Mais uma entrada no D.B., mais uma aventura com o Journey.
17H30 – Carro preparado e atestado, pneus com a pressão recomendada. Partida rumo a mais uma ida a Coimbra.
Na via do Infante(A22) comecei a sentir mais uma vez a vibração no volante. Lembrei-me que ainda não tinha ido à oficina de pneus verificar se se passava algum problema com a direção.
Uns quilómetros mais à frente a vibração aumentou muito. Percebi logo que algo de grave se passava. 4 piscas, encosto o carro…a minha filha começou a chorar enquanto eu retirava o colete e o triângulo. Depois de vestido o colete, coloquei o triangulo, e analisei a situação: o pneu traseiro do lado direito estava completamente em baixo. Procurei o kit Toyota de reparação do pneu. Retirei o macaco e a bomba: o pneu não enchia! Passei a mão pelo pneu e no bordo interior do mesmo senti os filamentos de aço.
Com mais de 300000Km de carros a GPL foi a primeira vez que ponderei se um pneu sobresselente em condições não seria uma boa ideia. Decididamente precisava de chamar a assistência em viagem!
Com a consulta da minha filha no dia seguinte às 11h00 em Coimbra só tinha 4 hipóteses:
1)encontrava uma oficina de pneus ainda aberta à hora a que o reboque lá chegasse
2)pedia à oficina que acabasse rapidamente a revisão do Grandmodus (para aceder ao compartimento do motor é preciso desmontar 2 tampas por baixo do capot)
3)ia no Burrié
4)Pedia a alguém que me emprestasse um carro.
Se fosse sozinho seria o Burrié sem dúvida.
Enquanto esperava pelo reboque comecei a analisar o horário das oficinas. Chegar antes das 19H00 seria impossível, por isso só me restava a Norauto da Guia ou FeuVert de Faro. Telefonei para a Norauto e informaram-me amavelmente que apesar de fecharem às 21h00 para ser atendido teria que chegar até às 20H15. Telefonei para a Feuvert e ganhava meia hora, fechavam às 21h30, só atendiam até às 20H45.
Lá chegou o reboque e o táxi e como já eram 19H40 decidi não arriscar e optei pela Feuvert. A análise aos pneus revelou que os pneus estavam comidos por dentro. Isto é o Stand que me vendeu o carro colocou pneus novos à frente e passou os da frente para trás. Estes aparentemente estavam bons, ainda tinham bastante piso, mas por qualquer razão a zona interior dos pneus estava mais gasta. Resumindo se tivesse substituído o pneu e seguido viagem corria o sério risco de me acontecer o mesmo ao outro pneu. Portanto ainda bem que não tinha pneu sobresselente.
Eram 21h20 quando sai da Feuvert em Faro e ainda não era meia-noite quando cheguei a casa dos meus sogros em Lisboa (precisava mesmo de descansar, depois de todo o Stress). O consumo ressentiu-se: 6,4 de C.B., 7,8 na bomba (um recorde).
Na manhã seguinte fila na 2ª circular. Com consulta em Coimbra às 11h00 lá tive que apertar outra vez com o HSD. Felizmente na viagem Coimbra --> Algarve baixei um pouco a média e cheguei com 6 de C.B., 7,1 na bomba.
Entretanto desde que atestei o V-lube aos 600ml, gastei 100ml, isto para 85 litros de GPL, o que foi o valor mais perto do 1:1000. Baixei o doseador para a posição 13 e vamos ver no que dá.
@rdd48856, com 3 carros em casa e quase que era preciso ir pedir emprestado ao "vizinho", nestas alturas quando se tem que estar há hora marcada sucederem estas peripécias não é agradável.
Quando anteriormente perguntei se eram pneus michelin, suspeitei que fosse o caso de pneus em mau estado. É muito frequente com os michelin que fazem muitos kms com rasto mas com a borracha completamente deteriorada.
Fiquei a pensar que seria só calibragem... mas não voltes a esquecer. Qualquer vibração, ao mínimo sinal, é sempre para retirar os pneus e verificar. Normalmente é apenas calibragem, mas... é frequente os stands de usados comprarem pneus usados, por vezes com muitos anos, que tenham algum rasto e colocarem nos carros... aplicam um spray, fica bonito e não se percebe que a borracha está ressequida até ficarmos apeados, ou termos alguma saída de estrada inesperada.
Todos os carros usados que comprei, e foram vários, os pneus que vinham foram todos substituídos de imediato. Sou bastante exigente com os pneus. Com frequência também retiro as rodas e verifico o estado e troco de posição.
Mais uma aventura mas esta nada agradável. Se os pneus andaram à frente (no anterior dono)e estavam comidos por dentro o mais provável é a direção estar aberta, convém ver isso o quanto antes ou os la estão vão ficar na mesma.
Mais uma aventura mas esta nada agradável. Se os pneus andaram à frente (no anterior dono)e estavam comidos por dentro o mais provável é a direção estar aberta, convém ver isso o quanto antes ou os la estão vão ficar na mesma.
Sem duvida que convém verificar... Mas a direção pode pode não ter problema. Primeiro porque os pneus podiam não ser do mesmo carro. Ou eram de certeza? Depois o mais provável era estarem invertidos. Ou seja, o desgaste era no exterior do pneu. Atualmente com as rotundas, o lado exterior principalmente direito sofre bastante.
Fica o alerta: quando se compra carros usados é muito importante verificar o estado dos pneus.
Atenção a data de fabrico. Muito importante. Mais de 4 anos já pode ser demasiado para alguns modelos de pneus.
Para quem não sabe, a data de fabrico está na linha que começa por DOT, por exemplo: DOT (xxxx) (xxxx) (3417)
que significa que foram produzidos na semana 34 do ano 2017
Já vi em stands de usados, carros com pneus em que estes números foram raspados.