Qual a quantidade de gasolina no depósito.

Aqui poderá encontrar e/ou colocar questões de mecânica relacionadas com GPL

Moderator: chorao

Post Reply
rdd48856
Posts: 238
Joined: Tue Jan 28, 2025 11:28 am

Qual a quantidade de gasolina no depósito.

Post by rdd48856 »

A quantidade de gasolina a manter no depósito e a periodicidade dos abastecimentos é uma das questões mais frequentemente abordadas aqui no fórum.

Em primeiro lugar é preciso notar que em qualquer sistema de GPL moderno a bomba de gasolina funciona continuamente, quer nos sistemas com retorno, quer nos que não têm retorno.
Perceber isto é muito importante porque uma parte dos problemas que ocorrem com a degradação da gasolina quando esta é armazenada muito tempo, por exemplo a precipitação de goma e a separação de fases (importante sobretudo em gasolinas com teor de oxigenados elevado) é atenuada no depósito de gasolina de um carro a GPL, porque mesmo quando o carro está a GPL a bomba funciona sempre e o próprio movimento do carro encarrega-se de evitar a precipitação de gomas. A própria formação de gomas resulta da oxidação pelo contacto com o oxigénio do ar e é estimulada pela presença de radiação UV. Ora à medida que a restrição com a emissão de hidrocarbonetos dos depósitos vai aumentando, levando tendencialmente à pressurização dos mesmos, a quantidade de ar que entra para dentro do depósito vai sendo cada vez menor (é que sem a saída de hidrocarbonetos não pode entrar ar, sendo a fase gasosa constituída quase exclusivamente por vapores de gasolina). Ou seja não é a mesma coisa que ter combustível no depósito de um carro parado.
No caso dos sistemas de alimentação sem retorno o excesso de caudal é removido para dentro do próprio depósito, havendo movimento na mesma. Estes sistemas no entanto apresentam uma particularidade que é o facto da gasolina poder ficar retida muito tempo no sistema de alimentação entre o depósito e os injetores de gasolina, por exemplo em viagens longas, sendo submetida a temperaturas algo elevadas. Assim pode perder algumas propriedades. Os sistemas que injetam gasolina periodicamente poderão evitar esta situação, uma vez que purgam o sistema de alimentação.
Mas afinal quanto tempo é que a gasolina pode permanecer no depósito de um carro a GPL moderno?

A resposta depende de muitos fatores, sendo a qualidade da gasolina um deles, gasolinas com um pack extra de aditivos tendem a durar mais tempo.

O outro fator é qual a qualidade mínima de gasolina necessária para que esta possa cumprir satisfatoriamente a sua missão. Se o objetivo é apenas o de arranque e funcionamento durante o aquecimento é uma coisa, se pelo contrário se se pretende circular regularmente a gasolina exigindo altas performances do motor, é outra.

Um estudo da Sueca “CHALMERS UNIVERSITY OF TECHNOLOGY”, para veículos PHEV, conclui, e para uma extrapolação da degradação da gasolina em função do tempo constante (o que não é verdade, a degradação é maior nos primeiros dias e diminui rapidamente), que 100 dias é o tempo máximo de permanência no depósito. Eu diria que para uma utilização de arranque e micro-injeções num veículo a GPL podemos ir claramente para lá dos 4 meses, desde que salvaguardemos o que vou dizer a seguir.

Algo pouco conhecido é que existem 3 composições diferentes da gasolina consoante a época do ano, gasolina de verão, gasolina de inverno e uma intermédia entre estas. Podem verificar isso mesmo na ficha técnica da gasolina da Prio:

https://www.prio.pt/pt/postos/downloads/file21_pt.pdf

A razão é simples. No inverno precisamos de uma gasolina com maior percentagem de componentes voláteis, como o butano, que é utilizado nesta época do ano como um incrementador barato do teor de octanas, para facilitar o arranque a frio. Uma gasolina destas no verão tenderia a perder os seus componentes mais voláteis rapidamente, sofrendo alterações significativas do seu teor de octanas. Pelo contrário uma gasolina de verão utilizada no inverno poderia dificultar o arranque a frio. Assim é importante ter cuidado com a mudança das condições climatéricas.

Um outro ponto importante é o da quantidade de gasolina que devemos manter no depósito para preservar a bomba. A gasolina serve para arrefecer a bomba, absorvendo calor. Ora num carro a GPL que circule em viagens longas num sistema com retorno, a gasolina que retorna (e que é muita uma vez que nenhuma é consumida) transfere calor do compartimento do motor para dentro do depósito, se a quantidade de gasolina for pouca a temperatura vai aumentar rapidamente e pode provocar problemas de falha da bomba, não por esta ficar completamente a seco, mas porque a quantidade de gasolina não é suficiente para absorver o calor. Dai a recomendação de manter um quarto de depósito em viagens longas, sobretudo no verão.

Da minha experiência pessoal consigo ter gasolina no depósito 6 meses sem notar dificuldades de arranque.

Finalmente uma outra nota importante. Sempre que abastecemos o combustível novo "recupera" as propriedades do antigo.
Post Reply