos que existem do que deixarem de existir postos de GPL.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 31 mar 2020, 15:21

APHenriques Escreveu:
31 mar 2020, 10:32
Já expliquei.... o GPL que está nas bombas entrou nos depósitos ainda com um preço mais elevado.
Lembram-se quando da greve dos camionistas... o GPL foi o ultimo a esgotar nos depósitos....
Com a quebra nos consumos, vai demorar até gastar os depósitos das bombas.

Mais vale pagar um pouco mais nos postos que existem do que deixarem de existir postos de GPL.
Sim já tinhas dado essa explicação (a de esgotar os depósitos), mas, reparastes na minha resposta?.

Desculpa @APHenriques mas, continuo a não concordar, repara que agora ainda existe outra evidencia que deixa cair essa teoria.

Na realidade, entre ontem e hoje os postos de marca já baixaram os preços (pelo menos a Galp e a Repsol) e a descida foi entre 2 a 3 centimos...achas que esta descida insignificante reflecte as reais descidas que se verificaram nos mercados ao longo de tanto tempo?.

Esta descida é apenas para tapar o sol com a peneira.

Responder