Sensor de detonação

Aqui poderá encontrar e/ou colocar questões de mecânica relacionadas com GPL

Moderator: chorao

B014

Sensor de detonação

Post by B014 »

Boas

Tenho um carro de injecção indirecta a gás que está com um ruído quando se acelera ou o motor está em esforço a baixa rotação que parece de detonação mas só acontece quado está a gasolina. A gás não faz. Poderá o sensor de detonação estar avariado mas não se ouvir o ruído a gás por o gpl ter mais octanagem (ou outra caracteristica)?

Grato pela atenção.
rdd48856

Re: Sensor de detonação

Post by rdd48856 »

Há várias situações a despistar...

1º - Como está a gasolina? Não está "velha"?

2º - Isso acontece mesmo depois de andar muito tempo a gasolina? Se tiver uma fuga num injetor ou na membrana do vaporizador pode dar esse sintoma, enquanto tiver GPL no circuito.

3º - Os próprios injetores de gasolina(podem estar sujos).

Comece por despistar estas situações.

Em teoria, também poderá ser o sensor de detonação, mas é pouco provável(mesmo tendo o GPL um teor de octanas superior), que dê o sintoma a gasolina e não a GPL.
B014

Post by B014 »

rdd48856 wrote: Wed Oct 08, 2025 9:52 pm Há várias situações a despistar...

1º - Como está a gasolina? Não está "velha"?

2º - Isso acontece mesmo depois de andar muito tempo a gasolina? Se tiver uma fuga num injetor ou na membrana do vaporizador pode dar esse sintoma, enquanto tiver GPL no circuito.

3º - Os próprios injetores de gasolina(podem estar sujos).

Comece por despistar estas situações.

Em teoria, também poderá ser o sensor de detonação, mas é pouco provável(mesmo tendo o GPL um teor de octanas superior), que dê o sintoma a gasolina e não a GPL.
1- Não, tem 1/4 de depósito que coloquei há pouco tempo.

2- Daquilo que pude testar, não faz diferença. Mas não testei muito porque tenho receio de estar a estragar alguma coisa mais e o carro agora até se embrulha um bocado a gasolina e agora de há dois dias para cá nem quer pegar às vezes. Mas isso poderá ser outra coisa sem relação, não me conseguiram fazer um diagnóstico na oficina agora devido à sobrecarga de trabalho. Mas já experimentei passar uns minutos para gasolina antes de desligar para ver se "limpava" o gpl da admissão, mas embrulha-se à mesma e custa a pegar.
Isto, suspeito que tenha algo a ver com a linha de combustível ou a própria bomba de gasolina outra vez (que se ouve, mas os sintomas são os mesmos), porque quando o carro está em terreno plano até fica com o trabalhar normal, por vezes. Se desloco o carro para uma descida, altera-se e se for uma subida fica muito mau, ao ponto de se ir abaixo. Descaio o carro para terreno plano e melhora. Dá a impressão de haver falta de pressão/força da bomba. Passo para GPL, fica bom.

3- Também usei um limpa-aditivos da LM por sugestão do mecânico há uns meses para ver se era dos injectores. Por coincidência ou não, a bomba de gasolina avariou nessa altura. Mas não resolveu o ruído nem o trabalhar irregular.
B014

Post by B014 »

No ponto 2, havendo uma fuga de GPL num injector ou na membrana, daria esse sintoma devido aos parâmetros do funcionamento a gasolina não serem adequados minimamente aos parâmetros do funcionamento a GPL, certo?
rdd48856

Post by rdd48856 »

No ponto 2, havendo uma fuga de GPL num injector ou na membrana,
Já se passou comigo uma situação semelhante. Tenha em atenção que a fuga é, inicialmente, muito pequena.

No meu caso arrastou-se por 2 anos até se dar com o problema.

Começou por um arranque anormal pela manhã. O motor de arranque precisava de rodar mais umas vezes antes do carro arrancar.

Mas nem sempre, outras vezes arrancava normalmente.

Depois, por vezes, já não arrancava à primeira.

Deixava o carro parado uns dias e arrancava bem.
Suspeitei sempre da membrana do vaporizador(kit BRC) e levei o carro a um instalador, tendo pedido expressamente para fazer o despiste dessa situação. Segundo esse instalador, o vaporizador estava bom, e por aí fora.

Entretanto começou a "grilar"(detonação) a gasolina.

Mudou bomba de gasolina e os injetores foram limpos com ultrassons.

Ficou na mesma.

Finalmente foi reprogramada a centralina da gasolina, para diminuir o enriquecimento a frio. Melhorou(o que não é de admirar), mas não passou completamente.

