Reapresentação - odraciR

Aqui os novos utilizadores apresentam-se e às suas máquinas.

Moderator: chorao

Post Reply
odraciR

Reapresentação - odraciR

Post by odraciR »

Boa noite a todos
Há já uns anos que não frequentava o fórum (antigo).
Fiquei surpreendido pelas mudanças, entretanto verificadas.
Parabéns por voltarem a reavivar este lugar de troca de opiniões, muito útil.
Tenho um Toyota C-HR de 2018, o qual converti em 2019, com cerca de 20k Km (Injeção líquida).
Mas já me apercebi que tem havido grandes evoluções, inclusivamente que a injeção líquida foi descontinuada.
Atualmente está com 111k Km e até agora não me arrependo, à parte alguns problemas menores.
Com o covid, deixei de utilizar o fórum antigo.
É pena o preço do GPL estar tão inflacionado, mas, ainda assim acho que continua a ser uma boa opção.
Quero ver se tenho mais tempo para trocar experiências convosco,
Obrigado.
odraciR
rdd48856

Re: Reapresentação - odraciR

Post by rdd48856 »

Seja bem regressado. Não sei se se recorda mas tenho um Auris também com LiquidSI, e acabei de comprar um Corolla com o mesmo motor do seu CHR para converter.
odraciR

Post by odraciR »

rdd48856 wrote: Wed Jul 09, 2025 12:24 am Seja bem regressado. Não sei se se recorda mas tenho um Auris também com LiquidSI, e acabei de comprar um Corolla com o mesmo motor do seu CHR para converter.
Boa noite, caro @rdd48856
Claro que me recordo.
Aliás, foi de ler muitos artigos seus e do @Lpway que me fizeram ganhar coragem e arriscar converter pela 1ª vez uma viatura para GPL.
Faltam cerca de 8.000 Km para fazer a 2ª revisão do GPL (de 50 em 50 mil Km, o que foi recomendado pelo instalador).
Está tudo bem a não ser por duas ocasiões (uma em maio e outra em junho), o carro começou a trepidar subitamente, acenderam-se todas as luzes do painel, incluindo a luz amarela do motor, e o veículo perdeu força até se desligar por completo.
Após desligar o carro e aguardar alguns minutos, consegui ligá-lo novamente, mas a luz do motor permaneceu acesa. Curiosamente, no dia seguinte, a luz já não estava acesa e o carro voltou a funcionar normalmente, sem apresentar sintomas.
Levei-o a uma oficina da Toyota, no dia 2.julho, onde foi feito um diagnóstico que indicou o seguinte erro: Código P319000 – Engine Power.
Contactei o instalador que prontamente me informou ser dificil à distância fazer um diagnóstico, mas, que tal podia estar relacionado com uma entrada de ar suplementar, uma avaria no medidor de massa de ar, avaria no sensor baromético, um tubo do sistema de vácuo ou de ar com uma fissura, uma abraçadeira mal apertada…
O certo é que tenho andado normalmente e até agora não voltou a fazer o mesmo.
Não fosse a distância (Vila do Conde) e já o tinha levado ao instalador, o qual me oferece a máxima segurança.
Estou na dúvida se devo ou não antecipar a ida ao instalador para fazer a 2º revisão, pois, como disse ainda faltam cerca de 8.000 Km.
Obrigado.
rdd48856

Post by rdd48856 »

Se fosse eu antecipava. O motor tem funcionado normalmente desde então.

O meu Auris agora anda com um barulho metálico em determinadas rotações, parece qualquer coisa mal apertada...estou farto de olhar para o compartimento do motor e nada.
Administrador

Post by Administrador »

Bem vindo de novo ao forum. Esse erro, que eu me lembre, já aconteceu num Lexus Nx-300, até o motor retificaram e no fim era o catalizador que estava com problemas. Nos Toyotas se o catalizador estiver com algum problema dá erro de potência.
odraciR

Post by odraciR »

Boa noite
Obrigado pelas vossas recomendações.
Sim, terei de antecipar a ida ao instalador.
Se calhar vou esticar um bocado a corda e apenas depois das férias é que lá irei.
Já agora, @rdd48856, e uma vez que o seu Auris também está equipado com o sistema de injeção LiquidSI, e tendo em conta que, pelo que sei, este sistema foi descontinuado, acha que poderemos vir a ter problemas de manutenção no futuro?

Então isso significa que, daqui para a frente, as conversões passam a ser feitas com o sistema gasoso?
Obrigado
rdd48856

Post by rdd48856 »

Em relação à assistência, a Prins(quem mais?), comprou a Vialle e garante o fornecimento de peças de reposição ao antigo importador da Vialle( a https://sca-lt.com/representacoes/vialle/ ).

Quanto ao resto, sim a partir de agora só injeção gasosa(a Prins passou a deter todas as patentes da Vialle e recusa comercializar sistemas, mesmo de injeção indireta).
Post Reply