Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Assuntos relacionados com instalações de GPL em híbridos.

Moderator: chorao

rdd48856

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 22 ago 2019, 11:06
Abasteci 34 litros para uma distância percorrida de 473 Km, (..) correspondendo a um consumo médio de 7.2...
Consumos de 7.2 e 7.6.
Eu pergunto se vale mesmo a pena investir num híbrido, que é mais caro, e vai andar a arrastar o peso extra das baterias, quando no final a poupança no combustível face a um gpl puro não é assim tanta.

Já para não falar em termos ambientais, pois além do consumo fóssil, acresce o das pilhas.
No pior cenário (AE) a diferença entre um hibrido e tradicional (de caixa manual) do mesmo segmento será aproximadamente 2 litros.
Se compensa? É discutível... depende de outros fatores.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por j_verne » 22 ago 2019, 11:17

Não sei se não será maior...

A última vez que vi um consumo destes num carro tradicional, foi num C1 (mas posso estar distraído e haver mais).

Ainda no outro dia fiz, numa viagem mais apressada (mas apenas 130 de ponteiro), 8.2 litros aos 100 (de gasolina!!) na minha Astra 1.4... E se é injusto comparar uma Astra 1.4 (90 Cv sem turbo) com uma Auris HSD (136 Cv electrificados), mais injusto é comparar um C1 (ou semelhante).
rdd48856

Post by rdd48856 »

por chorao » 22 ago 2019, 11:22

A última vez que vi um consumo destes num carro tradicional, foi num C1 (mas posso estar distraído e haver mais).

Ainda no outro dia fiz, numa viagem mais apressada (mas apenas 130 de ponteiro), 8.2 litros aos 100 (de gasolina!!) na minha Astra 1.4... E se é injusto comparar uma Astra 1.4 (90 Cv sem turbo) com uma Auris HSD (136 Cv electrificados), mais injusto é comparar um C1 (ou semelhante).
concordo o @APHenriques não deve estar a comparar carros no mesmo patamar pelos consumos que fala.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 23 ago 2019, 14:57
Eu pergunto se vale mesmo a pena investir num híbrido, que é mais caro
Cada vez mais acredito que sim, a menos que a quilometragem a efetuar seja mesmo baixa.

Da minha experiência pessoal:

GrandModus nas condições referidas: 10,0l/100Km

Punto: 10,5l/100Km

Acredito que carros mais potentes possam circular a essas velocidades numa rotação suficientemente baixa para se encontrarem na zona de máxima eficiência dos seus ICEs(tipicamente por volta das 2000rpm).

Isto permitiria ter consumos um pouco mais baixos(estou a especular), se calhar 9,5l/100Km.

Mas o consumo que esses carros terão em condução urbana manda completamente às malvas os ganhos(?) que conseguiriam em A.E.

Para velocidades da ordem dos 150Km/h acredito que o 1.8HSD não seja o motor indicado, aqui o 2.0HSD será mais apropriado(mas esse é de injeção direta e ainda não há kit).

De qualquer forma estou tão satisfeito que gostava, havendo €, de substituit o Módus por um Yaris HSD, ou o novo Clio híbrido (apesar de ter reservas sobre a caixa da Renault).

As bateria dos HEV são muito pequenas, a sua capacidade equivale à de uma bateria de camião.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 23 ago 2019, 22:44

concordo o @APHenriques não deve estar a comparar carros no mesmo patamar pelos consumos que fala.
Obviamente que prefiro sempre o híbrido... Mas também não quis ser injusto com os outros.
Eu referi que os consumos apresentados é em AE. É onde os híbridos menos brilham. Mas brilham sempre.
Tive uma Opel Omega a GPL. Motor 2.0 de 136cv... um pouco maior e pesada que a Auris, mas fazia consumos de AE de 10 litros de GPL.
Naturalmente que fora da AE a média subia mais 2 ou 3. E no caso da Auris baixa 2 ou 3.

Hoje, fiz 320 kms seguidos de AE no Outlander PHEV em cruise control, em modo NORMAL e parti sem qualquer carga na bateria. Ou seja, como um hibrido não PHEV. Média final no CB 8,2 l/100kms... CB que já sei que é pessimista... acredito mais nos 8.0. Mas de gasolina.
Tendo em atenção a dimensão e peso do carro, o ar condicionado sempre nos 23 graus a atravessar o Alentejo e até com barras e suportes de bicicletas... acho que é muito bom.
Mas lá está... AE é o pior. Já fiz mais de 10 mil kms e estou com uma média global de 5,14 com muita AE.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 23 ago 2019, 22:54
De qualquer forma estou tão satisfeito que gostava, havendo €, de substituit o Módus por um Yaris HSD, ou o novo Clio híbrido (apesar de ter reservas sobre a caixa da Renault).
Ainda bem que estás satisfeito. Acho que tive um pouco de culpa dessa tua escolha. :D
Não que sejas pessoa que se deixe influenciar, mas porque suponho que te despertei o interesse...

E também ficarás satisfeito com o Yaris HSD... quando testei, gostei bem mais que do Auris. A mala é pequena, mas para o condutor e passageiro é excelente. E a nível de consumos é imbatível.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 14 nov 2019, 22:39

Serve esta entrada no D.B. para referir um aspeto menos positivo, do qual me tenho apercebido agora que tenho andado em condução urbana diária em pequenos percursos(cerca de 6 Km) com tempo frio.

De cada vez que ligo o Journey este inicia um ciclo de aquecimento, gastando combustível só para aquecer o motor.

O objetivo é diminuir as emissões de HC.

O problema é que este aquecimento é feito mesmo que o carros esteja parado só uma hora.

Durante a fase de aquecimento o deslocamento do carro é feito em modo elétrico(gastando bateria).

Num carro convencional isto não ocorre.

O que vale é que com injeção líquida o consumo é de GPL.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por mpsfilho » 14 nov 2019, 23:22
O que vale é que com injeção líquida o consumo é de GPL.
Então já tem este ponto positivo visto que, se fosse gasoso, o aquecimento seria mais dispendioso.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 15 nov 2019, 12:02
Durante a fase de aquecimento o deslocamento do carro é feito em modo elétrico(gastando bateria).
Esse é uma das coisas que eu sempre referi em relação ao meu Prius. Logo de manha com frio o motor arranca para aquecer e também climatizar o habitáculo. Mas mesmo assim, é sempre menos que um carro tradicional.
O consumo aumenta se fizeres deslocações curtas espaçadas no tempo. Por isso a minha média andava nos 5,2 de gasolina, quando fazia facilmente menos de 5 litros quando em deslocações mais longas.
Mas quando dizes que está a consumir a bateria ? repara que com o MCI a trabalhar está sempre a carregar a bateria. Pelo menos o meu carregava.

Já no PHEV, se há bateria o MCI está desligado. Tudo é feito eletrico.
Nos dias mais frios, como tenho o carro na rua (em alpendre) ligava o prius uns minutos antes, para aquecer o habitáculo. Depois o MCI desligava quando atingia a temperatura.
No Outlander, o aquecimento é elétrico e o carro climatiza sem o MCI.
rdd48856

Post by rdd48856 »

por mpsfilho » 22 mar 2020, 23:25

Como está prestes a caducar este tópico pelo fato do seu autor não o utilizar.

Pede-se ao mesmo que, se o quiser conservar, faça o favor de o vir atualizar.

Cumprimentos, e que tudo esteja bem por aí. :)
Post Reply