Dúvidas 1ª compra - Falta um empurrãozito, para ver se pega a gás

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
Sardo
Recém-chegado
Registado: 25 mai 2019, 17:30
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza
Ano: 1996

Dúvidas 1ª compra - Falta um empurrãozito, para ver se pega a gás

Mensagem por Sardo » 02 jun 2020, 23:40

Boa noite

Ando com a ideia de trocar de carro. Dos dois que cá moram, um deles vai com 24 anos e outro com 15. Apesar da diferença de idades, é o mais novo que leva um grande avanço nos km e no desgaste, apesar de os consumos continuarem simpáticos.

O carro será para fazer cerca de 90 – 100 km por dia, o que irá dar cerca de 23.000 ou 24.000 km anuais. Ou seja, entre pagar mais de seguro e IUC, a prestação do carro, portagens e este número de quilómetros, torna-se relevante poupar nos consumos.

Dentro disto, o Dacia Sandero ECO-G 100 Bi-Fuel tem-me despertado bastante a atenção. A questão é que a avançar com a compra, este será o meu primeiro carro e GPL e por isso há várias dúvidas e preocupações que me surgem e gostava da vossa ajuda. Tenho procurado um pouco sobre isso, mas nem sempre a informação e fico sempre com a ideia de que cada cabeça sua sentença.

1) Os 90-100 km por dia são cerca de 50 km em autoestrada, 35 k em via rápida (80-100 km/h, quando não está parada) e o resto em nacional ou estradas locais. É realista esperar um consumo de GPL de 8 L/100 km, para o Sandero?

2) Visto que o volume útil do depósito de é de 32 L, estamos a falar de ir a bomba de 4 em 4 dias? Na vossa opinião, vou ter pachorra para isso ou vou acabar por cair na tentação de fazer a viagem a gasolina no 5º dia?

3) Sendo um carro a GPL de origem, vão ser necessárias afinações ao sistema?

4) Também é necessário / recomendado utilizar aditivos das sedes de válvulas? Este sistema de adição já vem com o carro ou seria preciso instalar? Ou não é se quer aplicável a este caso?

5) Tenho lido algumas coisas sobre centralinas bloqueadas. Após o período de garantia, vou continuar a estar “preso” à assistência da própria marca, para algumas das manutenções?

6) A manutenção normal deverá ser sempre numa oficina acredita em GPL ou poderei continuar a ir ao meu mecânico habitual? A mais próxima do sítio onde vivo fica a cerca de 25 km e a distância deixa-me um bocado preocupado. Para além disso, como devem perceber pela idade dos dois carros, tenho bastante confiança no meu mecânico.

7) Sei o estacionamento em parques subterrâneos / cobertos é permitida, desde que o mesmo cumpra com decreto, artigo, portaria, etc. Na prática, qual e o cenário atual? É permitido por defeito, só sendo proibido se tal tiver sinalizado?

Obrigado pela vossa ajuda,

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Re: Dúvidas 1ª compra - Falta um empurrãozito, para ver se pega a gás

Mensagem por Gasado » 04 jun 2020, 08:39

Há um Sandero (0.9 BiFuel) cá em casa, que antes da pandemia estava a fazer 20k km / ano.
O consumo deste carro é MUITO sensível ao condutor. MESMO MUITO.
Aconselho-o a dar uma espreita no sprit monitor , para ter uma ideia genérica, e não pessoal.

2) Concordo que o depósito é para o lado do curto, mas depis de meter combustível a 60 cêntimos, não vai ter a tentação de querer meter gasolina, nem por nada!!!

3) O meu não precisou de qualquer afinação. Não conheço nenhum que tenha precisado.
Levou um upgrade de software porque a GPL em condições extraordinárias dava um erro - aconteceu-me apenas uma vez no primeiro ano (o turbo tem mais pressão a GPL, e provocava o disparar de um parâmetro na centralina)

4) Os motores dos carros a GPL de fábrica estão reforçados para compensar (atenção: não é eliminar, porque isso nunca existe completamente) esse desgaste, pelo que não é normalmente necessário usar lubrificante. No entanto, se fôr para fazer MUITOS kms... provavelmente, mal não lhe fará...

5) A centralina de GPL estará bloqueada, no entanto, não vejo motivo para ser preocupação, dado não ser necessário (na minha experiência!!) afinação. Dê por onde der, o custo extra da versão a gás é tão baixo na Dacia, que não vejo como grande questão quando houver problemas, trocar parcialmente o sistema (num futuro bem à frente)

6) Do que tenho de memória... alegadamente, sim; o carro só pode entrar numa oficina com um técnico acredito para trabalhar em GPL. No entanto isso não acontece.

8) Na prática ninguém sabe que carros estão a GPL (autocolante verde que ninfuém faz ideia o que é, sequer se é um selo de seguro...)

Boa sorte na compra!!
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 04 jun 2020, 08:54

Bem vindo.
Pode continuar a fazer a revisão habitual no seu mecânico. Só na parte do GPL é que necessita de um técnico habilitado para isso.

Sardo
Recém-chegado
Registado: 25 mai 2019, 17:30
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza
Ano: 1996

Mensagem por Sardo » 06 jun 2020, 04:46

Olá, obrigado pelas vossas respostas.

