Sonic - O ouriço

Assuntos relacionados com instalações de GPL em híbridos.

Moderator: chorao

Post Reply
rdd48856

Sonic - O ouriço

Post by rdd48856 »

Este diário de bordo começa com uma procura.

Estando eu muito satisfeito com os consumos do Journey, Diário de Bordo aqui , que apresenta neste momento uma média de 6,9l/100Km, apesar de com uma utilização predominante em A.E., e obedecendo ao princípio de substituir sempre um veículo por outro com menores emissões de CO2 , comecei a pensar em substitutos para o Renault Grandmodus, que está com uma média de consumo de 8,8l/100Km (mas na realidade a média de consumos tem baixado nos últimos anos, porque não tem feito A.E., em urbano e estrada faz 8,0-8,5 l/100Km). Obviamente que teriam de ser também híbridos “verdadeiros”(nada de mild-hybrid, que isso é praticamente o mesmo que Start&Stop), preferencialmente de injeção indireta(porque os kits de conversão são mais baratos e o consumo de gasolina é baixo).
Comecei por pensar no Yaris, modelo de 2020,
2020_Toyota_Yaris_Design_HEV_CVT_1.5_Front.jpg
2020_Toyota_Yaris_Design_HEV_CVT_1.5_Front.jpg (25.31 KiB) Viewed 240 times
Se fosse só eu a escolher seria este, ou o Mazda 2 Hybrid (que é o seu irmão gêmeo, basicamente um Yaris com logotipo Mazda), este último apresenta preços bastante simpáticos no mercado de usados, mas não oferece a garantia de 10 anos para a bateria que o Toyota oferece(e que já foi útil para algumas pessoas aqui do fórum).

De referir que, ao contrário do que o marketing da Toyota diz, este motor (M15A-FXE) é de injeção indireta.
Lobito

Re: Sonic - O ouriço

Post by Lobito »

Boa sorte com a máquina, muito e económicos kms sem problemas.
Equipamentos de conversão de veículos a GPL.
Alex-Optima, Alex-IDEIA, V-Lube.
rdd48856

Post by rdd48856 »

Mas a minha mulher achava o carro muito pequeno (isto apesar de se destinar a utilização urbana), resumindo queria um SUV. Estava particularmente interessada no Toyota CHR (que tem a versão atualizada do motor do Auris, com alterações no HSD, permitindo parar o motor a velocidades até 120 km/h, enquanto que no Auris é só até 74 km/h). O meu orçamento ia até 20000€ (para um usado obviamente), eventualmente um pouco mais. Fomos ver um CHR e ela ficou dececionada com o espaço interior, face ao tamanho do carro. Foi então que eu sugeri o Yaris Cross (mesmo motor do Yaris, mais leve do que o CHR, e é um SUV).
Toyota_Yaris_Cross_Hybrid_(XP210)_1X7A1846.jpg
Toyota_Yaris_Cross_Hybrid_(XP210)_1X7A1846.jpg (33.47 KiB) Viewed 64 times
Aqui o problema que encontrei foram os preços. Por ser um modelo recente, mais a inflação da pandemia, os preços dos usados eram praticamente iguais aos novos, com equipamento equivalente.
Alarguei a pesquisa ao Grupo Dácia/Renault (Renault Captur E-tech e Dácia Duster Full Hybrid 140 cv). Do ponto de vista do sistema híbrido E-tech, há alguma desvantagem em relação ao HSD, utiliza baterias de maior capacidade, que são mais caras(cerca do dobro) e volumosas. Para além disso a caixa tem relações fixas (como uma caixa manual tradicional), mas sem embraiagem nem sincronizadores, uma vez que a ECU utiliza os motores/geradores elétricos para igualar a rotação dos eixos, e assim fazer o sincronismo. Ainda assim haverá sempre algum atrito, cada vez que há alteração das fontes de binário: https://youtu.be/mtNzyVNKT-Q.
Um colega comprou um Duster Full-Hybrid e, de acordo com ele, fazia médias de 5,5 l/100 Km, em circuito misto. O motor térmico 1.6(H4M 6C) de 2 injetores por cilindro, é um velho conhecido, pois equipou em Portugal o Juke e o Qasqhai, antes da introdução do 1.2 TCE, mas aqui na sua versão Atkison(o que é bastante evidente porque esta versão tem apenas 91cv contra 117cv da versão Otto). Foram feitas muitas instalações na versão original deste motor, que necessita de lubrificante, por a afinação da folga das válvulas necessitar da retirada da corrente de distribuição. Obviamente que o ciclo Atkison é mais favorável à preservação das sedes das válvulas do que o ciclo Otto. Estive a ver a bagageira e havia bastante espaço para o depósito, uma vez que a bateria estava colocada lateralmente.
dacia_duster_hybrid_2024_039.jpg
dacia_duster_hybrid_2024_039.jpg (236.42 KiB) Viewed 64 times
Esta hipótese foi também excluída, porque a minha mulher não gostou dos plásticos. Além disso também não existiam ainda usados.
Avancei então para o Renault Captur(mesmo motor), e aqui constatei uma coisa curiosa: havia uma oferta de carros da versão plug-in muito maior e até a preços mais baixos, do que da versão não recarregável. Rapidamente descobri a razão: eram importados, porque praticamente não pagavam ISV. Fui com a minha mulher ver um e ela gostou. O passo seguinte era ver o espaço da bagageira. A bateria desperdiça bastante espaço da bagageira, e ainda por cima não de forma uniforme. Parece algo que não foi pensado para ser colocado ali desde a conceção do carro. Mostrei a foto ao @FF e este disse-me que talvez fosse possível colocar um depósito cilíndrico.
Bagageira.jpg
Bagageira.jpg (119.88 KiB) Viewed 64 times
Como não tencionava transportar muita carga na bagageira (o carro para viagens continuaria a ser o Journey) era aliciante, utilizaria o carro em EV para as viagens quotidianas. Mas quando fui ver o preço da bateria fiquei chocado. O preço da bateria é quase o da bateria de um EV: 9000€!
rdd48856

Post by rdd48856 »

Continuei a consultar anúncio de carros híbridos para venda, apareceu-me o MG3 hybrid+ e o MG ZS Hybrid, novos, a preços bastante convidativos (o sistema híbrido é semelhante em ambos os veículos).
MG-ZS-hybrid+pequeno.jpg
MG-ZS-hybrid+pequeno.jpg (78.94 KiB) Viewed 55 times
Mg3-hybrid+pequeno.jpg
Mg3-hybrid+pequeno.jpg (55.72 KiB) Viewed 55 times
Investiguei mais sobre a motorização e descobri que, mais uma vez, ao contrário do que o que o Marketing diz, o motor é de injeção indireta, portanto fácil de converter.

Em relação à resistência das válvulas e sedes não havendo ainda histórico, seria aconselhável a utilização de aditivos.
Quanto ao sistema híbrido, o mesmo não é tão eficiente como o HSD da Toyota, ou o E-Tech da Renault, recorrendo a uma caixa automática convencional de apenas 3 relações (uma vez que as relações mais curtas são asseguradas pela tração elétrica).
Pode funcionar em modo série ou paralelo, para além de EV, obviamente.
No entanto recorre a uma bateria de elevada capacidade(para um HEV), que não será muito barata(nunca responderam à minha questão sobre o preço da bateria).
Post Reply