Ou seja, andando só a gasolina e passando os sintomas, será algo relacionado com o GPL, é isso?rdd48856 wrote: Thu Oct 09, 2025 8:04 pmDe qualquer forma, para excluir completamente problemas no sistema de GPL, pode experimentar andar 2 ou 3 dias a gasolina. Se não notar quaisquer diferenças, então não tem nada que ver com o GPL.Apesar de o meu ser um kit Vialle (liquido)
Sensor de detonação
Moderator: chorao
Re: Sensor de detonação
Exato, essa é a ideia. 2 ou 3 dias só a gasolina e tem a certeza absoluta se os sintomas têm algo a ver com o GPL ou não.
Tive oportunidade de fazer alguns testes em estrada e não consigo chegar a uma conclusão. Vejamos:
Para pegar está igual, muitas vezes não pega a frio. A quente custa mas geralmente pega. Seja a frio ou a quente, está ali uns segundos a lidar com a situação dos embrulhos logo a seguir a pegar e depois estabiliza e fica com um ralentim muito certinho. Depois a andar a gasolina, desde que abasteci mais 15l (aditivada 98) anda melhor, mas ainda com "poços" a subir de rotação, fica embrulhado e de repente parece que "agarra" e as rpm já vão por ali fora. Mas já não se embrulha ao ponto de se querer ir abaixo ou ir mesmo.
Ainda a gasolina, com o sensor MAF desligado também não pega mas anda melhor, sem "poços", sem hesitações. Experimentei por ex. em 3.ª 1000-5000 rpm e tudo bem. Será de excluir problema na pressão de gasolina, injectores, fugas de vácuo e faísca, certo?
Não testei nos últimos dias para não "contaminar" os testes a gasolina mas a GPL andava normalmente. Podemos assumir que faísca, sensores lambda, estão bons, certo?
Agora queria saber se no sistema Vialle LiquiSI, os valores do sensor MAF são usados pelo sistema ou se ele tem algum tipo de mapa pré-definido e ignora o sensor?
Se não usar, o problema pode estar nessa peça (apesar de não ter dado erros de MAF, só deu de mistura pobre). Se usar, também não pode ser deste sensor pois funciona bem a GPL.
Grato pela atenção.
Para pegar está igual, muitas vezes não pega a frio. A quente custa mas geralmente pega. Seja a frio ou a quente, está ali uns segundos a lidar com a situação dos embrulhos logo a seguir a pegar e depois estabiliza e fica com um ralentim muito certinho. Depois a andar a gasolina, desde que abasteci mais 15l (aditivada 98) anda melhor, mas ainda com "poços" a subir de rotação, fica embrulhado e de repente parece que "agarra" e as rpm já vão por ali fora. Mas já não se embrulha ao ponto de se querer ir abaixo ou ir mesmo.
Ainda a gasolina, com o sensor MAF desligado também não pega mas anda melhor, sem "poços", sem hesitações. Experimentei por ex. em 3.ª 1000-5000 rpm e tudo bem. Será de excluir problema na pressão de gasolina, injectores, fugas de vácuo e faísca, certo?
Não testei nos últimos dias para não "contaminar" os testes a gasolina mas a GPL andava normalmente. Podemos assumir que faísca, sensores lambda, estão bons, certo?
Agora queria saber se no sistema Vialle LiquiSI, os valores do sensor MAF são usados pelo sistema ou se ele tem algum tipo de mapa pré-definido e ignora o sensor?
Se não usar, o problema pode estar nessa peça (apesar de não ter dado erros de MAF, só deu de mistura pobre). Se usar, também não pode ser deste sensor pois funciona bem a GPL.
Grato pela atenção.
Todas as centralinas de GPL funcionam no sistema "Master-Slave", isto é, é interrompido o circuito elétrico que parte da ECU de gasolina para os injetores de gasolina, é feita a leitura dos respetivos tempos de injeção, os quais são convertidos em tempos de injeção de GPL pela centralina de GPL. Nenhum sensor original é utilizado pela centralina do GPL.
Assim, a única explicação possível para o motor funcionar bem a GPL e não a gasolina, será ou qualquer componente do sistema de alimentação de gasolina, ou(menos provável) o sensor de detonação (que é, obviamente menos sensível a GPL).
Têm-se registado também algumas referências a carros com problemas no MAF, que funcionam bem a GPL e mal a gasolina(embora eu não consiga perceber porquê).
Assim, a única explicação possível para o motor funcionar bem a GPL e não a gasolina, será ou qualquer componente do sistema de alimentação de gasolina, ou(menos provável) o sensor de detonação (que é, obviamente menos sensível a GPL).
Têm-se registado também algumas referências a carros com problemas no MAF, que funcionam bem a GPL e mal a gasolina(embora eu não consiga perceber porquê).