A dada altura já se falava em abrir o motor porque podia ser a junta entre cilindros...mediu-se a compressão e ela estava uniforme, embora um pouco baixa(mas não havia referência e o motor era turbo), até que eu me fartei de gastar dinheiro e continuei a andar com o carro assim(passei a por gasolina 98 e a andar sempre a GPL).

Passados mais uns meses e depois de conversar telefonicamente com o @FF resolvi levar o carro a outro instalador e voltei a insistir nas membranas. Mal lhe expliquei o sintoma disse-me logo "amanhã de manhã já lhe digo".

No outro dia à tarde telefonou-me "o problema já está resolvido". Pensei que fosse bom demais e estava muito cauteloso.

Resumindo kit de reparação do vaporizador e passou a pegar de estalo e acabou-se a detonação!

Explicação: a fuga de GPL das membranas vai para o tubo de vácuo e dai para o coletor, enriquecendo a mistura. Quando há consumo de GPL a fuga é menor, e por isso a GPL não se notava nada. A gasolina o GPL misturava-se com a gasolina, dando mistura rica, sobretudo em baixa rotação(o débito da fuga é aproximadamente constante, por isso quando o motor está a consumir mais combustível a % de GPL/gasolina é baixa e não afeta o funcionamento do motor). Quando o carro ficava parado de um dia para o outro ia enchendo lentamente o coletor e o carro ficava "afogado".

De referir que até hoje(4 anos depois) não tive mais problemas.

Como com tudo, não quer dizer que seja este o problema, mas pode ser...em relação à inclinação do carro, parece ser mais sujidade no depósito que outra coisa, mas dado o que se passou comigo começava por excluir o vaporizador.
B014

Post by B014 »

Faz sentido e explica ambos os sintomas. Apesar de o meu ser um kit Vialle (liquido), não sei se o sistema é igual. Mas sem dúvida que é de começar por aí. Só preciso de saber onde é que lhe resolveram isso, se for possível. :D
Lobito

Post by Lobito »

Quando testou passar o carro para gasolina e a seguir pegou mal na mesma, quando deu ao arranque o botão estava para gasolina ou para GPL? E o motor embrulha mal dá à chave ou uns segundos depois?
Equipamentos de conversão de veículos a GPL.
Alex-Optima, Alex-IDEIA, V-Lube.
B014

Post by B014 »

Já testei das duas maneiras, não vi grande diferença no resultado. O embrulho é logo desde que pega, quando pega. Nunca arranca bem e depois piora. Ou está sempre mal ou arranca mal e depois melhora (estando a gasolina).
Daqui a pouco vou dar uma volta com ele a gasolina porque hoje de manhã esteve ao ralentim uns minutos e passados os primeiros segundos, estava com um trabalhar muito aceitável e então vou ver se continua ou se está outra vez uma desgraça..
rdd48856

Post by rdd48856 »

Apesar de o meu ser um kit Vialle (liquido)
Isso muda tudo...os kits de injeção líquida não têm vaporizador.

O GPL vaporiza dentro do coletor de admissão, logo nada do que eu escrevi sobre o vaporizador se aplica.

Ainda poderia ser, embora pouco provável, um injetor de GPL, mas nesse caso o sintoma desapareceria por completo após algum tempo a gasolina, porque este sistema tem uma bomba para produzir pressão que só funciona enquanto o carro está a GPL.

De qualquer forma, para excluir completamente problemas no sistema de GPL, pode experimentar andar 2 ou 3 dias a gasolina. Se não notar quaisquer diferenças, então não tem nada que ver com o GPL.
B014

Post by B014 »

Como disse, há pouco tive de sair e aproveitei para testar, porque de manhã tinha ficado animado com o funcionamento. Pegou, nos primeiros segundos tem umas irregularidades que até faz com que o carro suba um pouco as rotações por si mesmo, mas depois fica bem. Arranquei, 2.ª velocidade, acelerador... hmmm... não. Não tinha força, não conseguia subir as rotações e acendeu a luz do motor (P0171-system too lean). Para evitar ir-se abaixo e arriscar depois não pegar e ficar no meio da estrada, passei para GPL e lá segui. Com tempo e num sitio isolado ainda queria testar melhor a gasolina, mas tendo finalmente dado um erro, talvez seja uma pista suficiente.
Tudo o que seja sensores em comum com GPL, acho que podemos descartar, como MAF, sensores lambda, certo?
Filtro de combustível, troquei hoje para descartar logo isso. A gasolina que saiu do filtro estava clarinha mas tinha algumas particulas escuras. Será suficiente para entupir injectores? Por um lado quer-me parecer que sim mas por outro, o filtro era relativamente novo e normalmente é uma peça que é descurada pela maior parte dos condutores. Se entupia os do meu carro, os outros também deviam andar entupidos, não?
Portanto, no circuito de gasolina, sobra o quê? Bomba de combustivel e injectores? Fugas de vácuo?
Post Reply