Audi A4 1.6i

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
Daveweckl
Recém-chegado
Registado: 22 jun 2020, 15:44
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A4
Ano: 2001

Audi A4 1.6i

Mensagem por Daveweckl » 22 jun 2020, 15:54

Boa tarde caros colegas.

Estou a pensar investir numa conversão a gpl e tenho já andado a seguir o forum e aprendido bastante com todos.
No entanto sou ainda um novato e inexperiente nestas andanças.
Relativamente ao carro que pretendo transformar não encontro info especifica aqui no fórum e também reparei que falam muito pouco de Audis
ou motores volkwagen em geral. Os motores desta marca não são muito favoráveis para converer?
O carro que pretendo converter é um Audi A4 1.6i de 2001 com 150 000km, 1600 cm3 e 101 cv.

As minhas questões são:
- Este motor é favorável para converter?
- O facto de o A4 ser um carro já "pesadinho" e o motor ser só 1600 compromete mt o rendimento na conversão?
- O kit poderá ser um geral ou terá de ser um epecífico p este motor?
- Algum fator especial a ter em conta?

É uma boa aposta este modelo de carro ou mais vale esquecer?

Obrigado a todos pela vossa atenção e boas voltinhas com as vossas máquinas.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Audi A4 1.6i

Mensagem por j_verne » 23 jun 2020, 08:36

Bem vindo.

Tive um Octavia com esse motor, e considero-o como o "mínimo dos mínimos" para um carro do tamanho do A4 (o Octavia é de um segmento abaixo).
O desempenho em AE não é mau, mas se tiver que ultrapassar um TIR numa estrada nacional já precisa de uma recta do tamanho de uma pista de aeroporto ;-)

Atenção que há vários códigos para esse motor, uns têm EGR outros não, uns têm MAF outros não, etc etc... O meu era da série BSE, sem EGR e sem MAF, e ainda bem (quanto menos coisas para avariar, melhor).

Também o mandei converter com cerca de 150.000, e ficou a consumir óleo (são motores propensos a isso, de natureza). Eventualmente por causa disso, passado uns tempos (50.000 km, talvez) tinha o catalisador entupido e acabei por meter um novo (pode ter sido coincidência e ser problema já antigo)...

São também motores que têm fama de gastar sondas lambda (troquei uma vez, também), mas podem meter-se da concorrência (NGK/NTK).

O sistema de ignição também pode ser metido da NGK, com as referências de origem, fica impecável.

Daveweckl
Recém-chegado
Registado: 22 jun 2020, 15:44
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A4
Ano: 2001

Mensagem por Daveweckl » 23 jun 2020, 19:53

j_verne Escreveu:
23 jun 2020, 08:36
Bem vindo.

Tive um Octavia com esse motor, e considero-o como o "mínimo dos mínimos" para um carro do tamanho do A4 (o Octavia é de um segmento abaixo).
O desempenho em AE não é mau, mas se tiver que ultrapassar um TIR numa estrada nacional já precisa de uma recta do tamanho de uma pista de aeroporto ;-)

Atenção que há vários códigos para esse motor, uns têm EGR outros não, uns têm MAF outros não, etc etc... O meu era da série BSE, sem EGR e sem MAF, e ainda bem (quanto menos coisas para avariar, melhor).

Também o mandei converter com cerca de 150.000, e ficou a consumir óleo (são motores propensos a isso, de natureza). Eventualmente por causa disso, passado uns tempos (50.000 km, talvez) tinha o catalisador entupido e acabei por meter um novo (pode ter sido coincidência e ser problema já antigo)...

São também motores que têm fama de gastar sondas lambda (troquei uma vez, também), mas podem meter-se da concorrência (NGK/NTK).

O sistema de ignição também pode ser metido da NGK, com as referências de origem, fica impecável.

Muito obrigado pela sua resposta extremamente esclarecedora. Já tinha a suspeita que o motor fosse "curto" para o carro. Nunca conduzi um A4 não tenho bem a noção da sensação de peso que possa ter. Acho que vou esquecer a ideia e continuar a pensar no tdi.
Já agora há algum carro+motor no segmento sedan que seja mais propenso a conversão a gás?

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 23 jun 2020, 21:55

O grupo VW tinha um excelente motor para GPL, o 1.8T de 150 CV... De resto já os Volvo e os Saab, com motores com e sem turbo, mas sempre de 2000 cc para cima.
Claro que estamos a falar de carros já com alguns anos, os mais recentes destas marcas e gamas já têm todos injeção directa (que coloca complicações à conversão).

Também há os BMW das séries 20i, 23i, e os Mercedes Kompressor, motores mais antigos de quando ainda eram de injeção indirecta. Salvo erro a partir de 2005 (alguém me corrija por favor) começaram a vir com injeção directa também, e acabou a "festa" do GPL...

Depois há carros/motores mais recentes:
- Os 1.4 T da Opel/Chevy (apareceram nos astra e insígnia, ou nos Chevy cruze);
- Os 1.4 T da Fiat/Lancia (aqui não sei se foram aplicados em carros Sedan).

O que também poderá aparecer é um motor 1.8 ou 2.0 atmosférico, quase todas as marcas os tinham e são suficientes (mais os 2.0) para um carro desse segmento...

Responder