Sou utilizador de GPL desde 2014 quando instalei num Renault Clio III 1.2 16 válvulas de 2005, com 130.000 km na altura. Tive o carro até 2023 quando comprei o Duster. O Clio tinha 250.000 km quando o vendi. Tinha um problema que nenhum mecânico conseguiu resolver mas que não era do GPL. O carro por vezes não trabalhava, sobretudo de manhã. Experimentei andar uma semana só a gasolina e era a mesma coisa. O último mecânico disse-me que provavelmente teria que ver com um sensor e que o arranjo seria caro.
De resto nunca tive problemas.
ManuCruz
Moderator: chorao
Re: ManuCruz
Tive um problema semelhante no meu GrandModus...
O carro por vezes só arrancava à 2ª precisamente de manhã.
Suspeitei do vaporizador(que tem um tubo de vácuo que liga à admissão), que pode libertar pequenas quantidades de GPL para a admissão, com o carro parado muito tempo.
Esse GPL enriquece a mistura e sobretudo com o carro frio, quando a centralina não tem como fazer a correção da mistura, uma vez que a sonda lambda não produz valores coerentes, o carro não trabalha bem, enquanto esse excesso de GPL não for consumido.
Com o tempo a quantidade de GPL vai aumentando e o problema vai-se acentuando.
Pedi a um primeiro mecânico de GPL para me ver o problema e este descartou ser do vaporizador, trocou-me a bomba da gasolina e o carro ficou na mesma.
Quando já estava a ficar desesperado, e aproveitando uma ida ao mecânico para ver um problema com o sensor de temperatura, aproveitei para verificar o vaporizador e lá estava a fuga.
Resolvido com um kit de reparação de membranas da BRC.
O carro por vezes só arrancava à 2ª precisamente de manhã.
Suspeitei do vaporizador(que tem um tubo de vácuo que liga à admissão), que pode libertar pequenas quantidades de GPL para a admissão, com o carro parado muito tempo.
Esse GPL enriquece a mistura e sobretudo com o carro frio, quando a centralina não tem como fazer a correção da mistura, uma vez que a sonda lambda não produz valores coerentes, o carro não trabalha bem, enquanto esse excesso de GPL não for consumido.
Com o tempo a quantidade de GPL vai aumentando e o problema vai-se acentuando.
Pedi a um primeiro mecânico de GPL para me ver o problema e este descartou ser do vaporizador, trocou-me a bomba da gasolina e o carro ficou na mesma.
Quando já estava a ficar desesperado, e aproveitando uma ida ao mecânico para ver um problema com o sensor de temperatura, aproveitei para verificar o vaporizador e lá estava a fuga.
Resolvido com um kit de reparação de membranas da BRC.
-
Administrador
Re: ManuCruz
Bem vindo ao forum ManuCruz e obrigado pela sua apresentação.