Vais há bomba comprar combustível? não, vou comprar impostos...

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Responder
mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Vais há bomba comprar combustível? não, vou comprar impostos...

Mensagem por mpsfilho » 28 mar 2020, 11:40

Normalmente quando alguém me pergunta quando vou aos postos de combustíveis, se vou comprar combustível? eu costumo dizer, não! venho comprar impostos... no entanto, talvez como bónus acabo por levar algumas gotas de combustível também :clap:

No topo destes acho que está a gasolina.
Em segundo será o gasóleo.
Terceiro GPL.
E quarto a electricidade.

Ora como os Governantes não podem prescindir destas fabulosas receitas e, como estão tentando reduzir e ainda bem o consumo de combustíveis fosseis, qual o panorama futuro?

Como esta industria está sendo forçada a se transferir para a mobilidade eléctrica, quando esta estiver com a % mais elevada relativamente aos restantes combustíveis, pergunto:

Qual será a tecnologia a subir ao primeiro lugar em matéria de impostos???

Nota: é apenas mais uma discussão para entretenimento e reflexão :-?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Vais há bomba comprar combustível? não, vou comprar impostos...

Mensagem por pcta » 28 mar 2020, 17:03

Quando vão aos hospitais, escolas, e outros serviços .... são praticamente gratuitos (não, vêm dos impostos).
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagem por APHenriques » 28 mar 2020, 19:33

O Estado português não se aguenta sem uma enorme carga fiscal sobre os combustíveis.
O nosso Estado tem um custo muito elevado...

Já varias vezes disse que na minha opinião, atualmente (mesmo sem considerar o COVID-19), a carga fiscal sobre os combustíveis deveria ser muito superior. Não só os terrestres, mas também e especialmente os aéreos e marítimos. Especialmente os relacionados com turismo.
Mas em transportes internacionais implica uma ação global... já nos carros, cada país pode e deve sobrecarregar os seus combustíveis com impostos de forma a financiar de forma direta o seu sistema de saúde. É preciso investir muito na saúde. E é importante que os responsáveis pela poluição que leva milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, aos serviços de saúde e a morte, pague bem o mal que causa.

Sobre a eletricidade, não tenho bem a certeza que terá menos impostos que o GPL. Especialmente a dos postos públicos. Não é a toa que o custo de carregar em postos públicos é muitas vezes superior ao consumo de GPL de um carro equivalente... há demasiadas parcelas...
É um assunto que tenho acompanhado com interesse e ativamente, com a disseminação de muitos PCR e PCNs . Há umas boas centenas a espera de autorização para ativação nos próximos 2 meses.
Mas o custo de carregamento de EVs epende de muitas coisas... inclusive do próprio carro... é assunto para outro forum.

E, naturalmente, quando já não houver muitos carros a combustíveis fosseis, a carga fiscal passará para os EV.... ninguém dúvida... não será diretamente sobre a eletricidade, pois não dá para distinguir da energia doméstica, além de que todos pudemos produzir a nossa eletricidade com algum investimento, mas sim com impostos diretos por posse de veiculo, como seja um imposto de circulação ou algo do género.

No pós COVID-19, seja lá quando isso for, poderá mudar algumas coisas.
O Estado perceberá que tem de alocar mais receita para a Saúde,
Também terá que tomar medidas para evitar a utilização de veículos particulares, pois para muita gente, o risco de partilhar o espaço dum transporte público, o que vai levar muita gente a usar o seu carro... e se for veículos a combustível vamos ter uma agravante na poluição. O que não é aceitável.
Também alguns vão perceber que para usarem o veiculo próprio nas deslocações diárias, terá que ser EV.
Infelizmente apenas alguns compreendem as razões...
Para os que não compreendem, resta a carga fiscal.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 28 mar 2020, 20:48

pcta Escreveu:
28 mar 2020, 17:03
Quando vão aos hospitais, escolas, e outros serviços .... são praticamente gratuitos (não, vêm dos impostos).
E em alguns casos é mesmo totalmente gratuito, é o caso das pessoas de baixos rendimentos, (é a chamada solidariedade)

Por isso eu digo, se estão acabando com os que pagam mais impostos onde é que os Governos vão compensar a receita perdida?

Mas, o @APHenriques, praticamente respondeu há questão, ou seja, no futuro os eléctricos talvez estejam no "topo" de impostos, mas entretanto o Estado vai perdendo receita quando dela mais precisa.

Depois resta saber quem é que vai ter €uros para comprar carros caríssimos e com carga fiscal brutal para os alimentar?.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 29 mar 2020, 10:34

mpsfilho Escreveu:
28 mar 2020, 20:48
Depois resta saber quem é que vai ter €uros para comprar carros caríssimos e com carga fiscal brutal para os alimentar?.
Eu tenho muitas dúvidas que isso seja um problema.
Se analisarmos os carros que vemos nas estradas. O tipo de carros, os consumos respetivos, etc. facilmente se percebe que para a maioria das pessoas os custos não são problema.
Também se analisarmos a utilização que normalmente é dada... com muitas deslocações inúteis... até com a situação atual há quem arranje desculpas para dar duas voltas ao quarteirão de carro.
Há quem vá para o ginásio fazer caminhadas em passadeiras, mas usa o carro para ir comprar pão a 200 metros de casa.
enfim... somos viciados na utilização do carro.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 mar 2020, 11:48

APHenriques Escreveu:
29 mar 2020, 10:34

Há quem vá para o ginásio fazer caminhadas em passadeiras, mas usa o carro para ir comprar pão a 200 metros de casa.
enfim... somos viciados na utilização do carro.

