Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Assuntos relacionados com instalações de GPL em híbridos.

Moderator: chorao

Post Reply
rdd48856

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 23 set 2018, 15:30

Nesse caso não deve ser problema de pneus.
Já me aconteceu perder alguns pequenos pesos... é melhor calibrar as rodas :)
rdd48856

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 14 out 2018, 22:18

Mais uma entrada no D.B., mais uma aventura com o Journey.

17H30 – Carro preparado e atestado, pneus com a pressão recomendada. Partida rumo a mais uma ida a Coimbra.

Na via do Infante(A22) comecei a sentir mais uma vez a vibração no volante. Lembrei-me que ainda não tinha ido à oficina de pneus verificar se se passava algum problema com a direção.

Uns quilómetros mais à frente a vibração aumentou muito. Percebi logo que algo de grave se passava. 4 piscas, encosto o carro…a minha filha começou a chorar enquanto eu retirava o colete e o triângulo. Depois de vestido o colete, coloquei o triangulo, e analisei a situação: o pneu traseiro do lado direito estava completamente em baixo. Procurei o kit Toyota de reparação do pneu. Retirei o macaco e a bomba: o pneu não enchia! Passei a mão pelo pneu e no bordo interior do mesmo senti os filamentos de aço.

Com mais de 300000Km de carros a GPL foi a primeira vez que ponderei se um pneu sobresselente em condições não seria uma boa ideia. Decididamente precisava de chamar a assistência em viagem!

Com a consulta da minha filha no dia seguinte às 11h00 em Coimbra só tinha 4 hipóteses:

1)encontrava uma oficina de pneus ainda aberta à hora a que o reboque lá chegasse

2)pedia à oficina que acabasse rapidamente a revisão do Grandmodus (para aceder ao compartimento do motor é preciso desmontar 2 tampas por baixo do capot)

3)ia no Burrié

4)Pedia a alguém que me emprestasse um carro.

Se fosse sozinho seria o Burrié sem dúvida.

Enquanto esperava pelo reboque comecei a analisar o horário das oficinas. Chegar antes das 19H00 seria impossível, por isso só me restava a Norauto da Guia ou FeuVert de Faro. Telefonei para a Norauto e informaram-me amavelmente que apesar de fecharem às 21h00 para ser atendido teria que chegar até às 20H15. Telefonei para a Feuvert e ganhava meia hora, fechavam às 21h30, só atendiam até às 20H45.

Lá chegou o reboque e o táxi e como já eram 19H40 decidi não arriscar e optei pela Feuvert. A análise aos pneus revelou que os pneus estavam comidos por dentro. Isto é o Stand que me vendeu o carro colocou pneus novos à frente e passou os da frente para trás. Estes aparentemente estavam bons, ainda tinham bastante piso, mas por qualquer razão a zona interior dos pneus estava mais gasta. Resumindo se tivesse substituído o pneu e seguido viagem corria o sério risco de me acontecer o mesmo ao outro pneu. Portanto ainda bem que não tinha pneu sobresselente.

Eram 21h20 quando sai da Feuvert em Faro e ainda não era meia-noite quando cheguei a casa dos meus sogros em Lisboa (precisava mesmo de descansar, depois de todo o Stress). O consumo ressentiu-se: 6,4 de C.B., 7,8 na bomba (um recorde).

Na manhã seguinte fila na 2ª circular. Com consulta em Coimbra às 11h00 lá tive que apertar outra vez com o HSD. Felizmente na viagem Coimbra --> Algarve baixei um pouco a média e cheguei com 6 de C.B., 7,1 na bomba.

Entretanto desde que atestei o V-lube aos 600ml, gastei 100ml, isto para 85 litros de GPL, o que foi o valor mais perto do 1:1000. Baixei o doseador para a posição 13 e vamos ver no que dá.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por powerslave » 15 out 2018, 09:20

Essa colocação de pneus foi um bocado “parva” e até, pelas possíveis consequências, perigosa.
Ainda bem que “até” correu bem e conseguiste safar-te.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por mpsfilho » 15 out 2018, 11:38

@rdd48856, com 3 carros em casa e quase que era preciso ir pedir emprestado ao "vizinho", nestas alturas quando se tem que estar há hora marcada sucederem estas peripécias não é agradável.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 15 out 2018, 14:11

Quando anteriormente perguntei se eram pneus michelin, suspeitei que fosse o caso de pneus em mau estado. É muito frequente com os michelin que fazem muitos kms com rasto mas com a borracha completamente deteriorada.

Fiquei a pensar que seria só calibragem... mas não voltes a esquecer. Qualquer vibração, ao mínimo sinal, é sempre para retirar os pneus e verificar. Normalmente é apenas calibragem, mas... é frequente os stands de usados comprarem pneus usados, por vezes com muitos anos, que tenham algum rasto e colocarem nos carros... aplicam um spray, fica bonito e não se percebe que a borracha está ressequida até ficarmos apeados, ou termos alguma saída de estrada inesperada.

Todos os carros usados que comprei, e foram vários, os pneus que vinham foram todos substituídos de imediato. Sou bastante exigente com os pneus. Com frequência também retiro as rodas e verifico o estado e troco de posição.

Por acaso não viste a data de fabrico dos pneus?
rdd48856

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 15 out 2018, 21:31

Não...estava demasiado preocupado em sair dali rapidamente.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por lobito » 15 out 2018, 22:39

Mais uma aventura mas esta nada agradável. Se os pneus andaram à frente (no anterior dono)e estavam comidos por dentro o mais provável é a direção estar aberta, convém ver isso o quanto antes ou os la estão vão ficar na mesma.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 15 out 2018, 22:49

O.K....vou fazer isso rapidamente.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 16 out 2018, 11:54
Mais uma aventura mas esta nada agradável. Se os pneus andaram à frente (no anterior dono)e estavam comidos por dentro o mais provável é a direção estar aberta, convém ver isso o quanto antes ou os la estão vão ficar na mesma.
Sem duvida que convém verificar... Mas a direção pode pode não ter problema. Primeiro porque os pneus podiam não ser do mesmo carro. Ou eram de certeza? Depois o mais provável era estarem invertidos. Ou seja, o desgaste era no exterior do pneu. Atualmente com as rotundas, o lado exterior principalmente direito sofre bastante.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 16 out 2018, 12:13

Fica o alerta: quando se compra carros usados é muito importante verificar o estado dos pneus.
Atenção a data de fabrico. Muito importante. Mais de 4 anos já pode ser demasiado para alguns modelos de pneus.

Para quem não sabe, a data de fabrico está na linha que começa por DOT, por exemplo: DOT (xxxx) (xxxx) (3417)
que significa que foram produzidos na semana 34 do ano 2017

Já vi em stands de usados, carros com pneus em que estes números foram raspados.
Post Reply