Dacia Sandero Stepway 2021 - Chat ( 1° Inspeção Obrigatória realizada )

Diários de bordo dos nossos carros a GPL

Moderator: chorao

Post Reply
Carlos Santos
Posts: 8
Joined: Sat Jun 21, 2025 6:13 am

Dacia Sandero Stepway 2021 - Chat ( 1° Inspeção Obrigatória realizada )

Post by Carlos Santos »

Ora boas a todos.

Pensei relançar aqui o chat para os nossos camaradas antigos que, tal como eu, foram dos primeiros a comprar esta geração 2021 do Stepway.

Mesmo que este chat se possa basear mais no Stepway 2021, para quem recebeu as primeiras unidades, da fábrica Dacia de Marrocos, podem todos aproveitar alguma desta informação abaixo.

Isto porque alguns destes tópicos são ainda atuais,.Mesmo para os vários restylings que entretanto fizeram entre os anos 2021-2025 ao Sandero.

Não descurando e relembrar toda a informação do Arquivo antigo, que devemos sempre consultar, e que se não fosse o Chorão, o arquivo se perdia no tempo👍

Obrigado Amigo Chorão.🤘

- // -

Dacia Sandero Stepway 2021

Primeira Inspeção - 4 anos:

Nota importante :
- As medições dos gases de escape a GPL, são agora também realizadas pelos técnicos ao mesmo tempo que fazem as medições dos gases a gasolina.
Faz parte agora do plano de verificações.
Mesmo assim, aconselho a andarem 15/30 minutos a gasolina, antes da hora de inspeção, pois desta forma, e como andam mais a GPL (95%) e menos a gasolina (5%), a acumulação de gases de escape e CO2 a gasolina, é na nossa "consciência" mais libertada🫣.

A inspeção correu normalmente, sem qualquer reparo ou anomalia.
Tudo dentro dos parametros de verificação

Viatura com cerca de 45 000 kms em 4 anos.

- // -

Problemas graves :
*Nada

Problemas menos graves :
* Botão do Airbag do painel do tablier..descolou-se.
* Retrovisor do lado do condutor ficou a abanar com o tempo.
* "Mijas -Mijas" estão constantemente a ficar desnivelados e são de facto uma m**** para afinar e aquilo ficar sempre bem.

Problemas "estranhos":
* Andei com o óleo durante um tempo ( 30/45 dias ) cerca de 1 palmo acima do Máx da vareta de óleo.Isto a frio e carro nivelado.
Um semana depois...o óleo entrou nos níveis normais...do nada!
Referi isso na marca aquando a revisão este mês e não ligaram "puto".
Meteram óleo e filtro novos e...avança!
Não insisti...mas talvez o devia ter feito...mas agora vou ter que ficar atento!


Nota aqui especial a Garantia ZEN:

* Quem fizer as revisões nos concessionários autorizados Dacia, existe um garantia que muitos desconhecem.É a GARANTIA ZEN .
Consiste que desde a data da revisão, a vossa viatura prolonga a garantia 1 ano mais.E não apenas no que intervêm, mas no resto das peças de origem de fábrica.
Isto é uma vantagem gratuita para quem já acabou a garantia de origem da marca.Que já é mesmo o meu caso.
Mas vejam as condições e vejam se as vossas viaturas estão abrangidas.Na maioria dos casos...é mais uma garantia!

- // -
Consumos médios :
* Já me foi mais fácil falar de consumos neste Stepway...mas hoje a conclusão é outra.
Nem consigo assinalar nada, pois quer com ECO Mode, quer sem ECO Mode...aquilo varia de todo.
A certeza é que o vosso pé sobre o acelerador nos 2 modos manda sempre e muito.
Aha....e esqueçam o Eco Mode acima de 100km/hora...não está a economizar e automatizar nada!
A única verdade é que esta séria veio da fábrica da Dacia Maroc logo a passar a GPL em menos de 30 segundos no arranque a frio.
Apesar de ser de origem, eu não aprecio muito, devido á possivel deterioração e desgaste de válvulas no tempo.
Pouca ou nenhuma lubrificação nesta zona de altissimas temperaturas, não é apreciável.
Isto devia demorar mais tempo até atingir a temperatura ideal para passar para GPL.
Por isso ando meses a fio com 1/4 de depósito com gasolina sem chumbo 95 simples da BP
Já GPL é sempre 100% GPL Jumbo ou GPL Galp.
É sempre tudo uma questão de vales e cupões...claro!

- // -

Nota especial para as luzes :
- Como bem sabem as luzes H7 de origem...são amarelas!
E nada têm a ver com a bonita óptica de LED diurno e Médios de fábrica, que na altura foi tanto apreciada pelo dezenho e projeto de um dezenhador reputado Japonês contratado pela marca francesa!
Foi um dos reparos na altura em 2021/2022 e que ninguém compreendeu a cor...amarela e...de halogénio!
Ora bem, eu logo na primeira semana em 2021, fiz um levantamento de todas as luzes do Stepway 2021, e meti mãos á obra.

Todas as lãmpadas do carro são muito fáceis de mudar, e assim poupam idas á oficina mais caras.