Tens razão, a maioria funciona assim... mas vou emendar a ultima frase tua, eu ainda sou dos que só utiliza o carro para me deslocar para fora da localidade onde vivo.
Dentro da mesma, sempre que possível utilizo a bicicleta, e olha que não é eléctrica... esta ainda é como as de há 50 anos atrás com pedais e mudanças manuais é B-) é saudável e ecológico :wink: cá por casa nem todos são automobilistas mas, todos possuem bicicleta e são ciclistas urbanos.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 29 mar 2020, 12:57

Pois... eu já fui mais ciclista que agora...
deixei definitivamente de andar de bicicleta nas estradas e ruas com transito, com muita pena minha, mas desenvolvi uma sensibilidade extrema aos gases de escape... até quando vou despejar o lixo e tenho de atravessar a rua, se passa um diesel a subir incomodar-me bastante.
Já respirei demasiados gases de diesel em tempos... agora é mesmo insuportável.
Durante anos passei a andar de bicicleta apenas no campo. Mas atualmente só ando mesmo a volta de casa, no pátio. Estamos a respeitar o confinamento ao máximo.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 mar 2020, 14:00

Compreendo a tua revolta e preocupação relativamente há poluição.

Tu não de cansas de repudiar a poluição, já eu, apesar de também a repudiar não falo dela com tanta crispação...

A diferença estará no fato de, infelizmente estares rodeado dela, e eu felizmente, deverei estar rodeado de ar puro, o meu Habitat deverá ser dos menos poluídos do País (paredes meias com a serra da Gardunha...

Sendo assim estaremos em extremos opostos e, o teu Habitat terá desvantagens que tu enfatizas,(poluição) o meu tem outras que eu não valorizo muito porque as tenho, mas, tenho outras que me irritam bastante que é a falta de poder de compra generalizada destas regiões do interior...

É que para estas gentes um EV ainda é uma miragem e, mesmo nos mais económicos a GPL ainda assim, mesmo este pagam-no bem mais caro que nas zonas com melhor poder de compra...

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 29 mar 2020, 17:56

mpsfilho Escreveu:
29 mar 2020, 14:00
Compreendo a tua revolta e preocupação relativamente há poluição.

Tu não de cansas de repudiar a poluição, já eu, apesar de também a repudiar não falo dela com tanta crispação...

A diferença estará no fato de, infelizmente estares rodeado dela, e eu felizmente, deverei estar rodeado de ar puro, o meu Habitat deverá ser dos menos poluídos do País (paredes meias com a serra da Gardunha...

Sendo assim estaremos em extremos opostos e, o teu Habitat terá desvantagens que tu enfatizas,(poluição) o meu tem outras que eu não valorizo muito porque as tenho, mas, tenho outras que me irritam bastante que é a falta de poder de compra generalizada destas regiões do interior...

É que para estas gentes um EV ainda é uma miragem e, mesmo nos mais económicos a GPL ainda assim, mesmo este pagam-no bem mais caro que nas zonas com melhor poder de compra...
:-D
Não é assim tanta crispação... eu até sou bastante moderado.
Também, felizmente, não estou assim tanto rodeado de poluição... Eu sou da zona da Ericeira, nasci e vivi quase sempre junto a praia.
Tirando uma epoca em que tinha de me deslocal diáriamente a Lisboa, em que passei mal, as restantes cidades não são assim tanto poluidas.
Na verdade, o que temos aqui é o vento que vem sobre o mar, que nos trás a corrosão brutal dos metais, uma humidade salgada elevada, mas que onde até os asmáticos crónicos se dão surpreendentemente bem.
Mas isto do vento que vem do aceano não é assim tão limpo como se puderia pensar. Os muitos navios que passam ao largo da nossa costa são enormes fontes de poluição do ar e naturalmente de acidificação da água. Felizmente o problema foi um pouco minimizado, julgo que em 2006, com o afastamento da costa das rotas marítimas.

Por tudo isto, posso te dizer que insurjo-me muito contra a poluição atmosférica, tenho perfeitamente consciência dos problemas associados, mas não vivo nela. Nem puderia... pois afeta-me bastante.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 29 mar 2020, 18:18

Não conheço bem a tua região... passei por ai uma vez em caravanismo. Mas espero voltar. Depois do susto que apanhamos na última vez que estávamos pelo interior com a caravana, por causa dos incêndios, não nos apeteceu ainda voltar ao caravanismo... e possivelmente este ano já não será.

O poder de compra é um pouco relativo, mas normalmente o custo dos carros é mais baixo em stands de usados no interior e norte do país...
No caso do custo de carregamento e disponibilidade de postos.... posso te garantir que o meu Concelho é bem mais caro e neste momento não tem nenhum posto a funcionar. Supostamente, em circunstancias normais serão ativados no próximo mês.

Sobre os EVs, o que falta muito é o mesmo que sempre afetou o GPL.... falta de informação.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 mar 2020, 21:33

Retomando o tema principal do titulo, actualmente os impostos em alguns dos combustíveis estarão acima do valor do próprio produto que o consumidor paga por cada litro.

Por isso, as frases utilizadas neste com alguma ironia, poderão estar de certa maneira a roçar a realidade...

Pior que isto é que, devido há situação que o Mundo está atravessando, ninguém está lucrando quase nada... nem mesmo o cobrador de impostos que por sinal será quem mais irá precisar dessa receita.

Está feia a situação e, no curto prazo só pode piorar, que Deus nos ajude a todos :-D

Responder