Infelizmente ainda não existe muitos utilizadores no Spritmonitor já com o 1.0 TCE 100cv. Encontrei 6 Dacia a GPL com uma média de 7,61 L/100 km. Procurando a gasolina, encontrei 4 utilizadores com uma média de 6,78 L/100 km e 14 Renault com média de 6,32 L/100 km. Considerando um aumento de 15% a GPL (foi o rácio que verifiquei para o anterio 0.9 TCE 90cv), estes valores a gasolina traduzem-se em 7,80 e 7,23 L/100 km. Portanto, penso que isto valida as contas aos €€€ que tinha feito com os 8 L/100 km e ainda me dá alguma margem.

Assim sendo, o meu grande problema continua a ser questão dos estacionamentos cobertos. Aqui a minha preocupação não é com a segurança ou cm o facto de poder vir a ser multado ou incomodado por isso. Percebo que a probabilidade de isso acontecer seja muito baixa. No entanto, em caso de acidente num destes parques, falo de uma pequena colisão e não de algo desastroso, pergunto-me se o seguro não se poderá tentar isentar de responsabilidades, visto que o carro nem tinha permissão para ali estar.

Já fui ler a legislação, a tal lei nº 13/2013, e da minha interpretação, simplesmente levantou a proibição total que existia. O problema é que a maioria das vezes os estacionamentos subterrâneos, como os das grandes superfícies ou os silos de carros, são de domínio privado, apesar de abertos ao trânsito público. Assim, do mesmo modo que proprietários podem definir regras como limites ao tempo de permanência, penso que também podem fazer direito de reserva de admissão, à semelhança de outros espaços.

Para ter uma ideia real do problema, fui investigar qual seria a regra na generalidade dos casos. De uma lista de 64 grandes superfícies, que verifiquei de norte a sul do país e ilhas, 37 (58 %) tem o sinal de proibição de GPL, 16 (25 %) permitem ou não apresentam qualquer proibição e em 11 (17 %) não foi possível determinar. Só considerei grandes superfícies com estacionamento coberto e o que foi avaliado foi precisamente a possibilidade de aí colocar o carro. Não aceitei lugares descobertos como uma permissão.

Nesta lista verifiquei casos de centros comerciais construídos após aprovação das lei n.º 220/2008 e lei nº 13/2013 e que por isso teriam condições para o estacionamento de carros a GPL, mas que optam por o proibir: Alero Sintra (antigo Fórum Sintra, inaugurado em 2015), La Vie Caldas da Rainha (2015) e Évora Plaza (2017).

Coisas ridículas como, o estacionamento ser permitido no Ikea Loulé (2017), mas estar proibido no Mar Shopping Algarve que está localizado no mesmo complexo/edifício.

Ainda mais ridículas como o estacionamento proibido na zona coberta do Centro Comercial Continente Loures, apesar de o mesmo apresentar uma abertura total das laterais e várias na cobertura.

A cereja no topo do bolo da parvoíce vai para o Alegro Castelo Branco, onde o estacionamento está proibido não só no estacionamento coberto, como também numa zona exterior ao nível do solo!

Estava seriamente virado a avançar para a compra do carro, mas com isto já nem sei. :ymsigh:

jptavares
Recém-chegado
Registado: 07 jun 2020, 01:55
Distrito onde reside.: Setúbal

Mensagem por jptavares » 07 jun 2020, 02:17

Bom dia,

Comprei um mitsubishi asx 1.6 mivec intense de 117Cv (atmosférico) de 2019.
Gostava de saber se alguém tem um carro igual ou se já existe algum tópico criado para este motor.
Estou a pensar instalar um Kit de GPL o que voces acham melhor? Quais os pros e contras? ingestão liquida ou gasosa? Qual o melhor sistema? Oficinas que recomendam?

Meu primeiro tópico se faltar qualquer coisa digam :)

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 07 jun 2020, 16:48

Bom, carros baixa cilindrada para fazer essencialmente AE, vias rápidas e pouca estrada ....
1) ter em atenção qual a velocidade que pretende andar....sp 120?
2) conforto de um carro desta gama.....para grandes viagens.
3) a questão de andar sp nas bombas...eu tbm já tive, não me chateava, mas às vezes lá calhava andar a gasolina.
4) manutenção.... vão ser mtos kms em que regime do motor?
5) experimentar o carro em AE para ver como se comporta, insonorização, rotações, passagens de caixa....

Resumindo, muitas vezes poupa-se no combustível e paga-se em arranjos.
Eu pessoalmente preferiria encontrar um usado de um segmento acima, carro maior e com mais conforto....tudo uma questão de procurar....sendo a gpl ou outro combustível, sendo AE não vai ter problemas de fap ;)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

texugo
Utilizador Junior
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Mensagem por texugo » 15 jun 2020, 10:49

Eu faço 220 km por dia (Alcobaça/lisboa/Alcobaça). O meu C4 Cactus é de fevereiro de 2017 e já vai com 115000km, todos a GPL, uma vez que o carro foi direto do stand em novo para o instalador. Em autoestrada tenho a regra de nao passar dos 140km e os consumos médios andam ligeiramente abaixo dos 8l.
1 depósito dar-me-ia para 5 viagens mas tenho de abastecer dia sim dia nao para ir sempre à bomba do desconto (repsol), ou seja, a cada 4 viagens. É chato, mas é uma questão de rotina. Enerva mesmo é o pessoal que estaciona no lugar de abastecer GPL para ir tomar café à bomba!

Responder