Alterações que fiz, foram meter LEDS nos plafoinier's do teto e mala da viatura.
Ficou tudo mais "White" e mais ao nível de um todo!

Igualmente tirei aquela luz amarela H7 dos máximos e meti uma H7 a Led direta.Nunca deu erro algum.
Encontra-se lá faz 4 anos e nunca pifou, e mais...na inspeção...estava OK no teste.E foi do Aliexpress😁.
Não é de ventilador e é mesmo apenas Plug & Play direto no encaixe igual á H7 de origem! Perfeito👌

Não aconselho já fazer o mesmo com a lãmpada de Luz de Nevoeiro Frontal.São mais dificeis de mudar e em nevoeiro, esqueçam a luz LED e mantenham a de origem amarela.
Segurança na estrada acima de tudo pessoal.

Luzes traseiras, testei vários LEDS mas nunca tive sucesso com a sequência do Pisca Pisca, e aquilo atrofia passado um tempo, mesmo com resistência compativel.
Eu nunca tive sucesso e...desisti!

Concluindo as Luzes : Interior e bagageira a LED Branco e Luz Frontal de Máximos H7 Branca LED.
Esqueçam o resto.

- // -
Mais coisas que descobri online:

* Chuventos...em Itália ou França, existe uma loja online que os vende baratos .Encaixam na perfeição ( marca El toro® )
* Tapetes de borracha perfeitos e iguais no corte e medida dos originais, encontrei num site de peças Automovel, bem conhecido online e na europa e custam entre 22 e os...30 paus e são da marca Frogo®.Há dias em que estão a menos de 22 paus...E até dá pra tirar os encaixes dos antigos e aplicar nos novos de borracha ( sim dá para aproveitar os encaixes antigos, retirando-os com cuidado)
* Fichas USB e USB-C, que encaixam diretamente nas fichas 12V de Carregador da viatura, e permite carregar os telemoveis de carregamento rápido ( fichas USB e USB-C laranjas com OTG-3.0 ) encontram no Aliexpress ou Temu.
* Protetores autocolantes da soleiras das portas, encontram vários modelos e baratos no Aliexpress e Temu.A dizer Dácia ou Sandero, ou Stepway...etc, e ficam com menos riscos na soleira devido aos sapatos.

Coisa que ainda não encontrei online :
* A "treta" da antena original, pois aqullo tem uma forma estranha, e nunca encontrei uma antena Shark adaptável que fosse grande o suficiente para tapar a base.Isto de marca branca obviamente, pois uma shark original custa mais de 100 paus.
* Tapete de borracha para a bagageira, mas com rebordo.
* Protetor da soleira da bagageira...mas barato.

E pronto....esperem que gostem, e uns fiquem mais descansados...outros mais informados.

Boas férias e bom trabalho a todos.
Abraço especial ao mentor Chorão
Lobito
Posts: 35
Joined: Tue Jan 28, 2025 4:35 pm

Re: Dacia Sandero Stepway 2021 - Chat ( 1° Inspeção Obrigatória realizada )

Post by Lobito »

Obrigado pelo post, muita informação que de certeza será útil a outros utilizadores.
Um excelente exemplo de partilha.
Equipamentos de conversão de veículos a GPL.
Alex-Optima, Alex-IDEIA, V-Lube.
dioBaco
Posts: 1
Joined: Sat Sep 13, 2025 2:15 am

Re: Dacia Sandero Stepway 2021 - Chat ( 1° Inspeção Obrigatória realizada )

Post by dioBaco »

Olá a todos,

Antes de mais, agradeco ao CHORAO pelo excelente post. A informação partilhada é muito valiosa.

Gostaria de aproveitar a vossa experiência para esclarecer uma dúvida. O meu Dacia Sandero está a quase a celebrar o quarto aniversário aproximar-se dos 100.000 km e, naturalmente, preciso de agendar a respetiva inspeção. A minha questão é se, por se tratar de um carro bi-fuel è necessário encontrar um centro inspeção especializado e fazer uma marcação para GPL, ou é uma inspeção normal? Sendo uma inspeção normal, ficaria a faltar a inspeção dos 4 anos do sistema de GPL ou é um tudo em um?

Aproveito também para pergutntar: nnão tendo eu seguido as paragens recomendadas pela marca mas tendo feito os trabalhos com um mecânico à parte, é necessário passar por uma revisão autorizada antes da inspeção?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou dica que possam dar.
dioBaco
Last edited by dioBaco on Sat Sep 13, 2025 2:25 am, edited 1 time in total.
rdd48856
Posts: 238
Joined: Tue Jan 28, 2025 11:28 am

Re: Dacia Sandero Stepway 2021 - Chat ( 1° Inspeção Obrigatória realizada )

Post by rdd48856 »

Seja bem-vindo @dioBaco,

A inspeção é uma inspeção normal, como a de qualquer outro veículo, com a diferença de que são verificadas possíveis fugas com um detetor de GPL e testadas as emissões quer a gasolina, quer a GPL.

Não é obrigado a fazer revisões na marca...se quiser pode, como com qualquer outro veículo, pedir ao seu mecânico que lhe faça uma pré-inspeção para evitar o chumbo do carro por pequenas coisas, como o alinhamento dos faróis, etc.
Post Reply