Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Assuntos relacionados com instalações de GPL em híbridos.

Moderator: chorao

rdd48856
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 06 ago 2019, 22:38

Já fui, infelizmente, autuado duas vezes por excesso de velocidade.

Uma, aquando da célebre "tolerância 0" do Armando Vara, em Boliqueime. Abrandei para atravessar a localidade e já à vista da placa de final de localidade voltei a acelerar(de forma mecânica, confesso). O radar estava mesmo depois da bomba de gasolina(a tal que já pertenceu ao pai do Cavaco Silva).

Seguia a 63 Km/h e o polícia explicou-me que a dedução de 10 km/h ao valor lido decorre da lei.

A segunda foi mais recente, aquando do corte dos subsídios na função pública jurei que seria capaz de ir do Algarve até Góis sem pagar portagem.

Entre Tomar e Espinhal há uma estrada nacional mais ou menos paralela à atual A13, cheia de localidades e consequentes limitações de velocidade.

Ainda hoje não sei exatamente onde é que fui multado, pois a notificação chegou por correio.

Mas na notificação dizia exatamente a mesma coisa, que o valor lido era X, ao qual, de acordo com a lei, eram deduzidos 10Km/h, dando o valor Y.

Para além da minha experiência pessoal já li a mesma coisa(mas não me lembro onde).
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por Ranger » 07 ago 2019, 06:51

Deve estar a fazer confusão com qualquer coisa, deve aparecer é qualquer coisa como deduzido o "erro máximo admissível".
A título de exemplo, até 100km é retirado 5km, e quanto maior for a velocidade maior é o desconto, se lhe tiraram 10km deve ter sido controlado entre 180 a 200km/h.
Portanto o erro máximo admissível anda à volta de 5%.
Mas isso é uma tabela qualquer que eles teem.
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por rdd48856 » 07 ago 2019, 10:31

A essas velocidades é impossível ter sido controlado porque nunca as pratiquei.

Vou ver se encontro a notificação da última multa...
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 20 ago 2019, 11:13
No entanto esta primeira utilização de uso intensivo do cruise control não me seduziu (tenho carro com cruise control desde 2010). Cada vez que tinha que travar o cruise control desligava e lá tinha que o recolocar novamente. Por vezes esquecia-me e quando dava por ela já ia a mais de 140 Km/h!
No C-HR e provavelemente nos mais recentes o radar é uma benção... até em trânsito intenso acelera e trava sozinho, no meu em viagens de AE não o dispenso, a parte chata é quando apanhamos alguém mais lento à frente e ele começa a travar... (devia ultrapassar sozinho também :lol: )
Belo relato e excelente informação para quem queira repetir a façanha de ir até ao vizinho do lado! Obrigado!
O Outlander PHEV que tenho atualmente é o primeiro carro que tenho com o Cruise control adaptativo.
Todos os outros anteriores eram carros anteriores a 2010 com CC normais.

Já não dispenso o CCA... Não só porque é um incremento significativo na segurança, mas também porque me permite fazer centenas de kms de AE sem tocar nos pedais.
Tenho sempre definida a distância maior do veiculo da frente, detesto malta que se cola na traseira.
O CCA também lida muito bem com os "atrasados" maioritariamente BMW... digo "atrasados" pois andam sempre em situação de urgência. A marca deveria fornecer uns pirilampos aos seus clientes... pois até parece que gozam de algumas regalias nas vias públicas. :evil:

Quando algum destes "prioritários" ultrapassa e se mete a frente, o CCA reage progressivamente para aumentar a distância.

Por norma defino 126 kms/h o que dá exatamente 120 kms/h reais.

O sistema também funciona bem nas estradas nacionais, seguindo tranquilamente o veiculo da frente.

Sobre os limites de velocidade: fui multado uma única vez, há uns anos. A 62 kms/h quando na saída de uma zona de 50 de uma localidade ultrapasso calmamente um camião e vejo o radar móvel. Mais a frente a brigada mandou-me encostar e informou-me que ultrapassei o limite de velocidade em 2 kms já descontando a tolerância de 10. :sad:
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por Makinen » 20 ago 2019, 11:25

Gostei dos "atrasados", já muitos palavrões disse por causa destes atrasados.
Quanto ao Cruise Control adaptativo... Quando não tinha, achava que ia gostar, agora que tenho acho que tem algumas limitações. Não falo da aproximação a um carro a menor velocidade, falo depois da ultrapassagem... Acho que quando o CCA inicia a ultrapassagem deveria aplicar potência com alguma moderação, até porque conduzo um carro híbrido do grupo Toyota. ( No meu caso o CCA também só dá para registar velocidades de 5 em 5 km/h).