Disso tudo só pode excluir a faísca(velas, bobines e cabos) e o sensor lambda, porque a GPL a ignição é mais difícil, e por isso, se funciona a GPL bem, é porque está bom.Será de excluir problema na pressão de gasolina, injectores, fugas de vácuo e faísca,
Outra coisa que me esqueci de perguntar....assim que comuta para GPL fica logo tudo bem?
Obrigado pela explicação. Mas não percebi porque não podemos concluir que a pressão de gasolina e os injectores estão bons, se a puxar pelo carro com o sensor MAF desligado, ele responde bem. Isso não significa que a bomba satisfaz o caudal pedido e que os injectores conseguem injectá-lo?rdd48856 wrote: Sun Oct 12, 2025 11:26 pm Todas as centralinas de GPL funcionam no sistema "Master-Slave", isto é, é interrompido o circuito elétrico que parte da ECU de gasolina para os injetores de gasolina, é feita a leitura dos respetivos tempos de injeção, os quais são convertidos em tempos de injeção de GPL pela centralina de GPL. Nenhum sensor original é utilizado pela centralina do GPL.
Disso tudo só pode excluir a faísca(velas, bobines e cabos) e o sensor lambda, porque a GPL a ignição é mais difícil, e por isso, se funciona a GPL bem, é porque está bom.Será de excluir problema na pressão de gasolina, injectores, fugas de vácuo e faísca,
Não foi fácil testar isso porque a comutação ainda demora algum tempo (sempre foi assim) e nem sempre hesita mas lá aconteceu coincidir um momento em que estava a acelerar e a embrulhar-se, com a comutação para GPL (quando os LEDs verdes acenderam). Não, continuou a embrulhar-se por uns instantes. Depois já não se embrulha mais. Quando passo para gasolina, volta a embruhar-se uns segundos. Se desligo o motor e volto a ligá-lo, mesmo que já esteja quente, também custa a pegar um pouco e embrulha-se.rdd48856 wrote: Mon Oct 13, 2025 12:45 am Outra coisa que me esqueci de perguntar....assim que comuta para GPL fica logo tudo bem?
Resumindo, sempre que começa a funcionar a gasolina, seja ao ligar, a frio ou a quente, ou a comutar de GPL para gasolina, embrulha-se. Ao comutar para GPL, as hesitações não cessam nesse instante.
Grato pela atenção.
Eu estava a referir-me à comparação gasolina/GPL...em relação só a gasolina, em princípio sim, mas confesso que teria que ver melhor o que faz a ECU da gasolina quando não tem sinal MAF....Mas não percebi porque não podemos concluir que a pressão de gasolina e os injectores estão bons, se a puxar pelo carro com o sensor MAF desligado,
Em termos de quê? Por acaso no fim-de-semana fiz um registo de funcionamento com e sem o MAF ligado, à primeira vista, os parâmetro de Injector time, sondas pareceram-me semelhantes. Mas quando tiver tempo, tenho de ver melhor.
Não me lembrei de dizer nem sei se estará relacionado mas muito esporadicamente já há anos acontece o seguinte a GPL, com gás mais que suficiente no depósito, em plena viagem: numa descida longa, largando o acelerador durante algum tempo, ao voltar a acelerar, embrulhava-se também. Passando para gasolina, passava logo. Voltava para GPL e estava bom outra vez.
Não me lembrei de dizer nem sei se estará relacionado mas muito esporadicamente já há anos acontece o seguinte a GPL, com gás mais que suficiente no depósito, em plena viagem: numa descida longa, largando o acelerador durante algum tempo, ao voltar a acelerar, embrulhava-se também. Passando para gasolina, passava logo. Voltava para GPL e estava bom outra vez.
Há muita informação que pode levar a situações diferentes.
Primeiro há alguma coisa no sistema de alimentação da gasolina (deve haver), depois não é normal o motor depois de quente embrulhar quando está a passar paa GPL. Nesta situação pode ser alguma coisa do sistema GPL, ou abre algum injetor quando liga a bomba ou qualquer outra coisa.
Agora só a gasolina embrulhar ao pegar, mesmo depois de andar a gasolina, isso é algo que o sistema de GPL nada tem a haver. Não sei de onde é, mas aconselho a passar por uma oficina que trabalhe ou conheça o sistema LiquidSi para tentarem ver no programa o que se pode estar a passar.
Primeiro há alguma coisa no sistema de alimentação da gasolina (deve haver), depois não é normal o motor depois de quente embrulhar quando está a passar paa GPL. Nesta situação pode ser alguma coisa do sistema GPL, ou abre algum injetor quando liga a bomba ou qualquer outra coisa.
Agora só a gasolina embrulhar ao pegar, mesmo depois de andar a gasolina, isso é algo que o sistema de GPL nada tem a haver. Não sei de onde é, mas aconselho a passar por uma oficina que trabalhe ou conheça o sistema LiquidSi para tentarem ver no programa o que se pode estar a passar.
Equipamentos de conversão de veículos a GPL.
Alex-Optima, Alex-IDEIA, V-Lube.
Alex-Optima, Alex-IDEIA, V-Lube.