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HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta
Posted: Wed Sep 03, 2025 12:54 am
by rdd48856
Mas não se excitem muito, porque, tanto quanto consegui apurar até ao momento, a injeção do GPL não é direta(para isso a pressão não poderia ultrapassar os 7 bar, ou seja não poderia haver injeção na fase de compressão).
Porquê? Tal como sobejamente abordado aqui:
forum-antigo/viewtopicd704.html?f=7&t=12971
O GPL(propano) liquefaz-se acima de cerca de 7 bar. Assim apenas poderia ser injetado gasoso de forma direta na câmara de combustão quando a pressão no interior da câmara de combustão fosse inferior a essa pressão, tipicamente quando o pistão está na fase descendente, o que poderia restringir, em muito, as vantagens da injeção direta.
Por outro lado, se o objetivo é mesmo o da injeção direta
líquida (o que não deixaria de ser irônico, depois de tudo o que se passou com este tipo de injeção), então seria necessário outro injetor, ao lado do da gasolina, na câmara de combustão(pouco provável, devido à falta de espaço) ou um injetor bifuel(preparado para funcionar com qualquer dos combustíveis).
Acontece que na parca informação disponível é referido um "vaporizador", o que implica a injeção de GPL em fase gasosa...aguardemos, mas não deixa de ser um desenvolvimento importante.
https://pplware.sapo.pt/motores/dacia-v ... /#comments
Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta
Posted: Tue Sep 09, 2025 10:28 am
by Sandman28
Boas ! Recentemente encomendei o meu primeiro carro Bifuel,um Duster III. Agora vi que vai ser lançado este novo motor,mais cedo do que o previsto. Parece que vai ter prestações melhores do que 1.0 . Ainda tenho hipótese de retroceder e esperar pela configuração deste motor e depois encomendar. A minha pergunta era se vale ,a pena esperar ? E em relação ao 1.0 já são conhecidos os seus defeitos,em relação a este pouco se sabe . Dentro do conhecimento aqui do fórum espera-se que seja um motor fiável?
Cumprimentos
Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta
Posted: Tue Sep 09, 2025 11:05 pm
by rdd48856
Vamos separar a resposta em duas partes.
A que diz respeito ao motor propriamente dito, e a que diz respeito ao "kit OEM de conversão".
1ª O motor não tem nada que ver com o 1.0.
É um motor com injeção direta, com intercooler de arrefecimento líquido, com EGR de baixa pressão, também arrefecida a líquido(para cumprir as futuras normas Euro 7) e que ainda tem uma pequena ajuda do sistema Mild-hybrid.
O meu cunhado tem uma Renault Espace com esse motor, embora seja a versão E-Tech(que é Full-Hybrid) e até agora está muito satisfeito.
2º O "kit GPL", em relação ao kit(porque é exatamente disso que se trata, por muito que se diga), a informação ainda é muito escassa. Nem se consegue perceber se é mesmo de injeção direta(suspeito que não).
Resumindo se fosse eu e tivesse pressa avançava na mesma com o 1.0, caso contrário esperava até ter mais informação.
Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta
Posted: Wed Sep 10, 2025 10:12 am
by Sandman28
rdd48856 wrote: Tue Sep 09, 2025 11:05 pm
Vamos separar a resposta em duas partes.
A que diz respeito ao motor propriamente dito, e a que diz respeito ao "kit OEM de conversão".
1ª O motor não tem nada que ver com o 1.0.
É um motor com injeção direta, com intercooler de arrefecimento líquido, com EGR de baixa pressão, também arrefecida a líquido(para cumprir as futuras normas Euro 7) e que ainda tem uma pequena ajuda do sistema Mild-hybrid.
O meu cunhado tem uma Renault Espace com esse motor, embora seja a versão E-Tech(que é Full-Hybrid) e até agora está muito satisfeito.
2º O "kit GPL", em relação ao kit(porque é exatamente disso que se trata, por muito que se diga), a informação ainda é muito escassa. Nem se consegue perceber se é mesmo de injeção direta(suspeito que não).
Resumindo se fosse eu e tivesse pressa avançava na mesma com o 1.0, caso contrário esperava até ter mais informação.
Estive indeciso até à última entre o 1.2 Mild Hybrid e o 1.0 Eco G ,face à utilização que ia dar ao carro +/- 20000 km anuais optei pelo Eco G .As médias de consumos que vi para o 1.2 (6.4 km/100) no spritmonitor,tb não ajudaram.
Já sabia que mais tarde ou mais cedo iria sair o G120 , não estava à espera que segundo comunicado de imprensa,fosse estar disponível para encomenda a partir do final do ano .
Ja fiz um teste drive ao 1.0 num trajeto misto entre estrada e cidade não achei que fosse uma arrastadeira ,o teste foi curto e o trajeto não foi muito favorável a testar aceleração e ultrapassagem.
O meu carro actual é um Honda Civic 1.8 de 2008 , para fazer ultrapassagens rápidas só com a ajuda da caixa , gasta muita gasolina, mesmo a andar devagar , já tem muitas mazelas e por isso quero trocar .
Resumindo espero não me arrepender , que as questões da válvula wastegate do turbo já estejam efetivamente resolvidas , e que a Dacia/ Renault tenham muito sucesso com esta nova gama de motores a GPL ,na teoria são uma excelente alternativa aos EV .
Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta
Posted: Wed Sep 10, 2025 10:47 am
by rdd48856
Em matéria de consumo de combustível nada se compara aos Full-hybrid.
Eu tenho um colega que comprou um Dácia Duster Hybrid E-Tech e ainda ponderei comprar um para converter a GPL. Também vi os Renault Captur.
A Renault Espace do meu cunhado faz 5.0 em cidade e 7.0 em A.E.
Os Duster e Captur são fáceis de converter (motores de injeção indireta), mas o custo total do investimento inicial dispara.
É como lhe digo, espere mais um pouco e experimente o carro(mesmo na versão a gasolina) e isto ao mesmo tempo permitirá termos mais informações sobre a versão a GPL.
Se por outro lado tem urgência e o 1.0 satisfaz as suas necessidades, avance.