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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por PauloAns » 20 ago 2019, 14:21

Confesso que a malta dos «atrasados» me irrita menos que a malta que, com quase 1 km de faixa de segurança para ganhar balanço depois de sairem das áreas de serviço, entram logo na faixa da rodagem normal a 70 à hora.... se há espaço para ganhar balanço, qual a necessidade de se mandar para a frente dos outros.
Quanto aos atrasados, saio da frente quando termino a ultrapassagem.
E não, eu não costumo andar a mais de 130, mas ter de travar feito doido, por causa de um fulano que não percebe o conceito de faixa de segurança, nem o uso de retrovisores, tira-me de mim,
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por chorao » 20 ago 2019, 14:30
Confesso que a malta dos «atrasados» me irrita menos que a malta que, com quase 1 km de faixa de segurança para ganhar balanço depois de sairem das áreas de serviço, entram logo na faixa da rodagem normal a 70 à hora.... se há espaço para ganhar balanço, qual a necessidade de se mandar para a frente dos outros.
Quanto aos atrasados, saio da frente quando termino a ultrapassagem.
E não, eu não costumo andar a mais de 130, mas ter de travar feito doido, por causa de um fulano que não percebe o conceito de faixa de segurança, nem o uso de retrovisores, tira-me de mim,
este não é o tópico para isto mas a faixa não é para ganhares balanço e sim para travares no fim pois não te deixam entrar...
Mas sim o ppl é mais civilizado dez anos depois pois lembro-me de existirem por aqui tópicos onde comentei essa dos atrasados que viajam sempre pela faixa da esquerda.
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por APHenriques » 20 ago 2019, 21:48
Quanto ao Cruise Control adaptativo... Quando não tinha, achava que ia gostar, agora que tenho acho que tem algumas limitações. Não falo da aproximação a um carro a menor velocidade, falo depois da ultrapassagem... Acho que quando o CCA inicia a ultrapassagem deveria aplicar potência com alguma moderação, até porque conduzo um carro híbrido do grupo Toyota. ( No meu caso o CCA também só dá para registar velocidades de 5 em 5 km/h).
O testdrive curto que fiz com o RAV4 não deu para experimentar o CCA.
Não tenho elemento para comparar, mas gosto muito do sistema do Outlander.
De inicio desconfiei um pouco, mas acho que é seguro e simples de usar.
No Outlander pode-se deferir a velocidade 1 a 1, mas segurando o botão passa de 5 em 5.
Defino a velocidade nos 120 reais (126 CCA) e por norma não altero.
Quando o CCA reduz a velocidade por causa de um veiculo mais lento, assim que se passa para a faixa a esquerda com o caminho livre, ele acelera rapidamente para voltar a velocidade definida... isto em modo NORMAL, acho a força de aceleração correta. Se tiver em modo ECO, a aceleração é muito mais suave e progressiva... em modo SPORT é demasiado forte e brusco. É toda a força aplicada nas 4 rodas... nunca experimentei este modo com o CCA.
Tenho o máximo respeito pelos camionistas... nunca ando abaixo da velocidade destes. Nada mais irritante, para quem anda longas horas ao volante de um camião de 40 toneladas, que ter que reduzir por causa de automóveis a "pastelar". Mas também não ando acima dos 130 kms/h, Salvo alguma distração. :-D
O maior problema das AEs é circular acima dos 130 e abaixo dos 90... O limite superior deveria ser limitado automaticamente nos carros, já o inferior é mais complicado fazer cumprir e não deixa de ser um fator de risco.
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

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por rdd48856 » 20 ago 2019, 22:37
já descontando a tolerância de 10
Outro com a tal tolerância dos 10. Tenho mesmo que ver se encontro a minha notificação.
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Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Post by rdd48856 »

por Renault19 » 21 ago 2019, 21:02
Abasteci 34 litros para uma distância percorrida de 473 Km, (..) correspondendo a um consumo médio de 7.2...
Consumos de 7.2 e 7.6.
Eu pergunto se vale mesmo a pena investir num híbrido, que é mais caro, e vai andar a arrastar o peso extra das baterias, quando no final a poupança no combustível face a um gpl puro não é assim tanta.

Já para não falar em termos ambientais, pois além do consumo fóssil, acresce o das pilhas.
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