HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta

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rdd48856
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HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta

Post by rdd48856 »

Mas não se excitem muito, porque, tanto quanto consegui apurar até ao momento, a injeção do GPL não é direta(para isso a pressão não poderia ultrapassar os 7 bar, ou seja não poderia haver injeção na fase de compressão).

Porquê? Tal como sobejamente abordado aqui:

forum-antigo/viewtopicd704.html?f=7&t=12971

O GPL(propano) liquefaz-se acima de cerca de 7 bar. Assim apenas poderia ser injetado gasoso de forma direta na câmara de combustão quando a pressão no interior da câmara de combustão fosse inferior a essa pressão, tipicamente quando o pistão está na fase descendente, o que poderia restringir, em muito, as vantagens da injeção direta.

Por outro lado, se o objetivo é mesmo o da injeção direta líquida (o que não deixaria de ser irônico, depois de tudo o que se passou com este tipo de injeção), então seria necessário outro injetor, ao lado do da gasolina, na câmara de combustão(pouco provável, devido à falta de espaço) ou um injetor bifuel(preparado para funcionar com qualquer dos combustíveis).

Acontece que na parca informação disponível é referido um "vaporizador", o que implica a injeção de GPL em fase gasosa...aguardemos, mas não deixa de ser um desenvolvimento importante.

https://pplware.sapo.pt/motores/dacia-v ... /#comments
Sandman28
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Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta

Post by Sandman28 »

Boas ! Recentemente encomendei o meu primeiro carro Bifuel,um Duster III. Agora vi que vai ser lançado este novo motor,mais cedo do que o previsto. Parece que vai ter prestações melhores do que 1.0 . Ainda tenho hipótese de retroceder e esperar pela configuração deste motor e depois encomendar. A minha pergunta era se vale ,a pena esperar ? E em relação ao 1.0 já são conhecidos os seus defeitos,em relação a este pouco se sabe . Dentro do conhecimento aqui do fórum espera-se que seja um motor fiável?

Cumprimentos
rdd48856
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Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta

Post by rdd48856 »

Vamos separar a resposta em duas partes.

A que diz respeito ao motor propriamente dito, e a que diz respeito ao "kit OEM de conversão".

1ª O motor não tem nada que ver com o 1.0.

É um motor com injeção direta, com intercooler de arrefecimento líquido, com EGR de baixa pressão, também arrefecida a líquido(para cumprir as futuras normas Euro 7) e que ainda tem uma pequena ajuda do sistema Mild-hybrid.

O meu cunhado tem uma Renault Espace com esse motor, embora seja a versão E-Tech(que é Full-Hybrid) e até agora está muito satisfeito.

2º O "kit GPL", em relação ao kit(porque é exatamente disso que se trata, por muito que se diga), a informação ainda é muito escassa. Nem se consegue perceber se é mesmo de injeção direta(suspeito que não).

Resumindo se fosse eu e tivesse pressa avançava na mesma com o 1.0, caso contrário esperava até ter mais informação.
Sandman28
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Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta

Post by Sandman28 »

rdd48856 wrote: Tue Sep 09, 2025 11:05 pm Vamos separar a resposta em duas partes.

A que diz respeito ao motor propriamente dito, e a que diz respeito ao "kit OEM de conversão".

1ª O motor não tem nada que ver com o 1.0.

É um motor com injeção direta, com intercooler de arrefecimento líquido, com EGR de baixa pressão, também arrefecida a líquido(para cumprir as futuras normas Euro 7) e que ainda tem uma pequena ajuda do sistema Mild-hybrid.

O meu cunhado tem uma Renault Espace com esse motor, embora seja a versão E-Tech(que é Full-Hybrid) e até agora está muito satisfeito.

2º O "kit GPL", em relação ao kit(porque é exatamente disso que se trata, por muito que se diga), a informação ainda é muito escassa. Nem se consegue perceber se é mesmo de injeção direta(suspeito que não).

Resumindo se fosse eu e tivesse pressa avançava na mesma com o 1.0, caso contrário esperava até ter mais informação.
Estive indeciso até à última entre o 1.2 Mild Hybrid e o 1.0 Eco G ,face à utilização que ia dar ao carro +/- 20000 km anuais optei pelo Eco G .As médias de consumos que vi para o 1.2 (6.4 km/100) no spritmonitor,tb não ajudaram.
Já sabia que mais tarde ou mais cedo iria sair o G120 , não estava à espera que segundo comunicado de imprensa,fosse estar disponível para encomenda a partir do final do ano .
Ja fiz um teste drive ao 1.0 num trajeto misto entre estrada e cidade não achei que fosse uma arrastadeira ,o teste foi curto e o trajeto não foi muito favorável a testar aceleração e ultrapassagem.
O meu carro actual é um Honda Civic 1.8 de 2008 , para fazer ultrapassagens rápidas só com a ajuda da caixa , gasta muita gasolina, mesmo a andar devagar , já tem muitas mazelas e por isso quero trocar .
Resumindo espero não me arrepender , que as questões da válvula wastegate do turbo já estejam efetivamente resolvidas , e que a Dacia/ Renault tenham muito sucesso com esta nova gama de motores a GPL ,na teoria são uma excelente alternativa aos EV .
rdd48856
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Re: HORSE produz 1º motor Bifuel de injeção direta

Post by rdd48856 »

Em matéria de consumo de combustível nada se compara aos Full-hybrid.

Eu tenho um colega que comprou um Dácia Duster Hybrid E-Tech e ainda ponderei comprar um para converter a GPL. Também vi os Renault Captur.

A Renault Espace do meu cunhado faz 5.0 em cidade e 7.0 em A.E.

Os Duster e Captur são fáceis de converter (motores de injeção indireta), mas o custo total do investimento inicial dispara.

É como lhe digo, espere mais um pouco e experimente o carro(mesmo na versão a gasolina) e isto ao mesmo tempo permitirá termos mais informações sobre a versão a GPL.

Se por outro lado tem urgência e o 1.0 satisfaz as suas necessidades, avance.
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